Em novembro/2012 fui demitido de uma empresa e, para não deixar de contribuir para o INSS, paguei o mês de novembro/2012 (em dezembro) com o código 1007 (contribuinte individual). No final de dezembro/2012, ao dar entrada no seguro-desemprego este foi bloqueado devido a esta contribuição com o código 1007. Fui informado pelo atendente que o código estava errado e deveria ir à uma agência do INSS solicitar a alteração do código para 1406 (segurado facultativo) para liberação de meu seguro desemprego. No INSS fui informado que este procedimento não poderia mais ser feito e que eu havia perdido o direito ao seguro. Serei punido por cometer um erro no código??? Acredito que várias pessoas cometam o mesmo erro, pois não se encontra orientação de como proceder nesses casos. Como faço para ter meu direito ao seguro desemprego?

Respostas

    Monica Carvalho Kakau

    Monica Carvalho Kakau Segunda, 14 de setembro de 2015, 15h16min

    Boa Tarde, primeiramente esse site pra mim foi muito útil as informações do Andre digo foram extremamente essencial pra mim foi uma luz que encontrei .Bom vamos la estou desempregada recebi a duas parcela no meu seguro quando fui receber a terceira estava bloqueada ,fiquei desesperada contas chegando e eu ao menos nem sabia o que estava acontecendo .Ai que liguei e mim informaram que foi bloqueado devido a guia do inss que avia paga como contribuinte individual ,nem sabia o que era isso ,porem para acabar comigo INSS e ministério do trabalho tudo em greve não teve outra coisa a fazer seria esperar ,isso primeira vez que fui ao inss fui informada que nao tinha jeito mas como vi no site que tinha como recorrer ai agendei e mim explicaram que deveria fazer a alteração dos cogidos para o facultativo e depois ir ate o ministerio do trabalho ,agora fiz o que foi solicitado e estou aguardando e MUITO DEMORADO ,mas acredito com fe em deus tudo vai resolver quando sai o meu recurso 801 voltarei a falar com vcs