Há dois meses comprei um carro no valor de R$ 20 000,00 a vista, ocorre que após uma semana deu um problema no cambio (cambio automático), já fui a varias oficinas, existem algumas duvidas sobre o defeito, mas e certo de que se tiver que abrir o cambio não fica por menos de R$ 5 000,00, tentei uma conversa amigável, mas o antigo proprietário da sinais de que não esta nem ai pra mim, ele acha que o carro estava bom e quebrou na minha mão. Gostaria de saber se eu tenho direito a garantia de 90 dias mesmo tendo comprado o carro de particular?

Respostas

    ?

    Monte Alegre Santos/SP Quinta, 09 de dezembro de 2010, 16h25min

    Estou acompanhando tudo atentamente e aguardo um consenso dos nobres advogados para uma decisão final.
    Obrigado!
    Monte Alegre.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Quinta, 09 de dezembro de 2010, 19h41min

    O consenso só depende da Cristina.

    ?

    Monte Alegre Santos/SP Sábado, 11 de dezembro de 2010, 9h10min

    Dr. Pedro e ou Drª. Cristina.
    Em uma conversa informal com o antigo proprietário, o mesmo alega que o carro estava bom e que ele é pessoa física e essas garantias só quem da são lojas e concessionárias.
    -Então qual seria o primeiro passo?
    -Arrumar o carro em uma oficina de minha confiança e após o termino do serviço entrar nas pequenas causas para o ressarcimento?
    -Fazer três orçamentos e arrumar na oficina que cobrar o menor valor?
    Agradeço pela atenção
    Monte Alegre
    [email protected]

    E

    elizangela de lima dutra Quarta, 24 de dezembro de 2014, 12h40min

    gostaria de saber qual é o procedimento para caso de mal uso de uma maquina betoneira que comprei que apresentou defeito? tenho direito a que ja que foi meu funcionário que fez mal uso, naõ quero descontar esse valor de seu salario.... e então o que faço?

    Gisele Gisa

    Gisele Gisa Sexta, 08 de maio de 2015, 21h23min

    entendi e nao entendi. no meu caso compramos um carro e palavra do vendedor estava tudo otimo. 3 meses depois o carro está parado " cambio e motor" seja no CDC CC são 90 dias por lei. ou 180 dias, que o vendedor tem a responsabilidade? att Gisele Simionato

    Edson Bautz Littig

    Edson Bautz Littig Sábado, 16 de maio de 2015, 20h14min

    Pelo que vi na discussão ambos tem um vasto conhecimento, porem o que o cara queira saber e se ele "se fudeu " ou não...
    Qual a conclusão que chegaram???

    O

    Orci luiz schaefer Quinta, 22 de outubro de 2015, 15h27min

    Tbm vou esperar o cavaleiro do apocalipse, estou com o mesmo problema. Não consigo acreditar que alguém posa vender algo para outro que seja imputável não tenha que responder pelos atos...

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 22 de outubro de 2015, 22h39min

    Vou deixar bem claro!

    Transação feita com empresas (garagens, concessionárias)
    A garantia é de 90 dias regida pelo CDC, e não é só do motor e câmbio! É garantia do carro inteiro! Parte elétrica, pintura, funilaria,estofamento, suspensão, motor, cambio, fechaduras, etc etc!

    Transação feita entre particulares
    A garantia é somente sob constatação de vícios ocultos! Ex.: o carro está fumando, e o cara colocou Bardhal Prolonga B12 para ele não fumar, para tentar te enganar! Isso é um vício oculto, e é crime!

    Se você comprar um carro de particular, e daí duas semanas ele der defeito no motor, e nada de vício oculto foi encontrado, ele não tem que pagar nada!!!!!
    Pode esperniar lá no fórum, pode recorrer a quem quiser, se não tem vício oculto, não existe garantia entre particulares!

    No caso de negociação com empresas, elas não podem negar a garantia de nada, pois estarão cometendo crime contra o CDC!!!!