Sr's, registrei minha filha dia 11 de julho/2011. (Hoje 23 de julho/2011 ela completa um mês) com o sobrenome do pai dela + o do meu pai. Porém me arrependi de não ter colocado (também) o sobrenome da minha mãe. Gostaria de saber se posso acrescentar o sobrenome da minha mãe na certidão da minha filha? Se puder, como devo proceder com isso? O fato d'eu ter feito a certidão a pouco tempo, ajuda na mudança? Grata!

Respostas

    J

    juliana Terça, 02 de agosto de 2016, 20h04min

    obrigada, Dr.
    Basta somente entrar com ação de retificação pedindo a alteração e a inclusão do sobrenome?!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 02 de agosto de 2016, 20h20min

    JULIANA

    Sim, e convencer o Promotor e o Juiz sobre esta sua pretensão.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Marcia Cristina

    Marcia Cristina Quinta, 04 de agosto de 2016, 17h51min

    Gostaria de saber se é possível a inclusão do sobrenome de um antepassado da família, ao registro de nascimento,
    após tanto tempo do seu desuso, tornando-se difícil a comprovação de que tal sobrenome no passado pertenceu a família?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 04 de agosto de 2016, 17h59min

    MARCIA

    Até bisavós.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Dayanne Janvrot

    Dayanne Janvrot Segunda, 15 de agosto de 2016, 1h52min

    Dr Hebert meu filho foi registrado no Espírito santo com o sobrenome da minha mae e de meu esposo, na epoca haviamos combinado de colocar o de meu pai tambem, so que na hora de registrar ele tirou o de meu pai, isso meche muito comigo pois o sobre nome suíço do meu pai, está a gerações na familia e meu filho é o primeiro bisneto da 5 geracao. So que hoje meu filho vai fazer 4 anos ja e estamos morandp no rio de janeiro e a familia do meu pai pensa que ele tem o sobrenome, nao aguento mais esconder, sera que por aqui(RJ) consigo resolver?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 15 de agosto de 2016, 7h40min

    DAYANNE

    É possível incluir através de ação de retificação de registro civil via advogado e pelo forum da cidade onde residem.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    P

    poliana mesquita miranda Quinta, 18 de agosto de 2016, 21h48min

    Para essa fazer a inclusão e muito caro?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 19 de agosto de 2016, 7h05min

    POLIANA

    Esta e outras respostas estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Anaraide silva Sábado, 19 de novembro de 2016, 17h49min

    Olá, gostaria de saber se ainda a possibilidade de eu dar o meu apelido a minha filha que na hora de registar so ficou com apelido do pai.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 19 de novembro de 2016, 18h06min

    ANARAIDE

    É possível incluir o sobrenome materno ao nome de sua filha através de ação de retificação de registro civil via advogado e pelo forum da cidade onde residem. Veja mais no site abaixo. Precisando de mais informações, escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com