Quando um Policial Rodoviário aplica uma multa devido ao pneu da motocicleta estar "careca", qual é a medida administrativa correta a ser tomada?!

PERGUNTA: Ele pode aplicar a multa e dar um prazo de 3 dias para a troca ser efetuada, ou ele tem que dar a multa e fazer a apreensão da motocicleta?

Obrigado pela atenção.

Respostas

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Quinta, 02 de setembro de 2010, 20h16min

    Rafael!

    Para responder, temos que analisar a legislção (CTB):

    "Art. 230. Conduzir o veículo:
    ...
    XVIII - em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;
    ...
    Infração - grave;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;"

    "Art. 270. O veículo poderá ser retido nos casos expressos neste Código.
    § 1º Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação.
    § 2º Não sendo possível sanar a falha no local da infração, o veículo poderá ser retirado por condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual, contra recibo, assinalando-se ao condutor prazo para sua regularização, para o que se considerará, desde logo, notificado.
    § 3º O Certificado de Licenciamento Anual será devolvido ao condutor no órgão ou entidade aplicadores das medidas administrativas, tão logo o veículo seja apresentado à autoridade devidamente regularizado.
    ..."

    Assim, está correta a atitude do Agente em reter o documento do veículo, assinalando prazo para regularização, ao invés de remover o veículo ao pátio.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    ?

    RafaeL T. DexteR Suspenso Quinta, 02 de setembro de 2010, 21h58min

    Ok. Eu não tinha conhecimento do Art. 270, apenas do 230, e assim sendo, achei que o Policial estivesse errado.

    Obrigado pelo esclarecimento, Fernando.

    Só tenho mais uma dúvida...
    O Policial disse: "Se fosse em um dia chuvoso, você iria ficar sem a motocicleta".

    Aí, eu pergunto: Tem alguma lei que diz sobre o tempo estar seco ou chuvoso? Ou é apenas o bom senso do Policial na hora de efetuar a medida administrativa?

    Obrigado.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Quinta, 02 de setembro de 2010, 23h23min

    Rafael!

    Se estivesse chovendo, o Agente não iria liberar o veículo por conta da segurança(pneu liso + chuva = provável acidente).

    Não há Lei específica mas saliento que a segurança da coletividade iria sobressair sobre o disposto no Art 270 do CTB.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: [email protected]

    .