Olá pessoal, em 1998 parei de movimentar minha conta no Banco do Brasil e estava devendo um valor próximo de R$ 1.200,00 e deixei de pagar por alguns meses ,quando fui tentar negociar a divida já estava próximo R$ 3.000,00 ,larguei tudo para lá e não paguei nada . Quando faltava 2 meses para completar 5 anos de inadimplência(em 2003) o Banco me convidou para negociação mas , me cobravam um valor impagável e só me davam só 20% de desconto para pagamento a vista . Não paguei e tive meu nome limpo ,abri novas contas ,cartão de crédito ,e outros créditos , hoje uma tal de Atlântica me localizou e me telefonou ,a moça que me atendeu disse que deveria pagar pois meu nome estava negativado no SERASA , gostaria de saber se devo mesmo pagar tal conta ou não ,ameaças eles fazem todos afirmando que nem aposentar eu conseguiria ,alguém me oriente por gentileza ,me diga se necessito constituir advogado para tal assunto ou se não há nada que eles possam fazer .

Respostas

    ?

    cacheha Quarta, 19 de dezembro de 2012, 22h02min

    Oi pessoal , não queria criar transtornos para ninguém ,apenas buscar ajuda para melhor entender o assunto ,concordo com todos os profissionais , não desfaço de nenhuma opinião mas , pedir orientação no banco não seria legal ,independente de que banco for jamais vai dizer que se você não pagar estará tudo bem ,eles tem interesse em receber de qualquer jeito ,se perguntar para gerência de banco logico que não vão dizer que tá tudo bem, melhor orientação e de quem conhece direito bancário ,quanto a minhas contas estão abertas ,tenho cheque especial ,cartões de crédito ,e financiamento de construcard na CEF ,portanto vou lhes informar que essas dividas são compradas por escritórios a preços irrisórios e ai eles fazem pressão para que se pague. Bom oque mais importa é que gostaria de saber juridicamente se preciso fazer algo para me defender >

    A

    AnaPCR Quarta, 19 de dezembro de 2012, 22h11min

    Cabe até danos morais. Eles têm que cobrar as dívidas no prazo, e não te surpreender tanto tempo depois com a cobrança. A dívida prescrita existe, mas é incobrável, se tu quiseres tu pagas, mas não podem te constranger a fazê-lo, como te colocando no SPC. De outro lado, a aposentadoria não tem nada a ver com isso, NADA! Podes te acalmar e procurar um advogado!

    J

    JusticeiroPrevidenciário Quinta, 20 de dezembro de 2012, 1h15min

    P Cruz, vamos lá voce tá certo no que se diz respeito a que deve tem que pagar...concordo plenamente, pergunto a você sua postagem se refere a todos ou a só o pobre devedor, pois quem mais dá calote é o governo, as grandes instituições financeiras que sabem que vão ser socorridas pelo governo que jaz de pena dos ricos, mais uma familia pobre que se endivida e pega um empréstimo, que compra nas grandes lojas, que tem sua situação apertada para sanar suas dividas, eu acho que baseado em sua postagem estes pobres deveriam ser presos, e deveriam também como castigo pagar os rombos da previdência formadas por quadrilhas organizadas de funcionários do INSS, estes caloteiros também deveriam pagar as falcatruas do mensalão, os grandes rombos dos aumentos salariais dos DEPUTADOS e SENADORES, aliás vamos resumir pobre tem é que se F.............

    R

    Representando Sexta, 21 de dezembro de 2012, 21h27min

    JusticeiroPrevidenciário
    20/12/2012 01:15 | editado. Tá dito e juridicamente perfeito, quem não pode não paga!

    M

    MILTON LEVY 273563/SP Quarta, 26 de dezembro de 2012, 15h10min

    Cassil;

    Como pagar tempo de contribuição atrasado,e quais os passos a seguir?

    Comparecendo até uma agência do INSS, e pedido o cálculo de contribuição atrasada.

    Como converter união estável em casamento ?
    Indo até um cartório de Registro Civil (próximo à localidade onde os viventes residem) e solicitando os documentos necessários para fazerem a conversão.

    Fraternalmente,

    D

    Diego Kinocita Quinta, 23 de maio de 2013, 3h19min

    [...]

    Se até um crime como Homicídio "caduca" quem diria uma divida

    @

    @Fernando Quinta, 23 de maio de 2013, 6h04min

    Olá.
    Tenho uma duvida, estou tentando financiar uma residencia pela CEF, mais ao consultar o meu CPF apareceu nos registros da Caixa uma dividade de R$1049,00, sendo que ao ser questionado sobre a divida fui aos órgãos competentes (SPC e SERASA) para consultar esta restrição que esta no meu CPF, sendo que neste órgãos o meu nome esta limpo não constando nenhuma divida, peguei um documento que comprove e levei para a CEF, mais segundo o gerente esta divida esta no sistema da caixa e impede o financiamento ele me disse que esta divida pode ser a mais de 5 anos, pois o SPC e SERASA consulta somente por 5 anos, a Caixa não soube me dizer de onde é esta divida só aponta o valor devido.
    Gostaria de saber o que posso fazer ou se tem algum outro meio de consultar esta divida, pois não me lembro de ter, e estou preste a perder o negocio da compra da residencia por este valor que não sei de onde é.

    Grato pela atenção.

    W

    [email protected] Quinta, 23 de maio de 2013, 7h24min

    Você não tinha divida com a CEF??

    Já teve conta corrente na CEF??

    Wilson Vieira

    @

    @Fernando Quinta, 23 de maio de 2013, 7h32min

    Sim eu tive uma conta com CEF mais faz tempo mais de 5 anos em uma outra agencia mais não tive dividas com eles. Caso fosse uma divida com a CEF eles deveriam identificar no sistema certo?

    Grato pela atenção.

    W

    [email protected] Quinta, 23 de maio de 2013, 7h35min

    Deixou alguma divida em aberto?? Deixou seu nome negativado e deixou sair do sistema automaticamente??

    Wilson Vieira

    @

    @Fernando Quinta, 23 de maio de 2013, 7h40min

    Na época tinha uma construcard fiquei negativado mais paguei a divida e depois encerei a conta.

    W

    [email protected] Quinta, 23 de maio de 2013, 7h47min

    Eles devem ter dado um desconto para você quitar a divida e por isto consta no sistema que você pagou 1049,00 a menos do que eles entendem ser correto.

    Por isto consta no sistema.

    Eles não são obrigados a te conceder um emprestimo. Na CEF você provavelmente nunca conseguirá.

    Tente outro Banco e boa Sorte.

    Wilson Vieira

    @

    @Fernando Quinta, 23 de maio de 2013, 7h50min

    Obrigado Sr. Wilson pelo esclarecimento.

    @

    @Fernando Quinta, 23 de maio de 2013, 7h52min

    Outra pergunta.
    Mesmo se eu pagar este valor eles não fazem o empréstimo?

    Q

    qiejkdhfo Quinta, 23 de maio de 2013, 15h49min

    Justiceiro,

    Concordo que há muita corrupção e golpes tanto do governo quanto das grandes instituições.

    Só discordo da afirmação "FELIZMENTE caduca".

    Pense, o cidadão toma empréstimo e dá o calote.

    Após 5 anos ele toma mais empréstimo e dá outro calote.

    Se ele pegou empréstimo pela segunda vez é porque, no mínimo, ele tinha condições de arcar com tal dívida, ou seja, teria condições de pagar o primeiro empréstimo que ele pegou.

    Vejo esta prática como "malcaratismo".

    No Brasil protege-se o caloteiro. Nada mais óbvio. As leis são feitas pelos políticos, e este, por sua vez, são representantes do povo. E este povo, em específico, é aquele que gosta de levar vantagem em tudo.

    Já que o Estado tem a pretenção de defender o povo e já que uma dívida IMPRESCRITÍVEL é contra a lei, que a dívida caduque com 5 anos, mas que os credores tenham o dirento de manter por toda a vida a restrição em nome do devedor, para evitar que este tome mais empréstimo e dê mais golpes no sistema financeiro.

    Se o indivíduo não pagou o primeiro, não deveria poder fazer o segundo.

    O banco poderia perder o direito de EXECUTAR a dívida, mas não a obrigação de retirar o nome do golpista dos cadastros.

    Há quem não seja golpista. Há os que não pagam por não PODER e não por não QUERER. Mas mesmos estes, após 5 anos, dada a lei, ainda que POSSAM pagar, não o farão, pois não são obrigados.

    Vale lembrar que as taxas de juros cobradas pelos bancos levam em conta o RISCO inerente ao negócio.

    Sendo assim, os caloteiros oneram a você, a mim e a TODA a sociedade, pois de um não paga, não é o banco que toma prejuízo, mas a sociedade, pois a conta vem para nós mesmos.

    Por isso sou contra essa proteção EXACERBADA ao devedor.

    G

    GiovanniAl Sábado, 25 de maio de 2013, 0h31min

    ESSA NEM EU GUENTO ....shhhhhiuuuuuuu fica quieta Branca, foi tirar farinha com advogado de verdade achando que era um curioso igual a você e se deu mal, todos já entendemos o que aconteceu.
    Pessoas curiosas não deviam entrar aqui orientando os que necessitam de forma equivocada. Até porque muitos recorrem a esse site em verdadeiro desespero.
    O Dr la em cima não foi mal educado, foi sincero, e digamos que até foi justo pois pra cada peso uma medida e a sua persistência por não querer ficar por baixo é fora do normal, ta cheio de gente assim aqui.
    Você mereceu,

    Obs: e não adianta justificar sua insistência no fato de ser orientação da gerencia do banco.
    é obvio que cada um puxa a sardinha pra si. Se você não sabe certamente por si só qual é o correto não discuta com quem sabe.

    Também to de bicão aqui mas essa lição eu sei que posso ensinar, desculpem todos
    boa noite

    M

    Matheus Fernandes Segunda, 17 de fevereiro de 2014, 11h26min

    Dr. Marcelo quero que tire minha duvida, pessoas dizem uma coisa, outras dizem outra. Quero saber que depois de 5 anos que a divina no banco do brasil prescreve. Caso compro um imóvel, o banco tem direito de entrar com uma ação judicial para eu pagar a divida? O banco pode querer meu imóvel como garantia de pagamento?

    W

    wnobre Domingo, 13 de julho de 2014, 15h40min

    boa tade aconselho vc a fazer esta mesma pergunta no seguinte site http://direitoeoutrasconversas.blogspot.com.br/2010/07/o-nome-limpo-no-spcserasa-agora-em-tres.html tem um advogado la que responde as perguntas sobre isso.

    M

    Marcoré Quinta, 31 de julho de 2014, 14h00min

    Prezado Marcelo, boa tarde!
    Fiz um empréstimo consignado junto a um banco em 2005. Em 2007 esse banco abriu falência. Não sei se foi esse o motivo, mas a parcela deixou de ser cobrada em Set 2007. Hoje tem uma empresa de cobrança me ligando e me enviando e-mail, sugerindo o pagamento dessa suposta dívida, que no meu entendimento prescreveu. Nunca tive meu nome negativado! Como devo proceder em relação a essa situação?