Prezados colegas:

O tema é bastante polêmico, mas lógico, ao meu ver advogado é e sempre será o "DOUTOR" operador da mecânica jurídica o registrador da polêmica jurídica no tempo e nos anais do judiciário. Parabéns doutores advogados, vocês merecem esse título. Juscelino da Rocha - Advogado

ADVOGADO É DOUTOR? Essa questão tem sido tema de diversas listas de discussão. Em pesquisa, descobrimos que tal afirmativa tem fundamento. Um Decreto Imperial ( DIM ), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, deu origem a Lei do Império de 11 de agosto de 1827, qu: Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; Dispõe sobre o Título ( grau ) de doutor para o advogado. ? Decreto n.º. 17874A ? 09/08/1927: Declara feriado o dia 11/08/1827 ? Data em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. O silogismo é simples: A Lei do Império criou o curso e em seu bojo afirmou que os acadêmicos que terminassem o curso de Direito seriam bacharéis. O título de Doutor seria destinado aos habilitados nos estatutos futuros ( como o Estatuto da OAB, hodiernamente usado ). Acrescenta que somente Doutores poderiam ser lentes ( Professores ? do Latim Legente ? em linguagem obsoleta). Assim, tendo o acadêmico completado seu curso de direito, sido aprovado e estando habilitado em Estatuto competente teria o Título de Doutor. Então, Advogado é DOUTOR! ( Revista OAB/SC ? 17 )

Respostas

    R

    Rodrigo Roberto Domingo, 30 de maio de 2010, 14h56min

    Continuando...
    Assim nao quero desmerecer os doutores formados por nossas ja milhares de pos graduacoes, mas sim criar um contraponto, expor uma opiniao a mais numa materia que ao meu ver foi uma apologia de cunho altamente parcial…
    E ao contrario do que diz nossa materia acima nem todos os doutores sao tao humildes assim… ( vi em alguns sites de universidades por ai , e nao precisa procurar muito, documentos que sempre citam O Sr Professor Dr Fulano de Tal ou o Sr Magifico Reitor Professor Dr Fulaninho…, isso nao é pouco exagerado? pra nao dizer redundante??) Na comunidade academica nossos doutores, se preocupam por vezes mais com seus egos e sua concorrencia do que com nossa sociedade que os financia…
    Por fim, quero dizer que concordo plenamente com a informacao explicitada no texto de que Dr é sinonimo de rico e nao doutor de pobre… Assim até analfabetos sao doutores enquanto gente que contribui com alguma relevancia nao é tratado assim… Isso é muito errado
    Uma modesta opiniao de alguem que pensa diferente e tenta ser justo…
    Abracao

    R

    Rodrigo Roberto Domingo, 30 de maio de 2010, 15h45min

    é bem inteira a descricao da wikipedia

    R

    Raf277 Sexta, 04 de junho de 2010, 0h40min

    Pois, pois... eu já tive experiencia ao contrário, um advogado bêbado num bar, jogando baralho a dinheiro, me exigiu que o chamasse de "Doutor" quando me referi a ele pelo nome (eu o conhecia a tempos) Eu disse que não ia chama-lo e muito menos naquele local e situação, q tálvez sim em seu escritório, no exercicio de sua função ou num fórum etc... o homem endoidou, más não adiantou, não o chamei e nem acho que deveria, pois sou ciente que ísso é apenas uma "cortesia" que se faz, más não uma Lei, então se eu a pessoa não merece, cortesia não vai ter, cérto?
    Más ísso comigo não tem nada a ver com cor, raça, ou condição etc, etc... más com atitude digna, só ísso.

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 04 de junho de 2010, 13h11min

    Tratar iguais com desigualdade ou desiguais com igualdade não é igualdade real, mas flagrante desigualdade.

    M

    MARCELO MUNIZ Quinta, 17 de junho de 2010, 20h36min

    Caríssimos,

    O título de Doutor para o advogado vem de uma lei da época do Império: "LEI DE 11 DE AGOSTO DE 1827, que não foi revogada. (esta lei consta no site do planalto).
    Dom Pedro Primeiro, por Graça de Deus e unanime aclamação dos povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brazil: Fazemos saber a todos os nossos subditos que a Assembléia Geral decretou, e nós queremos a Lei seguinte:
    Art. 1.º - Crear-se-ão dous Cursos de ciencias jurídicas e sociais, um na cidade de S. Paulo, e outro na de Olinda, e nelles no espaço de cinco annos, e em nove cadeiras, se ensinarão as matérias seguintes:
    (...)
    Art. 9.º - Os que freqüentarem os cinco anos de qualquer dos Cursos, com aprovação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o grào de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem com os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e sò os que o obtiverem, poderão ser escolhidos para Lentes. (Em nossa atualidade, a OAB)
    (...)
    Mandamos portanto a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente, como nella se contém. O Secretario de Estado dos Negocios do Imperio a faça imprimir, publicar e correr. Dada no Palacio do Rio de Janeiro aos 11 dias do mez de agosto de 1827, 6.º da Independencia e do Imperio.

    Espero ter ajudado.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 17 de junho de 2010, 22h12min

    O inteligente previne-se de tudo, o idiota faz observações sobre tudo.
    É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe

    Aquilo que você mais sabe ensinar, é o que você mais precisa aprender.

    Quando o mal é de morte, não precisa doutor.

    Conclusão: Um doutor é um burro carregado de livros.

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 25 de junho de 2010, 20h04min

    Vejamos a astúcia do Dr.

    TRÊS Advogados e três Engenheiros estavam viajando de trem para uma conferência.

    Na estação, os três Advogados compraram um bilhete cada um, mas viram que os três Engenheiros compraram um só bilhete.

    - Como é que os três vão viajar só com um bilhete? (perguntou um dos Advogados)

    - Espere e verá - respondeu um dos Engenheiros .

    Então, todos embarcaram.

    Os Advogados foram para suas poltronas, mas os três Engenheiros se trancaram juntos no banheiro.

    Logo que o trem partiu, o fiscal veio recolher os bilhetes.

    Ele bateu na porta do banheiro e disse:

    - O bilhete, por favor.

    A porta abriu só um a frestinha e apenas uma mão entregou o bilhete. O fiscal pegou e foi embora.

    Os Advogados viram e acharam a idéia genial.

    Então, depois da conferência, osAdvogados resolveram imitar os Engenheiros na viagem de volta e, assim, economizar um dinheirinho. (reconheceram a boa idéia dos Engenheiros, porém com a criatividade que é peculiar da própria profissão, resolveram melhorar).

    Quando chegaram na estação, a história se repetiu, ou seja, os Engenheiros compraram só um bilhete mas, para espanto deles, os Advogados não compraram nenhum..

    - Mas, como é que vocês vão viajar sem passagem? (um Engenheiro perguntou perplexo).

    - Espere e verá - respondeu um dos Advogados.

    Todos embarcaram e os Engenheiros se espremeram dentro de um banheiro e os Advogados em outro banheiro ao lado.

    O trem partiu. Logo depois, um dosAdvogados saiu, foi até a porta do banheiro dosEngenheiros, bateu e disse:

    - A passagem, por favor !!!!

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 04 de julho de 2010, 20h00min

    A Importância Da Ética e Da Moral, eis que se o advogado estear-se em moralidade , sinceridade e nos mais autênticos valores éticos , transformar-se-á em uma autoridade referencial , ousada e destemida, evitando assim ao máximo alegações infundadas de pseudos clientes aventureiros de plantão.

    T

    Tischa Segunda, 12 de julho de 2010, 0h16min

    Doutor (Dr.): para empregado a quem possui doutorado,é atribuído ao indivíduo que tenha recebido o último e mais alto grau acadêmico, o qual é conferido por uma universidade ou outro estabelecimento de ensino superior autorizado, após a conclusão de um curso de Doutorado ou Doutoramento. Também foi empregado no tratamento de advogados e médicos, independentemente do doutorado acadêmico, conforme a Lei de 11 de Agosto de 1827, revogada pela Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases).

    C

    callius Domingo, 18 de julho de 2010, 14h03min

    Ter apenas a carteira da OAB e apenas uma GRADUAÇÃO em direito não da o título
    de doutor. A lei n°9394( lei de diretrizes e bases da educação nacional), sancionada em 20 de Dezembro de 1996 ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL e diz no seu artigo 44, inciso III que o curso de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e DOUTORADO, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. Ter o título de Doutor nao é apenas defender uma tese, tem-se que cumprir um programa de matérias para depois elaborar uma tese e defender no final do curso. Tese de doutorado é um trabalho científico ORIGINAL que apresenta uma reflexão aprofundada sobre um tema específico, NUNCA ANTES TRATADO e cujo resultado final constitui uma contribuição valiosa e única para o conhecimento da matéria tratada. É, não é fácil ser doutor, definitivamente não é somente ter uma graduação. Existem muitos advogados que fazem doutorado, quem quiser o título de doutor é só fazer o mesmo. Tradiçao por tradição, eu poderia citar muitas delas, que ainda perduram em nossa sociedade e são responsáveis por muitos equívocos em nossa cultura. Um decreto imperial de 1827 não da, querem ser doutor por decreto!!!!
    Definitivamente, advogado não é doutor, a não ser , claro, que faça doutorado. Mas, muitas vezes, confesso que chamo de doutor para o meu dentista, meu advogado, meu médico, sem saber se eles têm ou não doutorado. Porém, o título de doutor mesmo é de quem faz o curso de doutorado. Então pessoal, VAMOS ESTUDAR.................

    J

    Jorge Caetano Sábado, 14 de agosto de 2010, 6h42min

    Caros internautas,
    O título de doutor dado aos cidadãos que exercem a advocacia é uma deformação da palavra doutor. Raramente um advogado será doutor, no entanto aceitam que os tratem como tal. Estes títulos ostentatorios servem para que as pessoas se sintam ainda mais importantes, mais poderosas. Também existem outras profissões onde o doutor é utilizado, como por exemplo, os professoras da escola primaria e segundaria, sim é verdade. Até eu próprio que não tenho nada de doutor já me fiz passar por doutor algumas vezes para falar com um familiar hospitalizado ou para uma informação num Ministério.
    Ser-se doutor é muito fácil, o que é difícil é ser-se realmente um doutor.
    No que concerne os advogados, profissão que requer uma grande formação académica, forjada para defender, aconselhar e tirar proveito da lei, é desconsolador saber-se que estes mesmos profissionais aceitem esse titulo de doutor sem o terem.
    Por acabar, gostaria de dizer que a profissão de advogado é uma das únicas profissões no mundo em que se pode roubar o cliente sem que por isso o profissional seja interpelado, dado que não existem tarifários concretos.
    Eu paguei a um advogado 1000€uros pela a averbação de um divorcio em Portugal, divorcio esse que já tinha sido feito num outro país. O advogado recebeu de mim toda a documentação, divorcio traduzido e autentificado, e só para ir ao tribunal pagar 30€uros recebeu 1000€uros.
    São os doutores, será que paguei ao advogado ou paguei ao doutor?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 14 de agosto de 2010, 13h10min

    Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

    J

    Jorge Caetano Sábado, 14 de agosto de 2010, 18h01min

    Citações!!!

    L

    Lince Sábado, 14 de agosto de 2010, 18h08min

    Advogado é doutor com certeza, ja que defende tese todos os dias no tribunal...

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 14 de agosto de 2010, 18h22min

    Ser feliz não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.

    N

    nelson andreoli Sábado, 14 de agosto de 2010, 18h24min

    Confesso que ao deparar-me com essa discussao, achei de pouco conteudo e pensei: essa é uma velha polemica que nao tem muita a ser acrescido.
    - Mas percebi meu equivoco, e ignorância.
    Acompanhando os pensamentos e ideias apresentadas, percebi que é um assunto que merece destaque.
    Apenas como contgribuição, é importante atentarmos para o FL, ou seja a defesa da Lei, e o ampara da mesma nos agumentos.

    1 - Seria muito importante termos a opinião de algum Doutor. com titulo conferido por instituição credenciada para tal.

    2- Os Advogados deveriam aguardar a manifestação de outros profissionais, para avaliar os pontos divergentes, pois a sua participação nesta fase da discussao soa como defesa previa.

    3- Com todo carinho e respeito e admiraçao que tenho pelo Adv. Dr. Antonio Gomes, o qual considero brilhante em suas exposições, entendo que seria prudente nesta fase se dar por impedido ou no minimo ¨suspeito¨ emitir suas opinioes.
    4- No encerramento desta discussão fica o Adv. Dr Antonio Gomes a dar a sintese e defesa final

    Um grande abraço a todos

    N

    nelson andreoli Sábado, 14 de agosto de 2010, 18h27min

    ..fica carinhosamente convidado o Dr Antonio.....

    N

    nelson andreoli Sábado, 14 de agosto de 2010, 18h39min

    Ah,,,,

    Dr Antonio, parabens pela piada dos 3 advogados e dos 3 passageiros
    .
    embora devam ter tido serios problemas com tribunal d ética da OAB.

    abraços

    N

    nelson andreoli Sábado, 14 de agosto de 2010, 18h39min

    ;;;engenheiros......

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 14 de agosto de 2010, 18h50min

    Nobre colega, continuarei na medida do meu tempo neste ou em qualquer outro assunto jurídico. Este assunto, levo na brincadeira, então vejamos:

    a) Sou adsolutamente contra a qualquer tratamento diferenciado entre cidadãos humanos.
    b) Diariamente no meu escritório, fora dele e por telefone, refuro o tratamento de Dr., prefiro ser chamado de zè;
    c) Entendo que quanto mais título tiver um cidadão menos humano ele fica, por isso via de regra estou proximo dos humanos e mais afastado possível dos titulados;
    d) Quanto mais rico o cidadão mais afastado ele se encontra do ser humano, por isso só tenho contato com rico por exceção, digo, aquele que ainda é humano;
    e) por fim, relembrando aquela passagem biblica que afirma, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus, digo, acredito que Deus esqueceu de adcionar junto ao rico o tal DOUTOR ;
    F) E COM PLENA CONVICÇÃO AFIRMO, O MAIOR RESPONSAVEL PELA ABSURDA DESIGUALDADE SOCIAL DO NOSSO BRASIL E O "DOUTOR '" e o tal do CORONEL.

    Att.
    Adv. Antonio Gomes - oab/rj-122.857.
    [email protected]