Dez instituições de ensino superior da Bahia não conseguiram aprovar nenhum bacharel em direito no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil, de acordo com uma lista divulgada pela OAB na terça-feira (5). As faculdades Arnaldo Horácio Ferreira, FTE, FACSUL, Maurício de Nassau, FAMEC, Faculdade Nobre de Feira de Santana, Faculdade São Salvador, Faculdade São Tomaz de Aquino, Faculdade Social da Bahia e o Instituto Salvador de Ensino e Cultura formam a lista dos baianos com aprovação zero, segundo a OAB. A prova, realizada em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%. A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas. A assessoria da FGV informou que os nomes dos aprovados foram disponibilizados na internet em 19 de junho. Segundo a OAB, outros dados também mostram que o problema é a má qualidade de parte dos cursos de direito. É MOLE ou querem más?!! DEPOIS DO FOME ZERO DO LULA, UM GRUPO DE FACULDADES DE DIREITO DA BAHIA CRIARAM O "Educação ZERO, DIREITO jamais". Parece até nome de filme de terror. kkk

Respostas

    C

    Cassio Montenegro Quarta, 17 de abril de 2013, 21h41min

    Se eu fosse influente na OAB, ou mesmo legislado a nova prova faria da antiga parecer uma brincadeira de criança, voces que levaram bomba podem achar ruim, mas nao podem apagar um ideia de perfeição:
    1 - 200 Questões em dois dias de provas, corte 120
    2 - Prova escrita 3 dias de provas com 3 areas diferentes minimo 5 em cada com petição
    3 - Questões abertas de materias especializadas (escolha previa) minimo 6
    4- Prova Oral com codigo seco, em especial quanto a etica minimo 5
    Prova aberta a todos brasileiros, ponto final !
    TCC, doutorado, mestrado engenharia juridica e justiça plena, etc: Faculdade

    ?

    Jaqueson Sexta, 21 de março de 2014, 11h01min

    Dr. Andamento desanda a conversa e fere princípios elementares em qualquer sociedade civilizada, quando regionaliza e tipifica o problema como SER BAIANO.
    Comentário desvirtuado, preconceituoso e com data de validade vencida, portanto, carece do meu desprezo e repúdio.

    E

    EK Curitiba/PR Segunda, 25 de agosto de 2014, 21h44min

    Bem sempre repudie esse exame maldito e macabro da OAB, incentiva o desemprego, reserva de mercado e o pior óbito por profunda depressão sendo Inconstitucional. A OAB se priva no direito de uma Lei adequada à imposição 8906/1994, se verificamos quem a Criou é um ser cruel com ideologia puramente Socialista e Comunista. Toda Lei se refere a “OAB”, deveria se referir somente ao conselho da classe dos Doutores Bacharéis em Direito com vigência indeterminada, nesta posição estava falando em Direito Social Democrático, esta lei 8906/1994 deve ser banido o nome OAB e revisada, configura atualmente uma lei Socialista de imposição e não democrática como determina nossa CF/88. Esta Lei 8906/1994 e anti Social vedarão a entrada se reservando do Direito único do uso, isto se chama de Comunismo totalitário a palavra “OAB”, deve realmente ser banida desta Lei vigente.

    .

    ..ISS.... Terça, 26 de agosto de 2014, 17h20min

    essa foi de lascar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    R

    Renato Terça, 26 de agosto de 2014, 17h40min

    Poucos asnos com os quais tive contato tiveram coragem de sugerir que as ideologias socialistas e comunistas instigam o desemprego. Papagaio de pirata é elogio.

    N

    nevS Terça, 26 de agosto de 2014, 18h18min

    Pois é, na antiga União Soviético não existiam pessoas desempregadas.

    João Alzito Ramos

    João Alzito Ramos Domingo, 16 de novembro de 2014, 8h13min

    Vocês estão discutindo coisa por coisa, há sim uma grande deficiência no ensino nacional, porém existem pessoas de alto gabarito estudantil que encontram-se sem estímulo de participarem das provas da Ordem.
    Não é justo uma pessoa competente, dedicada e compromissada com a causa perder e uma outra totalmente descompassada sem conhecimento nenhum, sem dedicação passar no exame.
    Portanto meus caros, o Exame da Ordem, é a grande responsável por essa enorme avalanche de Advogados incompetentes que no nosso País.
    Esta é também a causa dos grandes acúmulos de processos encalhados nos Tribunais de Justiça.

    A

    Amaro Dewes Domingo, 16 de novembro de 2014, 9h59min

    Vai aqui nosso modesto modo de ver as coisas: - as faculdades todas, de todos os conhecimentos, como não poderia ser diferente, na verdade são "as estruturas de concreto" da edificação do profissional em construção ! Os acabamentos como reboco, os pisos, as aberturas, as pinturas e respectivas cores, as instalações complementares e necessárias ao funcionamento, o aluno, para se tornar um bom profissional, precisa e deve buscar com esforço próprio e quiçá em estudos complementares e até extra-curriculares ! Mero ponto de vista e é o que a experiência tem nos mostrado.

    G

    Gabriel Terça, 02 de dezembro de 2014, 15h05min

    Sinceramente a pessoa que não consegue sequer passar no exame da OAB não merece advogar mesmo, pois com certeza está fazendo o curso errado.

    Ademais se pra essas pessoas já é dificil a prova da OAB, o que dirá um concurso para juiz, promotor, delegado.