Sou filha de militar, meu pai faleceu em Dez/2003, o mesmo fez opção em desc. 1,5 % de acordo com a MP 2215/01 para que eu receba a pensão, atualmente minha mãe recebe a pensão, como faço para receber minha parte antes da morte de minha mãe, fiquei sabendo que muitas filhas de militares na situação idêntica a minha ja recebem, inclusive verifiquei tambem algumas decisões dos TRFs favoraveis as filhas nestas condições, alguem pode me ajudar?

Respostas

    P

    Preocupada Terça, 19 de maio de 2015, 12h05min

    Dr. Gilson,
    Gratíssima por sua resposta!

  • -1
    Andreina Moreira

    Andreina Moreira Quinta, 21 de maio de 2015, 20h36min

    http://www.tjdft.jus.br/institucional/jurisprudencia/informativos/2013/informativo-de-jurisprudencia-no-265/pensao-vitalicia-a-filha-de-militar-2013-regra-de-transicao
    "os Julgadores filiaram-se ao entendimento do STJ exarado no RMS 33.588/DF no sentido de que a filha solteira, maior ou menor, permanece na primeira ordem de prioridade, considerando que a lei vigente assegurou os benefícios da legislação anterior mediante contribuição específica de 1,5%."

    C

    cleide Segunda, 27 de julho de 2015, 20h51min

    Vc já está recebendo a pensão? Se sim. Como fez pra receber?

    Fred F Reis

    Fred F Reis Quinta, 27 de agosto de 2015, 9h38min

    tenho um remedio para isso.....TRAABALLHOOO. essas filhas que ficam doido pro pai morrer pra receber a mamata.....VAI TRABALHAR

    A

    Anna Quarta, 28 de setembro de 2016, 15h08min

    Prezado Dr. Gilson,
    Sou filha solteira de viúva de militar, que tinha ex-esposa e mais três filhas solteiras com esta.
    Com o falecimento da ex-esposa, minha mãe recebia o percentual de 62,5% (50% dela e 12,5% meu).
    Com o falecimento de minha mãe, o valor foi redistribuído entre as 4 filhas, 25% para cada.
    Considerando o texto abaixo, está correta essa divisão? O percentual de minha mãe não reverte para mim?
    Agradeço antecipadamente a atenção.

    3.8.2 O falecimento do Beneficiário que estiver no gozo da pensão, bem como a cessação do direito da mesma em quaisquer dos casos do item acima, importará na transferência, no sentido horizontal do direito, aos demais Beneficiários da mesma ordem (Ex: de ex-cônjuge para companheira, ou vice-versa; ou entre irmãos). Não havendo Beneficiários da mesma ordem, a pensão reverterá, no sentido vertical do direito, para os Beneficiários da ordem seguinte (Ex.: de pensionista para filho).

    D

    debora cristiane Quarta, 28 de setembro de 2016, 16h36min

    É de pensionista para filho,mas para filho do instituidor da pensão.

    Luuh Manuh Batista

    Luuh Manuh Batista Quinta, 24 de novembro de 2016, 19h16min

    Dr. Gilson meu pai ex combatente faleceu em out 2003, gostaria de saber se tenho direito a cota parte da pensão. Nao temos mais os contracheque pra saber se ele optou pelo desconto ... Minha mae recebe e moro com ela. Quem puder me ajudar. Meu email e Luciane.mensagem e hotmail.com

    L

    LUCIANE Quinta, 24 de novembro de 2016, 19h50min

    Dr. GIlson ou Alguem pode me ajudar, meu pai era ex-combatente do exercito, faleceu em 2003 e eu não sei se ele contribuiu com 1,5% como faço para saber, pois não temos mais os contra cheque, minha mae ainda viva recebe a pensão. fico muito agradecida a quem puder me ajudar