I

    Insula fênix Suspenso Sábado, 02 de fevereiro de 2013, 21h31min

    Na verdade eu já ouvi falar, sim, de um caso como este, mas o estudante apenas garantiu a matricula e a trancou, teve de aguardar o fim do curso secundário (estava no último ano) para então ingressar no curso superior.

    Estudar em ambos segmentos ao mesmo tempo é que não dá.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    I

    Iago Kamerramerra Segunda, 13 de maio de 2013, 19h55min

    Pode sim !! a menos que seja pelo ENEM, é só no ato da inscrição, você solicitar o certificado do ensino médio, e irá receber se atingir a média de 400 pontos ou mais você recebe o diploma, minha irmão, há dois anos atras entrou na UFPB estando cursando o 2° ano do ensino médio, entrou com um pedido de emancipação, e hoj está no 4° período de engenharia elétrica. veja também a história dessa menina: http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/06/09/garota-de-16-anos-ganha-o-direito-de-cursar-medicina-sem-terminar-ensino-medio.jhtm

    F

    Francisco Chagas Dos Santos Segunda, 13 de maio de 2013, 21h46min

    No caso em questão, se alguém está ao fim do último ano do Ensino Médio, nada o impede de tentar um vestibular, caso passe no mesmo e já tenha concluido o ensino médio, poderá matricular-se na faculdade, desde que a época da marícula, já tenha o Certficado ou habilitção. Se passar no vestibular e tiver findando o curso médo.Acho que um Mandado de Seguança, lhe asseguraria o direito de ingresso na Faculdadel.Meso assim é bom sempre buscar a orientação de um profissional experiente
    e competente.

    I

    Isabel Fernanda Terça, 03 de junho de 2014, 21h19min

    Você tem que recorrer na justiça e conseguir isso, é um processo demorado( alguns meses), porém você pode sim ,procure direito nos sites do MEC e da secretaria de educação.

    Kathleen Campos

    Kathleen Campos Segunda, 27 de outubro de 2014, 18h49min

    Digamos que eu estivesse cursando o 3° ano passa-se no enem com 700 pontos (que é a área que eu desejo cursar), porém eu só tenho 16 anos e não posso pegar o certificado de conclusão, eu poderia cursar a faculdade enquanto termino o ensino médio? Ou se eu não passa- se no enem e quisesse pagar a faculdade em quanto concluo o 3° ano eu poderia ou a lei de Diretrizes e Bases Vigente me impede?

    Mara Lima

    Mara Lima Quarta, 14 de janeiro de 2015, 1h21min

    Kathleen,
    Leia os comentarios anteriores e vai entender, tinha que ter lido para nao ser inconveniente .

    Ana Flávia Araujo

    Ana Flávia Araujo Quarta, 14 de janeiro de 2015, 8h38min

    http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/estudantes-vao-faculdade-sem-terminar-ensino-medio-11412266 .

    Andressa Adamatti

    Andressa Adamatti Quinta, 15 de janeiro de 2015, 15h28min

    Tenho 16 ano e estou no 2ano fiz o enem, tirei uma pontuaçao a dequada, posso fazer pelo menos um curso tecnico ?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 15 de janeiro de 2015, 23h42min

    Andressa, há muitos cursos tecnicos que vc pode fazer concomitantes ao ensino médio que vc está cursando, mas para isso não interessa o Enem.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 15 de janeiro de 2015, 23h45min

    Ana, vc ao menos leu a matéria de seu link?? Então atente para este trecho:

    "Casos de jovens que, como Pietro, entram com pedidos na Justiça para conseguirem fazer a matrícula na faculdade sem terem concluído o ensino médio têm se tornado cada vez mais comuns.
    O juiz Thiago Soares de Castro, da 2ª Vara Cível e das Fazendas Públicas de Jataí (GO), não concorda e negou os pedidos que chegaram a ele.

    — O artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases diz que a educação superior abrange cursos de graduação abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio. “Capacidade” é um termo que cada um pode interpretar de um jeito. Para evitar essa insegurança de interpretação, veio a LDB, que complementa a Constituição. E a LDB pressupõe que a capacidade vai ser auferida após a conclusão do ensino médio. "

    Eles podem até garantir a vaga (é um direito, eles foram aprovados), mas terão de primeiro terminar o ensino médio para CURSAR a faculdade. O título da noticia é mera chamativo, é coisa de marketing mesmo.

    Lucas Castro

    Lucas Castro Quarta, 21 de janeiro de 2015, 15h28min

    Na verdade você pode, para isso com atualização da lei vc precisa tirar mais de 500 pontos em cada ciência e mais de 500 na redação, por exemplo mãos de 500 em exatas mais de 500 em humanas e etc, daí você poderá solicitar seu certificado de conclusão do ensino médio, sendo menor de idade, é preciso pedir aos seus pais a emancipação da sua "maior idade" eles iram no cartório e te emancipação, por tanto assim vc será registrado como um adolescente maior de idade e com ensino médio completo

    Janaina Barros

    Janaina Barros Quarta, 28 de janeiro de 2015, 15h17min

    pretendo fazer uma prova de vestibular ainda cursando o terceiro ano se eu fizer eu posso deixar pendente a vaga pra mim poder entrar ? quando termina por que eu termino esse ano..

    D

    Desconhecido Quarta, 28 de janeiro de 2015, 17h50min

    Concluo o ensino médio esse ano. Posso fazer o meu curso superior mesmo assim?

    D

    Desconhecido Quarta, 28 de janeiro de 2015, 17h51min

    Posso fazer o fies mesmo assim?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 28 de janeiro de 2015, 18h14min

    Edson, mesmo que passe no vestibular da instituição de ensino superior vc só poderá iniciar o curso com a conclusão do ensino médio, o que vc poderá é garantir na justiça sua matricula que ficará trancada até que vc conclua o ensino médio.

    Janaina,. o mesmo se dá em seu caso.

    B

    bianca senes Sábado, 21 de fevereiro de 2015, 11h45min

    tem como fazer administrazao com 15 anos sem ter o primeiro grau ?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 21 de fevereiro de 2015, 16h58min

    Não, Bianca, impossível.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 21 de fevereiro de 2015, 17h00min

    Bianca, com 15 anos já era para o jovem ter completado o 1º grau.

    Se ele não terminou ele dificilmente conseguiria passar num vestibular!!!

    O que ele pode é um supletivo para com a conclusão do 1º grau tentar um curso técnico de administração.

    MMagda De Andrade

    MMagda De Andrade Terça, 10 de março de 2015, 11h08min

    Eu acho que da pra responder com mais educação. Tem gente que responde tão grosseiramente. .. afff
    Precisam de uma aula de bons modos.