Boa tarde!!

Bom,meu esposo é herdeiro juntamente com mais três irmãos de um terreno,sendo que dois dos filhos são herdeiros por parte de mãe e pai e os outros dois são apenas filho por parte da mãe. No entanto a mãe já faleceu e ainda não foi feita a divisão deste terreno. Gostaria de saber quais são os direitos de cada filho e quais são os direitos do meu sogro sendo ele já divorciado da minha sogra antes dela falecer. E como poderia ser feita a partilha deste terreno. Obrigada pela atenção!

Respostas

    J

    Julianna Quinta, 01 de março de 2012, 17h56min

    Primeiro os herdeiros devem abrir inventário.
    O seu sogro só tem direito no bem se este fora adquirido durante o casamento deles e não foi partilhado no divórcio deles.
    TODOS os filhos dela tem direito ao bem, em partes iguais.
    Caso o teu sogro ja tenha recebido a parte dele neste terreno na ocasiao do divórcio, ele não tem direito a nada e o terreno será partilhado entre TODOS os filhos dela.
    Se este terreno era de ambos (sogro e sogra) e não entrou na partilha no divórcio, provavelmente ele tenha direito a metade do bem por ocasiao da partilha. Não herda mais nada além da meação pois ja era divorciado qdo ela morreu.
    Boa sorte**

    F

    Flavia L R Quinta, 01 de março de 2012, 18h06min

    Gostaria de saber se o filho que falece antes do pai tem direito a herança. Meu irmao faleceu em abril de 2010 e meu pai em novembro de 2010. Meu irmao deixou 3 filhos.
    Os filhos do meu irmao que faleceu tem direito a herança?

    D

    dilcione Quinta, 01 de março de 2012, 18h12min

    exatamente, flávia... os seus sobrinhos é que terão direito à herança... pois eles são os sucessores do seu irmão.

    ?

    Flávia20 Quinta, 01 de março de 2012, 19h22min

    Bom até aí tudo bem,porém ainda há uma dúvida.É que neste terreno moram três dos filhos.Um que é filho a penas da parte da mãe que já mora há dezesseis anos,outros dois que são filho de( pai e mãe),um mora há seis anos e o outro a um mês.
    Gostaria de saber se isso interfere na partilha do terreno,tendo eles já investido na melhoria de suas residências.
    Inclusive, gostaria de saber se o que mora há dezesseis anos, herdaria algo a mais daquilo que já é de direito por morar a mais tempo.
    Qual seria a melhor maneira para se dividir está herança?
    O fato do meu sogro ainda estar vivo ele pode dar a parte dele para os filhos?
    O meu sogro poderia comprar a parte dos outros dois filhos?

    ?

    Flávia20 Quinta, 01 de março de 2012, 19h39min

    A minha maior dúvida é:1- o filho que mora a dezesseis anos,que por sinal é herdeiro apenas por parte da mãe, pode ele requerer na justiça permanecer a residir na parte do terreno, alegando não ter para onde ir,por morar já dezesseis anos neste terreno?
    2-Pode ele também querer ser ressarcido por construir uma cozinha , um banheiro e pagar o IPTU de alguns anos do tempo em que mora?
    3-A questão é, o meu sogro deu a parte dele para os dois filhos, e os mesmos querem dar a parte que cabe aos outros dois irmãos (da parte da mãe) o que é de direito em dinheiro, e dividir o terreno entre si,é possível?