Tenho 21 anos e até dois meses atras morava só com minha mãe. Certo dia briguei com ela e fui morar com meu namorado. Até hoje recebo uma pensao de 1.472 reais e até dezembro além da pensao meu pai pagava minha faculdade. O valor que recebo da pensao segundo o que minha mãe diz correspondia a 20% do salário do meu pai devido a um acordo de boca que fizeram em que além de dar 20 % de pensao ele estaria pagando roupas e remédios, isto quando eu tinha 4 anos de idade quando conheci ele. Até os 9 anos meu pai era presente e honrava seu combinado com minha mae, comprando roupas e remédios, mas então ele conheceu outra mulher e se casou se afastando quase que completamente de mim e deixando de comprar as roupas e remédios o que na época o valor da pensao nao conseguia cobrir junto com meus outros gastos. Ele só voltou a arcar com outra despesa extra a três anos atras quando comecei a fazer faculdade. Quando vim morar com meu namorado meu pai decidiu parar de pagar minha faculdade, por achar que como estava morando com meu namorado ele que tinha que arcar com minhas despesas, mas meu namorado nao tem condições no momento de pagar todas as minhas contas, muito menos minha faculdade que custa 1.932 reais. Fui me consultar com uma pessoa que fez direito e primeiramente ela me falou que meu pai teria que continuar pagando minha pensao e faculdade, depois me falou que segundo a nova lei meu pai nao tem obrigação nem de pagar minha faculdade e nem pensao. Gostaria de saber se ele tem o dever de pagar minha pensao e faculdade mesmo eu morando com meu namorado ou nao, se caso nao tenha de pagar a faculdade por fora da pensao se posso pedir que aumente o valor da porcentagem do valor para 33% que foi o que já me falaram que seria mais ou menos o valor correto, se recebo a pensão sobre o valor do salário bruto que hoje é 10.400 ou já feito os descontos. E se caso ele tenha o dever de continuar minha pensao enquanto nao caso mesmo morando com meu namorado se posso continuar recebendo a pensao fazendo por exemplo especializações ou mestrado e se também poderia pedir o que ele nao teria me pago por direito dos anos passados. Já tentei conversar com meu pai para entramos em um acordo, mas sempre que ligo pra sua casa a mulher dele diz que nao vai passar a ligação para ele e que ela tem apagado meus emails, sem contar todos os palavrões que me fala e falsas acusações. Desde já agradeço, Att.

Respostas

    J

    Julianna Caroline Terça, 24 de setembro de 2013, 17h17min

    Aaafff Caco, pelo amor de Deus.
    Faça pela ATA então.
    O jeito é usar o que se tem nas mãos.
    Se oferecem ata, faça ata.
    Só de curiosidade, quanto custa uma ata aí?
    Já te falo quanto custa aqui....

    Leticia Aguiar

    Leticia Aguiar Quinta, 03 de março de 2016, 21h16min

    Vá trabalhar, é mais digno. E mais conheço muitas pessoas como meu pai, que já trabalhou e estudou e não morreu. Quanto ao horário, tem muito emprego fora do horário da faculdade, como final de semana etc. Agora se quer viver sem obrigações às custas do pai é outra história.

    E

    ELANI LACERDA Segunda, 12 de junho de 2017, 15h16min

    Fico lendo esses comentário e vejo o quanto as pessoas só pensão em si mesmas, uma jovem de 21 ano que já mora com namorado que ganha 1.400,00 de pensão que é maior que muitos pais de família ganham para sustentar suas famílias, ainda acha pouco e quer que o pai pague mais. Pois bem, o dever de cuidar dos filhos é do pai e da mãe, muita gente condenando o pai e cadê a mãe, hoje vejo que pensão alimentícia virou um comércio, muitas mães não sabem administração a pensão dos filhos e acham que a pensão é para arcar com todas as despesas do filho, esquecem que como mães também devem arcar com as despesas do filho, conforme o salário que cada um ganha. Concordo com os que falaram que os filhos que moram com os pais na maioria dos casos os pais não gastam 20 ou 30 % do salário com eles. Vivenciei de perto o caso de uma amiga que o marido sempre pagou pensão e a ex nunca soube administrar, quando o filho completou 18 anos não passou no vestibular, a mãe simplesmente expulsou o filho de casa, que foi parar na casa do pai. Se fosse exigido prestação de contas da pensão, acredito que acabaria as injustiças que existem pais que pagam de menos e pais que pagam de mais.

    H

    Hedon Sexta, 23 de junho de 2017, 18h42min

    É...parece que no Brasil os pais só têm o direito e o dever de pagar pensão...

    Mara Queiroz

    Mara Queiroz Domingo, 17 de junho de 2018, 21h17min

    É um absurdo uma mulher de 21 anos casada continuar recebendo pensão. Vai receber até cair os dentes? Toma vergonha na cara vai trabalhar! Vida boa você quer tem condições de fazer tudo que adulto faz ne? Só não pode trabalhar, quero ver se seu pai morrer quem vai te sustentar. Tenha um pouco de bom senso cresça. Só no brasil que tem essa putaria mesmo, vai ficar explorando seu pai até quando.

    N

    ND MASCULINO Franciel Lira dos Santos Segunda, 22 de outubro de 2018, 16h57min

    BOA TARDE TENHO UMA AMIGA QUE ESTA COM PROBLEMAS ELA TEM 16 ANOS PAIS SEPARADOS TEM SUA PENSÃO POREM, A MÃE COM QUEM ELA MORA, DISSE QUE NÃO QUER MAIS FICAR COM ELA ESSA AMIGA NÃO PODE IR PARA CASA DO PAI POR PROBLEMAS COM A MADRASTA NO PASSADO. SEGUNDO INFORMADO, MINHA AMIGA PODERIA FICAR COM UM RESPONSÁVEL MEDIANTE ASSINATURA DE UM DOCUMENTO PERANTE O CONSELHO TUTELAR MAS, COMO FICA A QUESTÃO DA PENSÃO? FICARIA ESSA OU ESSE NOVO RESPONSÁVEL TODO GASTO COM ESSA AMIGA?

    Michelly Marcio Ferraz Faria

    Michelly Marcio Ferraz Faria Quinta, 07 de março de 2019, 15h50min

    GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA TENHO UMA ENTEADA QUE CASOU COM 13 ANOS AGORA COM 18 LEMBROU QUE TEM PAI ELA NAO ENTROU ANTES OR QUE O CONSELHO QUERIA QUE NOS COLOCASE O RAPAZ NA CADEIA POR ESTRUPO DE VUNERAVEL AGORA ENTROU COM PEDIDO DE PENCAO DE UM SALARIO MINIMO O JUIZ DEU 15 DIAS PRA NOZ DEPOZITAR MAIS ELE FALOU PRA DEPOZITAR 300 ATE O DIA DA AUDIENCIA COMO FAZ 6 ANOS QUE ELA TA CASADA E COM UMA FILHA DE 3 MENO ASSIM MEU MARIDO E OBRIGADO A PAGAR PENCAO\

    E

    eu Sábado, 16 de março de 2019, 19h53min

    Baixe um app de gravação de ligação para gravar suas ligações para ele e se a mulher dele te agredir com palavras processe ela e use o áudio como prova.

    A

    Andreza Segunda, 07 de junho de 2021, 7h05min

    Olá,tenho um pai que é aposentado e desde nova nunca me deixou faltar nada,hoje com 19 anos estou tendo problemas com meus pais de não poder ter a liberdade nem de escolher com o que vou trabalhar,queria ver um lugar pra morar sozinha e sem ninguém morando junto comigo,fazendo isso eu teria como receber uma pensão alimentícia dele e assim não passar por complicações morando junto com ele e terminar os estudos para ja começar a faculdade?

    M

    MV Domingo, 09 de janeiro de 2022, 3h16min

    Quer morar com o namorado, viver uma vida de casada, mas quer continuar sendo sustentada pelo pai… Meu Deus… Que geração…
    Outra coisa, o seu pai pagava pensão pq vc morava com a mãe!
    A partir do momento que não vive nem com um e nem com o outro, a mãe tb deve pensão! Do mesmo jeito que o pai tem que arcar com as despesas do filho, a mãe tb!
    Mas geralmente só cobram do pai… Tanta coisa errada nesse texto que não da nem pra contar…