Minha namorada tem direito a indenização do pai dela?
sou o maykon estou precisando de ajuda,o pai de minha namorada não assume ela como filha ele diz não ser pai dela e a 5 anos atraz foi feito um exame de dna mas só que a mae dela não tinha condiçoes financeiras para ir ate o local marcado para fazer este exame e me pareçe que o processo foi encerrado.eu gostaria de saber oque pode ser feito. os filhos dele ficam debochando dela por eles terem e ela não. pode ser pedido algum tipo de indenização ?? o que ela deve fazer? e na certidão não tem o nome do pai soa da mãe a mãe teve que criar sozinha e agora ela tem 20 anos.
obrigado pela atenção e pela ajuda
Depende de um monte de coisa.
O pai tem que ser chamado.
Se aparecer no fórum com advogado e disser que não é o pai, o juiz vai esperar a prova do DNA.
Se ninguém quiser ou puder pagar o exame, o juiz vai mandar o laboratório gratuito do governo fazer.
No laboratório a fila é imensa.
Só Deus sabe quanto vai demorar.
O exame de DNA, não é caro, o juiz parcela em até 4x e esta em media de R$ 1.000,00 reais a 1.600,00 reais dependendo do laboratório, agora o exame de probabilidade o estado dá, bom é oque eu sei, mas se ela entrar com a ação, quem tem que pagar é o pai. quanto ao resto eu não faço a minima ideia, Não sou advogada.Só sei que a ação de investigação de paternidade é rápida, não demora muito, em media um ano a um ano e meio. principalmente se ela souber onde esta o provável pai, digo endereço e nome.
Que eu saiba, o juiz não parcela.
Pelo que eu sei, os laboratórios particulares cobram em média R$ 700,00 se a a filha e o suposto pai comparecerem juntos. Pode pagar um pouco mais ou menos.
E os laboratórios do governo não cobram nada em processos de justiça gratuita (quando a parte que entrou com a ação é pobre).
O mais rápido é levar pro advogado ou defensor público a certidão de nascimento e de situação financeira da sua namorada, e o nome e endereço do suposto pai dela.
Se ela tiver, é bom levar também o número do processo anterior que foi arquivado.
Ela não vai receber nenhuma pensão atrasada. Só vai receber a partir do dia em que pedir a pensão, se provar que ele é mesmo o pai.
então? fala para ela entrar com a ação, é direito dela ter o nome do pai no registro, mesmo que esse pai seja um crápula. mateus_ad_hoc@hotmail com, é doutor, desculpe-me, é que eu ia precisar fazer em um passado, só não fiz por que o referido pai não negou que era o pai, e o juiz disse que o laboratório parcela, ou o juiz ainda foi muito gentil com ele. me desculpe mesmo.
Ela pode pedir alegando que precisa do dinheiro pra viver no mesmo padrão de vida em que vivem o pai e os irmãos menores dela. Com fundamento no dever de mútua assistência entre pais e filhos.
Ela não tem direito a atrasados, mas, como o Cavalcante Felipe falou, ela pode pedir indenização pelos danos morais e materiais que sofreu por não ter sido reconhecida como filha.
Pra fazer a cobrança é com advogado ou defensor público.