Ola a todos!!!! Sou microempresário, optante ao simples (ME), 20 anos de atividade e outros 9 como vendedor com vínculo empregatício, estes últimos, anterior a 1994. De maneira que tenho 54 anos de idade e quase 30 anos de contribuição. Atualmente estou pagando o pró-labore sobre valor de R$ 1800,00, que dá uma GPS com código 2003, o identificador é o meu CGC e valor de R$ 198,00, um índice de 11%. Dúvidas: Eu consigo me aposentar por tempo de contribuição (aos 60 anos de idade)? Somente vou me aposentar aos 65 anos de idade? Se for aposentadoria somente aos 65 anos, é possível antecipar, mesmo com perda? Agradeço qualquer ajuda que me for prestada...

Respostas

    L

    Luguevas Quarta, 16 de dezembro de 2015, 2h52min

    Miqueias: A contribuição do microempresário individual (MEI) não é em cima do pró-labore. É uma contribuição que engloba impostos e previdência. Só dá direito a aposentadoria por idade, a menos que o empresário contribua com a diferença em outro código próprio para essa diferença.