O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    O

    Orestes Matheus Binotto Sexta, 08 de agosto de 2014, 13h53min

    Olá,
    me chamo Orestes Matheus, e queria mudar meu nome. Na verdade, gostaria só de deixar o Matheus, afinal ninguém me conhece pelo primeiro nome. Hoje tenho 19 anos. No meu tempo de escola sofri muito por causa de nome, a ponto de chorar pra não ir pra escola, e tenho traumas disso até hoje. Nunca consegui me matricular em uma faculdade por esse motivo. Gostaria de saber como deve proceder legalmente. Grato.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 08 de agosto de 2014, 15h20min

    Orestes

    Muito simples excluir e manter somente o segundo prenome. Veja mais no blog abaixo.

    Herbert
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Deuséfiel Quinta, 14 de agosto de 2014, 17h05min

    Olá meu é Cleuza,tenho 29 anos e sofro constrangimento com esse nome,algumas pessoas me chamam de Cléo, mas na faculdade e em outros lugares as pessoas nem disfarçam e ficam rindo por causa do nome.Quando vou ao médico tenho muita vergonha quando me chamam, todos pensam que é uma senhorinha e acabam me deixando triste e meu rosto pega fogo.É possível substituir o Cleuza por Cléo??? é muito caro pra fazer a troca ou posso conseguir um advogado público?nomes com restrição dá algum problema??AH! sou casada e gostaria de fazer a troca antes de ter filhos e me formar em pedagogia,imagina meus futuros alunos, rindo muito eu não suportaria...
    Aguardo!!!

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Quinta, 14 de agosto de 2014, 17h13min

    CLEUZA

    Seu prenome CLEUZA não é constrangedor do ponto de vista jurídico. Portanto, deverá fazer prova documental (declarações escritas com firma reconhecida) de que é conhecida pelo nome social CLÉO. A Defensoria Pública do Estado de SP atende outros tipos de caso, mas não mudança de nome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    aysha caroline Domingo, 24 de agosto de 2014, 16h52min

    Olá , me chamo aysha caroline ramos santo e tenho 18 anos , como vc percebeu tenho um nome bem diferente e feio e dificil de se escrever e de falar . Porisso passo por muitas piadinhas, e dificuldades na hora das pessoas escreverem ou falarem o meu nome ! Como ele é muito dificil de se pronunciar nimguem da minha familia me chama por esse nome nem meus proprios pais , e isso me frustra , o que eu posso fazer para tirar e deichar sò caroline ramos santos?

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Domingo, 24 de agosto de 2014, 17h13min

    AYSHA

    O momento de alterar seu prenome é agora. Isto porque, até as vésperas dos 19 anos de idade existe uma previsão legal (artigo 56 da Lei de Registros Públicos) que permite a alteração pretendida sem qualquer motivo.

    Por determinação da Corregedoria, se você residir no Estado de SP deverá fazer a alteração através do judiciário e por advogado (art. 109 LRP). Alguns outros Estados ainda aceitam esta alteração no cartório (art. 110 LRP).

    HERBERT C TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    P

    Paco Escamez Bordy Quarta, 27 de agosto de 2014, 14h21min

    Ola,
    meu nome eh Alexandre Alvares de Oliveira Filho. Gostaria de mudar de sobrenome para minha familia materna.
    Quero propror Alexandre Alves Dornelles.

    Isso seria possivel?

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Quarta, 27 de agosto de 2014, 14h56min

    ALEXANDRE

    Somente será possível incluir o sobrenome materno e excluir o agnome para que seu nome passe a constar ALEXANDRE DORNELLES ALVARES DE OLIVEIRA ou ALEXANDRE ALVARES DE OLIVEIRA DORNELLES em seu registro civil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    L

    Léo Araújo Quarta, 27 de agosto de 2014, 17h59min

    • Olá, eu gostaria de orientação para trocar o meu nome. Odeio ele, me faz passar vergonha, constragimentos e muita humilhação por erros de grafia, apelidos e trocadilhos constantes. o nome de origem que minha mãe me deu é Ismael, porém sempre escrevem errado como Esmael, Ysmael, Eimael, Samuel, etc. Na escola sempre fazem brincadeiras maldosas como Ismaelita, Esmael, maelino; sem contar que até hoje não conseguir um emprego fixo por causa disto. É muito chato toda vez que me chamam por esse nome gostaria de me chamar Leonardo. Sou maior de idade. O que eu faço?
      #Desde já obrigado.
  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Quarta, 27 de agosto de 2014, 18h10min

    LEO

    Ingresse com ação de retificação de registro civil por intermédio de advogado no fórum de sua cidade. A probabilidade não é grande porque será necessário convencer o juiz que seu prenome atual lhe causa constrangimento e que você é conhecido pelo prenome pretendido.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    T

    Tamiris Robwerd Segunda, 01 de setembro de 2014, 16h57min

    Olá, me chamo Tamiris Roberto Simão, não tenho problema com o meu primeiro nome porém gostaria de mudar meu segundo nome (Roberto). Meu avô era Alemão e o verdadeiro sobre nome dele era Robwerd, quando ele veio para o Brasil mudaram o nome para Roberto. Para mim não chega a ser constrangedor apesar de algumas pessoas fazerem piadas sobre meu nome, isso não me incomoda mas para mim é de extrema importancia manter o sobrenome de meu avô por motivos sentimentais e culturais, além de mim três primos meus e minha irmã querem mudar o nome Roberto por Robwerd pelos mesmos motivos. É possível fazer essa mudança? qual é o procedimento?

    Aguardo reposta.
    Grata.
    Tamiris Robwerd.

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Segunda, 01 de setembro de 2014, 17h36min

    TAMIRIS

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado será possível fazer a transliteração do nome original de seu avô e incluir ao seu nome. Será necessário comprovar que ele nasceu com outro sobrenome e aqui foi alterado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    D

    Deuséfiel Quinta, 04 de setembro de 2014, 10h59min

    Olá meu é Cleuza eu e gostaria de saber se é possível mudar para Cléo, todos me chamam assim,eu estou passando por muitos constrangimentos com esse nome. As pessoas riem de mim na minha frente,o pior mesmo é na faculdade em consultório ou até mesmo pra encontrar emprego, por favor como faço??? estou desesperada, eu sou jovem e odeio esse nome horroroso.
    é possível trocar o nome com advogado público??quanto gastaria para esse serviço???
    Grata aguardo respostas.

    D

    Deuséfiel Quinta, 04 de setembro de 2014, 11h15min

    Muito obrigada por ter respondido , Herbert C. Turbuk me ajudou bastante.

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Quinta, 04 de setembro de 2014, 11h22min

    CLEUSA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado será possível tentar a substituição do prenome por outro pelo qual comprove ser conhecida.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    F

    Filipe Martins B Terça, 09 de setembro de 2014, 15h08min

    Ola,meu nome e Filipe Martins Batista tenho 16 anos, gostaria de trocar meu nome, por achar Filipe muito comum e por causa dos erros a respeito de filipe/felipe. Tambem gostaria de adicionar ao meu nome o sobrenome da minha avo paterna. No final ficaria Luis Miguel Martins de Lellis Batista. Sera que e possivel fazer essa alteraçao quando eu completar 18 anos?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 09 de setembro de 2014, 15h53min

    FILIPE

    Seu prenome poderá ser substituído por qualquer outro quando completar 18 anos de idade diretamente no cartório (artigos 56 e 110 da LRP). As alterações em seu sobrenome poderão ser realizadas em qualquer idade através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado no fórum (artigo 109 da LRP)

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    J

    Juka43 Quarta, 10 de setembro de 2014, 16h54min

    Olá,
    meu nome é Adivaldo Siqueira de Lima Junior. Tenho 17 anos e não gosto do nome que recebi de meus pais. Sempre tenho vergonha de dizer meu nome em situações em que não posso responder como Junior e isso muitas vezes me impede de fazer amizades e conviver socialmente. Já convivi com várias situações de constrangimento em que pessoas com zoação me levaram ao ridículo. enfim, gostaria de saber quais os procedimentos que eu poderia seguir para retirar o Adivaldo e colocar outro nome (já ouvi dizer que aos 18 anos posso fazer isso legalmente. é verdade? e quais os procedimentos?)
    OBS: MINHA MÃE, QUANDO EU ERA PEQUENO, PENSOU EM MUDAR MEU NOME PARA ANDERSON, MAS DESISTIU POR CAUSA QUE TODOS JÁ ME CONHECIAM COMO JR E NÃO QUERIA TIRÁ-LO. ENTÃO, GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL MESMO ALTERANDO MEU NOME SE POSSO CONTINUAR COM JR, MAS CASO NÃO POSSA NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 10 de setembro de 2014, 17h25min

    ADIVALDO

    É possível alterar seu prenome através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado e em qualquer idade. A permanência do agnome JUNIOR dependerá do juiz que receber seu processo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com