E os direitos do empresario????
Boa tarde. Sou proprietaria de uma assistencia tecnica em celulares, cameras digitais, computadores e afins. A questão é, que em minha pequena empresa, conhecemos muito bem os direitos do consumidor. Mas e o meu direito enquanto prestadora de serviço?Sou constantemente lezada pelos consumidores e nao sei como me precaver. Casos mais comuns: Cliente autoriza o reparo do seu aparelho. Compramos peça, gastamos tempo, mao de obra. Reparamos o aparelho. Passa dois meses as vezes ate dois anos. Aí po cliente vem retirar o aparelho e diz q nao quer mais o serviço e manda "desfazer" e nao quer pagar. Oq q eu faço?
Outro: Cliente autoriza o reparo do seu aparelho. Compramos peça, gastamos tempo, mao de obra. Reparamos o aparelho. Passa dois meses as vezes ate dois anos. Aí po cliente vem retirar o aparelho e ainda quer que os 30 dias de garantia comecem a correr a partir da retirada, nao da data do reparo autorizado. Ocorre que nao posso garantir um aparelho que fica tanto tempo parado sem ligar e sem ser usado , por opção do cliente, pois o mesmo AUTORIZOU o reparo naquela data. Muitas vezes, o aparelho até para de ligar pelo tempo parado na assistencia. Como toda assistencia, nao temos como garantir a integridade fisica e funcional dos aparelhos "abandonados" aqui por determinado tempo. Oque fazer?
Outro: Cliente repara o aparelho na minha a.t. Exemplo: e trocado o display do celular. Dou a garantia legal de 90 dias. Passam-se 10 dias cliente volta á A.T reclamando que o aparelho nao esta segurando carga (nada haver com o reparo feito). Informo que neste caso, seria outro orçamento, e nao garantia. Cliente faz escandalo, desmoraliza minha empresa diante outros clientes presentes. Oque fazer?
Outro: Cliente entra com aparelho para orçamento. A atendente entrega ao cliente cartao de memoria e chip, e pede que ele assine a ordem de serviço constando que os mesmos foram entregues e nao ficaram na A.T. Na hora de retirar aparlho, cliente alega q cartao de memoria ficou na A.T. Mostramos a ordem de serviço assinada. Somos chamados de desonestos, ladroes e tudo mais novamente diante de outros clientes , prejudicando meu comercio. Oque fazer?
Outro: Cliente vai até a A.T, alega que seu aparelho esta com defeito mas ainda esta no prazo de garantia, porém o cliente NAO TEM o documento de ordem de serviço pq perdeu. Sou obrigada a acreditar na palavra do cliente? Tenho obrigação de cumprir a "dita " garantia sem que o cliente apresente o documento de ordem de serviço, que é onde descrimina defeito reclamado, serviço executado e data?
Eu poderia ficar aqui o dia todo relacionando questoes. Somos prejudicados o tempo todo por mais que nos documentamos. A maior parte dos clientes aprovam o serviço por telefone. Depois chegam aqui e mandam desfazer pq nao vao pagar. Dizem que nao temos prova q foi aprovado. Oq fazer?
E os aparelhos que passam de 90 dias na assistencia sem que ninguem os busque? posso vende-los? entendo que o consumidor tem seus direitos, mas e o meu de trabalhadora? Tudo isso aqui tem um custo. Eles autorizam reparo , nao buscam e meu prejuizo ta formado. E aqueles que nao autorizam e deixam o aparelho na a.t e só aparecem meses depois pra buscar? nao tenho espaço para ficar armazenando aparelho.oq fazer?
Agradeço muito a atenção de vcs. To pedindo é socorro mesmo, pq hj em dia a sobrevivencia do empresario esta muito dificil. Impostos carissimos, e agora o consumidor acha q o cod de defesa do cons. lhes deu o direito de vir a nossa empresa e fazer escandalos e "chamar policia" por qualquer motivo.entendo que se ele se sentiu lezado, procure o procon e veja seus direitos. Daí a prejudicar minha empresa, fazendo escandalo, chamando policia (pq nao somos bandidos, estamos trabalhando) já é absurdo. e na maior parte do tempo, eles estao errados, fora de seus direitos e nos espoe desta maneira.
Abraços
Aline