Se a OAB não admite Bachareis em Direito em seu quadro sem a pré seleção em exame, vamos criar um movimento Nacional e criar um novo orgão que acolha este filão de mercado reconhecendo a Profissão ( existem milhares de Bachareis sem oportunidade na iniciativa privada).

Como sugestão poderia criar um Conselho Administradores de Leis, Conselho de Legislador, Conselho dos Consultores Legislativo, Conselho de Consultor Politico, ou o Conselho de Administradores de Empresas nos acolher com Administradores Juridicos entre outras denominações .

Em outros paises existem na area Juridica, Bachareis de Direito que são reconhecidos, são os Para Legais que exercem atividades JURIDICAS na iniciativa privada e não são advogados

A questão aqui empossada, qual seria o Conselho Profissional a ser criado para a profissão de Bacharel em Direito. Quem sabe o Conselho de Administradores de Empresa poderia criar esta possibilidade de Administradores Juridicos

Caso isto seja aceito, este seria um dos maiores Conselhos do Brasil

(O mais importante sem exame)

Seria muito interessante criar um Conselho dos Bachareis de Direito, com objetivo de reconhecer a profissão de Bacharel em Direito amparado por um Conselho Profissional.

O que acham....

Respostas

    A

    Adriana Lascialfari Quarta, 07 de novembro de 2012, 23h42min

    Pode criar conselhos de Avvogade, vem do latim e em italiano.

    Conselho de avvogade Brasileiros. CVB
    Assim sendo.

    M

    Maxwel M. Moraes Terça, 13 de novembro de 2012, 23h21min

    Senhores...

    O debate é por demais interessante e requer uma profunda análise. É sabido que o sistema de deste do ensino brasileiro, em especial o vestibular, é baseado no conceito da meritocracia. Ou seja, o educando deve comprovar os seus conhecimentos por meio de um teste. Digo: de uma prova que, em alguns casos, mais parece uma tortura. Em vários países desenvolvidos o currículo escolar é valorizado. Ele demonstra se o educando vai ter ou não a possibilidade de cursar uma universidade. A avaliação do histórico escolar do educando é que vai lhe garantir ou não o ingresso no ensino superior. Por faço menção a este assunto. Apresento o tema em tela pelo fato do baixo nível dos ensinos fundamental, médio e superior fruto do sucateamento do sistema público de educação e a mercantilização do ensino no Brasil vem a tempos privilegiando os grande empresários do ensino privado.

    A quem, realmente interessa o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil?. Quem realmente se beneficiam com esse exame?. Os que passam nestes exames realmente são os mais preparados?. Ora, vejamos bem, a industria dos cursinhos os quais ganham milhares e milhares de reais treinando pessoas "bachares em Direitos" a passar na prova da OAB. Funcionando como o aluno de uma auto escola, ou seja, o aluno não aprende a dirigir e sim passar no exame pratico. Ou melhor: É adestrado.

    Tendo dito, faço saber as minhas considerações finais: No exame da ordem nem sempre passam os melhores. Na meritocracia, principalmente na adotada no Brasil, o educando já parte de que tudo que ele estudou anteriormente não tem valor e, o que vai valer ou ficar daqui pra frente é a bendita prova ou vestibular. Assim, uma pessoa que sabe com maestria a matéria, mas no dia do exame tiver qualquer dificuldade com nervosismo, panico ou qualquer outro mal provocado pelo nervosismo não irá passar. Isso não signifique que ele não saiba a matéria. Por outro lado, um aluno que possou pelo cursinho e foi adestrado a passar no exame da ordem, necessariamente não significa que saberá mais mais do que não foi adestrado num cursinho e não passou. Neste sentido se o que fosse levando em consideração fosse o histórico escolar do educando durante a sua vida escolar e, principalmente, no curso de bacharéis em direito aliando a um teste menos burocrático, acredito que os resultados seriam melhores.

    Quanto a sugestão da validação da profissão e da criação do conselho de bacharéu em direito, vejo com bons olhos. Afinal, os bacharéis poderiam fazer muitos trabalhos em empresas como assessores de atividades jurídicas.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 14 de novembro de 2012, 9h07min

    Achei o exame de ordem quase uma piada. Não estudei especificamente pra ela, nao fiz cursinho, só fiz alguns peças e logo caiu uma que nunca tinha olhada (pois nunca tinha caído), o RExt. Perdi só 0.7 na peca. Fiz dois erros de bobagem nas questões. Tirei 7.55.

    Passei com aquilo que aprendi na faculdade, e veja bem, não é uma das três melhores do estado. Mas a tive provas na faculdade mais difíceis.

    Até entendo que alguém não passa pela 1a vez, mas quem não consegue passar em 3 vezes não deveria poder tentar mais, como no meu pais.

    Tinha uma mulher lá, na 1a fase que, rindo, relatou que já estava fAzendo a 1a fase pela 8a vez. Na minha humilde opinião, assa cidadã deveria procurar um emprego num lanchonete, pois mesmo se passar, por pura sorte, não serve como advogado. Não há 8 tentativas na frente do juiz.

    G

    Guizela Sábado, 17 de novembro de 2012, 14h53min

    Acredito que seu comentário foi equivocado, veja a média de aprovação do ultimo exame foi de apenas 16,47%, eu tenho certeza absoluta disso, fui aprovada nesse exame.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Domingo, 18 de novembro de 2012, 10h34min

    Não esta equivocado nem um pouco. Foi aprovado na mesma, o que poderia ter visto na minha resposta pois foi a primeira vez de cair RExt. A prova foi bastante simples, "eu tenho certeza absoluto disso".

    Leia alguns comentários meus sobre o exame de ordem na Holanda. Aqui no Brasil é bastante simples em comparação.

    R

    Roger Delgado Domingo, 18 de novembro de 2012, 16h25min

    Acredito que existam bacharéis que saibam mais que Advogados com número de inscrição!

    C

    Consultor ! Domingo, 18 de novembro de 2012, 16h59min

    Demora !!!

    Bacharéis em direito nao precisam ser advogados. Pode ser procuradores da república, magistrados, promotores, defensores públicos, delegados, analistas, oficiais de justiça, técnicos, vendedores, garçons, pedreiros, serventes, ajudantes, protestantes, ..., vcs escolhem !!!

    R

    Roger Delgado Domingo, 18 de novembro de 2012, 20h14min

    Tem Pedreiros que estão ganhando mais que delegados e diga de passagem com um risco de vida bem menor!

    R

    Renato Solteiro Suspenso Domingo, 18 de novembro de 2012, 21h31min

    Debater sobre o exame da OAB é um exercício interessante. Sou favorável não apenas a este exame, mas creio que iguais, deveriam ocorrer em qualquer setor profissional. Claro que a metodologia pode ser melhorada no sentido de impedir o tal adestramento, tão propalado pelos que são contrários.

    O debate perde seu norte quando se nota que os bacharéis, reprovados não querem uma melhoria no exame. Não buscam uma maneira de torná-lo mais eficaz. O que querem é sua extinção. Para fundamentar esta vontade (que pra mim é uma bazófia) recorrem a cantilenas rotas e mal ajambradas, como que se estivessem a inventar a pólvora. Dizem que o exame é uma espécie de reserva de mercado, que ele serve à elite, e outros colóquios para acalentar bovinos.

    Sua patuscada se arrima em algumas perguntas que parecem inocentes, mas que na verdade servem para colocar os que não estudaram (maioria imensamente esmagadora) na condição de vítimas de homens maus. Este negócio de vitimizar calhordas sempre deu certo. Hitler matou judeus alegando que ele mataram Jesus Cristo. Bush exterminou o Iraque se dizendo vítima de armas químicas que jamais existiram. Estranho seria se um bando de desocupados e contumazes frequentadores dos butecos da faculdade não se postassem como vítimas.

    Estranho seria se confessassem que terminaram o curso colando. Estranho seria se reconhecessem que sequer conseguem formular um texto. Há gente boa que fica fora? Há. 1 em cada mil.

    E quais seriam estas perguntas indefesas?

    "A quem, realmente interessa o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil?."

    Interessa à sociedade que não seja iludida ao procurar um advogado e se depare com um reles copiador de textos de internet. É a sociedade que vai pagar a conta destes mentecaptos que passaram anos enganando seus pais, fingindo estudar. Passaram anos enganado seus professores com colas mil. passaram anos enganando a si mesmos, crendo-se cultos e agora querem se eternizar enganando os clientes, via de regra, gente humilde que ficará a mercê de uma horda de figurantes em faculdades. É a eles que interessa.

    "Os que passam nestes exames realmente são os mais preparados?"

    Não sei, mas o exame da OAB segue os mesmos padrões de todos os concurso públicos do Brasil, com as mesmas virtudes e falhas. Quer questionar o exame da OAB? Questione todas as posses de magistrados, promotores de justiça, fiscais da receita federal, etc, etc e etc.

    Quem trás esta pergunta não questionará as demais provas, porque ele ( o questionador) não respeita a profissão. Em sua cabeça de aluno faltoso, ser advogado sem estudar, pode. Ser juiz, aí já demais.

    O único conselho para quem defende o fim do exame é que volte a estudar e tenha no mínimo a hombridade de reconhecer seus erros e pare de transferir para os outros os efeitos da sua incompetência.

    A

    Alexsandro Moura Sexta, 21 de dezembro de 2012, 12h11min

    Realmente tenho um grande temor sobre essa manifestação contra a realização do exame da OAB, afinal de contas é apenas uma prova na qual o bacharel tem de acertar 50% das questões. Minha gente aqui na Faculdades Cearenses a galera nem sequer concluiu o curso,ou seja estão cursando o 8º Semestre e já conseguiram a OAB, então kkkk para alguns que reclamam um conselho,vão estudar. Pois demonstram que não possuem capacidade nenhuma de exercer a profissão ou seja concluiram o curso pescando.

    D

    Dr. Walter Silva 323158/SP Sexta, 21 de dezembro de 2012, 13h21min

    Boa! Gosteia da idéia. Fica aqui, com o devido acato, uma proposta de nomenclatura, baseada inclusive no esclarecimento de outro nobre colega abaix: "Conselho Insconstitucional dos Incapacitados ao Exercício Profissional da Advocacia".
    Meus amigos, o exame é requisito "MÍNIMO", se o bacharel não consegue a aprovação, o problema não esta no requisito, mas sim, no conteúdo obtido e absorvido por este. Eu assim, como diversos outros colegas, obtive aprovação no segundo exame, sem a necessidade curso preparatório alias.
    Se os nobres colegas bachareis, não conseguem aprovação, atualizem-se; mudem de "cursinho"preparatório. Ademais, as profissões que o nobre colega cita, não prescinde de exame, então para que um orgão de classe? só para pagar anuidade?
    Despropositada a proposta.

    J

    JSS 57 Quarta, 09 de janeiro de 2013, 2h18min

    É só estudar que passa.
    A Ordem dos Advogados do Brasil aceita, sem distinção, todos os que forem aprovados no exame. Aos que não passam resta o constitucional e sagrado direito de IUS SPERNIANDI.

    C

    Cleiton Duarte Segunda, 08 de abril de 2013, 15h13min

    Estude mais, e passe no exame.
    é muito simples!!!

    C

    Cleiton Duarte Segunda, 08 de abril de 2013, 15h19min

    Podem criar o que bem entenderem, mas as prerrogativas do advogado são constitucionais.
    Na prática não mudaria nada: para exercer qualquer ofício de direção, assessoria, consultoria e postulação jurídiacas só com a vermelhinha da OAB, e para isso tem que estudar e saber o direito...

    C

    Cassio Montenegro Segunda, 08 de abril de 2013, 15h43min

    Eu discordo como se pode apenas ter um papel sem ter a cabeça ?
    No meu livro de ficção falo dos futuros exames e concursos que sera feitas com os computadores ligados no cerebro, ter so o papel é a mesma coisa que vestir uma roupa sem ter o corpo...

    C

    Cassio Montenegro Terça, 09 de abril de 2013, 11h23min

    Por outro lado nesta eventualidade de formação de nova classe não se deve olvidar que, em qualquer caso é garantido a postução em causa propria em legitima defesa, não é possivel que se impeça de qualquer forma ou pretexto o acesso ao Poder Judiciario como uma legitima manifestação juridica visto que o direito de peticionamento, do devido processo legal e da ampla e ilimitada defesa posta sempre em controle jurisdicional é uma garantia Constitucional...

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 09 de abril de 2013, 12h02min

    "Por outro lado nesta eventualidade de formação de nova classe não se deve olvidar que, em qualquer caso é garantido a postução em causa propria em legitima defesa, não é possivel que se impeça de qualquer forma ou pretexto o acesso ao Poder Judiciario como uma legitima manifestação juridica visto que o direito de peticionamento, do devido processo legal e da ampla e ilimitada defesa posta sempre em controle jurisdicional é uma garantia Constitucional..."

    ??????

    W

    William Borges Terça, 09 de abril de 2013, 13h19min

    tem que aprender brigar!!!!
    Justiça anula questão e obriga Conselho Federal da OAB a permitir que teixeirense participe da segunda fase do IX ou do X exame da Ordem

    O juiz federal Dr. Carlos Alberto Gomes da Silva, titular da Subseção Judiciária de Teixeira de Freitas/BA, concedeu liminar em favor do bacharel em direito Joab Rocha de Oliveira.

    Toda problemática teve início quando o bacharel participou da prova relativa à 1ª fase do IX Exame da Ordem realizado em 16 de dezembro de 2012, tendo auferido apenas 37 pontos, quando o necessário seriam, no mínimo, 40 pontos, inconformado, interpôs recurso administrativo logrando êxito em dois destes, tendo atingindo 39 pontos, todavia, ainda precisava de apenas mais 1 ponto para atingir sua meta, razão pela qual ingressou com Procedimento Judicial com Pedido de Tutela Antecipada em face do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, objetivando a anulação de mais duas questões.

    Diante do exposto, DEFIRO A ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA para determinar que a parte ré assegure ao autor a realização da 2ª fase do IX Exame da Ordem na data prevista para a segunda fase do X Exame da Ordem da OAB, devendo a convocação do autor para prestar a prova prático-profissional ser realizada no prazo máximo de 20 (vinte) dias da intimação dessa decisão, sob pena de multa diária de R$100,00 (cem reais) pela mora.

    Faculto a parte ré convocar e assegurar à parte autora realizar a referida prova prático-profissional da 2ª fase do IX Exame da Ordem em data anterior à de realização da segunda fase do X Exame da Ordem da OAB, devendo, entretanto, ser observado o interstício mínimo de 10 (dez) dias entre a data de convocação e de realização da prova, e desde que a data agenda da não coincida com a data de realização da prova objetiva do X Exame da Ordem da OAB(…)”.

    Joab está muito feliz com a decisão e já se prepara para realizar a prova da 2ª fase do Exame da Ordem. Segundo o Dr. Paulo Andrade, Joab tem demonstrado ser um jovem muito esforçado e talentoso, qualidades que, certamente, farão deste um advogado brilhante.
    disponível em:http://reportercoragem.com.br/justica-anula-questao-e-obriga-conselho-federal-da-oab-e-permitir-que-teixeirense-participe-da-segunda-fase-do-ix-ou-do-x-exame-da-ordem/

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 09 de abril de 2013, 13h44min

    Da mesma forma que não gostaria de encontrar um médico que não se lembra de 50% do que aprendeu na faculdade, não gostaria de encontrar um advogado que não se lembra de 50% do que aprendeu na faculdade, a não ser no outro lado da mesa.

    Tem trabalho para estes advogados de 50%, eles trabalham defendendo empresas como Oi, Claro, Itaú e por ai vai. Vem com contestações péssimas, entram com recursos meramente procrastinatorio sem atacar a sentença.

    Na minha humilde opinião, A 1a fase deveria ter 100 questões e o examinado deveria acertar no mínimo 60 destas.

    A

    Aglays Terça, 11 de fevereiro de 2014, 11h17min

    A grande maioria que postou prestou a prova há pelo menos 3 anos atrás, considerando que o nível da prova vem aumentando cada vez mais, atingindo níveis ridículos de reprovação e erros gritantes gerando muitas anulações... será que o erro é mesmo de 90% dos bacharéis??? Será que as faculdades estão mesmo tão ruins???

    Nobres colegas, não sejamos tão soberbos, criticando bacharéis sem medir os pesos, temos muitas pessoas que viram noites estudando e não alcançam aprovação, eles seriam burros? E as questões a nível de magistratura???

    A OAB vem pesando a mão com os bacharéis, estão funilando sim o mercado! isso está cada vez mais claro!

    O que se estudava de décimo na cara e coragem e passava, não se passa mais... e se passar são poucos!