Bom dia!

Li várias perguntas e orientações a respeito do tema neste site, porém, nenhuma se enquadrou perfeitamente no meu caso. Por isso retorno ao tema.

Meu irmão comprou um veículo há dois anos, porém, habilitou-se com a carteira provisória em 22/08/2012. Sempre fui a condutora do veículo desde a aquisição.

Em 26/08/2012 fui multada por RADAR por ultrapassar em 10% o limite de velocidade, recebemos a notificação em casa, fiz a troca de real infrator, paguei a multa e os pontos foram passados para minha CNH sem problemas.

Tendo agora completado 1 ano da provisória de meu irmão, acessamos o site do DETRAN com o n° da PPD dele para agendarmos a troca pela CNH e consta uma autuação por avanço de sinal (no mesmo local da multa anterior) só que a data da autuação é 15/04/2012, data esta em que ele NÃO POSSUÍA A PPD. A situação está descrita no site desta forma: "Situação: AUTUAÇÃO - NÃO PAGA - EM NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO - Data: 15/04/2012 18:38 Infração: 60503 - AVANCAR O SINAL VERMELHO DO SEMAFORO - FISCALIZACAO ELETRONICA - Vencimento: Local: Av.Pres.Costa e Silva,Pça.Revolução - S/Nilóp 227 MESQUITA - Valor: 191,54 Enquadramento: 208 - GRAVÍSSIMA - Pontos: 7".

Entrei em contato com o DETRAN RJ e pedi explicações sobre o envio da multa e se esta situação impossibilita a troca da PPD pela CNH e eles me orientaram a entrar em contato com o órgão autuador para saber sobre o envio e ainda me disseram que A QUALQUER MOMENTO a autuação pode virar penalidade e que os pontos seriam do meu irmão, o que em tese impossibilitaria o processo de troca de permissão. Em contato com a SETRANS de Mesquita fui informada que a responsabilidade de envio é do DETRAN, mas que eu posso entrar com o pedido de troca de real infrator agora para que os pontos já venham pra mim e ele não corra o risco de ter a CNH cancelada.

A minha dúvida é a seguinte:

  • Faço a troca do real infrator mesmo sem ter sido notificada?! Uma vez que após 1 ano e 4 meses ela ainda não foi entregue?!

  • Meu irmão corre o risco de ter a CNH cancelada mesmo a multa tendo sido aplicada em uma data em que ele NÃO era habilitado?!

  • Ele deve dar andamento de troca da permissão pela CNH? Agora restando menos de 30 dias para isso?!

Desde já agradeço a orientação.

Respostas

    P

    Pádua Recursos Segunda, 19 de maio de 2014, 9h18min

    Daryanne,

    Isso depende de cada órgão de trânsito, variando entre 60 dias e cinco anos, mas normalmente dura cerca de 90 dias.

    A PRF é que demora mais para sair da fase de autuação e trasnsformar a autuação em penalidade.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    D

    Daryanne Junior Segunda, 19 de maio de 2014, 18h40min

    hum entendi, obrigado pela explicação, parabens!

    P

    Pádua Recursos Segunda, 19 de maio de 2014, 20h54min

    Daryanne,

    Disponha sempre.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Segunda, 19 de maio de 2014, 23h43min

    Daryanne!

    Disponha sempre que precisar.

    Atenciosamente,

    Fernando

    Site: www.sigarecursos.com.br

    E-mail: [email protected]

    .

    J

    Jose Carlos Gaia Sábado, 13 de setembro de 2014, 1h30min

    ola amigos

    Eu Tirei Minha Cnh permissão logo apos 5 dias cai numa blitiz e fui penalizado em 5 pontos ,no outro dia eu recorri a multa a pessoa do Jari falou que talvez depois de 2 anos os pontos caissen na minha carteira ,então apos 1 ano dei entrada na minha cnh definitiva e ela saiu normal apois 5 meses de carteira definitiva apareceu uma mensagem na situação da carteira permissionario favor reiniciar permissão não entendi mais nada pois a minha carteira vai ate 2016 alguem pode me ajudar a ter a verdadeira resposta sobre isso sera que eu vou perder minha carteira ?

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sábado, 13 de setembro de 2014, 22h26min

    José!

    Como cometeu uma infração grave durante o tempo em que estava com a permissão, o DETRAN identificou essa situação e procedeu o cancelamento da sua CNH.

    Por isso, assim que esse órgão pedir a devolução da sua habilitação, deverá iniciar o processo de habilitação novamente.

    Atenciosamente,

    Fernando

    Site: www.sigarecursos.com.br

    Site: ww2.sigarecursos.com.br/ebook-defesa-de-multas-diversas/

    E-mail: [email protected]

    .

    G

    Gabriel Amorim Terça, 30 de setembro de 2014, 0h13min

    Olá amigos, aproveitando a oportunidade quero me informar de vcs o seguinte: Há 20 dias atrás tomei uma multa por estar dirigindo veículo não compatível com a minha habilitação ou seja, multa gravíssima... Ainda estou com a PPD, e faltam 4 meses para vencer e vim a definitiva. Todas as pessoas com quem converso me falam que esse processo é demorado, que posso fazer uma defesa assim que chega a autuação, e que caso a defesa nao seja aceita, posso entrar com outro recurso, tipo uma segunda defesa, aí eu ganho tempo que são os 4 meses que me faltam para pegar a habilitação definitiva. Passando os 4 meses e a multa nao estiver chegado, eles dizem que consigo pegar a Cnh definitiva normalmente... Um colega meu levou uma multa gravíssima, pq estava ultrapassando em faixa contínua, e faltavam 7 meses pra ele emitir a CNH definitiva, pois ainda estava com a provisória. Ele fez todo esse processo que eu disse acima, e conseguiu. Depois que se passou os 7 meses, a habilitação dele chegou, e logo mais chegou um papel dizendo que o recurso dele nao foi aceito. Ele trocou de categoria normalmente, e nada o impediu.. Vcs acham que também posso conseguir...??? Muito obrigado amigos att... Aguardo a resposta ansioso

    R

    Renan Nascimento Quinta, 01 de janeiro de 2015, 13h17min

    Estou em duvida ! minha carta e permissão e a cinco meses levei uma multa . gravíssima.. a multa ja veio mas pontos ainda não ! os ponta ainda irão vir?

    PÁDUA PORTELA

    PÁDUA PORTELA Sábado, 03 de janeiro de 2015, 13h47min

    Renan,

    Depende de vários eventos, a saber:

    1. Que tipo de infração foi cometida?

    2. O veículo está em seu nome?

    3. Você foi abordado e identificado no momento da infração?

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    Andrews Bravim

    Andrews Bravim Sábado, 03 de janeiro de 2015, 17h08min

    boa tarde!!
    gostaria de tirar uma duvida.
    fui parado pela PRF com o documento do carro sem vistoriar desde 2012, fui autuado no artigo 230 V, só que minha CNH é provisória o que posso fazer? sendo que o carro não esta no meu nome.

    D

    Desconhecido Sábado, 03 de janeiro de 2015, 17h21min

    fazer nada! respo do proprietário, pagamento e pontuação em nome dele.

    Andrews Bravim

    Andrews Bravim Sábado, 03 de janeiro de 2015, 18h57min

    mesmo que tenha assinado a notificação de autuação? tenho que entrar com recurso?? e o proprietario não tem CNH...

    R

    Renan Nascimento Domingo, 04 de janeiro de 2015, 12h34min

    Então minha multa foi ! conduzir motocicleta com faróis apagados! o moto não era minha mais e do meu irmão esta no nome da minha avo. Eu também ate assinei a multa ! o farol baixo estava queimado e não percebi ! pois estava de dia!

    S

    Sebastian Segunda, 05 de janeiro de 2015, 16h09min

    Prezados Gostaria de Uma Orientação. Tenho a PPD que vence em Março de 2015 onde teria que trocar pela CNH. Me carro foi multado pelo DNIT (multa grave com 5 pontos na carteira) e fiz troca de real infrator processo que esta em andamento no DNIT (eles confirmaram recebimento da documentação e pediram aguardar encerramento). A pergunta é se o processo não for finalizado não vou poder trocar o PPD pela CNH?

    PÁDUA PORTELA

    PÁDUA PORTELA Segunda, 05 de janeiro de 2015, 22h13min

    Renan,

    Essa infração vai para a sua habilitação.

    Somente encontrando erro no preenchimento do auto de infração ou a notificação ser enviada com atraso de mais de trinta dias salvarão a sua PPD.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    R

    Renan Nascimento Sábado, 10 de janeiro de 2015, 23h17min

    obrigado vou contar com a sorte agora! e o que mi resta...

    A

    adriano Sábado, 02 de abril de 2016, 17h47min

    ola. queria saber estou com a permissão pra dirigir. se eu tomar uma multa ela vem em casa ou não por causa de ser provisoria