NA MInha opinião ,se a pessoa estudou direito,tirou diploma,prestou concurso conseguiu,a carteira de advogado,esta incrito no OAB,exerce a profissão o que que impede o titulo de DR ao mesmo,não vejo razão nem motivo para não auferir o titulo ao advogado de DR,quando procuro um advogado mi refiro á ele(a) de Dr, porque do contrário seria ,anti-ético chama-lo de outra forma,onde denigre a classe,e macula a categoria,só mi entristeço quando determinadas massas se prendem ao corporativismo,acho irrelevante,e mesmo até nogenta tal atitude.

ABRAÇOS.

PDS.

Respostas

    P

    Paulo Sexta, 12 de novembro de 2010, 9h21min

    Esta bem, minha explicação sanou os antagonismos, que bom,obrigado a todos.

    R

    Robson Xavier Domingo, 12 de dezembro de 2010, 18h10min

    A História sempre se repete, quem não pode ser por mérito, impõe-se por Decreto.
    Até bem pouco tempo era assim , vocês se lembram "DOUTORES MEMBROS DA OAB"?

    "Desculpa ai !!"

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Domingo, 12 de dezembro de 2010, 18h14min

    De novo essa conversa ???

    R

    Rilldo Suspenso Segunda, 13 de dezembro de 2010, 7h11min

    Dr

    Essa discussão é interessante,
    oportunidade que conhecemos o pensamento,
    e qual de importancia dos titulos, merecidos ou nao.
    Vamos continuar acompanhando,
    e coneceremos o que pensa nossos doutores, e os Doutores.

    Abraços Senhores,

    ou melhor , senhores Doutores.

    R

    Rilldo Suspenso Sábado, 18 de dezembro de 2010, 8h13min

    Segundo o Desembargador a OAB nao é tao oderosa assim e quer desmontar essa fabrica de fazer Doutoes, etah sujeito nervoso esse Sr Wlademir.

    “De posse de um título, o bacharel não pode exercer a profissão. Não é mais estudante, nem estagiário, nem advogado. Ou melhor, pela ótica da OAB, não é nada”, ressalta Vladimir Souza Carvalho. O desembargador conclui sugerindo que as provas aplicadas nas instituições de direito deveriam perder a validade. “É um esforço inútil”, diz.

    Vamos continuar assistindo...

    P

    Paulo Segunda, 27 de dezembro de 2010, 18h23min

    Wladimir escroto,do que mais.

    R

    Rilldo Suspenso Segunda, 27 de dezembro de 2010, 22h41min

    É o Senhor Doutor Wladimir Carvalho.
    o qual determinou a inscrição de bacharéis na OAB
    sem necessidade do exame

    O

    O Cara Terça, 28 de dezembro de 2010, 14h54min

    Não aprovar mais ninguém

    Acho que do jeito que as coisas estão. Não deveria aprovar mais ninguém.
    Até se ter um estudo conclusivo acerca do mercado.
    Se é verdade que o Brasil tem 30% dos advogados do mundo e vai passar a 50% em 15 anos.
    Tem-se que fazer algo urgente. Pois a população brasileira não chega a 2,5% da mundial...
    O que estes advogados fazem além de pagar a OAB?
    Muita coisa... Poder-sei-ia dizer...
    - Fumar crack;
    - Vender Armas;
    - Assossiar-se ao Tráfico;
    - Estorquir;
    - Enganar clientes;
    - Etc
    Este é o vergonhoso cenário da OAB!!!!

    Paisinho de gente sem vergonha!!!!

    A OAB, uma instituição de classe, que foi criada para regular, fiscalizar e zelar pela profissão de Advogado só pensa em arrecadar mais e mais dinheiro.

    Assim fica emitindo carteiras e mais carteiras.

    Em países de primeiro mundo e "países de excluídos" ou "países prisão" como têm chamado o brazil, existe um controle sobre o mercado se limitando o número de profissionais.

    A Arrecadadora OAB deve proceder da mesma forma.

    "X" vagas e pronto. É o número de advogados que o mercado suporta.

    E ainda fazer como antes com provas orais para escolher os melhores profissinais e não qualquer louco.

    Se assim não fosse, todos seriam presidentes do brazil e por aí a fora.

    Não se deve limitar a educação. Querem estudar Direito... maravilha!! Talvez traga maior pacificação social. Querem estudar História, Sociologia, Filosofia, que o façam. Mas a OAB tem o dever legal de zelar pela profissão. E não o faz.

    Alguns hipócritas ainda vêm dizer que bacharel não é nada sem a OAB...

    Que loucura é essa?

    A pessoa não faz faculdade de Advocacia e, sim, de Direito. Quantos fazem historia, filosofia, artes, direito, etc, e vão trabalhar com outra coisa???

    O médico sem residencia não é nada?

    Quero ver se quem pessa assim gostaria de algum dia ser representado por um analfabeto despreparado.

    Ou quando começarem a chegar processos completamente disformes e desarrazoados para os juízes.

    Paisinho de gentinha oportunista!!!

    A OAB é uma vergonha.

    Em qualquer lugar do mundo existe avaliação de conhecimento para ingresso na carreira.

    A França tem o Exame National d´Avocats uma única vez no ano e é difissilimo. São pouquissimos que passam.A última etapa é oral por toda banca e com número de vagas por "Província".

    Levei 3 anos para passar na prova em Paris. Estudando de sol a sol. Entrei como estrangeiro. Tive o diploma reconhecido e fiz a prova. Assim como franceses podem fazer aqui.

    Estados Unidos, Portugal e Alemanha é a mesma coisa.

    Vim para o "brazilzinho prisão" e estou muito decepcionado. Estou querendo voltar.

    Eu estou começando a descobrir de onde vem as invenções e aberrações juridicas brasileiras como a Defensoria Pública e os Precatórios que também não existem em outro lugar do mundo. Pelos motivos óbvios - Ditadura e Inquisição Judicial!!!

    Vêm da falta de preparo e desconhecimento dos operadores.

    Que não sabem de nada, não querem se submeter à avaliações. E está esse caos. Metade dos advogados do mundo no Brasil e a justiça é essa vergonha.

    Mas é um ciclo. O Tiririca tirou 10... Dizem que foi o Lula que corrigiu!!!

    Alguns ainda dizem que se aprende na prática... Isto é ridículo e leviano. Quem operaria com qq pessoa? Com um médico que não tem residência de Cirurgia? Deve ser até proibido.

    Esse paisinho não tem jeito. Aqui não fico mesmo. Só tem analfabeto e corrupto.

    Alguns dizem que a prova é dificil como a de juiz e promotor... E não deveria???

    Realmente não entendo a visão preconceituosa contra os advs. E o equilibrio processual?

    Aqui no Brasil está deturpado porque escolhem melhor os juizes e promotores do que os advs...

    Então os melhores advs escravisam os piores...

    Por exemplo, em Portugal qdo se forma na faculdade se escolhe a carreira.

    Vc faz prova de igual dificuldade OU para mestrado, OU advogado, OU juiz, OU promotor.

    Um juiz inicial lá ganha 1200 euros.

    Não existe Defensoria Publica e os advogados "iniciantes após a prova" sempre recebem processos oficiosos (dativos dos tribunais que pagam) e garantem uma renda...

    Dessas a profissão mais dificil é a de professor porque só dão aula mesmo depois do Dotourado.

    Não existem advogados contratados. Só autonomos ou associados.

    E o maior escritorio que conheci tinham 6 advs ass. (Sou advogado português tb)

    Mas aqui não!!!!!

    Aqui são sem vergonha, ladrões, analfabetos, bandidos e escravos mesmo!!!

    Fumam crack, estorquem, vendem armas e se associam ao tráfico...

    Porque?

    Advogados demais...

    Aqui ganham 3 X menos que um pedreiro!!!

    "brazil"

    Eita paisinho de gente sem vergonha!!!!

    Jeitinhos, cachaça, futebol e samba.

    Não gosto de nenhum desses.

    Podem ficar e aproveitar.

    A OAB é uma vergonha!!!

    Ainda mais!!!! Advogados no primeiro mundo são quase artesãos. Não existem esses escritorios gigantescos de teses prontas (Copia e Cola).

    A mesma coisa os Juizes.

    Realmente, existe justiça e os casos são apreciados com a devida atenção por todos.

    Existe pacificação social.

    E não como esse lixo de país violento.

    Os advogados geralmente trabalham sozinhos (autonomos). Não existe advogado contratado por outro. SMJ. Em muitos lugares é proibido, como Itália e França.

    Sociedades de 2 e no máximo 4 advogados trabalhando juntos.

    A justiça desse "brazilzinho é uma vergonha"

    __________________

    Apenas na minha cidade entre 2000 e 2004 o número de cursos de Direito passou de 3 para 43. E a OAB aumentou de 2 duas para 3 provas no ano.

    Só não passa se for incompetente mesmo e não tiver vocação.

    Aqui advogado ganha com muito custo R$ 1.200,00 por mês sem carteira assinada. 3 X menos que um pedreiro (R$ 100,00 0 dia no mínimo) ou garçon de bons restaurante que recebem R$ 3.200,00 de carteira assinada mais gorjetas.

    A OAB é uma vergonha!!!!

    Só quer arrecadar. E se diz que o mercado regula... Está fazendo um desfavor ao cidadão. Que tem advogados semi-analfabetos para defender seus interesses.

    Aqui não existe vestibular ou qq tipo de seleção para ingressar em faculdade de Direito. Os alunos entram mal sabendo escrever o nome e saem sem saber fazer uma procuração. E ainda querem ser advogados.

    E ainda tem gente que quer acabar com o exame... É um paisinho de gente muito sem vergonha. Que só querem dar jeitinhos e levar vantagem.

    É por pessoas dessa espécie que o paisinho "brazil" está como está.

    E ainda querem ser advogados.

    A OAB é uma vergonha!!!!!

    E não cumpre com o seu dever legal de zelar pela profissão!!!

    A

    Antonio54 Sábado, 29 de janeiro de 2011, 23h16min

    Prezados:
    Vejam a posição do Doutor (com Doutorado) Marco Antônio Ribeiro Tura jurista, membro vitalício do Ministério Público da União, doutor em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Direito Público e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor visitante da Universidade de São Paulo, ex-presidente da Associação Americana de Juristas, ex-titular do Instituto dos Advogados Brasileiros e ex-titular da Comissão de Reforma do Poder Judiciário e da Ordem dos Advogados do Brasil sobre o assunto. Não deixa nehhuma sombra de dúvida.

    http://www.conjur.com.br/2009-set-13/doutor-verdade-quem-faz-doutorado

    D

    Dr. Nilo Sábado, 29 de janeiro de 2011, 23h25min

    essa pergunta é muito boa, eu achava que somente seria ds. quem tivesse doutorado, o que aprendi na faculdade, mas juiz tem doutorado, promotor, entyão como bom costume temos que tratá los como doutor, agora nós advogados estamos no mesmo patamar que os juízes e promotores, então porque não considerarmos doutor, tá certo que existe uma avalanche de advogados no mercado, mas tenho certeza que tem espaço para todos, por fim assistindo a uma palestra sobre motivação no site da oabsp, o palestrante explica muito bem se você não se considerar doutor quem vai te considerar... enfim para a nossa própria auto estima somos sim doutor,...

    T

    Tadeu Magalhães Quarta, 02 de março de 2011, 15h30min

    Viviane;
    Você comete um ledo engano em sua proposição. As teses defendidas nas atuações jurídicas do advogado não são avaliadas por uma banca de ordem instrutiva/educacional e de formação acadêmica. Assim não podem conferir academicamente o título de doutor ao advogado; levandose ainda em consideração os aspectos de linhas de pesquisas que devem ser estabelecidas na pós graduação de um profissional como doutor.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Quarta, 02 de março de 2011, 15h45min

    Eis a pergunta que não quer calar.

    T

    Tadeu Magalhães Quarta, 02 de março de 2011, 15h49min

    A TODOS QUANTO INTERESSAR:

    Existe na legislação do ensino oficial brasileiro a definição clara de níveis perfeitamente estabelecidos, desde a eduação fundamental até o nível de GRADUAÇÃO PROFISSIONAL UNIVERSITÁRIA, extendendo-se pelos níveis de PÓS GRADUAÇÃO.
    Esses níveis de PÓS GRADUAÇÃO são assim definidos como ESPECIALIZAÇÃO (latus sensus), MESTRADO (strictus sensus) e DOUTORADO (STRICTUS SENSUS). Todos se nivelam no concernente à titulçao de PÓS GRADUADO; entretanto se diferem nas propostas de PÓS GRADUAR-se ddo indivíduo que a ele se propõe.

    ESPECIALIZAÇÃO: Não restringe a linha de pesquis e/ou trabalho, focando apenas na elaboração de uma monografia de cunho acadêmico, permitindo ao PÓS GRADUADO a escolha da linha de trabalho e não exigindo avaliação por defesa de seu trabalho junto a uma banca de avaliadores. Apenas apresenta seu trabalho e uma banca irá avaliar o trabalho escrito e graduá-lo (ou não) para a condição de PÓS GRADUADO do proponente.

    MESTRADO: Pouco diferente da ESPECIALIZAÇÃO, restringe o proponente a uma linha de pesquisa dentro de sua área e o convoca para a apresentação de sua proposição (tese - e não mais uma monografia) à uma banca examinadora composta e MESTRES E DOUTORES - TITULADOS POR UMA INSTITUIÇÃO AUTORIZADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) a qual poderá eventualmente arguir o proponente quanto aos pontos ali apresentados.

    DOUTORADO: Numa evolução ao MESTRADO, faz com que a linha de pesquisa seja focada em um tema que venha a ser abordado de forma inédita e levo o proponente a apresentação de seu trabalho escrito e a defesa de sua proposta verbal com total questionamento da banca de DOUTORES TITULADOS por uma instituição autorizada pelo ministério de educação; tendo o proponente que mostrar a fundamentação de seus argumentos e permitir que a banca considere sua apresentação capaz de compor os meios acadêmicos de estudos e pesquisas na quela linha adotads pelo proponente.

    Que os nobres advogados possam USAR o termo DOUTOR antes de seus nomes por uma determinação legal do imperador D.Pedro I, isso é indiscutível, É LEI e portanto eles que o usem, mas uma coisa É CERTA: ELES SÓ PODERÃO DIZER QUE SÃO DOUTORES SE FIZEREM UMA PÓS GRADUAÇÃO E SE TITULAREM DOUTORES caso contrário, será apenas o uso de uma denominação antes de seus nomes.

    F

    FMP Quarta, 02 de março de 2011, 15h55min

    Será que esta discussão vai mudar o mundo, vai acabar com a fome na África, com a seca do Nordeste, com a guerra civil na Líbia??

    Abraço

    J

    Julio R. Santos Quarta, 02 de março de 2011, 16h01min

    caros,

    tenho minha opinião quanto ao assunto, possivelmente errônea, mas é uma opinião minha.
    no que foi tratado acima referente a LEI DO IMPÉRIO, que dá ao advogado o titulo de doutor por Dom Pedro I, essa lei sem sombra de duvida foi revogada tácitamente pela CF/88.

    ao meu ver o titulo "DOUTOR", é um titulo simbólico, assim como o médico que após o término do curso e feito a residência, É MEDICO e nem se quer fez uma prova para comprovar sua aptidão, como é proposto aos advogados (OAB).

    O termo Doutor nos casos dos advogados, serve também para distinguir o cliente e o advogado nos tribunais.
    por exemplo: imagine num tribunal se o juiz optar em não classificar o advogado como doutor...
    como ficaria a comunicação?

    o juiz olha para mim e diz:
    -JULIO, O QUE O JOSÉ TEM A DIZER EM SUA DEFESA?

    não dá para diferenciar quem é cliente e quem é o advogado!!!!!!
    aos que são contrários ao titulo de doutor para advogado, tente olhar por esse lado!

    portanto, não por questão de lei, ou doutorado,
    mas por uma questão história, de costumes, de analogia e de um titulo subjetivo, o advogado deve SIM ser titulado de DOUTOR quando em função de suas atividades jurídicas.

    J

    Julio R. Santos Quarta, 02 de março de 2011, 16h04min

    caros, tenho minha opinião quanto ao assunto, possivelmente errônea, mas é uma opinião minha. no que foi tratado acima referente a LEI DO IMPÉRIO, que dá ao advogado o titulo de doutor por Dom Pedro I, essa lei sem sombra de duvida foi revogada tácitamente pela CF/88. ao meu ver o titulo \"DOUTOR\", é um titulo simbólico, assim como o médico que após o término do curso e feito a residência, É MEDICO e nem se quer fez uma prova para comprovar sua aptidão, como é proposto aos advogados (OAB). O termo Doutor nos casos dos advogados, serve também para distinguir o cliente e o advogado nos tribunais. por exemplo: imagine num tribunal se o juiz optar em não classificar o advogado como doutor... como ficaria a comunicação? o juiz olha para mim e diz: -JULIO, O QUE O JOSÉ TEM A DIZER EM SUA DEFESA? não dá para diferenciar quem é cliente e quem é o advogado!!!!!! aos que são contrários ao titulo de doutor para advogado, tente olhar por esse lado! portanto, não por questão de lei, ou doutorado, mas por uma questão história, de costumes, de analogia e de um titulo subjetivo, o advogado deve SIM ser titulado de DOUTOR quando em função de suas atividades jurídicas.

    "

    "Doutora" Quinta, 03 de março de 2011, 11h09min

    Nojento é certas pessoas acharem que são mais que as outras

    F

    FMP Quinta, 03 de março de 2011, 11h12min

    me abstenho dessa discussão BANAL

    J

    Julio R. Santos Quinta, 03 de março de 2011, 11h30min

    "Doutora" e FMP

    Respeito a opiniões de vcs...

    há diversos tópicos neste fórum,

    procure um que lhes agradem e participem...

    o que não entendo é entrarem nessa discussão para informar que que irão se abster de uma discussão BANAL!!!

    UÉ!!! se é banal, porque deixar um recado.
    abrçs.