Olá, tenho 33 anos tenho duas filhas e estou grávida de um terceiro filho; estou de 24 semanas de gestação e já estou ficando apavorada por causa do parto normal, acho que tenho trauma pelos anteriores; falei com meu médico que atende-me pelo SUS e ele disse que não posso fazer uma cesária, já estou em pânico e gostaria de saber se tenho direito de fazer uma cesária pelo SUS, e como devo proceder para que isso aconteça, pois não quero mais passar por todo aquele transtorno de dor novamente. Obrigada.

Respostas

    L

    LicitaDicas Quarta, 06 de junho de 2012, 23h05min

    O SUS cobre sim os custos da cesária, porém a decisão final é do médico, salvo engano não são todos os casos em que se permite o procedimento.

    Já tentou uma opinião de um segundo médico?

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Quinta, 07 de junho de 2012, 5h39min

    Que eu saiba, somente no momento do "trabalho de parto" é possível avaliar se o melhor é o parto normal ou a cesariana.

    M

    Marya Eduardah Quinta, 07 de junho de 2012, 12h45min

    Bom dia Lu Andrade,

    Não sou mãe.

    Pesquise sobre o parto humanizado.

    Recomendo a música "Debaixo d'água / Agora", é linda, traz uma tranquilidade.

    Acesse a matéria e vídeo: "BRASILEIRA COMPARTILHA O NASCIMENTO DE SEU FILHO NA INTERNET".

    Acredito que depois deste vídeo, as mulheres irão repensar em relação ao parto normal.

    Desejo-lhe muita luz, saúde, alegrias, neste momento especial.

    ?

    Desconhecido Quinta, 07 de junho de 2012, 16h41min

    Marya obrigada pela sua resposta tbm, mas amigaaaaa esse é meu terceiro e ultimo filho, e cada vez mais me convenço que parto normal, depois que fizeram a primeira cesária, só prova o quanto o ser humano apesar de pensar que está evoluindo, ainda é um regredido; Também respondendo a Cristina e a Lecita eu digo: Como que é que uma pessoa pode saber e decidir o que é melhor pra vc? e se depois desse parto normal eu entrar em uma depressão?

    Mas meninas, eu queria somente saber se eu posso decidir em fazer uma cesária pelo SUS e quando tenho este direito? ou se é somente depois de 8, 10, 12 horas sofrendo tentando um parto normal ?

    E

    Elisete Almeida Quinta, 07 de junho de 2012, 18h17min

    lu andrade;

    Não sei lhe dizer se é possível a senhora optar por cesariana no SUS. O que ouço falar é que o parto mais recomendado é o normal, só se optando por cesaria em situações muito pontuais.

    Tive um caso destes na minha família, foi com uma tia, o médico ficou 3 horas tentando um parto normal, só mudando para a cesaria quando concluiu que a bebê era muito grande. Resultado, minha prima nasceu com 5,400 de peso, daí o médico não conseguir fazer o parto normal. Minha tia queria estrangular o médico.

    Encontrei este link na net, talvez possa lhe ajudar:

    http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=20911

    Boa sorte!

    M

    Marya Eduardah Quinta, 07 de junho de 2012, 23h56min

    Oi Lu Andrade,

    Como operadora do direito, tenho conhecimento do deferimento de liminares em casos similares. Em especial, em um caso que pesquisei foi deferida a liminar para realizar o procedimento da cesárea, que foi negado pelo plano de saúde, em decorrência da carência. Neste caso, foi anexado o relatório médico que comprovava a necessidade da cesárea.
    No seu caso, procure a opinião de outro profissional para dizer se tem necessidade da cesárea.
    Infelizmente pelo Sus, é mais difícil e mesmo que recorra a um advogado particular ou defensor público, não basta socorre-se do judiciário e pedir, terá que comprovar a verdadeira necessidade. No entanto, não deixe de requerer seus direitos, em especial aquela anestesia que atenua muito a dor.
    Ficamos um pouco limitadas aqui em te fornecer maiores orientações, porque cada caso é um caso, sendo imprescindível sim, o parecer do médico para a indicação do parto.

    Att.

    R

    Rosana Sexta, 08 de junho de 2012, 8h09min

    Opiniao pessoal (gostaria de ter ouvido isso antes):

    Só tenho um filho, que tive por cesariana há quatro anos. Até hoje a sensibilidade da pele do local nao é a mesma, demora a voltar, pois os nervos precisam se recuperar. Eu nunca tinha ouvido falar nisso antes, mas é normal em qualquer cirurgia. Nao é muito agradável.

    Outra coisa q nao gosto é do local da cicatriz (depende muito do medico). A minha esta quase invisível, mas deixou uma falha q esteticamente nao gosto. Esses foram os 2 maiores problemas que tive.

    A curto prazo, vc nao sente dor no parto, mas um grande enjôo nos momentos em q o medico pressiona para puxar o bebe. E a recuperação pos-parto é demorada, precisei de ajuda até para ir ao banheiro. Hoje, se pudesse escolher, tentaria o normal, para evitar principalmente esses problemas q persistem até hoje.

    J

    Julianna Caroline Quarta, 13 de junho de 2012, 0h07min

    O parto normal é o recomendado primeiro por ser melhor ao bb, segundo para a mãe.
    Pelo SUS, não existe escolha, e a cesária só é realizada se durante o trabalho de parto o médico atestar a necessidade do procedimento, em caso de risco a vida do bb ou da mãe.
    O simples fato de ter medo não é necessidade.
    Existe o parto humanizado, esclareça com seu medico.
    Existe tbm uma lei que determina que a parturiente escolha alguém paa acompanha-la na sala de parto, inclusive podendo ser o marido.
    Digo isso porque recentemente vi uma reportagem em que as mães pediam pros maridos acompanharem e o hospital não deixava, infringindo a lei.
    Boa sorte no se parto, e tire essa coisa da cabeça de que depois do parto normal vc pode ter depressão.
    A depressão pós parto é uma condição que nada tem a ver com o tipo de parto realizado, é uma condição hormonal. Pesquise a respeito.

    S

    slIA Quarta, 13 de junho de 2012, 22h18min

    pobre sofre... meu deus.. tem que passar dor fisica , psicológica... etc..

    ?

    Desconhecido Domingo, 17 de junho de 2012, 15h48min

    VDD sNia, enquanto isso o rico denheirinho dos nossos impostos são entregues para causas insolentes e palhaçadas como essa do RIO+20 .

    B

    Bruna Silva Rocha Domingo, 17 de junho de 2012, 20h21min

    Lu andrade:

    O SUS com toda certeza irá lhe fazer um parto normal,
    Cesariana só em casos em que não há dilatação e contrações,
    ou se o bebe já esta de 42 semanas e nada de nascer
    e que o bebe não sai por nada...
    Acredite, o parto normal é o melhor que tem, e se vc passou por ele duas vezes,
    seja forte, passe pela terceira tbm!!!
    Além de ser bom para o bebe é bom para vc tbm !!!

    Tenho filhos meu filho nasceu de parto normal, no hospital Mario covas Mto bom !!!
    Tinha convenio, mas sabia que iriam me colocar "na faca" pois todas minhas amigasque
    tiveram bebes lá , todas foram cesarianas, e quiseram parto normal....
    Eles adoram cortar as pessoas sem necessidade...
    Qnd engravidei da minha filha decidi tirar isso da minha cabeça, e sempre alertei minha ginecologista que QUERIA o parto normal, mas isso ela não fez por mim !!!

    Tive as constrações, passagem ,tudo certinho, mas na hora ela falou que minha filha
    não estava saindo, e que ela poderia estar com o cordão no pescoço puxando ela de volta e falou que teria que ser uma cesaria, fiquei mto triste... fora que ela não chamou meu marido para entrar, o que eu lhe pedi milhares de vezes... e nada !!! (meu direito)

    Bom, depois dela nascer, ela demorou demais para chegar no meu quarto, disseram que ela estava com probleminhas de respiração... teria que por no oxigenio e fizeram raio x do pulmãozinho dela,
    bom acho que o parto normal devido á mãe e a criança tbm fazerem força isso ajuda ela á ser uma criança mais saudavel, pense bem !

    Como passei pelos dois procedimentos, o melhor msm é o parto normal !!!
    Nós somos fortes, vc vai aguentar acredite !!!

    Bom parto para vc e para a criança !!!

    B

    Bruna Silva Rocha Domingo, 17 de junho de 2012, 20h32min

    Rosana:

    Realmente a cesariana é horrivel !!!
    De principio não sentimos as dores do parto, mas depois é terrivel,
    Não andamos direito, inchaço, a barriga fica inchadaça, com gazes(todas ficam)
    Tbm precisava de ajuda para tudo nem levantar eu conseguia...
    Fiquei ruim durante 12 dias, até eu melhorar demorou...

    Já o parto normal,
    o bebe saiu... já era ... aquela dor toda sai junto com o bebe !!!

    Só faltou eu dar estrelinhas no quarto !!!

    Estava zero bala !!! Mto bom !!!

    Tive o parto normal, cesariana e um parto NATURAL

    O natural é sem soro, sem corte, sem anestesia local,nasceu sem nenhuma interverçao médica...

    Até os pontos foram sem anestesia... senti um por um, doeu mto heem !!!

    K

    Karla Moreira Bastos Palmieri Quinta, 29 de outubro de 2015, 10h51min

    Olá Luciana, gostaria de saber qual foi o desfecho do seu parto! Teve parto normal ou cesáriana? como foi? Aguardo!

    D

    Desconhecido Sexta, 30 de outubro de 2015, 16h18min

    depois de 3 anos? duvido que ela ainda acesse esse fórum

    G

    Gisele Galvão Sábado, 31 de outubro de 2015, 23h37min

    Ai amiga somos 2
    Tive dois partos normais . do meu 1° fikei 17 hrs em trabalho de parto .
    Do meu segundo q ta cm 2 anos hoj . tive hemorragia a placenta nao saia e estorava a cada puxada e depois d tanto sofrimento entrei em depressao pos-parto e tirei ele do peito cm 5 dias de vida . Isso tava acabando cmg
    Sofri dmaisss e tenho pavor so de pensar em partos ... Fiko apavorada quando veju o barrigao de amigas minhas.
    Isso se chama stress pos traumático. ...... Corre atraz . se quizer cezaria é um direito seu . Se um dia eu engravidar de novo ( nao kero e me previno pra q isso nao aconteça rs ) vou fazer o mesmo. Correr atraz p q seje realizada uma cezariana .

    Paula Kubo

    Paula Kubo Quarta, 01 de junho de 2016, 18h06min

    Sou psicóloga acho bizarro ainda nos dias atuais a mulher ser submetida a procedimentos contra a sua vontade. Para informaçao de todos qualquer evento interpretado pela pessoa de forma agressiva, invasiva, etc pode sim desencadear um processo depressivo. Não acredito que em pleno seculo vinte e um ainda não exista uma lei específica que trate da questão. Parto normal ou cesariana, escolha que só cabe àquele que será submetida aos respectivos procedimentos. Parto= momento único e especial, o grande dia, tão esperado pela mamãe. País vamos acordar, respeito ao desejo é ao corpo da mulher! Informações devem ser oferecidas, e após devidamente esclarecidas as dúvidas cabe a mãe a escolha do parto independente se for sus ou particular!

    Paula Kubo

    Paula Kubo Quarta, 01 de junho de 2016, 18h09min

    Senhores advogados, é fato que não exista nenhuma lei relacionada ao tema? Nem ao código de ética dos medicos?