tenho uma dívida de março de 2008 no banco SANTANDER, que foi comprada por uma tal de ATLANTICO. Na época tentei por várias vezes negociar com o banco e não obtive sucesso. Hoje, essa tal de ATLANTICO alega que minha divida de 3.500,00 está em 37.000,00, e eles me dão um desconto maravilhoso, deixando eu pagar 10.500,00 á vista. O fato é que, o pessoal dessa empresa quando ligam para minha casa me ameaçam, falam que não sabe como pobre faz dívida se não pode pagar, alegam que tiveram acesso a minha DECLARAÇÃO DE IR, e que eu posso pagar, pois todos que fazem DECLARAÇÃO DE IR ganham bem! Em primeiro lugar, empresas de cobrança tem acesso a minha declaração Ir? ELES PODEM ME AMEAÇAR? FALAM QUE VÃO COLOCAR A POLICIA ATRÁS DE MIM...

eu nunca fui avisada que minha divida seria vendida...

Respostas

    A

    Andrea Pereira Quinta, 14 de fevereiro de 2013, 16h34min

    Uma dica importante: Via de regra essas "empresas" de securitização compram os créditos já muito próximo do fim do prazo de prescrição (limite de tempo para o credor cobrar uma dívida em juízo). Ai começam a imprimir uma massiva cobrança, seja por telefone, sms, correspondências e até cobradores residenciais. De acordo com o parágrafo 5o do artigo 206 do Código Civil de 2002, a pretensão de cobranças de dívidas líquidas e contantes de documentos públicos ou particulares, prescreve em 5 anos. Desse modo, ao ser contatado por alguma assessoria jurídica vinculada a tais "empresas" procure saber a data do vencimento da dívida e se for superior a 5 anos, pode ficar tranquilo. Eles não podem acionar você devedor judicialmente, nem negativar ou manter as eventuais negativações junto da SERASA e do SCPC, mas apenas exercer a cobrança extrajudicial, sempre dentro das observações traçadas pelo Código de Defesa do Consumidor (sem ameaças etc... etc...). Mas em pequeno lembrete: Mesmo que inexista negativação junto dos órgãos de proteção ao crédito, é muito comum o banco que vendeu o crédito manter uma negativação junto do BACEN, ou seja, o devedor poderá ter negado alguma nova linha de crédito junto a outra instituição financeira. Nesse caso, se procurado o banco se limitará a informar os dados da "empresa" que comprou o crédito para que o devedor resolva essa situação. Por fim, cabe sempre lembrar que nesses casos, o pagamento da dívida é uma questão de boa-fé do devedor, desde que o atual credor cobre um valor justo e que seja possível ao devedor honrar tal obrigação. O que vemos em muitos casos é um grande abuso por parte das assessorias jurídicas que cobram tais créditos. Isso tem que acabar!!!!!!

    A

    AFONSILVA Segunda, 31 de março de 2014, 13h58min

    O bradesco também vende divida para este atlântico?
    Fiz a consulta no spc serasa ,e consta minha divida no bradesco,mas uma divida maior com este tal de atlântico,desconheço tal empresa até agora,assim que verifiquei o nome pesquisei e encontrei vocês,até que ponto eles podem ir,ano passado estive negociando com o banco e não fui informado pelo gerente que teriam passado a divida para frente no caso esta empresa citada. O gerente teria que me passar esta informação ou não.

    D

    daisy oliveira Terça, 22 de julho de 2014, 10h56min

    bom dia pessoal uma informação tenho uma divida na caixa economica de cheque especial no valor de 5.500 reais e 3 emprestimos no valor total de 2.000 reais, so que ja devo a 1 ano e no momento naõ tenho como pagar o banco ainda não enviou pra empresas de cobrança , sera que o banco pode entrar na justiça pra eu pagar. grata pela ajuda.

    P

    PAULO II Terça, 22 de julho de 2014, 11h04min

    Procede o citado.

    Oriento sempre meus clientes, a conversa e tom de voz muda drasticamente e as vezes, nem ligam mais passam dias, quando retornam são mais amigáveis até com os juros.

    sds☺

    D

    Desconhecido Segunda, 29 de dezembro de 2014, 15h52min

    Boa tarde, acabei de receber uma ligação dessas pessoais mal educadas com ameaças e grosserias.. minha divida já caducou a um tempo e estão ameaçando me protestar.. isso pode acontecer?

    Obrigada..

    J

    joão Terça, 30 de dezembro de 2014, 9h22min

    Érika, não podem, mas se o fizerem você ganha a causa tranquilamente

    Dirce St

    Dirce St Quarta, 25 de março de 2015, 11h43min

    Tinha um financiamento com o banco Panamericano, como foi a falencia não tinha mais como pagar , isso em 2005, agora um grupo tal de IZZI não sei de onde quer receber esse restante do financiamento. O que faço? pode meu nome ir para o cerasa agora depois de 10 anos?

    J

    joão Quarta, 25 de março de 2015, 14h54min

    Dirce, não se assuste pois não podem fazer mais nada com você. A dívida etá totalmente prescrita.

    Juliane Ulrich

    Juliane Ulrich Quarta, 25 de março de 2015, 16h29min

    Olá, Dirce. O colega João está certo, sua dívida está prescrita. Caso incluam seu nome do Serasa ou qualquer órgão de proteção ao crédito, você tem direito a pedir indenização por danos morais.
    Erika, apenas complementando a informação prestada pelo colega João, produza provas das grosserias e ameaças, gravando a ligação. Há diversos aplicativos que gravam as ligações efetuadas e recebidas em telefones celulares.
    Juliane Ulrich
    [email protected]

    Dirce St

    Dirce St Quarta, 25 de março de 2015, 23h28min

    Obrigada de coração pelos esclarecimentos João e Juliane.

    G

    Gustavo Sexta, 24 de abril de 2015, 8h32min

    Se me permitem, é fácil resolver a questão da pertubação. É através deste artificio aliás, que a Atlãntico se utiliza para realizar as cobranças, ligando interminavelmente para as pessoas. Qualquer explicação que seja dada ao atendente, de nada adiantará, outro retornará a ligação e assim sucessivamente. O que eu fiz foi comprar um telefone fixo com bina e com capacidade de memoriazar até 200 números. A cada ligação da Atlântico eu gravava o número e inseria uma melodia diferenciada e com volume 1 (bem baixo e bonita por sinal). A partir de um certo tempo, os números começaram a se repetir, a melodia bonita tocava (assim, já sabia que eram eles e nem dava bola para o telefone) e muitas vezes sequer ouvia por causa do volume muito baixo. E assim esta sendo até hoje. A principio, acredito que meu telefone tenha memorizado todos os numeros (perto de 20). Quando não são eles, o telefone toca em outra melodia e no volume normal. Já faz algum tempo que não atendo ligações deles, embora liguem todo o dia, umas 7 vezes. Até engraçado, gravei os números com o nome "Bobagem 1, Bobagem 2 e assim por diante.. Quando chego em casa, tem umas 5 chamadas não atendidas, 2 do Bobagem 10, 1 do Bobagem 8 e assim vai... Evidentemente que as vezes, ligam de algum numero que não esta gravado, aí eu memorizo mais este no telefone (Bobagem 19 por exemplo) e pronto. Então, com estas precauções, sei quando me ligam e atendo se quiser. No celular é mais fácil ainda, pois existem aparelhos que bloqueam o número. Da tabalho no inicio mas com o tempo, os números vão se repetindo e fica uma beleza. E-mail é só ir nas regras e bloquear, também da trabalho no inicio mas depois eles se repetem e torpedos idem. Bom, espero ter ajudado!!!

    R

    roqque rodrigues da silva Quarta, 13 de janeiro de 2016, 20h51min

    A minha esposa tem uma divida com o carreffor e varias veses ligaran ameaçando ela e ja ate recebemos uma carta com o endereço do cartorio mas ate agora não fomos la e ate ameaçaran peorar os bens