LOJA PODE SE NEGAR A VENDER PRA MIM?
Uns dois anos atras eu fui para o cerasa e spc por falta de pagamento em uma loja,no final do ano eles me mandaram um acordo de natal para eu pagar as parcelas,quando começei a pagar eu sai do spc e ser...,quando chegou na terceira prestação sempre em dia eu fui em outra loja comprar não deu pq eles me colocaram de novo no serasa,mas estava em dia,fui na loja falei eles pediram desculpas e falaram q estava tudo ok,no outro mês eu fui compra em uma loja estava de novo no serasa,entrei com o advogado e ele acionou as pqnas causas eles tiveram q me indenizar num valor de 2700,00 reais,passaou um ano e agora fui comptrar na mesma loja disseram q não podem me vender isso é normal se não estou no spc e nem serasa????
Ótima sua colocação Sven. CMSA, nenhuma loja é obrigada a vender a nenhum cliente a prazo, se vc foi efetuar o pagamento a vista em dinheiro ai sim é algo para se verificar.No caso do crédito sua adEvogada está totalmente equivocada pois nenhuma instituição financeira é obrigada a liberar crédito a ninguém. Qualquer financeira irá veriricar se você é boa pagadora, se ja ficou inadimplente, quais garantias reais possui etc etc etc, Crédito sério não é liberado assim de qualquer forma ( a menos que vc procure um agiota ) rsrs.
Discordo parcialmente dos nobres colegas CaioCV, Sven e Insula.
Apesar do firme entendimento de que a venda a crédito é mera liberalidade do credor, é necessária a análise a partir de outros aspectos.
SE determinada loja oferta produtos onde conste a venda a prazo - do tipo geladeira xxxx por apenas yyyy em zzz prestações, passa a ser item integrante da oferta e já não mais pertence ao campo da liberalidade do vendedor, pois eis que está vinculado à sua oferta.
Neste caso, pode-se apenas exigir que sejam cumpridos requisitos objetivos e não subjetivos.
Com todo o respeito ao entendimento dos colegas,
Pensador, Neste situação sua obsservação está correta, visto o questão " venda a prazo " estar diretamente ligada a oferta do produto. Agora na uestão da informação passada pela adEvogada dela, sou obrigado a discordar totalmente pois como o colega Sven disse : Crédito é um benefício e não um direito.
Prezado CaioCV, como observei, nunca vi causa ganha antes do trânsito em julgado.
Quanto ao caso presente, há que se ver o conjunto fático. Se houve oferta generalizada e cumprindo a consulente aos requisitos objetivos a loja não pode se negar a vender se não estava presente na oferta a restrição de forma clara, ou seja, ofereceu tem que cumprir.
Veja, que este entendimento não é unanimidade.
Concordo com sua colocação ( a menos que a advogada consiga prever fatos futuros rsrs ). Como vc disse é necessário verificar o contexto como um todo, porém o apresentado foram apenas fatos isolados, desta forma nos impediendo de chegarmos a um ponto comun. Mas de qualquer forma existem apenas 2 situações plausiveis, esta apresentada por vc ( no caso da venda a prazo vinculada ao produto ) ou a situação em que simplesmente se comparece a loja e se tenta comprar a prazo sem oferta alguma.
Com relação ao Crédito citado creio que todos chegamos a um ponto em comun : não há regra que de direito a crédito sem prévia analise, portanto nem todos tem direito a este beneficio.
O fato é que o cliente demonstrou não ser merecedor da confiança, posto que descumpriu a promessa em honrar os pagamentos, assim, eles (os lojistas) que tiveram a confiança traída podem se negar a conceder o crédito.
Como bem disse o Sven, eles não podem é se negar a vender se o pagamento for à vista.
Vanderlei,
Não estudei Direito mas minha formação ( Computação Forense ) tinha algumas matérias relacionadas a area. Gosto deste fórum por ser um espaço onde as pessoas podem expressar seus problemas e trocar idéias, além de ser uma grande fonte de conhecimento e gratuita Kkkkk. Acompanho varios tópicos e ja aprendi muito, inclusive com a colega Insula, que diga-se de passagem é um grande prazer ler seus comentarios. Fico indignado quando um cidadão LEIGO, vem aqui e pelo fato de não ter obtido a resposta que esperava, sai falando qualquer baboseira. As pessoas mais sabias do mundo tinham uma coisa em comum, eram humildes e dividiam seu conhecimento com os demais. Aos sabe tudo , como o amigo CMSA, por gentileza nos agraciem com sua ausencia.
Abraços