Posso registrar uma empresa que contem o mesmo nome que o meu ?

Há 14 anos ·
Link

Olá! Antes de mais nada, eu gostaria de agradecer ao espaço aqui concedido para tirar dúvidas jurídicas. Bom, eu tenho uma empresa, não vou citar nome, vou dar apenas exemplo. Uma empresa chamada, por exemplo (não tenho ideia), Multpok aqui no Brasil, situada em uma cidade do interior. Em São Paulo, há outra empresa com o mesmo nome: Multpok. Eu gostaria de registrar o nome da empresa na Internet; www.multpok.com.br, porém, há a empresa situada em São Paulo que já possui o nome na Internet, www.multpok.com.br. Então, eu registrei o nome, acrescentando o (I), www.multipok.com.br. Em ambos os casos, pode ocorrer algum problema ? Pelo fato deu ter o nome da empresa com o (I) acrescentado, e ter uma empresa com o mesmo nome da empresa de São Paulo ?

Obrigado!

Atenciosamente, Gustavo

4 Respostas
MMachado- Adv-SP
Há 14 anos ·
Link

Se a sua empresa atuar no mesmo ramo de atividade daquela anterior, havendo a hipótese de que haja confusão no mercado, dos consumidores, tomadores de serviço, fornecedores, etc., é possível que haja problemas. Principalmente se esta outra empresa for conhecida, poderá ser alegada a concorrência desleal se ficar comprovado que você usou deste artifício com a finalidade de desviar clientela. Fundamento: Lei de Propriedade Industrial - (Lei nº 9.279/96) artigo 195, III.

Imagem de perfil de ADRIANO ANTUNES DA COSTA
ADRIANO ANTUNES DA COSTA
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Se forem ramos de atividades diferentes, não haverá nenhum problema. Entretanto, se o ramo de atividade for o mesmo, se prepare porque o processo será feio.

Censurado
Há 14 anos ·
Link

Outro dia fiquei li uma notícia de que a Jhonny Walker estaria processando uma marca de cachaça mineira chamada Joâo Andante. Mas neste caso estaria processando por plágio, O rótulo da cachaça João Andante se parece com o do Jhonny Walker mas com certas peculiaridades... segue o link abaixo desta reportagem caso alguém tenha interesse:

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/johnnie-walker-processa-cachaca-mineira-joao-andante-por-plagio--2

Imagem de perfil de Anderson Gamma-Ba
Anderson Gamma-Ba
Há 13 anos ·
Link

Prezados,

Independente do ramo de atuação da empresa, em qualquer momento pode-se alegar a tentativa de concorrência desleal, vez que, uma utiliza-se do "poderio comercial de uma na indução ao erro dos consumidores com a criação de site semelhante ao outro".

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos