Tenho uma audiência de divórcio agendada para o próximo mês onde eu particularmente sou contra ao pedido. Gostaria que alguem me informasse como funciona a audiência, estou pensando em ir sem um advogado.

O juiz conversa primeiramente com cada uma das partes separado e depois chama o casal ou é direto tratado com ambos na sala de audiência?

Caso eu decida ir sem advogado eu perco algum direito? Consigo fazer minha defesa eu mesmo?

Não temos filhos nem bens a partilhar porém não sou favorável ao divórcio visto que o casamento não durou nem 1 ano e tenho certeza que não há motivos para tal decisão extrema. Será que terei tempo para falar ao juiz todos os meus motivos de ser contrário ao divórcio??

Respostas

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Quarta, 01 de dezembro de 2010, 20h15min

    Fe,
    na conciliação voce não é obrigado a aceitar nada. se voce não concordar com o divorcio, ai será encaminhado para o juiz. e ai voce terá um tempinho a mais de casado.rss pois provavelmente o juiz só irá ouvir as partes ano que vem.

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quinta, 02 de dezembro de 2010, 11h02min

    E no final de toda a novela ela ira entrar no litigioso e vc se negando a assinar o juiz ira assinar em seu lugar, e tudo ira embora por causa do litigio, a amizade, o respeito, a consideracao.... Sou mulher e sei que a mulher faz de tudo para salvar o casamento quando ela ama o marido, se finge de cega, de surda, de muda, perdoa, passar por cima de tudo, e pelos fatos narrados ela esta muito segura do que quer...

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quinta, 02 de dezembro de 2010, 11h07min

    E no final de toda a novela ela ira entrar no litigioso e vc se negando a assinar o juiz ira assinar em seu lugar, e tudo ira embora por causa do litigio, a amizade, o respeito, a consideracao.... Sou mulher e sei que a mulher faz de tudo para salvar o casamento quando ela ama o marido, se finge de cega, de surda, de muda, perdoa, passar por cima de tudo, e pelos fatos narrados ela esta muito segura do que quer...

    ?

    Fe_em_duvida Quinta, 02 de dezembro de 2010, 15h38min

    Rosa não entendi sua postagem. Você quer dizer que o fato de eu não querer assinar a situação vai piorar?

    Eu achei que na audiência apesar de ser chamada de conciliatória iria estar sendo realizada por uma juíza, que é o que dizia na intimação. Mas pelo que vocês informaram a juíza só aparece depois se eu me negar a assinar, entendi direito ou bagunçei tudo?? rsrs

    Quanto a sua afirmação Rosa, não vejo como uma caracteristica da mulher apenas o fato de tentar salvar o casamento quando se ama. Eu gosto muito de minha esposa e venho a algum tempo tentanto manter o casamento, isso é relativo homens ou mulheres que prezam o casamento vão se empenhar em mante-lo

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Quinta, 02 de dezembro de 2010, 15h56min

    Fe,
    na sessão de conciliação, não tem juiz, e sim uma mediadora e uma conciliadora, elas irão ouvir as partes, ou seja voce e sua esposa, ouvir juntos ou separados, isso ficará a critério de voces dois, porem se a sua esposa esta realmente decidida ao divorcio, e voce não quer de jeito algum, a unica coisa é que depois dessa sessão caso não tenha um acordo, o processo será encaminhado para a vara de familia ( provavelmente só o ano que vem), no qual o juiz irá novamente ouvir voces dois, e por fim, mesmo voce não concordando com o divorcio, a Dra. Rosa, foi bem clara, o juiz assinará o divorcio por voce. Quem realmente ama, aceita as decisões da outra parte, e se for a vontade de Deus, mesmo com o divorcio nesse momento, voces irão ficar juntos.

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Quinta, 02 de dezembro de 2010, 16h00min

    Fe,
    mulher quando não quer algo, não adianta insistir...rsss, tudo no seu tempo, pois tem mulher que compra um vestido azul e quando chega em casa, se arrepende e fica se questionando, deveria ter comprado o vermelho...rssss. Conhece algum homem que diz, que realmente entende o sexo feminino? rssss

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quinta, 02 de dezembro de 2010, 16h35min

    Foi exatamente isso que eu quiz dizer, pois mais que vc tente adiar isso, se sua ex esta realmente disposta ela nao ira abrir mao do divorcio e entrara no litigioso, onde vc nao ira mais poder adiar nada e vc se negando a assinar o juiz ira assinar por vc, eh so uma questao de tempo, no divorcio amigavel, tudo eh mais facil, com respeito, e um litigio eh sempre desgastante, amargurante, envolve os piores sentimentos e o desprezo eh o pior deles, faz a parte autora ficar com raiva e ter vontade de se livrar logo dessa situacao, ter raiva daquele que dificulta as coisas, nisso nao permanece nem se quer a amizade mutua...Melhor perder a esposa do que o orgulho proprio...

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Quinta, 02 de dezembro de 2010, 20h30min

    Dra. Rosa, concordo plenamente com todas as palavras. Infelizmente o nosso amigo Fe, não esta aceitando a situação. È muito melhor aceitar numa boa o divorcio, não tem que questionar nada, pois juiz não é cupido. seja esperto, assim a sua ex irá até olhar para vc de uma forma diferente. é aquele velho ditado, Homem que corre atras de mulher, tem 10 anos de azar....rsssss

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Quinta, 02 de dezembro de 2010, 20h33min

    Fe, deu para entender que vc presa o casamento, a sua familia, mas quando um não quer os dois não brigam. amigo, se voce aceitar o divorcio, não criar caso, mostrar que voce esta bem e feliz, pode ter certeza que ela irá ficar confusa. caso não tenha um resultado positivo, procure um pai de santo....rsss, to brincando....mas seja coerente com vc mesmo....abraço

    M

    Monica Sousa Quinta, 02 de dezembro de 2010, 23h07min

    RESOLVIDO

    ?

    Fe_em_duvida Quarta, 15 de dezembro de 2010, 9h00min

    Olá amigos,

    Ontem ocorreu minha audiência e foi muito tenso. A juíza procurou até realizar uma conciliação porém minha esposa se manteve na posição de finalizar o casamento. Ao final da audiência a juíza virou-se para mim e perguntou seu eu concordava com o pedido de divórcio e eu disse que não concordava. Ela então registrou em nota que houve uma tentativa de conciliação infrutífera e me disse que tenho 15 dias para realizar uma defesa.

    Gostaria de saber como funciona agora? Eu envio uma defesa e depois é marcada uma outra audiência?? Quanto tempo depois do envio desta defesa costuma ser marcado o nosso retorno ou nem tem retorno mais lá no fórum?

    B

    Beth Almeida Sábado, 18 de dezembro de 2010, 23h50min

    Pra quê? vai gastar papel, tempo, pagar advogado e ela não te quer mais. Não vai ser apelando que você a trará de volta. Se não soube conquistá-la pelo menos deixe-a ir.

    Amar é libertar.

    Boa sorte, feliz natal e um excelente 2011, com novas perspectivas e realizações.

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Segunda, 20 de dezembro de 2010, 10h49min

    Voce vai apelar, espernear, fazer birra e no final so vai estar mais pobre (pq vai gastar um bocado com advogado) e o juiz vai ter assinado em seu lugar no divorcio litigioso.

    T

    Tayss Quinta, 04 de setembro de 2014, 20h12min

    Estou me separando, que tem um problema meu ex esta morando a trabalho em uma cidade muito distante da minha e não tem condições de vim ate a minha cidade para podermos dar entrada na separação. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de eu dar entrada sem ele? E sem tem como seria?

    Paulo Sergio Calixto Serafim

    Paulo Sergio Calixto Serafim Segunda, 04 de maio de 2015, 0h52min

    ninguem e obrigado a assinar nada que nao concorde nao ha lei que o obrigue a isso .......

    Liliane Santos

    Liliane Santos Quinta, 02 de julho de 2015, 20h45min

    boa noite quanto tempo demora pra marcar a audiencia com o juiz sendo o divorcio litigioso faz um mes que fui na defensoria publica e meu ex marido nao quis assinar o divorcio concensual?

    W

    Wanessa Quarta, 23 de dezembro de 2015, 13h05min

    Fe_em_duvida, por gentileza, poderia entrar em contato comigo?
    Tbm estou passando por um processo de separação e não concordo, assim como você.
    (41) 9633-1432

    S

    Silva Quinta, 28 de julho de 2016, 17h54min

    Por favor quanto tempo dura o divorcio letigioso com a nova lei.. Sendi q o ex nao aceita assinar e ambos nao tem filhos e nem bens