Trabalho com vendas, via Internet, de peças automotivas para carros antigos, em um site pessoal. Normalmente são creditados (depositados) valores variados em minha conta corrente, como pagamento de peças (algumas usadas) e até serviços. Devido à este fato, não tenho a preocupação de verificar, minuciosamente, a origem de cada depósito. (se é que é possível, pelo extrato ou mesmo pelo Internet-Banking).

Aqui está o problema: Foi creditada em minha conta, indevidamente, o valor de R$2.300,00 (dois mil e trezentos reais), descrito no extrato bancário como depósito em cheque. Aguardei o prazo normal de bloqueio e mais 7 dias úteis para utilizar o dinheiro, já que ninguém havia se manifestado. Como aparentemente o valor poderia ser de alguma venda que eu haveria feito, emiti alguns cheques e fiz também transferência de parte do valor para outra conta da Caixa Economica Federal (poupança).

Hoje, 24/07, o gerente da minha agência (Banco Real) me contactou dizendo que houve um erro por parte do banco, que depositou alguns cheques (nominais à uma empresa) em minha conta. A confusão se deu devido à um erro de digitação por parte do depositante (em caixa rápido), mas que deveria ser verificado, antes da efetivação do depósito pelo banco. No envelope externo e nos cheques, os números da Agencia/Conta diferiam.

É claro o erro do banco em não conferir o depósito. O problema é que nao tenho como pagar o valor atualmente e o gerente insiste em debitar o valor em minha conta. (pediu que eu depositasse o valor urgentemente).

Como posso proceder? Devo pagar o valor e deixar o erro? O Banco nào tem que arcar com as consequencias? Devo pagar e processar o banco posteriormente? Serei processado e terei meu nome inserido no SPC pelo não pagamento?

Gostaria que algum(s) dos senhores pudessem me auxiliar. Aguardo notícias.

Atenciosamente;

Fernando Resende Cliente Banco Real Universitário E-mail: [email protected]

Respostas

    D

    denis andrade Quarta, 20 de janeiro de 2010, 17h52min

    Ola pessoal meu nome e denis andrade e o que ocorreu comigo foi o seguinte:
    existe uma empresa aqui no meu municipio que meu amigo foi demitido e 3 semanas depois a diretora da empresa me chamou por eu ter deixado meu curriculum a 3 anos atras. ela me chamou e me entregou um ficha de cadastro para eu preencher com todos os meus dados de tudo ok, como se fosse um contrato pode ate ser um contrato, pois bem, preenchi o contrato foi enviado com minhas xerox de todos os documentos, e ela me cagantiu que eu ia ser contratado, dai veio o insperado, quatro dias depois ele me liga dizendo que o superiores dela disseram que nao era assim, teria que fazer uma selecao para que uma pessoa fosse cotratada que tivesse o perfil sugerido. entao fui para essa selecao com mais tres fiz a prova teorica e pratica onde eles me garantiram que nao era carate eliminatorio. quando foi com aproximadamente duas semanas depois ele da anoticia que nenhum passou ai tudo bem mais o problema e que a empresa contrante depositou um de 1.040,00 reais em minha conta nao sabe estou sendo franco, so vim sabe 27 dias depois que esse dinheiro estava na minha conta quando fui tirar meu salario ai puxei o historico do extrato bancario e constatei que foi depositado pela empresa que ele mandou aquele papel que falei no inicio, entretanto ninguem reclamou sobre tal fato durante esses 27 dias, quando fui tirar meu salario retirei tambem o dinheiro que era 1.040, dois dias após a diretora me liga dizedo que houve um equivico que foi depositado indevidamente em minha conta um valor x referente ao meu contrato, mesmo nao passando na selecao.
    Falei pra ela so depois de mais ou meno um mes ele vinheram atras do prejuizo..... e ai.... o que eu devo fazer ...... devolvo o dinheiro mesmo sabendo que passou 30 dias na minha conta corrente? sendo que nao foi erro bancario e que o deposito foi online feito pela empresa o que fazer?
    gostaria de saber o que fazer pois ela ta mi ligando pra mim devolver o dinheiro.
    alguem pode me ajudar?

    F

    Fabio Jacob Sexta, 30 de julho de 2010, 5h00min

    Meu nome é Fabio Jacob, tenho 24 anos de idade, sou cliente santander há 2 anos e 3 messes, no dia 29/06/2010 (domingo0 foi efetuado um depósito de R$ 8.000,00 ná minha conta, assim que eu vi este deposito entrei em contato com o banco pela super linha santander, e abri uma reclamação deste depósito desconhecendo o mesmo, a atendente me passou os dados do deposito e me disse que estava tudo normal, e me disse apenas para esperar alguma reclamação do depositante, esperei mas nada aconteceu nos primeiros 5 dias uteis, dai então fiquei desempregado e o valor da minha recisão não cobria todas as minhas dividas, acabei usando uma parte desse dinheiro para pagar algumas contas, transferi R$ 2.000,00 para a conta do meu pai, e juntei o que me sobrou desse dinheiro com o restante que a empresa em que trabalhava para comprar um carro simples, para trabalhar, foi pago no veiculo R$ 4.500,00 e deixei R$ 1.150,00 para pagar um empréstimo consignado que tinha com a empresa em que trabalhava. Quando foi no dia 23/07/2010 (sexta-feira) fui abastecer o carro num posto de gasolina aqui proximo de casa, pois estava indo fazer um serviço freelance (trabalho por conta com informática), pedi para o frentista abastecer R$ 20,00 de gasolina, ná hora de pagar meu cartão não estava passando, resolvi ir no banco 24 Horas sacar esses R$ 20,00 mas o equipamento estava informando que não havia saldo sulficiente para Saque. Fui obrigado a ligar para casa e pedir para que o meu irmão mais novo seguisse até o posto de gasolina para pagar o abastecimento que já havia sido efetuado, meu carro foi barrado, fiquei cerca de uma hora esperando até que o meu irmão chegasse e efetuasse o pagamento. após chegar em casa acessei o Internet Banking e notei que minha conta estava negativa em R$ 2.860,00, puxei um extrato pelo site mesmo e verifiquei que havia sido retirado da minha conta um valor de R$ 3.968,00 pelo Sac Santander. Após este acontecimento entrei em contato com a equipe de Sac e me informaram que este valor foi resgatado referente a minha reclamação, ai então eu perguntei vocês podem movimentar a minha conta sem me avisar, sem a minha pessoa fisica autorizar tal ovimentação?, a atendente respondeu que sim e me pediu para que eu entra-se em contato com o meu gerente, ná segunda-feira (26/07/2010) entrei em contato com ele e o mesmo não estava ciente do acontecido, e me disse que iria verificar, ná terça-feira (27/07/2010) o mesmo me forneu o contato comercial, residencial e o celular, da pessoa que me fez a transferência dos R$ 8.000,00 mas eu resolvi não ligar e continuar trantando este assunto com o banco. Bom no terceiro dia Quarta-feira liguei ná minha agência e pedi para falar com o meu gerente, a atendente me informou que o mesmo estava em reunião, e que só poderia me atender após as 10:00 Horas, desliguei esperei dar o horario e liguei de volta, o mesmo me atendeu e me disse que teve uma reunião referente a o meu caso, e me informou que a conta que foi feita a transferência estva sendo ultilizada por terceiros, e que damesma foi efetuada varias outras transações, e que a segurança do banco estava investigando e que estaria abrindo um inquerito policial que estaria investigando junto ao banco a finalidade dos acontecimentos, e me informou que eu teria que devolver o valor de R$ 8.000,00 a vista, ai então eu o informei que não tinha o valor solicitado e perguntei se havia alguma forma de efetuar a devolução da quantia parcelada ao banco, o mesmo me disse sarcasticamente que não havia como e que era bom eu começar efetuar os depósitos, pois eu só tinha até o dia seguinte para efetuar o pagamento, então eu resolvi não discutir e desliguei. Agora não sei o que fazer, pagar eu quero mas não tenho como pagar a vista, pois minha situação financeira nunca foi boa, e para me ajudar mais ainda a unica forma de pagamento que é acessivel a min seria o parcelamento desta divida, mas o banco não me permite. 1. Agora eu fico com o meu nome correndo risco de ir para o serviço de proteção ao crédito, o que me impede de arrumar emprego. 2. Minha conta e minha vida sendo investigado pela policia, sendo que nunca fiz nada de errado em toda a minha vida. Isso é o que dá tentar ser certo eu fiz a reclamação e o banco não correu atráz nem de informar o clinte que fez o depósito, esperam as coisas darem erradas para correrem atráz, eu que mesmo querendo devolver a quantia, que avisei do depósito e é quem fico como errado? e ainda tenho a minha vida sendo investigada pela policia, é isso que eu ganho? Isto está certo? Ágora o que me restou foi procurar um Advogado para analisar o caso e ver quais são os meus direitos, pois também sou cliente.
    O que eu devo fazer? pois minha conta está negativa e correndo juros.

    J

    Julianna Sexta, 30 de julho de 2010, 16h25min

    Como muitos já disseram aki: Se não é seu, não ponha a mão.
    Vc sabia que não era seu, pq mexeu???

    D

    Dra. Cínthia Ramos Sexta, 30 de julho de 2010, 17h51min

    Boa tarde,

    Aconselho a devolução do valor na forma que lhe for conveniente, pois o valor passou integrar seu patrimônio, ou seja, o desconto do valor integral pode prejudicar seu sutento ou de sua família, bem como seus negócios. Contudo, visualizo a ocorrência de danos morais pelo constrangimento que a desorganização da instituição bancária esta lhe proporcionando, tutela para lhe resguardar das ameaças em movimentar sua conta bancária sem sua anuência, bem como pedir parcelamento para o pagamento da dívida. Inversão do ônus da prova para que o banco comprove que o depósito de fato foi feito erroneamente.

    At,
    Dra. Cínthia Ramos

    D

    Denis2 Sexta, 30 de julho de 2010, 22h22min

    Parabéns Julianna!!!!

    F

    Faria Julho 2010 Sábado, 31 de julho de 2010, 11h36min

    Recebia bolsa de estudo por um estágio. Já saí do estágio, mas continuam creditando a bolsa em minha conta. O banco diz que está certo. A fundação que deposita a bolsa já foi avisada por mim há 22 dias e ainda não se manifestou. Como faço? Posso movimentar o dinheiro (transferência para poupança, por exemplo)? Em quanto tempo, se não reclamado, posso considerar o dinheiro meu e gastá-lo?

    D

    Denis2 Sábado, 31 de julho de 2010, 22h41min

    Faria

    Vc pode até movimentar , mas não gaste esse dinheiro. Mais cedo o umais tarde, vão pedir a devolução. O banco vai sempre dizer que está certo, pois lá não há problema nenhum. Ele recebe o valor da Fundação que manda depositar na sua conta.

    F

    Fernanda marinho Segunda, 23 de agosto de 2010, 18h47min

    Olá e boa noite a todos...
    Bom, meu caso é um tanto diferente! Tenho uma mine empresa, na qual minha conta sempre esta sendo movimentada, saquei no proprio banco (itaú) a quantia de 90.000,00 mil reais... Fiquei sabendo, que haviam feito um deposito indevido em minha conta, na quantia de 100.000,00 mil reais, uma prestadora de serviços bancarios do Bradesco, que a mesma prestava serviços para outras empresas ... O meu gerente disse, que eu não tinha culpa do erro,que eu pagaria o valor se quizesse, e tbm se não quizesse pagar a vista poderia pagar parcelado poís, minha conta sempre foi bem movimentada devido a minha empresa, que o banco (Bradesco), teria entrado com um pedido para a propria prestadora de serviços, fazer a devolução e não o cliente do itaú (no caso eu)... será que isto ocorreu pq, era do banco concorrente? e tbm a mesma pessoa que efetuou o deposito da prestadora de serviços bancarios fiquei sabendo que não era nem registrada pela empresa como caixa bancaria e sim prestadora de dados, a coitada não tem culpa culpa certo? pq nem como funcionaria do banco ela era registrada...

    D

    Denis2 Terça, 24 de agosto de 2010, 20h48min

    Qual sua dúvida?

    P

    Petrópolis Domingo, 09 de janeiro de 2011, 11h43min

    Bom dia!
    Foram depositados indevidamente tréz valores em minha conta corrente pelo banco, averigüei junto ao dp de minha empresa e não foi feito por ela,pois o meu pagamento é depositado nesta conta.
    Passou um tempo sem esclarecimento e usei o dinheiro, agora o banco bloqueou o meu cartão de saque alegando que se eu não pagar o valor creditado o meu cartão continuara bloqueado, e que tbm não posso parcelar.
    Como devo proceder?
    Certo de sua ajuda,
    Desde já agradeço!

    B

    Beth Almeida Domingo, 09 de janeiro de 2011, 11h48min

    Devolver o que não lhe pertence é dever de todo cidadão honesto e de caráter íntegro.

    Devia ter procurado a instituição financeira para questionar sobre os valores creditados indevidamente.

    Tem gari que encontra pacote de dinheiro (sem nome, sem identificação, sem procedência) e o entrega às autoridades competentes. Fico por demais orgulhosa com essa atitude mais do que digna.

    R

    RafaeL T. DexteR Suspenso Domingo, 09 de janeiro de 2011, 15h03min

    • Se o dinheiro NÃO é seu, NÃO MECHA nele.
    P

    Petrópolis Domingo, 09 de janeiro de 2011, 20h25min

    Obrigado Beth e R afael.
    Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra !
    Quero resposta de um proficional não ligo para outras opiniões.

    R

    RafaeL T. DexteR Suspenso Segunda, 10 de janeiro de 2011, 6h00min

    Petrópolis

    Peço desculpas se te ofendi. Só queria que as pessoas fossem um pouco mais corretas.

    OBS: Coloque-se no lugar da "vítima".

    Abraços.

    T

    TOLLENTINO Segunda, 10 de janeiro de 2011, 6h26min

    Até por uma questão de honestidade o valor deve ser devolvido.Não sou advogado e acredito que isso nem seja uma questão jurídica e sim de bom senso.

    D

    Denis2 Quinta, 27 de janeiro de 2011, 8h59min

    Pedra 1!!!! Com muito orgulho.

    C

    CURY FRANCO Quinta, 27 de janeiro de 2011, 9h50min

    resumindo toda essa discução alem de esclarecimento de advogados de que é crime....vem o ADVOGADO MAIOR...a conciencia...como pode ficar com algo que nao é seu?? assim na boa e achar que o banco tem que pagar? e se fosse o contrario tipo vc na correria fizesse um depoisito sem verificar o digito para citar um exemplo...o deposito iria parar em outra conta como ficaria vc? desculpe mas em outras palavras isso tem outro nome sem duvida...alguem que vc sabe perdeu 2.500.00 reais uma quantia consideravel né?? nem deveria ter passado perto desse deposito.....srsrsrs

    D

    Deusiana 15295/RJ Terça, 26 de julho de 2011, 22h06min

    Comigo foi pior, eu quem fiz a transferencia equivocada, para conta de uma advogada com quem tenho parceria e realiza algumas audiência para mim.

    Não mencionarei o nome, mas em breve os colegas irão conhece-la porque estou tendo que ajuizar uma ação para reaver a quantia e vou pedir para oficiar também a OAB.

    Ela nem me atende mais, nem sei o que dizer de uma pessoa assim, eu devolveria quantia mesmo que não sobesse de quam se tratava.

    É conduta de criminoso.

    L

    leoh Sábado, 01 de outubro de 2011, 11h32min

    Deusiana, eu também estou passando por isso, fiz um crédito de pensão duas vezes para uma conta, entrei em contato com a pessoa pois ela já havia sacado o dinheiro, ela disse que não vai devolver o dinheiro creditado a maior, agora vou ter tirar do meu bolso. O pior é que ela recebe pensão todo mês, o justo seria eu pegar a proxima pensão dela para fazer o acerto, mas por se tratar de pensão o meu gerente não me autorizou a fazer isso. Vou tentar acionar o juridico pra quem sabe conseguir reaver esse dinheiro, mas tô meio sem esperança, e com uma raiva dessa ladra, porque ela sabe que o dinheiro não é dela e ainda acha que está com razão.

    D

    Deusiana 15295/RJ Sábado, 01 de outubro de 2011, 20h24min

    Raiva, indignação, é muito ruim experimentar o quanto algumas pessoas podem realmente ser insensíveis com seu semelhante quando a questão é dinheiro, mesmo não sendo seu e não lhe assistindo direito quanto a este.

    Faça uma notificação para ela, informando que não possível você deixar de fazer o crédito subsequente, que em razão disso ela ficará com uma prestação em dobro (que não lhe é de direito), que terá que ser arcado por você. Informe dados bancários para devolver com prazo, ressaltando que a conduta de não devolver configurará crime tipificado no código penal no artigo 169.

    Art. 169 - Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza:
    Parágrafo único - Na mesma pena incorre: