Meu pai faleceu deixando minha mãe e eu como herdeiros. Ocorre que ele tem um processo de precatórios correndo e os advogados estão pedindo uma procuração ad judicia dos herdeiros e da minha esposa, sendo que sou casado com comunhão parcial de bens. Se por acaso viermos a receber algum dinheiro, como somos herdeiros, há incomunicabilidade e gostaria de saber porquê a minha esposa tem que assinar uma procuração? nós temos um relacionamento muito ruim e estou pensando inclusive em separar-me dela. Realmente há a necessidade que ela assine essa procuração? não teria que ser apenas eu e minha mãe? Não acho justo, meu pai trabalhou a vida toda dele e não tem sentido pedir a minha esposa casada com comunhão parcial que assine essa procuração. Além disso pediram os documentos dela também. Houve um falecimento na familia dela também ( seu pai faleceu) e não me pediram para assinar nada até hoje e sequer pediram meus documentos para o inventário.

Obrigado

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 11h20min

    Não é bem assim não. Ele terá que contratar um advogado para entrar com uma ação judicial de Suprimento de Consentimento, onde o juiz analisa o critério apresentado pelo cônjuge que entrou com a ação e o que se recusou a assinar, podendo autorizar ou não, a conclusão do negócio. Tudo será analisado. Não é só entrar com a ação e esperar a decisão do juiz, é preciso ter fundamento. Tudo será levado em conta, os prós e contras/vantagens e desvantagens do negócio.

    E ninguém precisa de desculpa para divorciar.

    A

    Ana Quarta, 25 de fevereiro de 2015, 0h38min

    Meu sogro faleceu e deixou um sítio como herança, que ficou em comum com a viúve e mais seis irmãos. Cinco deles resolveram vender e assinaram um contrato sem o consentimento de dois dos irmãos.
    Estão vendendo por um preço bem abaixo do mercado, por se tratar de localização turística e querem obrigar o meu marido a ficar com a pior parte, com desbarrancado, buraco, sem energia.
    Pedimos para ficar com um ranchinho que foi construído pelas mãos do meu marido, para não perder muito.
    Hoje ligaram e disseram que eles decidiram que meu marido e meu cunhado tem três opções, ou abrem mão do ranchinho, pois o comprador quer o mesmo, ou então deixam o ranchinho comum a todos os irmãos mesmo eles estando em processo de venda da parte deles, ou ainda devemos dar R$ 20.000,00 pelo lugar.
    Disseram também que se o futuro comprador, pois assinaram a promessa de venda entrar na justiça ele ganha o processo, pois ele pode escolher a parte que ele quiser.
    Em primeiro lugar, esse contrato foi assinado apenas por cinco partes
    Segundo, Não está em contrato que ele pode escolher o que quiser
    Terceiro, meu marido diante da desvalorização do imóvel tem o direito de escolher onde quer ficar? Ou os outros irmãos podem vender o que quiserem e somos obrigados a perder junto com eles.
    Pra entenderem melhor, tem terra, tem represa e tem o ranchinho, além das benfeitorias (casa, energia, barracão), abrimos mão de tudo e pedimos o ranchinho, podemos fazer isso, ou temos que perder tudo e ficar com a pior parte só porque eles são a maioria.
    O que mais me deixa decepcionada não é perder e sim perder para alguém que não é da família, estão vendendo pela metade do valor comercial a melhor parte do sítio e quando decidirmos vender, se um dia fizermos isso, não conseguiremos, pois a parte que querem deixar precisa de muito investimento

    D

    Desconhecido Quarta, 25 de fevereiro de 2015, 7h44min

    vcs nao sao obrigado a aceitar, eles nao podem. vender dessa forma, o que eles podem fazer e vender o direito de sucessao deles, nao o bem pq nao ainda nao sao de vcs. ainda e do antigo dono pq acredito que nao tem inventario concluido. assim procure um advogado pra resolver isso.

    D

    Desconhecido Quarta, 25 de fevereiro de 2015, 7h46min

    de qualquer o juiz pode embargar o negocio feito, pois vcs podem alegar que eles agiram de ma fe, vendendo pela metade do preco.

    A

    Ana Quarta, 25 de fevereiro de 2015, 22h47min

    O inventário está pronto sim, já temos a escritura, mas ela ficou em comum, pois nem todos quiseram na época pagar pelo desmembramento, mas vou amanhã procurar um advogado.
    Obrigada

    Vera Wanderley

    Vera Wanderley Sábado, 18 de abril de 2015, 20h07min

    Sou casada com comunhão parcial de bens.Meus pais morreram quero vender os imóveis e meu marido não quer assinar.Eu consigo fechar a vends srm a assinatura dele?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 18 de abril de 2015, 22h16min

    Peça suprimento judicial, o juiz assina por seu marido, não se preocupe.

    Danielle Mendonça

    Danielle Mendonça Quinta, 23 de abril de 2015, 22h32min

    precisa da assinatura do conjuge e precisa tambem das certidoes?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 23 de abril de 2015, 23h28min

    Sim, precisa das certidões, tem de provar que os imóveis estão livres de qualquer ônus.

    Daniel Felipe

    Daniel Felipe Segunda, 27 de abril de 2015, 19h29min Editado

    sou filho de criação , minha mãe morreu ,e deixou uma casa pra nós, somos 10 herdeiros todos vão assinar, 2 são casados a mulher deles precisa assinar pra vender ? ou pode vender sem elas assinarem ? a casa é contrato de compra e venda é preciso fazer inventário ? tem como vender sem eles assinarem ? ou isso daria problema no futuro ?

    R

    Rafael F Solano Terça, 28 de abril de 2015, 22h55min

    Sem escritura?????

    A

    adriana Segunda, 25 de julho de 2016, 16h59min

    Aproveitando a pergunta, gostaria de tirar uma duvida, a casa em que moramos é de usoefrutos do meu pai e dos irmaos,gostaria de saber se minha mae em caso de separaçao teria direito a essa casa? pois eles sao amaziados ha 32 anos.
    obrigada

    R

    Rafael F Solano Segunda, 25 de julho de 2016, 18h53min

    De modo algum, ela em nada contribuiu para a conquista deste imóvel, portanto, os direitos dela sobre a parte de seu pai é ZERO.