Eu me alistei em 2009 ao Quartel, sobrei em 2009 mesmo, estava marcado a data para pegar o meu certificado de Reservista em agosto ou Outubro de 2009 se não me engano, sendo que paguei a tarifa, mas não comparei por falta de tempo, só ontem 12/03/12 que compareci para pegar, sei que estou super atrasado, já tenho 20 anos, fui ontem, peguei uma nova tarifa para pagar, paguei ontem mesmo e voltei lá hoje para pegar o certificado, pensando que iria pegar né, mas o cara deu uma data de 3 meses para eu voltar e pegar meu certificado, sendo que estou com uma vaga de emprego na ponta, quase perdendo ela, e preciso entregar os dois ultimos documentos para o RH da empresa do novo emprego, Título e certificado, sendo que o certificado eles podem me dar uma ajuda, já o título tem que estar em mãos. Queria saber se realmente a data para pegar o certificado de reservista é de 3 meses, mesmo eu tendo culpa do meu atraso, confesso que sou culpado por falta de tempo, mas quero saber realmente se demora 3 meses para pegar em relação ao meu atraso, pois vou perder minha vaga, eles não podem ficar 3 meses segurando esta vaga pra mim.

Obrigado

Respostas

    ?

    Felipe Antunes Sábado, 21 de abril de 2012, 0h35min

    Já resolvi pessoal, desculpa a demora a todos ai. Liguei para a central de arquivos, no caso Palácio de Duque de Caxias que fica na Central do Brasil. O Sgtº falou que não sabia desse prazo também, mas queria uma prova se realmente seria isso, caso não fosse eu poderia processar pois poderia perder meu emprego.
    Eles são obrigados a dar pelo menos uma declaração de que você sobrou, foi o que eu fiz, peguei a tal declaração e tirei meu título, sendo assim consegui o meu emprego.
    Obrigado a todos que ajudaram.
    Att,

    G

    Gustavo Santana/SP Sábado, 21 de abril de 2012, 1h03min

    boa noite à todos!

    Se não me engano ou pelo menos no meu tempo de Policial do Exército era assim:

    os dispensados por excesso de contingente teriam que jurar bandeira e só então receberiam o certificado, ao que parece estes prazos se referem exatamente a data para o juramento.

    ?

    Felipe Antunes Domingo, 13 de maio de 2012, 14h42min

    Então Gustavo, mas nós temos pelo menos direito a declaração

    A

    Andres Behring B.III Suspenso Domingo, 13 de maio de 2012, 15h31min

    cuidado com o araponga ISS

    R

    Rafael Passeri Domingo, 13 de maio de 2012, 21h16min

    Isso é sacanagem desses mané, meu amigo se alistou com 21 anos pagou a multa e na hora o cara vez o certificado

    ?

    Felipe Antunes Terça, 15 de maio de 2012, 0h40min

    Mas este certificado você num quer dizer o CAM não?

    .

    .ISS Terça, 15 de maio de 2012, 8h50min

    Rafael Passeri
    13/05/2012 21:16 | editado
    Isso é sacanagem desses mané, meu amigo se alistou com 21 anos pagou a multa e na hora o cara vez o certificado
    O caso do seu amigo é completamente diferente do que esta sendo discutido aqui.

    J

    José Pedro Martins Segunda, 04 de junho de 2012, 9h59min

    eu me alistei em 2010 e ja fui dispensado, porem nao retornei para pegar a reservista. terei que pagar multa ?

    J

    jlrh Segunda, 04 de junho de 2012, 10h41min

    O grande problema é que a grande maioria dos reservistas, não dão o mínimo valor ao Certificado de Reservista, e só "correm" atrás do prejuízo quando precisam desse documento por algum motivo. Os reservistas que serviram não se preocupam em comparecer na época certa para atualizar seus dados e carimbar seus certificados, os reservistas que "sobraram" também não se preocupam em pegar seu documento...quando precisam ficam desesperados e começam a correr atrás do atraso. Depois alguns ainda dizem que a culpa é da instituição...fala sério!

    .

    .ISS Segunda, 04 de junho de 2012, 14h36min

    è um valor altíssiimo!

    T

    TSC Bielski Segunda, 04 de junho de 2012, 18h49min

    O Certificado de Isenção ou reservista recebido por militar desincorporado e depois reintegrado tem validade para comprovar quitacao com as obrigações militares em concurso publico?

    Nao condiz com sua situação atual, que é da ativa, porém por forca de liminar, entao nao sei se sera confeccionado outro certificado após comunicar posse em concurso publico à OM e posterior pedido de arquivamento do processo.

    A pergunta nao é se é aceito, o problema esta na real validade do documento, porém convenhamos que um militar reintegrado nao tem outro documemto, além de nao saber se sera aprovado nos exames admissiomais uma vez que tem problemas de saude, o que com a devida certeza já teria pedido licenciamento e/ou arquivamento do processo.
    Afinal, nem mesmo o militar reintegrado sabe se tem condições de trabalho, o problema todo esta na insegurança de uma liminar, o que leva a sacrifícios pela família, até que o corpo nao agüente mais e a alma peça para sair. Com garra, como um guerreiro.

    Obrigado

    G

    Gustavo Santana/SP Segunda, 11 de junho de 2012, 18h48min

    Boa noite!

    Algumas pessoas estão confundindo as coisas.

    Em primeiro lugar o Certificado de Reservista só é fornecido àqueles que prestaram o serviço militar obrigatório.
    Em segundo lugar para os não serviram e foram dispensados qualquer que seja o motivo, estes recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação.

    S

    Sargento do Exército Sexta, 15 de junho de 2012, 19h38min

    Gustavo, discordo ... há o caso em que o militar incorporou ... e foi licenciado a bem da disciplina ... recebe o CERTIFICADO DE ISENÇÃO. É isso.

    R

    Representando Sexta, 15 de junho de 2012, 20h20min

    Dependendo do interessado, pode recorrer ao Art. 110, § 1º, 4º, 5º e 6º do Decreto nº 57.654. Conforme o grau de instrução alcançado receber o Certificado de Reservista.

    J

    José Gustavo Lopes de Santana Sexta, 15 de junho de 2012, 20h26min

    Sargento do Exército, boa noite!

    Desculpe, mas o Certificado de Isenção é mais UMA situação.

    Acho que você não discorda das outras duas.

    J

    José Gustavo Lopes de Santana Sexta, 15 de junho de 2012, 20h29min

    Desculpe, outra coisa, normalmente tenho visto neste fórum somente as situações de Certificado de Reservista e de Certificado de Dispensa de Incorporação, já os casos de Certificado de Isenção são raros, neste fórum.

    T

    TSC Bielski Sexta, 15 de junho de 2012, 21h30min

    Eu tenho certificado de isencao por incapacidade física, e nao por licenciado a bem da disciplina.

    Tinha que trocar esse certificado, pois na maioria dos sites informativos, informam que o licenciado, e somente ele, recebe certificado de isencao. O licenciado a bem da disciplina.

    Mesmo o meu estando escrito em algum local por incapacidade física, é uma situação constrangedora. Eu, fardado na foto, com um certificado de isencao.

    C

    Carlos Henrique Domingo, 12 de janeiro de 2014, 23h47min

    Olá! Eu me alistei no ano de 2012 quando ainda tinha 18 anos,agora tenho 19 anos.Já fiz a taxa de pagamento nos correios,mas,não tive tempo de ir pegar a dispensa de reservista.Consegui encontrar um tempo agora terça-feira,para retirar o reservista.Terá algum problema quando for tirar o reservista e fizer o juramento a bandeira?

    Obrigado!

    ?

    Felipe Antunes Segunda, 20 de janeiro de 2014, 1h26min

    Carlos Henrique, creio que terá que fazer o pedido do certificado caso não esteja pronto junto ao seu JSM, igual aconteceu comigo, depois que servi tinha o prazo para pegar ou fazer pedido, nem sei, só sei que fui em 2012 e não tinha nada lá, paguei uma taxa e voltei no dia seguinte, entreguei a comprovação do pagamento da taxa e me deram o prazo de 1 ou 3 meses para pegar o certificado, mas peguei a declaração, porque eu precisava para tirar o título e entregar no trabalho. Em relação ao tempo, botei 3 meses na primeira mensagem deste tópico, mas creio que errei, porque dão o prazo de 1 mês igual com o meu amigo semana passada, e não 3, acho que errei rs. Abraços