Como professor universitário tenho visto uma grande quantidade de pessoas serem reprovadas na prova da OAB. Os motivos são vários, mas há um que me parece passar desapercebido, qual seja a total falta de preparo específico para uma prova com suas peculiaridades. Neste diapasão abro este post para que possamos ofertar aos alunos informações importantes para esta empreitada.

Respostas

    ?

    Dr. Bruno Silva Terça, 27 de março de 2012, 19h40min

    Sr. Pensador,

    Concordo que deve sim fazer a prova na matéria em que melhor esteja preparado. A questão que trago aqui é a de se preparar para a que menos complicações apresente.

    P

    pensador Quarta, 28 de março de 2012, 8h54min

    Prezado Dr. Bruno,

    Com certeza é uma maneira válida, não a que indicaria, mas com certeza é a opção pela práxis. Num sistema de mercado que prima pela produtividade, com certeza este é o meio viável para produzir novos operadores do direito.

    Bom seria se pudéssemos formar bons e poucos juristas ao invés de milhares de operadores do direito a cada ano.

    C

    Censurado Segunda, 09 de abril de 2012, 13h55min

    Eu acho que Direito Civil é boa opção, pelo menos para mim, tenho facilidade com a matéria.

    H

    Hugo Deleon Segunda, 09 de abril de 2012, 21h27min

    Eu ainda estou no 3º período, ainda não tive a matéria de tributário. No entanto tenho muito interesse na matéria, pois estou quase formando em Logística que é um ramo do curso de administração. A matéria de direito tributário é complexa?

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Segunda, 09 de abril de 2012, 22h38min

    Hugo,

    Direito Tributário é um ramo do Direito muito bom de estudar. Não notará complexidade, mas, tão só, um desejo de estudar cada vez mais, pelo simples prazer de aprender.

    M

    Melissa_M Terça, 10 de abril de 2012, 15h58min

    Acho importante um curso preparatório para a 1ª fase, além reforçar o conteúdo teórico que vc já possui, faz com que os examinandos tirem da memória conteúdos que já não se lembravam mais. Temos ótimos cursos presenciais e via internet que costumam ser financeiramente mais acessíveis, mas quem não tem condições de custear, vale comprar uma obra que contenha toda o conteúdo teórico específico para o exame de ordem, ajuda e muito. Treinar questões também é muito importante, pois faz com que o candidato se familiarize com o estilo das questões, isso é fácil, há vários simulados online do Exame, basta fazer uma busca na internet. Sabe o que salva muita gente no 1ª fase do certame? As questões de Etica, são 12 pontos quase dados de graça, basta que o examinando estude e preste muita atenção nas questões, em virtude das pegadinhas.

    Quanto à 2ª fase, pra mim é essencial um Curso Preparatório, digo isso por experiência própria e por conhecer pessoas que também passaram pelo certame. Os cursos preparatórios oferecem dicas essenciais e que na hora da prova pode nos salvar de cometer vários equívocos, além do auxílio nas remições de dispositivos legais permitidas pelos editais e a indicação das legislações SECAS mais recomendadas para o exame. Quanto a qual matéria escolher, na minha opinião, aquela que o examinando tenha mais afinidade, pois o estudo fica menos cansativo e o prazer em se dedicar aumenta. Definitivamente não acho que seja vantagem escolher determinada disciplina só pq o índice de aprovação é maior ou porque o número de peças é menor ou porque o conteúdo programático é menos intenso. Para a 2ª fase do certame o conteúdo teórico é extenso, por isso reforço que deve ser esolhida uma disciplina que se tenha prazer de estudar. É isso que faz com que o conteúdo seja assimilido masi rapidamente. Outro ponto importante é treinar peças, ler as provas anteriores da Banca Examinadora, que atualmente é a FGV.

    No dia da prova, use roupas confortáveis, esteja munido da devida documentação, caneta preta ou azul, água, balinha, goma de mascar e a legislação SECA/SEM COMENTÁRIOS atualizada, somente com as remições permitidas nos editais.

    Durante a prova, NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, FAÇA RASCUNHO. Utilize o rascunho apenas para fazer o esqueleto da peça, procure as fundamentações legais e anote os pontos principais, certificando-se de que não esqueceu nenhum aspecto. ATENÇÃO: NÃO DÁ TEMPO DE PASSAR A LIMPO! Feito o esboço da peça na folha de rascunhos, não perca tempo, faça a peça direto na folha definitiva e logo após passe para as questões, sem se esquecer do tempo, a prova é das 14hrs às 19:00 hrs, então quando não souber uma resposta, passe para outra e assim sucessivamente. Fique atento aos índices remissivos, é a forma mais fácil de se encontrar os dispositivos que precisa e muitas respostas podem ser encontradas lá. Não se esqueça de fundamentar todos os ítens da peça e todas as respostas, um simples artigo esquecido pode significar a reprovação por décimos e NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, ASSINE A PEÇA, ASSIM ELA SERÁ ZERADA, NÃO INVENTE FATOS e QUANDO ERRAR, PASSE UM TRAÇO EM CIMA E CONTINUE ESCREVENDO NA FRENTE. TOME CUIDADO COM O ESPAÇO, NÃO SALTE MUITAS LINHAS, POIS PODE NÃO CABER, NÃO ULTRAPASSE AS LINHAS, POIS O QUE ULTRAPASSAR SERÁ DESCONSIDERADO. ENFIM...ACIMA DE TUDO MUITA CALMA E ATENÇÃO! E para os que não lograrem êxito na primeira tentativa, sejam persistentes e continuem estudando!

    Existe um blog que auxilia muitos alunos que almejam a tão sonhada "vermelhinha": www.portalexamedeordem.com.br/blog

    Bom...isso é tudo que sei...BONS ESTUDOS E BOA PROVA A TODOS OS EXAMINANDOS!

    Abraços,

    Melissa.

    M

    Marloz Machado Domingo, 29 de abril de 2012, 17h46min

    Um bom ramo do direito para estudar é aquele que se quer trabalhar.

    Acompanharei o tópico.

    P

    Paulo Roberto Junior Sábado, 14 de julho de 2012, 14h03min

    Sobre a competência, não devemos analisar somente o tributo. Devemos analisar também o artigo 109, I da Constituição Federal. Portanto, mesmo o tributo sendo municipal ou estadual, se a União, entidade autárquica ou empresa pública a competência será da justiça federal.

    A

    Anderson Gamma-Ba Terça, 07 de agosto de 2012, 19h47min

    Grande Dr. Bruno!

    O que você acha da prova de Direito Comercial?

    Abraços

    O

    Orientadora Sexta, 24 de agosto de 2012, 15h16min

    Dr. Bruno,
    Doutrina na prova da OAB no ano de 2012?
    Qual Estado autoriza?

    R

    Rian Diúlice Quarta, 03 de outubro de 2012, 16h21min

    CONTEÚDO PARA ESTUDO PRA OAB NO FORUM SÓ SE CADASTRAR: http://www.forumguiadouniversitario.com/forum.php

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 03 de outubro de 2012, 18h45min

    Cursinho pra 1a fase o que...

    Tem que estudar 4 matérias
    1) ética
    2) constitucional
    3) civil e processo civil OU penal e processo penal
    4) trabalhista.

    Se gabaritar já são mais de 40 pontos.

    Tem que fazer os últimos 6 ou 8 provas por que perguntas e respostas voltam. É importante reconhecer as respostas certas.

    Fiz assim e acertei 71.

    D

    Davis SD Quinta, 04 de outubro de 2012, 15h27min

    Grande problema que vejo na 2° fase, é que o gabarito só sai meses depois, e se já tem um espelho pronto por que não divulga em imediato? por que essa demora? e depois que sai o prazo pra recurso kkkkk poucos dias...... oh quanto sofrimeto. E em quanto isso os cursinhos ganhando fortunas, sem falar nos autores de livros... com aquele inovador tema COMO PASSAR NA OAB) Que comércio em..... 200 R$ a inscrição qual é o concurso no BRASIL com esse valor? Defendo a OAB mas não da forma que ai está.....Em ralação a metéria da 2° fase, é simples tem que escolher o que o candidato se sente mais seguro... não adiante ir por porcentagem de aprovação nessa ou naquele matéria se o candidato não dominar......

    L

    Lutz de Mendonça Lopes Sexta, 11 de janeiro de 2013, 15h21min

    • Antes da prova, mantenha-se atualizado sobre todas as mudanças na legislação. “O direito muda todo dia”, disse Gomes. Alterações recentes em leis e jurisprudências podem cair na próxima prova

      - Se fizer faculdade ou curso preparatório, dedique ao menos mais duas a três horas todos os dias para estudar em casa

      - Faça simulados com provas anteriores. Há exames e gabaritos no site da FGV, responsável atual pela elaboração do exame, e no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB), que era o antigo responsável pela prova

      - Faça resumos do que leu e indicações de capítulos de livros e de autores lidos, além de códigos e da Constituição. “A síntese é um sinal de que conseguiu compreender o que leu. Depois não precisa ler tudo de novo, mas se valer das anotações. É importante colocar a fonte”, disse Marcato

      - Estude o direito material e o direito processual de forma conjugada, como direito penal e processo penal ou direito civil e processo civil. “Não adianta saber o que é divórcio se não souber realizar o divórcio diante do juízo. Tem que saber aliar”, disse Marcato. “É preciso compreender a relação de artigos com artigos e de artigos com a Constituição”, afirmou Gomes

      - Estude a Constituição. “É fundamental em qualquer área o conhecimento do direito constitucional”, disse Marcato

      - Dê atenção especial ao estudo de ética e direitos humanos. O exame prevê que 15%, ou seja, doze questões da prova sejam sobre isso

      - Dedique-se ao estudo da área que escolher para a segunda fase. “Se a preferência é penal, tem que estudar bastante. As provas de hoje não são mais estritamente teóricas. Agora envolvem o dia a dia profissional com exigência de soluções”, disse o professor Marcato

      - Treine redação, escrevendo peças práticas, como petições, habeas corpus, mandados de segurança e recursos. “Muitos não passam porque não sabem concatenar ideias, redigir textos. Exercite a capacidade de condensação de ideias, mas também de expressão”, disse o professor Marcato

      - Estude português. Erros de gramática dificultam a exposição de ideias e descontam pontos nas questões discursivas. Se necessário, participe de cursos de redação forense e de gramática. “A única ferramenta do jurista é a palavra escrita e falada, por isso é preciso ter capacidade de comunicação”, afirmou Marcato

      - Peça a um professor ou a um profissional da área para que leia seus textos e corrija erros jurídicos e de português

      - Antes e durante a prova procure manter o equilíbrio emocional. Faça exercícios de respiração para controlar a ansiedade e acredite que é possível passar

      - Controle o tempo. Responda as questões mais fáceis primeiro e deixe 30 minutos das cinco horas de prova para passar as respostas ao gabarito. Segundo Gomes, a diminuição da quantidade de questões na primeira fase pode fazer com que a complexidade aumente
    L

    Lutz de Mendonça Lopes Sexta, 11 de janeiro de 2013, 15h24min

    Parabéns e suce$$o...

    E

    ErikaP. Quarta, 30 de janeiro de 2013, 17h33min

    O segredo para 2ª fase da OAB:

    1 - Escolher a área que você tem mais afinidade.

    Eu fiz Civil para 2ª Fase e quando eu contava sobre a minha escolha as pessoas criticavam dizendo que eu não ia passar pois a matéria é muito extensiva. O que ocorre é que quando você gosta do que está estudando isto não se torna um fardo, muito pelo contrário, você se apega mais matéria e aprende rápido.

    Não vão pela opinião alheia, façam o que vocês gostam. Independente de ser Penal, Civil, Trabalho e etc.

    Boa Sorte!!

    D

    Dr. Andamento Quarta, 17 de abril de 2013, 20h23min

    Realmente, apesar de tudo que rende esse assunto exame de ordem, ainda assim a ignorância e falta de bom senso imperam (v.g. levar toneladas de livros para aprender alguma coisa antes da prova, vestir-se como se estivesse num casamente, etc.)

    E o pior, há "cursinhos" preparatórios em cada esquina do país, ao vivo ou on-line, televisionado, "radiofonicado"....

    Lanço um desafio: qual curso nesse país atrai mais imprestáveis que o Direito?

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quinta, 18 de abril de 2013, 11h50min

    Desafio fácil. Brasil tem mais faculdades de direito do que o resto do mundo junto.

    A

    Adv.iniciante Sexta, 19 de abril de 2013, 16h41min

    NÃO PASSAM pois são preguiçosos, analfabetos funcionais que sentam em cima do mesmo vade mecum sujo e desatualizado durante os 5 anos de faculdade de bar...

    Não passam por pura preguiça e incapacidade, e por se iludirem com faculdades chinfrim fundo de quintal, achando que ao final irão virar advogados e ganhar muito dinheiro....

    É triste mas é a realidade...

    quem se esforça e tem comprometimento consigo mesmo, passa no exame, mesmo entrando na faculdade como um analfabeto funcional, a leitura contínua faz melhorar tudo: compreensão, escrita, oratória, raciocínio....

    Esses indivíduos que passam 5 anos com o mesmo vade mecum sujo e desatualizado, que só é aberto em dia de prova, e é usado como acento na porta do bar...como vão passar no exame de ordem?

    Os que vejo passar são os comprometidos, que sempre estão andando com livro de doutrina nas mãos, que desenvolveram raciocínio jurídico durante os 5 anos de faculdade, através da leitura contínua.

    O resto tem o que merece = A REPROVAÇÃO, prêmio dos acostumados com o modo fácil....

    ***Já não fizeram um vestibular sério, já não estudaram na faculdade os 5 anos todos, e agora é mais do que justo que não tirem o registro na OAB

    Alessandra Prata Strazzi

    Alessandra Prata Strazzi 321795/SP Terça, 16 de dezembro de 2014, 6h59min

    Colegas, gostaria de compartilhar a minha experiência de como passei na OAB: http://alessandrastrazzi.adv.br/destaques/como-passei-na-oab-3-dicas-pessoais-para-passar-no-exame-de-ordem-e-uma-dica-bonus/