Meu marido teve uma filha antes do nosso casamento, e meu marido ganhou do pai em vida a casa onde moramos, e temos que terminar a casa, (reconstrui la), meu marido não tem contato com a menia mas da a pensão hoje ela tem 22 anos. A pergunta é o que fazer para essa menina não ter direito a nada que construirmos juntos, temos dois filhos? Ja perguntei p um advogado o que fazer ele me disse que se o pai do meu marido passar esse imovel para os meus filhos diretamente ela não terá direito, ou se meu marido passar tbm diretamente p os nosso dois filhos a menina não tera direito. Eu tenho direito nessa herança do meu marido, e ele na minha?

Respostas

    R

    Rose D Domingo, 18 de agosto de 2013, 23h41min

    Obrigada pela resposta Sula. Mas é exatamente sobre isso que estou falando, sempre tem um "Se" ou "Sera que foi isso mesmo..." Terapia jah passou pela cabeça dele porém só se for pedida em juizo porque meu marido simplesmente não consegue mais falar com a filha. É bem complicado, tenho muita pena deles.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Domingo, 18 de agosto de 2013, 23h42min

    Isso foi muito antigamente. Hoje o aprendiz só pode atuar na área de sua formação profissional, estar inscrito em curso regular de escola oficial como SENAC, SENAI, e etc. Por isso ele é aprendiz em sua profissão.

    A moça em questão que começou a trabalhar com 13 anos o fez relativamente em época recente.

    Sem dúvida que trabalhar não mata ninguém. Mas estudar vem entes de trabalhar. Se não aprende direito compromete todo seu futuro. Toda sua vida.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Domingo, 18 de agosto de 2013, 23h46min

    "nesse seguro ele colocou somente meu irmão caçula de 16 anos de beneficiario e tbm de outros bem q ele possui"

    Seguro de vida é seguro de vida. Não incluiu outros bens. Alguém se enganou ou te enganou com essa informação.

    Quanto ao seguro de vida, sim, pode ser indicado como beneficiário quem ele quiser, até mesmo um estranho, alguém fora da familia. Seguro não é bem para ser herdado.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Domingo, 18 de agosto de 2013, 23h53min

    Rose, nenhum juiz vai obrigar uma adolescente que quer mais é liberdade, nenhum laço amarrando ela a quem quer que seja, a fazer terapia porque o pai esta triste pela ausência da visita dela.

    Primeiro que o direito da visita é do menor. Se o pai nunca foi a filha, ou foi pouco, é natural que ela se sinta incomodada de ter sempre de ir atrás dele.

    Se o pai não tem diálogo com a filha, a falha não é dela, pelo menos não toda, e principalmente pelo menos não conscientemente. Não invertamos os papeis. O adulto aqui é ele. Ele já era bem grandinho quando fez essa filha. Não cabe a ela, ainda treinando para ser adulta, se esforçar em agradá-lo, em faze-lo feliz, em compreender as necessidades dele ( se nem as dela ela sabe direito!) e etc. Assim como ele buscou a vida dele, ela está se iniciando para fazer o mesmo.

    Assim, talvez ele deva buscar a terapia para ele pelo menos. Quem sabe ele consegue resolver o problema nele para tentar se acertar com ela. O terapeuta pode ajuda-lo a entender melhor a adolescente, já que sozinho ele não está conseguindo isso.

    ?

    Morango Segunda, 19 de agosto de 2013, 20h58min

    Eu me senti ofendida, nunca fui ausente muito menos negligente com minha filha, o que acontece é que ela foi atrás por conta própria, eu sempre trabalhei muito, sou uma pessoa que não paro quieta, amo trabalhar e graças a deus ela puxou isso de mim e se orgulha muito dos pais que tem, nunca peguei um tustão dela, mas ela sempre deu uma parte p ajudar em casa, por conta própria, mas o que eu faço é guardar esse dinheirinho p ela mesmo, nunca gastei o dela e sim sempre o meu, mas eu falo que usei, ela fica feliz se sente útil.

    Pois é Rose D, as pessoas sempre coloca a culpa no pai , sem ao menos saber a historia, falar é sempre muito fácil, o difícil é passar pela situação, e outra , terapia é caro p caramba, a não ser que tenha condições...
    Tbm sempre ensinei aos meus filhos que nada vem do céu, é tudo muito difícil e suado,e se quer ser alguém na vida sem pegar o que não lhe pertence ou depender de alguém tem que estudar , trabalhar e saber poupar... boa noite!

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 20 de agosto de 2013, 2h46min

    Exato.

    Vc SE sentiu ofendida, pois aqui ninguém lhe ofendeu. Vc SE ofendeu sozinha.

    A interpretação cabe a quem lê, de seu inconsciente, de seu imaginário brota o entendimento que lhe for mais peculiar. Não terceirize essa autoria.

    ?

    Morango Quarta, 21 de agosto de 2013, 14h27min

    Afff Sula Teimosa, me desculpe não estou te ofendendo, mas vc é uma pessoa mau amada... pelo seu jeito de falar, (no jeito de escrever).
    NÃO É UMA OFENÇA OK, A INTERPRETAÇÃO CABE A QUEM LÊ.
    Beijos e boa sorte na sua carreira!

    S

    SulaTeimosa Suspenso Quinta, 22 de agosto de 2013, 0h43min

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Não se preocupe, vc não me ofendeu.

    T

    tammyris Quinta, 22 de agosto de 2013, 10h47min

    oI Sula, permita-me intrometer na conversa, concordo com tudo que disse, muito bem explicado, minha filha tem 2 irmaos mais novos, eles nao tem culpa se o pai sempre se recusou a pagar pensão, só pagava quando era citado as tres ultimas, e nao pagava mais. Desisti por ser muito desgastante e humilhante e também por ter na epoca arrumado varios locais para dar aula, porém se eu tivesse sobrando compraria algo pra deixar p esses meninos, que se depender do pai, nunca terão nada. Quanto ao fato da "criança" de 13 anos trabalhar, acho louvavel, minha filha com 14 trabalhou em loja (extra de final de ano)iniciativa dela, só nao foi efetivada porque a lei nao permite, o que é lastimavel, trabalhar nao pode mais ficar nas ruas bebendo e usando drogas pode...Meio periodo aprendendo uma profissão, ganhando o seu é ate um incentivo. Depois ela trabalhou com 16, hoje é analista de sistemas e trabalha na area. Nunca fomos ricos porém, nada lhe faltou, trabalhou por iniciativa propria...Acho muito bom, desde que continue estudando e nao seja trabalho escravo...abraços

    ?

    Morango Quinta, 22 de agosto de 2013, 11h30min

    Concordp com vc tammyris, no fato do menor trabalhar.
    E no caso dos filhos tbm concordo, mas como eu ja havia dito, cada um tem sua história de vida...

    J

    [email protected] Quinta, 22 de agosto de 2013, 11h35min

    Sou madrasta de uma criança de 3 anos e nao concordo com a atitude de vcs ,
    se eu quando conheci meu marido sabia que ele tinha uma filha e sabia que nao importa oque eu faça nunca vou mudar isso .
    vcs sao loucas de pensar em tirar oq e direito de uma criança em primeiro lugar ela e uma criança pode ter o genio que for mas antes de ser madrasta sou humana e acho isso uma crueldade .

    pai que da pensao nao faz mais que sua obrigaçao ele f... e tem que pagar por isso ,meu marido veio da alemanha pra cuidar e ficar perto da filha dele nao foi por mim foi por ela e eu acho isso lindo.

    se os seus maridos tratam os filhos assim que sao do sangue dele imagina oque nao faram com vcs que nao sao nada apenas munher que podem trocar a qualquer instante

    morango abri seu olho pq quem pode fica sem casa e vc pois sao o filhos que tem direito e nao a mulher ,se ele fez isso com a ex mulher e a filha ele pode fazer o mesmo com vc casamento nao prende homem e a casa e do sogro ele pode vender a casa e vc fica sem nada nao pense que isso nao pode acontecer ja aconteceu uma vez com a ex , se vc e trabalhadora compre sua propri casa e para seu o filho .

    J

    [email protected] Quinta, 22 de agosto de 2013, 11h42min

    Sou madrasta de uma criança de 3 anos e nao concordo com a atitude de vcs ,
    se eu quando conheci meu marido sabia que ele tinha uma filha e sabia que nao importa oque eu faça nunca vou mudar isso .
    vcs sao loucas de pensar em tirar oq e direito de uma criança em primeiro lugar ela e uma criança pode ter o genio que for mas antes de ser madrasta sou humana e acho isso uma crueldade .

    pai que da pensao nao faz mais que sua obrigaçao ele f... e tem que pagar por isso ,meu marido veio da alemanha pra cuidar e ficar perto da filha dele nao foi por mim foi por ela e eu acho isso lindo.

    se os seus maridos tratam os filhos assim que sao do sangue dele imagina oque nao faram com vcs que nao sao nada apenas munher que podem trocar a qualquer instante

    morango abri seu olho pq quem pode fica sem casa e vc pois sao o filhos que tem direito e nao a mulher ,se ele fez isso com a ex mulher e a filha ele pode fazer o mesmo com vc casamento nao prende homem e a casa e do sogro ele pode vender a casa e vc fica sem nada nao pense que isso nao pode acontecer ja aconteceu uma vez com a ex , se vc e trabalhadora compre sua propri casa e para seu o filho .

    T

    tammyris Quinta, 22 de agosto de 2013, 11h48min

    kacia, sou divorciada desde 94, nunca fui contra os filhos do meu ex marido, pelo contrário, os filhos nao tem culpa da imbecilidade dos pais...não sou louca, herança é herança, TODOS os filhos tem direito...e quero q sejam felizes....somente entrei na conversa referente ao fato de um menor trabalhar...so isso..

    J

    [email protected] Quinta, 22 de agosto de 2013, 12h03min

    nao disse de vc disse en relaçao da morango
    meu deus aonde um mundo vai parar

    qndo a minha enteada foi morar conosco ela tambem ne odiava e ao pai tambem
    fazia pirraça , mas e coisa de criança .

    sobre o trabalho infantil eu concordo com a lei do jovem aprendiz aonde o empregador sabe diferncia um aprendiz de um empregado mas forra isso e exploraçao .

    ja passei muita necessidade na vida mas minha mae nunca permitiu que eu e meus irmao trabalha se pelo contrario tinhamos que estudar ate dobrado pois ela nao queria que passa se as mesmas coisas com nossos filhos hoje sou formada , acho errado a mae incentivar o filho trabalha e nao a estudar.

    se o meu filho com 13 anos disser que que trabalhar eu concerteza o farei estudar mais pois se tem tempo pra trabalhar usa para estudar enquanto pode .

    ?

    Morango Segunda, 26 de agosto de 2013, 0h40min

    Jessica e bem.
    Quem te disse que ele se casou ou namorou ou abandonou essa mulher que teve um filho antes do nosso casamento????????????????????????????Quem te disse que ele abandonou a menina, e quem te disse que eu quero a casa que meu sogro quer dar p nós??????
    E outra eu apenas disse que não vou dar o meu suor para ter que deixar para os outros, mas sim só p os meus filhos, então se ele construir sozinho ai sim ela pode ter o direito que ela quiser e tiver... mas do meu suor ela não tira e pronto.
    Quem te disse que eu vou ficar sem nada?????????
    Quem te disse que eu não tenho nada??????????
    Continuo batendo na mesma tecla, NUNCA julgue, cada um tem sua história... ningué sabe da vida de ninguém...
    Obrigada e desculpe meu desabafo.

    J

    [email protected] Segunda, 26 de agosto de 2013, 11h08min

    Morango me desculpa ,
    mas me basei no que vc disse a menina tem tanto direito quanto seu filhos .
    vc disse que seu sogro venderia a casa e daria i dinheiro para seu filhos e um direito dele mas amenina tambem tem os direitos dela a mae nao gerou ela sozinha teva a participaçao do pai

    "Continuo batendo na mesma tecla, NUNCA julgue, cada um tem sua história... ningué sabe da vida de ninguém..."

    aq e um forum publico vc entra nao para ouvir oq que e sim tambem a opiniao dos outros se nao que ouvir entao saia

    E

    Endrigo Freitas Segunda, 26 de agosto de 2013, 11h48min

    Bom dia morango:
    Em atenção à sua dúvida sobre a casa:
    1) se vc é casada com seu marido no regime de comunhão parcial de bens, essa casa que ele ganhou do seu sogro, caso ele venha a falecer não te dá direito a ter a metade desta casa. Quem herdará a casa serão seus 2 filhos, a filha fora do casamento e vc, ou seja, a casa será dividida em 04 partes iguais;
    2) se voce for casada com seu marido em comunhao universal de bens, esta casa, caso seu marido faleça, será metade sua e a outra metade dividida entre os 3 filhos; só não será a metade sua se essa doação entre seu sogro e seu marido tiver cláusula de incomunicabilidade, daí voce herdará 1/4 da casa, como da explicação 1.

    3) Outra situação que deve ser lembrada é que, se o seu marido deseja te proteger do ponto de vista patrimonial, ele pode transmitir por testamento particular ou público que a metade da casa seja sua, os outros 50% deve ser deixado para os herdeiros na proporção de 16,66% ou 12,50%, ou seja, 50% só para voce, e os outros 50% divididos entre vc e os 3 filhos (16,66%) ou somente entre os 3 filhos (12,50%).

    4)Lembre-se que outra saída seria o seguinte: se voce tiver o dinheiro disponível para comprar essa casa do jeito que está (deteriorada), voce pode comprar atraves de escritura do seu marido e logo em seguida fazer uma escritura de doação para seus 2 filhos.

    Resumindo: o que voce vai fazer, dependerá do seu regime de casamento ou dependerá se tem condição financeira para adquirí-la. Note que seu marido e você estão vivos, logo não se pode falar em herança nesse momento. (respeito a pacta corvina).

    Espero ter te iluminado um pouco
    Att,
    Endrigo - advogado

    ?

    Morango Quinta, 05 de setembro de 2013, 13h16min

    Muito obrigada, Endrigo!!
    Eu ja sabia que não temos direito no que for herdado dos pais.
    Me responde uma coisa, e se meu sogro der em testamento essa casa p os meus dois filhos, ao invés de ele dar p meu marido, quando ele falecer, só os dois terá direito?
    Olha eu quero deixar bem claro, que não tenho interesse no que é dos outros, até mesmo pq o que tenho p herdar é bem maior do que essa casa, e outra Deus me deu pernas, braços e vontade de trabalhar, o que eu não quero é trabalhar feito uma louca suar, p essa menina ter direito, pq sozinho meu marido não vai conseguir reformar essa casa, por isso prefiro deixar do jeito que esta, e infelizmente eu moro nela, mas quero sair...e ele fazendo sozinho, ai sim concordo que ela tenha direito.
    Essa é minha opinião, e eu só saio do forum quando eu quiser sair, aqui são opinióes diferentes, isso é bom, mesmo que saia discussões, agente semppre aprende algo diferente.
    Muito Obrigada Endrigo, foi bastante seguro e profissional nas suas explicações.

    J

    [email protected] Quinta, 05 de setembro de 2013, 16h19min

    aq e um forum publico vc entra nao para ouvir oq que e sim tambem a opiniao dos outros se nao que ouvir entao saia