Minha esposa é formada em Direito, mas, por não ter passado na OAB, fica em dúvida sempre que perguntam sua profissão. Por exemplo: Sou formado em Administração de Empresas e não preciso ser aprovado por nenhum conselho regional para afirmar que minha profissão é administrador! No caso de minha esposa, ela pode afirmar ser Advogada mesmo sem ter a carteirinha da ordem?

Respostas

    Simone Fonseca

    Simone Fonseca Quinta, 09 de abril de 2015, 21h18min

    Nossa!!! Acredito que prova, n comprova capacidade. Tenho duas amigas, a primeira n passou na prova da OAB - 1 fase por dois pontos e passou para delegada da policia civil de primeira.... a segunda, hoje Promotora de justica do RJ, tb nao passou pois n acertou a qt minima na mat]eria ]etica.... Enfim, ambas excelentes profissionais, a segunda, inclusive professora.

    Silvano Alves Silvano

    Silvano Alves Silvano Domingo, 12 de abril de 2015, 19h55min

    Tenho uma dúvida! no estado de São paulo eles estão exigindo dois anos de experiencia para o concurso de delegado na área policial todavia, para delegado federal no último concurso foi exigido só o curso de bacharel em DIREITO. Essa experiencia no concurso do estado de são paulo não é inconstitucional.

    Silvano Alves Silvano

    Silvano Alves Silvano Domingo, 12 de abril de 2015, 19h56min

    Tenho uma dúvida! no estado de São paulo eles estão exigindo dois anos de experiencia para o concurso de delegado na área policial todavia, para delegado federal no último concurso foi exigido só o curso de bacharel em DIREITO. Essa experiencia no concurso do estado de são paulo não é inconstitucional.

    Leia mais: jus.com.br/forum/177899/qual-a-profissao-do-bacharel-em-direito-sem-oab#ixzz3X8eRE8Ks

    G

    Gabriel Quarta, 15 de abril de 2015, 14h25min

    Teria que ver como é a lei da carreira de delegado da Policia Civil do estado de São Paulo. Se houver precisão em lei da exigência não há qualquer irregularidade, agora se não houver dai é realmente inconstitucional.

    N

    narcelio junior Quinta, 16 de abril de 2015, 10h18min

    Olá.Quero se formar em direito entretanto depois que formar não vou fazer o exame da OAB pois não quero ser advogado vou estudar pra concurso publico,existem varios concursos publicos pra quem é formado em direito, o exame da OAB nem concurso publico é como o proprio nome já diz é apenas um exame então o conselho que eu lhe dou é não se preocupe com isso se vc quer ser advogado então estude para passar nesse exame se não quer ser então estude pra concurso publico que é bem melhor na minha opinião.

    Ernani Kopper

    Ernani Kopper Quarta, 27 de maio de 2015, 12h52min

    Antes do ano de 2012 o Bacharel em Direito realmente não era Advogado por profissão, após o reconhecimento na Lei do MEC no ano de 2012, onde o Bacharel em Direito é reconhecido como Advogado pela sua profissão e deve constar no seu diploma de “BACHARELADO EM DIREITO”, veja a Lei do MEC do ano de 2012 no portal do MEC/BRASIL. Não se baseiam somente na criminosa OAB/BRASIL que vende sonhos frustrados e ilícitos de Advogar, a sua Lei 8906/1994 por imposição é maligna e maldita, exige dos “súditos (escravos)” onde por imposição devem pagar R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) para efetuar o exame da OAB/BRASIL, arrecada milhões ao ano sem pagar Impostos, para a profissão de Advogar, tendo o apoio do Poder Judiciário Brasileiro Poder Legislativo Brasileiro e da Mídia Brasileira, onde apoiam este ato criminoso do exame da OAB/BRASIL, estão a favor no apoio do total desemprego, da criminosa reserva de mercado e do pior dos crimes Penais o óbito por profunda depressão, pela OAB/BRASIL, vender sonhos frustração a Sociedade de Direito Constitucional Brasileira.
    ERNANI KOPPER
    OBB/PR-01278

    R

    Rodrigo Batista Quarta, 17 de junho de 2015, 13h47min

    Bom estou no primeiro semestre de Direito , mas minha intenção não é ser advogado e sim trabalhar na área policial, talvez eu faça a prova da OAB apenas para por a cereja no bolo hehehehehe..abraços!

    Merlin Coelho

    Merlin Coelho Quarta, 15 de julho de 2015, 23h02min

    Gente que o exame é um abuso sabemos... Sou formada desde 2007 e meu cargo é analista jurídica.
    Pelo que pesquisei sua esposa pode sim se identificar como advogada na profissão.
    Abs e abaixo a OAB

    Ricardo Simao

    Ricardo Simao Terça, 11 de agosto de 2015, 11h27min

    Bom, a pergunta lá em cima é : "Qual a profissão do Bacharel em Direito sem OAB ??? Se for Do Lar é Do Lar. Se for comerciante, é comerciante. Se for professor , assim o é. ,,, ETC...ETC.... Se não faz nada, é vagabundo. E se ficar anos e anos tentando passar na OAB, ´é B........ !!! Bacharel em Direito é Formação e não Profissão. Agora eu pergunto aos Ilustres Advogados. "Quem tem a OAB, mas nunca exerceu e trabalha ,m por exemplo como Chef de Cozinha, ele tem 2 profissões ou só é Chef de Cozinha ?????

    Sven Erik Van T Veer

    Sven Erik Van T Veer 181752/RJ Terça, 11 de agosto de 2015, 12h03min

    Ricardo,

    Ele é chefe de cozinha mas não precisa pagar a contribuição sindical do sindicato dos chefes de cozinha por estar em dia com a OAB.

    R

    Rafael Santos da Silva Terça, 11 de agosto de 2015, 12h23min Editado

    Não vejo a prova da OAB como algo ilícito ou impeditivo da profissão, pois não é somente no Brasil que se exige uma prova para aprovação e exercício da profissão, em outros países também se exige pela preocupação na qualidade jurídica que se exerce. Nos EUA, Alemanha, Portugal, Japão, são exemplos e outros países, alguns até mais rígidos, com tentativas restritas muitas vezes, podendo fazer a prova apenas três vezes no Japão.

    Conforme notícias a previsão para que o Brasil tenha em 2018 1 MILHÃO de advogados, o que é absurdo, isto mesmo com a prova.

    Então talvez o problema esteja no valor que é cobrado pela prova, é o ponto que muitos argumentam que é caro, podendo pedir a gratuidade, constatada a hipossuficiência.

    Mesmo assim, aquele que ingressa na faculdade de direito, já sabe que terá que enfrentar a prova da OAB, então é uma escolha fazer direito, e se quiser advogar terá que prestar o exame da OAB, não tem discussão sobre isso.

    Para mim toda está discussão não tem fundamento sobre inconstitucionalidade de restrição do exercício da profissão, é uma prova, e como em outras áreas está se exigindo, para os Contadores, e médicos logo mais também terão provas, então o exame para determinadas profissões não é exceção e sim vai ser a regra.

    Fernando Zro

    Fernando Zro Quarta, 19 de agosto de 2015, 10h55min

    Que vergonha desta classe!
    O ser humano saber ser imundo quando quer, a vaidade é cobrada nesta terra, nesta vida, acreditem!

    Fernando Zro

    Fernando Zro Quarta, 19 de agosto de 2015, 11h01min

    Apenas um Conselho de Classe, se foi autarquia especial já não é mais tampouco pessoa jurídica de direito público, está perdendo sua força, cedo ou tarde iremos assistir sua queda!

    D

    Desconhecido Quarta, 19 de agosto de 2015, 11h02min

    Gente que o exame é um abuso sabemos... Sou formada desde 2007 e meu cargo é analista jurídica.
    Pelo que pesquisei sua esposa pode sim se identificar como advogada na profissão.
    Abs e abaixo a OAB

    Onde será que ela fez a pesquisa?

    P

    PAULO ALVES Sexta, 23 de outubro de 2015, 18h35min

    Muito por nada. Essa discussão é inútil, o exame da ordem é muito fácil e formar-se Bacharel também banaliza a profissão! Tem bacharel que não sabe escrever direito e isso não é culpa só da OAB. Assim também como existem péssimos médicos que não deveriam portar CRM.

    M

    MTB Recursos Suspenso Sexta, 23 de outubro de 2015, 18h56min

    Concordo com o Paulo!

    Eu conheço bacharéis em direito, que até sabem ler e escrever, mas não entendem nada de leis!
    Como que um cara desses vai passar na OAB, e sair por aí pegando causas pra tentar resolver?

    Eu sou Estudante de direito do trânsito autodidata, e dos "adeevogados" que eu conversei até hoje, não encontrei um que soubesse me explicar coisas que eu já sei, me fiz de joão-sem-braço pra ver até onde eles iam, e as respostas foram absurdas.

    Claro que existem excelentes bacharéis, excelentes advogados.
    Na minha opinião, a prova da OAB tinha que ser mais seletiva ainda.
    Deveria ter prova escrita e prova prática, pra testar o conhecimento do futuro advogado.

    G

    Gabriel Silva Domingo, 01 de novembro de 2015, 22h27min

    @Silvano Alves Silvano

    Amigo, se você for ler bem o edital do concurso para Delegado de Polícia Civil do Estado de São paulo verá que ele não está limitando mas abrangido mais candidatos. Ele é bem claro: o candidato deve ter 2 anos de atividade policial OU 3 anos de prática jurídica (além de ser bacharel em direito, claro)... existe um "OU" neste requisito, portanto pode participar desse concurso, tanto um advogadozinho engomadinho que trabalhou 3 anos entubado dentro de um escritório quanto um policial que não ocupou cargo jurídico dentro da polícia (escrivão)... Esta exigência se fez necessário porque policial ou qualquer outro funcionário público não pode ter outra profissão (não pode advogar), nem sequer o o código de ética da OAB permite conciliar cargo de policial com o de Advogado, portanto como ficaria os policiais que são formados em Direito mas almejam ser delegados?

    Jessica Borges

    Jessica Borges Quinta, 26 de novembro de 2015, 19h11min

    Apenas uma observação quanto à sua profissão, Você quando formado em Administração é bacharel em Administração, só é Administrador a partir do momento que é registrado no conselho de classe, no caso o CRA. Se estiver exercendo a profissão de Administrador sem ter seu registro, poderá ser multado por exercicio ilegal da profissão.

    D

    DALVA APARECIDA DE LIMA Quarta, 13 de janeiro de 2016, 20h34min

    Olha gente são dois lados, eu sou estuda dante do 9 período, mesmo doente não falto as aulas e minhas visitas na biblioteca são diárias. ai penso depois disso tudo tenho que rever tudo pra passar no exame,,injusto né. mas tenho colegas que so vão a aula em dia de prova, são expert em cola.nunca vir Um livros,,ai penso que advogado vai ser. E e por isso que uns pagam pelos outros .

    ADVOGADO - Dr. Edson F. ALECRIM - OAB/TO.

    ADVOGADO - Dr. Edson F. ALECRIM - OAB/TO. OAB/TO 7205/TO Domingo, 24 de janeiro de 2016, 0h56min

    Sou Advogado, e para conquistar esse triunfo, fiz um cursinho na LFG com um dos melhores professores do Brasil na área de Direito e Processo do Trabalho, Doutor André Luiz Pães de Almeida, onde este, desenhou o caminho em suas aulas, com indicações preciosas de todos os tipos de petições na área trabalhista, onde não bastava somente suas indicações, mas sim, o aluno debruçar diariamente sobre os livros, escrever bastante petições, conhecer os casos e aplicar a petição correta no processo, sejam reclamações trabalhistas, embargos de declaração, agravo de instrumento, recurso ordinário, recurso ordinário adesivo, embargos a execução, exceção de pré executividade, recurso de revista, agravo regimental, embargos infringentes na SDC, recurso extraordinário, enfim, o Bacharel em Direito, deve conhecer primordialmente todas as peças relatadas acima, saber da sua aplicação no caso concreto, peticionar bem, só assim, o Bacharel tem o conhecimento de passar no exame da Ordem e ser inscrito nos quadros da OAB e ser ADVOGADO. Esse foi o caminho que trilhei e fui aprovado no exame e sou ADVOGADO atuante em Direito e Processo Trabalhista. A responsabilidade de Advogar e resguardar o patrimônio do cliente é fato primordial para alcançar o sucesso.