Meu pai fez um empréstimo consignado em um banco que descontado em sua folha de pagamento. Ocorre que ele faleceu e minha mãe já fez a requisição da pensão. Esse valor do empréstimo que meu pai realizou é quitado com seu falecimento? devo procurar o banco e informar seu falecimento ou espero que o banco se manifeste? Pelo que me informaram o banco não vai cobrar esse valor da minha mãe como nova beneficiária, segundo a lei 1046/50, mas parece-me que há outra lei que anula esta correto? Como procedemos? tenho receio de procurar o banco para comunicar o óbito e eles falarem que minha mãe deve pagar o empréstimo.

Obrigado

Respostas

    R

    ROSE_7 Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 10h46min

    Marcio o problema, ou melhor a solução, está apenas na nomenclatura, o crediário consignado é feito com o banco, e está vinculado a conta, e é descontado da conta do beneficiario, enquanto o "emprestimo consignado", ele é descontado em folha, é descontado do valor do beneficio, e uma vez que seu parente faleceu, e outra pessoa irá receber o beneficio, eles terão que fazer uma outra conta em nome de outra pessoa que não terá mais o vinculo da conta que era feito o desconto, e só serão feitos os descontos do "emprestimo consignado", que este sim é feito em folha, e não está vinculado a conta nenhuma! Eu estou passando pela mesma situação, acredite é assim que é, mas as pessoas ainda não atinaram para isso!E não esqueçam crediario consignado é uma coisa, e emprestimo consignado é outra! Por isso não há descontos! Espero ter te ajudado!

    S

    Silvania Melo Quinta, 27 de fevereiro de 2014, 22h25min

    Olá boa noite, meu marido faleceu tem seis meses, era funcionário público estadual e tinha um empréstimo descontado em folha de pagamento, no banco do brasil , e o banco me disse que quando eu estivesse recebendo a pensão eu teria que pagar esta dívida, gostaria de saber se de fato tenho que pagar? Pois o único bem que erdei é a casa que moro com meus filhos e um carro por favor , aguardo resposta desde já grata

    A

    Ana Cristina Pelosi Quarta, 23 de abril de 2014, 15h50min

    Boa tarde
    Meu pai faleceu a 4 meses. Tinha tomado um emprestimo consignado que só agora tomei conhecimento. Sua aposentadoria cessou por não ter dependentes. Minha mãe ja e falecida.
    Fui ao Banco e este me informou que tenho que pagar o saldo do emprestimo. Gostaria de saber se em caso de falecimento ficaria quitado pelo INSS? Não sei como proceder. Poderia me ajudar?

    F

    Fernando Rêgo Terça, 20 de maio de 2014, 23h00min

    LEI No 1.046, DE 2 DE JANEIRO DE 1950.

    CAPÍTULO IV

    DOS EMPRÉSTIMOS:

    Art. 16. Ocorrido o falecimento do consignante, ficará extinta a dívida do empréstimo feito mediante simples garantia da consignação em fôlha.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    L

    Lazaro Barros Sexta, 20 de junho de 2014, 7h36min

    Oi faça uma denuncia no banco central, se for empréstimo consignado, você não deve pagar, esta na lei, mas o banco vai insistir em cobrar, corra atrás do seus direitos.

    B

    BENNY Segunda, 13 de outubro de 2014, 14h52min

    ENGRAÇADO COMIGO JÁ´TÁ ACONTECENDO AO CONTRARIO .O MEU PAI FALECEU EM JANEIRO DE 2014 E MINHA MÃE ASSUMIU A APOSENTADORIA DELE,AGORA O BANCO DO BRASIL TÁ COBRANDO DELA QUE NÃO É MAIS CLIENTE DO MESMO UMA VEZ QUE O INSS ENCAMINHOU O BENEFICIO AO ITAU .E LÁ JÁ RECEBE LÁ NO ITAU ,AGORA EU LIGUEI PARA O BANCO DO BRASIL E A ATENDENTE ME FORMOU QUE MINHA MÃE DEVERIA TER FEITO O CANCELAMENTO DA CONTA E QUE GEROU UMA DIVIDA DE 10 MESES DE TAXA DE MANUTENÇÃO DE CONTA ANTES EU ME LEMBRO O VALOR VARIA ENTRE 9,90 A 10,00 POR MES .ISSO É CERTO ? ESTA COBRANÇA E VALIDA

    Jose Brison

    Jose Brison Domingo, 02 de novembro de 2014, 6h48min

    continuo na duvida em caso de eu vir a falecer,minha esposa tera que continuar recebendo o beneficio com os desconto do consiganado

    E

    edna aparecida soares Terça, 11 de novembro de 2014, 13h11min

    olá
    um amigo está passando por problema semelhante. O pai tinha um emprestimo consignado que era descontado da aposentadoria. Com o falecimento, a mãe passou a receber. Agora, passado algum tempo, estão cobrando alegando que não foi feito inventario e vão penhorar a casa deles.
    Isso é correto?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • -1
    Edimilson Pedro

    Edimilson Pedro Terça, 25 de novembro de 2014, 7h08min

    ola bom dia, meu sogro faleceu ele fez um empréstimo,como fica agora também .

    E

    Elaine Nunes de Oliveira Terça, 22 de setembro de 2015, 16h02min

    Meu filho faleceu e era funcionário da prefeitura, fez empréstimo (20.000,00) na caixa, o que tem em nome dele é um carrinho ano 2004 ja gasto, o que acontece agora?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    F

    Fabiano Franca Segunda, 14 de dezembro de 2015, 9h39min

    Oi bom dia meu pai faleceu a tres meses e ele ficou devendo um emprestimo na agência da caixa o que acontece minha mãe já foi duas vezes ou INSS da entrada na pensão de morte mais até hj não chegou nenhuma carta pra ela e o dinheiro tá caindo na conta do meu pai ainda,o que devemos fazer fechar o conta dele para que o benefício possa cair na conta da minha mãe porque a agência se recusa a fechar a conta dele por conta do empréstimo que ele ficou devendo e agente fica com medo de da erro depois porque tá caindo na conta dele o beneficio dele

    R

    Rafael F Solano Segunda, 14 de dezembro de 2015, 10h41min

    Impossivel´estar ainda caindo a contado aposentado o valor da aposentadoria se foi comunicado o falecido do sujeito.

    Os carttório são ogrigados a informar quais segurados faleceram. Depois disso [e cvada umpór so

  • Removida

    Esta resposta foi removida.