Olá, gostaria de tirar uma grande duvida, eu sou moradora de apartamento com sacada, nocontrato de condominio a sacada é vista como area comum, e consta nas regras do cndominio que são aceitos animais de pequenos portes, mas que sejam criados dentro dos apartamentos, ao descer no elevador os animais tem que estar seguro pelos proprietários etc. Tenho uma podle toy(minuscula), que vive dentro do apartamento, dorme junto aos meus pés, e só sai na sacada para latir se ouve algum barulho diferente, ou quando aparece cachorros na rua, ela late e logo entra, Minha vizinha debaixo, estáreclamando do latido, já fez vários comunicados a administração, ameaçando de propor ação ao condominio, eu como estudante de direito e sigo a politica da boa vizinhança, fui até o aprtamento dela, conversei,expliquei que "a cachorra não fala por isso late" e o latido é um instinto do animal, e oque eu poderia fzer é colocar uma grade para que ela não fosse à sacada, e combinamos de qualquer problema ela me ligasse e eu desceria para resolvermos. Acontece, que no dia seguinte a cachorra latiu por ver pela sacada alguns de seus colegas, e mais uma vez ela acionou a administração. Pergunto? oque fazer com essa vizinha? pensei em registrar um boletim de ocorrencia, "presevando meu direito", pois eu colocando a grade, estaria eu sendo inibida junto as minhas filhas o direito de ir e vir dentro de minha propria casa, e detalhe, a sacada faz parte de minha casa, quando se trata de area comum refere-se a parte externa; "não colocar ou pendurar objetos na sacad ou na grade... mas o transitar faz parte de minha casa, quer dizer se eu tiver um bebê e tenho, e ele começar a chorar euão posso ir pra sacada para tentar acalmá-lo? Gostaria de saber o que fazer legalmente para não sofrer mais com as reclamaçoes da vizinha e tem mais, tenho declarações de avizinhos debaixo, ao lado acima de meu apartamento que minha cachorra não incomoda. O que fazer legalmente?

Respostas

  • -1
    M

    Marylin Segunda, 23 de agosto de 2010, 19h49min

    Se eu tivesse condições eu compraria um sítio tb, nunca morei mas deve ser uma delícia, só o contato com a natureza diária deve ser no mínimo um relax total, sem contar a privacidade de poder ter qtos e quais animais eu quizesse.
    Abçs

    B

    BARON Quarta, 25 de agosto de 2010, 7h31min

    Minha opiniao conveerge com a do Willem, Campinas-SP
    acima
    Aponto que nossa lei maior
    CODIGO CIVIL BRASILEIRO

    CAPÍTULO V DOS DIREITOS DE VIZINHANÇA

    Seção I Do Uso Anormal da Propriedade
    Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.
    Parágrafo único. Proíbem-se as interferências considerando-se a natureza da utilização, a localização do prédio, atendidas as normas que distribuem as edificações em zonas, e os limites ordinários de tolerância dos moradores da vizinhança.
    .
    Ou seja, as pessoas deveriam, a meu ver, entender que viver em sociedade implica em condicionamentos sociais de bem estar.
    Sendo talvez um pouco mais incisivo:
    MEU SILENCIO NAO AFETA SEU BARULHO

    B

    BARON Quarta, 25 de agosto de 2010, 7h39min

    Concordo com vc ..veja meus comentarios de 25/08/2010..
    Sua resposta na Inglaterra seria:
    We agree to differ.
    regards

    D

    Dra. Maria Luiza Quinta, 24 de fevereiro de 2011, 18h26min

    Aos amigos incomodados, façam como eu, liguem para o vizinho todas as vezes que acordar com o latido do cachorro. Eu fiz isso e o vizinho por fim educou seu cão...
    Adoro os animais, mas os donos são tão educado quanto os pais de delinquentes. EDUCAÇÃO !!!!!!! VAMOS EDUCAR OS BICHINHOS, SÃO INTELIGENTES E APRENDEM.... mas, lamentavelmente não se consegue passar aquilo que não se tem....

    E

    [email protected] Quinta, 24 de fevereiro de 2011, 18h58min

    querida colega moro em um bairro.meu vizinho da direita e da esquerda tem cachorros.sem falar os que viver abandonados nas ruas.de dia são varios os barulho.de aparelho de som,de crianças brincando entre outros...
    a niote é mais calmo e o que mais incomoda são realmente os latidos dos cachorros .o que faço então...uso protetor de ouvido para dormir e...fico em paz com todos que convivem ao meu redor,pois sei que mesmo se eu morasse num sitio ouviria de madrugada o barulho dos passaros cantando e o que faria eu...mataria???

    D

    Dra. Maria Luiza Sexta, 25 de fevereiro de 2011, 12h32min

    eu estou preparando um projeto de lei para levar a um vereador de são paulo chamado de GUARDA RESPONSÁVEL, pelos caezinhos... assim.... ele aceitando e isso virando lei... quem sabe, sentindo no bolso comecem a educar seus amiguinhos de estimação...

    V

    Vitor Gus Segunda, 15 de setembro de 2014, 1h02min

    Como tem gente mau-caráter e vagabunda posando de defensora e amante dos animais.

    Amar um animal é criar um canal de comunicação com ele e fazê-lo sentir-se protegido e seguro dentro da própria casa.

    Porém esses vagabundos, amantes de animais, tem cães e nunca leram um único livro de adestramento.

    Resultado: criam animais neuróticos, que tem medo de tudo, simplesmente porque os seus donos não lhe transmitirem o mínimo de segurança (terminam achando que são eles, e não os donos, os "machos alfa" da casa, e, portanto, os responsáveis pela segurança), estressados, e mau-educados.

    E ainda dizem que cães são assim mesmo, que as outras pessoas são obrigadas a conviver com essa aberrações comportamentais. Mau-caráteres e vagabundos!

    D

    Desconhecido Terça, 03 de março de 2015, 8h33min

    Marylin , vai toma no seu cu... e leva seu cachorro junto...

    Romulo A Cheloni

    Romulo A Cheloni Terça, 07 de julho de 2015, 21h24min

    Ô Marylin. Com o respeito que vc merece. Penso assim: Se amo alguem ou algo, deixo-o livre. Como diz a musica do Sting ( ex The Police) If you love somebody, set free. Por que deixar um bicho que vc tanto gosta preso num apart. enquanto vc tem o direito de ir e vir em qq lugar. Aqui em casa temos dois cachorros que, pelos quais, vivo brigando com os filhos e a esposa para que deixem os cachorros irem à rua. Quando vão, eles dão uma volta no quarteirão, marcão posições e voltam alegres e contentes, e, por isso não latem a toa. Sua cadelinha late , da sacada, por que ela quer chamar a atenção, como: ei!!! eu estou aqui e tambem existo. Quero participar disto tambem!!! grita ela da sacada. Ou mamãe, tem um cara estranho la em baixo!.. ou eu quero ficar la em baixo tb!!! Passeie mais com ela na rua.. Abraços

    M

    Maria Pedro Miguel Sousa Segunda, 09 de novembro de 2015, 20h09min

    Tenho uma vizinha que vai dormir fora ou sai e deixa o cachorro dela o dia inteiro preso numa lavanderia que fica bem proximo do quarto do meu filho de 1 ano,ja reclamei várias vezes com ela e nada dela se tocar o que eu posso fazer?

    E

    Emiliafr Sandei Domingo, 15 de novembro de 2015, 11h07min

    Bom dia....
    Eu também tinha esse mesmo problema com meu cachorro. Não deixava ninguém dormir aqui em casa, latia demaisss!
    Depois que apliquei nele as técnicas desse curso http://hotmart.net.br/show.html?a=N3564678J não tivemos mais problemas. Esse curso é ótimo, recomendo viu

    abraços