Boa noite. Me ajudem pois tenho um problema e sou leigo no assunto. Tenho uma carro cujo os IPVA de 2009, 2010, 2011 e 2012 estão atrasados, fiquei desempregado em março desse ano e vou receber a recisão agora em junho. Fui em um despachante para por em ordem o pagamento dos IPVA e para minha surpresa o despachante me falou que os IPVA de 2009 e 2010 foram inscritos na DIVIDA ATIVA, quase cai para traz quando vi que o valor de um IPVA passou de R$789,00 para absurdos R$2.023,00 reais! isso para o IPVA DE 2010. Ja o IPVA DE 2009 passou de R$971,81 para absurdos R$2.722,42!! Isso sem contar os outros IPVA de 2011 e 2012, e agora? o que eu faço? pois estou desempregado e o recisão que vou receber não da para pagar tudo isso. Tem algum jeito de se abater esses juros absurdos? tem algum metodo para eu ficar isento ao menos dos IPVA mais antigos? pois como eu falei estou desempregado, sou casado e tenho uma filha de 2 anos. Pelo que eu estou vendo não vou conseguir pagar e por isso terei que deixar o carro parado, nem sequer poderei vende-lo para conseguir dinheiro. O que é prescrição quando se estar escrito na divida ativa? Me da uma ajuda pois sou totalmente leigo no assunto, isso para mim é novidade. Não recebi nenhuma notificação em minha residencia com relação a esses lançamentos na divida ativa.

Respostas

    J

    José Abrantes Sábado, 12 de abril de 2014, 1h58min

    Em 1988, vou repetir, 1988, vendi uma moto e ela foi roubada no dia seguinte. Sem o decalque do chassi o comprador não passou os documentos para seu nome, além do mais, foi roubada e nunca mais acharam. Ainda recentemente fui inscrito na dívida ativa para o IPVA de 1989, vou repetir, 1989. Uma cobrança indevida de uns 25 anos atrás é de sentir vergonha de ser brasileiro, mesmo.

    V

    valdeci gonçalves pereira Terça, 22 de abril de 2014, 22h02min

    Como Adriano Anjos disse para ir no site .....http://www.dividaativa.pge.sp.gov.br/da-ic-web/inicio.do..que la poderia parcelar o IPVA, mas la diz o seguinte:..A legislação não admite parcelamento de débitos relativos a IPVA, de tal sorte que o contribuinte poderá apenas liquidar o débito ou efetuar recolhimento parcial....onde devo resolver meu problema com ipva que foi para dívida ativa.

    R

    Renatosilva Quarta, 23 de abril de 2014, 22h08min

    Amigos, preciso de uma orientação, tenho um veículo que

    está com documentos atrasados e estou iniciando os pagamentos, porém os IPVA´s referente a 2012 e 2013 estão em dívida ativa, se eu pagar ele parcialmente que é uma opção que a secretaria me oferece direto no site, vou conseguir licenciar o veículo???

    Já paguei tudo, licenciamento, dpvat, seguro, multas que tinham, e fiquei com essa dúvida para licenciar e poder rodar com ele sem medo.

    meu ajudem pois sou leigo no assunto.

    Valeu

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quarta, 23 de abril de 2014, 22h15min

    Renato!

    Terá que pagar integralmente.

    Atenciosamente,

    Fernando

    Site: www.sigarecursos.com.br

    E-mail: [email protected]

    .

    K

    Karin Fevereiro Segunda, 28 de abril de 2014, 11h01min

    O governo ja assinou a lei do PPD do Ipva, deve sair ainda este ano, ou seja quem tem ipva em divida ativa vai poder parcelar com desconto a vista Redução de 75% do valor das multas punitiva e moratória e Redução de 60% do valor dos juros e parcelado em ate 24 x ,com juros de 0,64% ao mes , parcela minina 200,00 , Redução de 50% do valor das multas punitiva e moratória e Redução de 40% do valor dos juros. Fiquem de olho quando sair o ppd!!! Boa sorte

    R

    Rog Cintra Quinta, 05 de junho de 2014, 13h44min

    comprei um carro em sp com divida ativa, segundo me informei o titular do cpf já pode parcelar e negociar a divida com pge, mas no meu caso que não sou o titular da divida ainda não saiu mas segundo fui informado também saíra esta opção.

    A

    Alexander Coghi Do Nascimento Domingo, 15 de junho de 2014, 14h02min

    o gOVERNO ACABOU DE LANÇAR UMA CAMPANHA PARA QUITARMOS OS IPVAS EM ATRASO........... O PRAZO PARA ADESÃO IRA ATÉ O DIA 29/08 e pelos meus calculos,vc orá pagar 57% do valor que eles exibem na pagina da divida ativa. para maiores informações acesse: https://www.ppd2014.sp.gov.br/ppd.

    Boa Sorte

    W

    Willians Carvalho Quarta, 09 de julho de 2014, 15h45min

    PARCELAMENTO DE DÈBITOS IPVA COM 75% DE DESCONTO
    Débitos com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

    Os contribuintes paulistas que têm débitos inscritos na dívida ativa do estado terão uma
    oportunidade para parcelar o valor ou conseguir um generoso desconto de 75% no total de multas e
    de 60% no valor dos juros de mora para o pagamento em parcela única.

    O Programa de parcelamento vale pa débitos tributáveis (imposto estaduais não pagos como o IPVA )
    enão tributaveis ,como taxas e multas cobradas pelo estado.

    DIVIDAS QUE PODEM ENTRAR NO PROGRAMA

    #IPVA
    #ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
    #IMPOSTO DE DOAÇÂO DE BENS
    #IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÂO ''CAUSA MOTIS''
    #DEMAIS IMPOSTOS ESTADUAIS
    #MULTAS CONTRATUAIS COM ALGUM ÒRGÂO DO ESTADO
    #MULTA PENAL DE PROCESSO MOVIDO PELO ESTADO
    #TAXAS DE SERVIÇOS OFERECIDOS POR ÒRGÂOS ESTADUAIS
    #RESSARCIMENTO DE DIVIDA DE SERVIDOR PUBLICO COM O ESTADO

    VANTAGENS
    Quem aderir ao programa vai ter descontos

    Divida de impostos
    Desconto de 75% no valor das multas e de 60% no valor dos juros se pagar a vista
    Desconto de 50% no valor das multas e de 40% no valor dos juros ser parcelar.

    Dividas com taxas , multas e outros motivos
    Desconto de 75% nos encargos se pagar a vista
    Desconto de 50% nos encargos se parcelar.

    PARCELAMENTO
    O valor minimo da parcela é de R$ 200,00 Reais
    O prazo máximo de parcelamento é de 24 vezes
    Dividas de acordos anteriores ou de acordos não cumpridos também podem entrar no programa

    Período do Parcelamento é 19/05 á 29/08

    TELEFONE. VIVO (11)99854-1873 / (11)97333-9893 FALAR COM WILLIANS

    W

    Willians Carvalho Quarta, 09 de julho de 2014, 15h46min

    PARCELAMENTO DE DÈBITOS IPVA COM 75% DE DESCONTO
    Débitos com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

    Os contribuintes paulistas que têm débitos inscritos na dívida ativa do estado terão uma
    oportunidade para parcelar o valor ou conseguir um generoso desconto de 75% no total de multas e
    de 60% no valor dos juros de mora para o pagamento em parcela única.

    O Programa de parcelamento vale pa débitos tributáveis (imposto estaduais não pagos como o IPVA )
    enão tributaveis ,como taxas e multas cobradas pelo estado.

    DIVIDAS QUE PODEM ENTRAR NO PROGRAMA

    #IPVA
    #ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
    #IMPOSTO DE DOAÇÂO DE BENS
    #IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÂO ''CAUSA MOTIS''
    #DEMAIS IMPOSTOS ESTADUAIS
    #MULTAS CONTRATUAIS COM ALGUM ÒRGÂO DO ESTADO
    #MULTA PENAL DE PROCESSO MOVIDO PELO ESTADO
    #TAXAS DE SERVIÇOS OFERECIDOS POR ÒRGÂOS ESTADUAIS
    #RESSARCIMENTO DE DIVIDA DE SERVIDOR PUBLICO COM O ESTADO

    VANTAGENS
    Quem aderir ao programa vai ter descontos

    Divida de impostos
    Desconto de 75% no valor das multas e de 60% no valor dos juros se pagar a vista
    Desconto de 50% no valor das multas e de 40% no valor dos juros ser parcelar.

    Dividas com taxas , multas e outros motivos
    Desconto de 75% nos encargos se pagar a vista
    Desconto de 50% nos encargos se parcelar.

    PARCELAMENTO
    O valor minimo da parcela é de R$ 200,00 Reais
    O prazo máximo de parcelamento é de 24 vezes
    Dividas de acordos anteriores ou de acordos não cumpridos também podem entrar no programa

    Período do Parcelamento é 19/05 á 29/08

    TELEFONE. VIVO (11)99854-1873 / (11)97333-9893 FALAR COM WILLIANS

    W

    Willians Carvalho Quarta, 09 de julho de 2014, 15h47min

    PARCELAMENTO DE DÈBITOS IPVA COM 75% DE DESCONTO
    Débitos com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

    Os contribuintes paulistas que têm débitos inscritos na dívida ativa do estado terão uma
    oportunidade para parcelar o valor ou conseguir um generoso desconto de 75% no total de multas e
    de 60% no valor dos juros de mora para o pagamento em parcela única.

    O Programa de parcelamento vale pa débitos tributáveis (imposto estaduais não pagos como o IPVA )
    enão tributaveis ,como taxas e multas cobradas pelo estado.

    DIVIDAS QUE PODEM ENTRAR NO PROGRAMA

    #IPVA
    #ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
    #IMPOSTO DE DOAÇÂO DE BENS
    #IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÂO ''CAUSA MOTIS''
    #DEMAIS IMPOSTOS ESTADUAIS
    #MULTAS CONTRATUAIS COM ALGUM ÒRGÂO DO ESTADO
    #MULTA PENAL DE PROCESSO MOVIDO PELO ESTADO
    #TAXAS DE SERVIÇOS OFERECIDOS POR ÒRGÂOS ESTADUAIS
    #RESSARCIMENTO DE DIVIDA DE SERVIDOR PUBLICO COM O ESTADO

    VANTAGENS
    Quem aderir ao programa vai ter descontos

    Divida de impostos
    Desconto de 75% no valor das multas e de 60% no valor dos juros se pagar a vista
    Desconto de 50% no valor das multas e de 40% no valor dos juros ser parcelar.

    Dividas com taxas , multas e outros motivos
    Desconto de 75% nos encargos se pagar a vista
    Desconto de 50% nos encargos se parcelar.

    PARCELAMENTO
    O valor minimo da parcela é de R$ 200,00 Reais
    O prazo máximo de parcelamento é de 24 vezes
    Dividas de acordos anteriores ou de acordos não cumpridos também podem entrar no programa

    Período do Parcelamento é 19/05 á 29/08

    TELEFONE. VIVO (11)99854-1873 / (11)97333-9893 FALAR COM WILLIANS

    A

    Aurélio Schweitzer Segunda, 04 de agosto de 2014, 16h00min

    Olá.

    Apenas para esclarecer e colaborar, o governo paulista esta parcelando débitos relativos ao IPVA e multas que estejam como divida ativa. Entre no site https://www.ppd.sp.gov.br/Forms/frmOrientacoesPPI.aspx e com a senha da nota fiscal paulista você mesmo pode parcelar.

    Espero ter ajudado.

    Abs

    L

    Leide Cardoso Sexta, 19 de setembro de 2014, 9h00min

    Olá!!!me ajudem!!!!comprei um veiculo da BV financeira que estava com busca e apreesão do antigo proprietário que já tinha falecido , aminha surpresa e que em nome do antigo proprietário já falecido existe divida no Cadim de iPVA E LICENCIAMENTO DE 2009,2010,2011,2012 2 2013.
    agora a Fazenda queer que eu pague quase R$12.000,00 do falecido para liberar o documento do veiculo...gente isso procede?estou quase ficando louca pqo carro não vale mas que 9.000,00 o que faço?grata

    Lucas Soares

    Lucas Soares Sexta, 10 de outubro de 2014, 20h42min

    Olá, meu padrasto tem um caso de dívida ativa no valor de R$10.000,00 referente ao IPVA a partir de 2007, so que esse carro foi batido em 2007 e estava inutilizável em uma oficina, ele tem o BO e tudo mais. Gostaria de saber se vale a pensa ingressar em juízo para discutir esse valor, ou se realmente não tem jeito de mudar esse valo.
    Grato

    Angelo Andressa Galdino

    Angelo Andressa Galdino Sábado, 10 de janeiro de 2015, 3h41min

    ola verifiquei agora e estou com divida ativa tbm de ipva, mais no meu caso comprei meu carro em 27 novembro de 2013 e minha primeira parcela de ipva venceu 13/02/2014 e aqui consta que fui inscrito na divida ativa em 30/09/2014 no minimo não seria 1 ano depois do vencimento da primeira parcela e o ipva de 2013 que eu achei que iria pagar uma porcentagem não foi cobrado no dia que fui fazer o documento to perdido vcs podem me ajudar?

    D

    Daniel Quarta, 21 de janeiro de 2015, 12h15min

    Alguém sabe informar se em 2015 haverá um programa de parcelamento do IPVA?

    C

    Cesar Terça, 16 de junho de 2015, 10h51min

    Também vendi um Monza há muito tempo e recebi um comunicado que o carro está num patio de leiloeiro por falta de transferencia no ano passado e um comunicado do cadin a esse respeito, porém efetuei todos os tramites junto a cartório para o comprador e ainda assim recebo de vez em quando multas deste veículo; detalhe o endereço do comprador é proximo minha casa e não consigo encontra-lo. Infelizmente neste país estamos fadados a ser jogados as traças destes politicos inuteis.

    F

    Francisco Junior Quarta, 02 de dezembro de 2015, 15h58min

    Aqui em São Paulo por decisão Judicial, já estão bloqueando conta salário, pessoas que venderam os carros para terceiros, sem a orientação que tinham que acompanhar a vida futura do veículo, isto se o comprador não pagar o ipva, nem transferir. Tudo isso sem ao menos a pessoa ter sido intimada a se explicar em juízo, o por que do débito...... Durma com esse barulho. Melhor reclamar para o Papa!

    E

    Elvia Quinta, 14 de janeiro de 2016, 9h34min

    Paguei a 1º parcela da divida ativa de IPVA licença e seguro .Como faz para pegar o documento do carro

    D

    Desconhecido Quinta, 14 de janeiro de 2016, 9h50min

    ué! se vc pagou todas a s taxas é só aguardar que o correio entregue o crlv em sua residencia isso se vc pagou as taxas do correio caso contrário procure a ciretran ou o popua tempo se onde vc reside tiver esse serviço.

    Slavko Saweljew

    Slavko Saweljew Domingo, 18 de setembro de 2016, 19h15min

    IPVA 2012
    Acabo de receber Notificação expedida em 15/set/2016 para pagamento á vista ou em dinheiro até dia 20/09/2016 ,no Tabelião de Protesto !
    a)a Notificação fora enviada para a um endereço que não resido há mais de 10 anos b)veículo é de 2008 ,fora abandonado por estar totalmente inoperante,por motivos de saúde fiquei hospitalizado e fui amputado ,recebi alta hospital e fora reconduzido para ao PS acometido AVC, o resto do veículo uma Fiat uno pedi para ser levado para quem tivesse interessado!
    Por favor ,o que recomendam que eu posso fazer,não tenho como locomover-se ,sou aposentado e inválido do INSS!
    grato:slavko saweljew meu e-mai:[email protected] e [email protected]