O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Mari Marta Santana

    Mari Marta Santana Sexta, 06 de janeiro de 2017, 12h25min

    Meu nome verdadeiro e amarimarta de Santana Silva tenho 19 anos e passo muita vergonha nao tenho dinheiro pra paga pra muda sera que eu nao consigo muda de graça to desempregada ninguém contrata uma pessoa que eles nem consegui dizer o nome

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 06 de janeiro de 2017, 13h10min Editado

    MARI

    É possível alterar seu prenome AMARIMARTA para somente MARI através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas, respostas, documentos, promoções, contatos, endereços etc).

    ERICH L. TURBUK

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 09 de janeiro de 2017, 5h10min Editado

    LAIONAY

    É possível alterar seu prenome através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas, respostas, documentos, promoções, contatos, endereços etc).

    HERBERT C. TURBUK

    Ellen Viana

    Ellen Viana Sábado, 14 de janeiro de 2017, 18h35min

    Olá! Meu nome de registro é Elenilda! Mas todos me conhecem por Ellen, sempre me apresento com esse nome pois, acho o meu nome de registro super estranho afinal são tres nomes em um só. Gostaria de saber se tenho direito de mudar e como posso abrir o processo para alteração.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 14 de janeiro de 2017, 19h14min Editado

    ELLEN

    Você tem direito a tentar alterar seu prenome através do processo acima. Faça contato.

    HERBERT C. TURBUK

    G

    gioslan Segunda, 16 de janeiro de 2017, 14h30min

    Então meu nome é gioslan tenho 19 anos moro em campinas sp GIOSLAN é um nome diferente e por isso já sofri muito sofro ate hoje preconceito, bullying até pra acha trabalho é ruim, Sera que eu poderia muda esse nome por qualquer um nome comum? E tem que paga pra muda o nome

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 16 de janeiro de 2017, 14h43min Editado

    GIOSLAN

    É possível alterar nome GIOSLAN para GIOVANE através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail, etc).

    HERBERT C. TURBUK

    D

    Dayane Quarta, 18 de janeiro de 2017, 22h31min

    Olá tenham uma boa noite, eu gostaria de se eu posso tirar meu nome composto "Meirielle " não sei não vejo a necessidade dele, deixa meu nome enorme e ninguém se refere a mim por ele, gostaria de mudar Santos por Assis tem como? tenho 18 anos aguardo brevemente a resposta.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 19 de janeiro de 2017, 6h07min Editado

    DAYANE

    Aos 18 anos de idade é possível e deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc).

    HERBERT C. TURBUK

    Douglas Martz

    Douglas Martz Quarta, 25 de janeiro de 2017, 2h31min

    Olá, tenho 16 anos e meu nome é Douglas.

    Eu gostaria de trocar ele por alguns motivos:

    1: Eu creio que seja um nome comum e diversas vezes me encontro em situações com vários "Douglas" no mesmo lugar, e isso é meio chato

    2: Claramente, eu não o escolhi e ele não é de totalmente meu agrado.

    3: Nunca fui motivo de chacota ou nada relacionado ao nome.

    Estive lendo outras respostas e vi que, o nome "alternativo" não poderia conter as seguintes letras Y, W, e outra que eu não me lembro. Andei pensando e como sou apaixonado com a cultura japonesa, creio que Mikaru seria um nome legal. Já conversei com minha família sobre o assunto e eles não se opuseram ao meu "novo" nome. Gostaria de saber se isso é possível de alguma forma.

    Desde já agradeço!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 25 de janeiro de 2017, 11h49min Editado

    DOUGLAS

    Aos 18 anos de idade é possível (nem antes nem depois), conforme artigo 56 da lei de registros públicos.

    HERBERT C. TURBUK

    G

    Gladston Segunda, 30 de janeiro de 2017, 2h18min

    Olá, me chamo Gladston e tenho 22 anos. Me sinto desconfortável com meu nome porque a maioria das pessoas escrevem errado e tenho que corrigir sempre, além de ser chamado de "Sra" quando recebo alguma ligação de call center. Queria saber se há possibilidade de mudar o prenome ? Obrigado

    Li Almeida

    Li Almeida Segunda, 30 de janeiro de 2017, 7h14min

    Olá,meu nome é marcielle tenho 13 e gostaria de saber se é possível retirar uma letra do meu nome com a presença dos meus pais é claro, quando eu fui registrada foi acrescentado um "c"no meu nome,é o nome que os meus pais escolheram era Marielle , é possível retirar a letra "c" do meu nome ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 30 de janeiro de 2017, 7h19min Editado

    MARCIELLE

    É possível excluir a letra através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc).

    HERBERT C. TURBUK

    R

    Raimunda Segunda, 30 de janeiro de 2017, 23h45min

    Olá meu nome registrado é Raimunda, porém é bastante constrangedor todos que possuem esse nome sabem de que eu estou falando, gosto muito de Aryana. Posso complementar para ficar Aryana Raimunda?

    Robison Almeida

    Robison Almeida Segunda, 06 de fevereiro de 2017, 3h14min

    Meu nome é Robison eu queria tirar o "i" quando eu fizer 18 ano posso?

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 06 de fevereiro de 2017, 6h12min Editado

    ROBISON

    Pode, mas sempre por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas, respostas, documentos, promoções, contatos, endereços etc).

    ERICH L. TURBUK

    Kim Sousa

    Kim Sousa Terça, 07 de fevereiro de 2017, 9h33min

    Ola me chamo Francisco e sofro bastaste por ser novo e ter nome de gente velho. Me chamam de Chico e horrível as pessoa s me zoam.
    Tem jeito de mudar? Tenho 21 anos