Caros colegas, envolvi-me esse ano em um pequeno acidente, onde até mesmo o boletim diz que foi de pequena monta, mas ocorre que, como o veiculo da colega, que por sinal é advogada é segurado, a mesma acionou a seguradora para que fosse consertado, e não sei se foi por causa dela ser causidica, exigiu a substituição de todas as peças, inclusive fora trocado uma lâmpada do farol, que não queimou no choque, pois era a noite e a vi ascesa. Existe um mito de quem bate atrás sempre está errado, mas ocorreu que, ela estava trafegando na mesma pista do que eu, e assustou com veículos parado em uma faixa de pedestre e sem sinalizar com o pisca alerta, ou seja, como é uma via de trafego rapido, parar repentinamente é certo que poderá ocorrer uma colisão, mas a colisão foi muito devagar, sendo que onde meu veiculo encostou no dela, não teve estragos maiores, apenas a placa do mesmo, sendo que onde estragou um pouco foi na parte dianteira do veiculo dela, que segundo ela eu não guardava area de segurança, pois acho que não guardava era ela, pois com sua freada repentina, fez com que eu que estava vindo atrás chegasse a colidir com o veiculo dela, empurrando-o contra o da frente, será que ela estava guardando distancia segura, sendo que o veiculo dela colidiu com o da frente? Bom, preciso fazer uma defesa contra ela e posteriormente contra a seguradora, pois tenho certeza que irei ser acionado pela mesma. Desta forma, gostaria que se alguem interessado for, mandassem-me jurisprudencia e decisões sobre colisão na traseira, pois nem sempre quem bate atrás estás errado. Grato e aguardo ajuda de alguem..Abraços

Respostas

    J

    Jp gyn Sexta, 22 de janeiro de 2010, 15h05min

    Boa tarde.estava em uma avenida muito escura, quando cheguei para fazer uma rotatoria e vi que um carro entrava, freiei e um outro bateu na minha traseira.O que bateu atrás ficou indignado pois a preferencia era minha, e realmente era.Só que eu nao conhecia a cidade, estava chovendo, e o local nao tinha sinalização nenhuma, para me defender eu parei o carro para que a outra que havia entrado na rótula continuasse.estou errado? pra minha sorte só meu para-choque danificou, já o do que bateu estragou um pouco mais, no calor da discussão e na pressão que ele colocava sobre mim, eu até ofereci r$200,00, só que ele queria r$700,00 então eu disse que ele podia tomar as atitudes dele, sendo que eu ja havia proposto o acordo além de ajudá-lo com r$200,00 ele nao teria que pagar nada do meu.Quais os meu direitos nesse caso?

    A

    Anacilu Sexta, 05 de fevereiro de 2010, 8h32min

    Ola! Nesta quarta - feira dia 03 .. me envolvi em um acidente.. estava eu saindo de uma vaga, estas na rua mesmo; dei seta para sair, olhei no retrovisor e os carros estavam parados no farol, então olhei novamente e segui reto, quando meu carro ja estava em movimento um motociclista bate em minha traseira, parei o carro mais a frente e fui ver se ele estava bem, o rapaz estava em alta velocidade em uma pista de 30 Km/h. Ele vendo a minha falta de experiência né, porque minha primeira reação foi pedir desculpas, já que eu também sou motociclista, mas no dia em questão estava de carro. Perguntei se queria resgate ele disse que não,pois tinha dores no ombro mas não era nada. Mesmo assim chamei mas ele recusou . Então veio ele me dizendo que eu teria que pagar a moto dele que tinha quebrado o manete da embreagem, o pneu furou, o guidão entortou e por ai.. eu sem conhecimento fiquei desesperada. Foi quando liguei para meu pai, ele me disse para ficar calma pois eu não tinha culpa, ja que o rapaz estava desatento e em alta velocidade. Foi ele quem colidiu atras. Eu chamei novamente o resgate , o rapaz tinha fraturado a clavícula, fiz o B.O e os PMs me dispensaram. Quando penso que não na quinta - feira o rapaz veio na minha casa, dizendo que eu teria que pagar a moto dele, mais o guincho da moto; disse que tentou fazer as coisas sem policia, na paz mas eu fiz o B.O e agora ele falou que vai abrir processo contra mim. Alguém poderia me ajudar e me dizer nesse caso, se eu ou ele esta errado e também se ele entrar com processo é capaz de ganhar a causa??

    PS: o meu carro sofreu apenas riscos e quebrou um pouco do para-choque.

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Sexta, 05 de fevereiro de 2010, 8h48min

    Anacilu
    Acredito que você não vai ficar surpresa seu disser que este é o golpe mais comum atualmente nos grandes centros.
    Eles provocam os "acidentes" e normalmente tem uma equipe de "apoio" neste golpe(testemunhas, e orçamentistas de peças, guincheiro alem de prontuários médicos).
    É sempre a mesma equipe para diversas ocorrências forjadas.
    Faturam alto com diversos acidentes diariamente.
    Sua sorte é que você fez o BO, vai ajudar.
    Cuidado que vão insistir na extorsão até você ceder e pagar o que querem.
    Vai procura-la em sua casa com ataduras pelo corpo dizendo que não pode nem trabalhar.
    Cuidado e Boa sorte.
    Divulgue esta informação.

    A

    Anacilu Segunda, 08 de fevereiro de 2010, 2h35min

    Ingrid..

    O caso é que o rapaz se machucou mesmo.. isso porque eu vi o ferimento.. Mas o que estou em duvidas.. é que mesmo ele não tendo atenção no transito, andando em alta velocidade em via de 30 km/h; seria possível ele ganhar essa causa??

    Pois ele veio aqui na minha casa, dizendo que eu iria ver, que ele iria entrar com processo e tanta coisa.

    E

    Emanuel Bomfim Segunda, 08 de março de 2010, 14h20min

    Olá amigos, no último domingo às 17:30h eu trafegava por uma avenida quando um veículo parou no sinal amarelo, infelizmente não deu tempo de frear e acabei por colidir na traseira do referido veículo. O condutor era um senhor de 72 anos e no boletim de ocorrência ele diz que parou no sinal amarelo pois achou que não daria tempo de passar.
    Eu tenho chance de ganhar na justiça que ele pague a franquia do meu seguro?

    B

    Bruno Odate Terça, 18 de janeiro de 2011, 18h31min

    Ocorreu-me o seguinte fato, estava vindo de Salinas à Belém no dia 2/1/2011 quando nas proximidades de Benevides-Pa na Rod. BR-316 sofri uma colisão traseira.
    Fatos: O trânsito estava lento devido o grande fluxo de veiculos;
    Em certo Momento o Tránsito progrediu rapidamente e depois parou, devido a um acidente à direita onde já haviam agentes da PRF.
    Após eu ter parado no engarrafamento, escuto uma brecada e sofri o impacto no carro, o mesmo sendo arremessado ao da frente, o qual não houve prejuizo.
    Como havia um outro acidente um pouco mais atrás um agente da PRF chegou logo para Registrar a Ocorrencia, Pegou os Dados do veiculo da frente e logo liberou pois nao houve danos, e encaminhou eu e o outro motorista ao acostamento. o agente logo constatou a distração do motorista que colidiu na traseira do meu. o BO saiu 2 dias depois me dando favor ao caso.
    Fiz os Orçamentos e Liguei para Motorista que me bateu, o mesmo disse que nao tinha dinheiro, e nem seguro, porém anda em um carro 2010.
    Valor Médio do prejuizo R$4.500, Entao propus que pagasse a franquia do seguro R$800,00, e ainda sim continuou a falar que nao tem dinheiro.
    Sendo assim acionei o meu seguro pois dependo do carro para trabalhar, tive que retornar à Palmas-TO de Onibus e sem meu carro junto com minha esposa e 2 amigos que tinham ido comigo à Belém passar as férias aumentando, mais ainda meu prejuizo.

    sendo assim: O que posso reclamar ao Juíz?
    E se o outro motorista nao quiser pagar?
    Pode se ter um mandato de Execução de Dívida caso ele se recuse a pagar?

    Obrigado Pela Atenção!

    Aguardo Respostas.

    S

    SEcco Terça, 25 de janeiro de 2011, 12h16min

    Estava parado no sinal, e logo atras um outro carro, qdo do nada um terceiro carro (motorista embriagado e carteira cassada) acertou o carro do meio e consequentemente o meu. Quem deve pagar o prejuizo do meu carro, o carro que estava logo atras do meu ou o que bateu nele?

    P

    Priaa30 Sábado, 05 de fevereiro de 2011, 17h17min

    Caros colegas!Me envolvi em um acidente há poucos dias e gostaria que alguém me ajudasse a esclarecer algumas duvidas. Eu estava com meu carro (palio), em um cruzamento,veio um Siena e fez a conversão a esquerda, olhei novamente para ver se não vinha carro nas duas mãos e atravessei, enquanto isso um pedestre que estava em um Apolo estacionado a minha esquerda numa rua de mão unica abriu toda a porta e desceu do carro quando o Siena estava passando, a condutora deste carro se assustou e brecou repentinamente, eu tinha acabado de atravessar o cruzamento sem nem mudar de marcha bati na traseira dela, pois quando vi que ela entrou na rua atravessei a via de mão dupla e bati na traseira dela, salvo ainda que tive tempo de freiar senão o estrago seria maior. O Siena só estragou o engate, mas o meu carro amassou o capô. Gostaria de saber de quem é a culpa, pois estão me dizendo que é minha e que eu terei de pagar os estragos.Também foi feito B.O, so queria saber se tenho algum direito também.

    Obrigada pela Atenção.

    W

    Walber Nogueira Quinta, 21 de junho de 2012, 16h16min

    Olá amigos eu colidi na traseira de um carro Fiat Uno ano 1996 com meu carro uma Parati CL ano 1994, estavamos na Rodovia Anhanguera esu estava na faixa da esquerda na velocida maxima permitida que era 90km já a condutora do Fiat uno estava na faixa da direita e entrou para minha faixa sem fazer nenhuma sinalização e do nada não tive tempo nem de freiar meu carro bati com mta força na traseira do carro dela a unica vitima foi eu fiquei inconciente e fui atendido pelo Samu no BO o Policial foi pega meu depoimento no Hospital estava com medicamentos e meio inconciente ainda falei que não lembrava direito do ocorrido, agora a Condutora do Fiat Uno quer que eu pague os danos do Carro dela ela falou no BO que eu vinha em alta velocidade e colidi na traseira do veiculo dela. Meu carro deu Perda total agora qual a melhor solução para entrar com uma ação afinal quem provocou o acidente foi ela. Obrigado.

    A

    Ana Paula Quarta, 27 de junho de 2012, 16h56min

    Na segunda feira, na Av Brasil em um trecho muito movimentado onde duas avenidas se juntam, quando parei pois um carro parou repentinamente na minha frente, um onibus bateu em minha traseira lateralmente, ja que ele tentou desviar no meu veiculo.
    O motorista seguiu a diante e parou no canto da pista da avenida, ja desceu do veiculo colocando a culpa em mim, que parei de repente, mas se eu não fizesse bateria na traseira do veiculo da frente.
    Hoje não se faz mais brat no local, e pelo telefone fui informada a me dirigir ao batalhão da PM mais proximo. O motorista me forneceu seu nome, anotei a placa e ele simplesmente entrou no veiculo e foi embora.
    Eu fiz o brat no batalhão e agora preciso acionar a empresa de onibus. Sendo que como a Avenida é muito movimentada e não havia ninguem comigo na hora não tenho testemunhas do que aconteceu, somente meu relato e o dano no meu carro causado pelo onibus. Ouvi falar que motoristas de onibus arrumam qualquer pessoa para testemunhar por eles nesse caso. O que dificultaria muito a reclamação.
    Como deveria agir nesse caso? Obrigada.

    C

    Consultor ! Quarta, 27 de junho de 2012, 17h39min

    Célio,

    Sua única defesa é conferir a extensão dos danos.

    Deveria ter fotografato, filmado, etc.

    Agora, resta uma perícia.

    E já adianto que vc é o responsável também pelos danos do veículo atingido na frente do dela !

    Bater atrás, só isenta se vc provar a culpa do condutor da frente. Pelo seu relato, ela frenou porque o trânsito estava parado. Não há nada de errado aí.

    A única coisa que pode ter faltado, é a direção defensiva, ou seja, ficar bem distante do veículo da frente para quando vier alguém apressadinho, que, olhando pelo retrovisor, percebe-se que não vai conseguir parar, o condutor teria espaço para avançar ... entretanto, nas grandes cidades, com engarrafamentos, é praticamente impossível essa manobra defensiva.

    .

    .ISS Quarta, 27 de junho de 2012, 17h51min

    Ela não é responsável por nada quem bateu na traseira dela foi o ônibus

    S

    Suelen Perilo Terça, 15 de janeiro de 2013, 14h08min

    Ontem dia 14/01 trafegando em via publica com velocidade compatível a via , um veiculo a frente bateu na traseira de outro e como eu estava de moto não houve frenagem suficiente para evitar a batida que dei nesse outro veiculo , bati fracamente mas quebrou a lanterna do veiculo e o proprietário do veiculo que ficou no meio das batidas exige que eu ressarça a lanterna quebrada , sendo que o primeiro proprietário que causou a primeira batida assumiu seus próprio prejuízo. Posso recorrer e tentar evitar que eu tenha que pagar os danos?

    .

    .ISS Terça, 15 de janeiro de 2013, 14h21min

    99,99999999, quem bate na traseira é repsonsável pelos danos, no seu caso pela descrição que vc forneceu vc é culpado pelo dano do veicula que seguia à sua frente. independente de que o veiculo que seguia a frente do veiculo com o qual vc colidiu tenha feito uma frenagem brusca.

    C

    cahrocha Segunda, 21 de janeiro de 2013, 2h50min

    Boa Noite, no dia 08/01 eu estava trafegando em uma avenida quando parei no farol vermelho e um individuo colidiu na traseira do meu veiculo, no momento chamei viatura q veio até o local fez o bo, porem ele estava com o doc atrazado e entao seu veiculo foi apreendido, no momento ele disse q iria pagar pois ele foi o responsavel, deu seu telefone e agora ligo para ele a mae dele me trata super mal dizendo q eu "ferrei" ele chamando a policia que nao era para fazer bo e esta me enrrolando para pagar, maas nao posso ficar com o carro batido entao ja acionei meu seguro e irei pagar a franquia, minha duvida é a seguinte: irei acionar pequenas causas pois eles nao tao querendo pagar, mas no pequenas causas eu tenho que pedir o ressarcimento da franquia ou do valor do conserto do veiculo mesmo??
    obrigada

    .

    .ISS Segunda, 21 de janeiro de 2013, 10h31min

    valor da franquia já que o valor dos reparos será cobrado pela sua seguradora.

    F

    Felipe Valentim Segunda, 01 de abril de 2013, 2h42min

    Estava trafegando numa via com limite de 60km/h toda controlada por radares ( a cada semáforo de 300 e 300 m) e tinha um fluxo moderado de carros não permitindo possível excesso de velocidade. O veiculo que estava a minha frente foi "fechado" por outro veiculo e brecou, o mesmo veiculo possuía sua lanterna traseira fume ( muito por sinal ), brequei meu carro assim que percebi que o veiculo á frente parando ( pois não vi o "stop" aceso ) mas o tempo de reflexo não foi suficiente para evitar o abarrotamento. Infelizmente o condutor do veiculo da frente se assustou com o impacto e não pisou no freio do seu carro, o mesmo subiu no canteiro da via e bateu no poste de iluminação. Tenho fotos do pequeno dano causado a dianteira do meu carro e da traseira do carro da frente. Propus ao dono do veiculo da frente que arcaria com metade do dano, por constatarmos que o impacto não foi referente ao dano causado e por não ser possível visualizar durante o dia a luz de freio do seu carro, mas o mesmo não aceitou. Gostaria de saber se poderia usar como prova as imagens do dano primário causado pela colisão e a imagem da lanterna "filmada"?

    C

    cleis Segunda, 21 de outubro de 2013, 9h47min

    OLÁ,BOM DIA a todos! aconteceu que bati na traseira do veiculo de uma mulher,o motivo freada brusca numa via de 60klm por hora o transito livre e ela mim para o carro do nada alegando ter se assustado com um outro veiculo que entrou na frente dela , na hora ela desceu do carro ja assumindo a culpa ,porem assiono o seguro dela a seguradora se recusou a arrumar o meu carro alegando que bate atraz e sempre errado porem eu confiando na palavra da mulher que se deu como errada so fiz o boletim pela internet com 2 testemunhas que estavam no local e ouviu quando ela falou .mais bem agora a seguradora que o reenbouço do valor gasto no carro dela oq faço por favor mim ajudem.

    W

    [email protected] Quinta, 24 de outubro de 2013, 8h22min

    Cleis ela provavelmente acionou o seguro dela e disse que você estava errado.

    Entre com uma ação contra ela pedindo o ressarcimnto das suas despesas mas com certeza a seguradora vai te processar para você pagar o conserto dela.

    Procure um advogado.

    Wilson

    F

    Freddo Segunda, 24 de fevereiro de 2014, 13h36min

    Boa tarde! Por gentileza, gostaria de alguma ajuda com o seguinte caso:

    Estava trafegando em uma rodovia com um carro alugado e, quando acabei de virar uma curva em um trecho de ladeira, percebi que o carro que estava à minha frente estava PARADO, sem pisca alerta. Imediatamente pisei no freio, as rodas travaram (sem freio ABS) e acabei colidindo com o carro à frente. Acontece que havia uma carreta encostada na outra mão (onde não tem acostamento) e uma outra carreta que precisou invadir parte da mão onde eu estava para desviar da carreta que estava parada. O motorista da carreta encostada sinalizou apenas a sua mão, portanto não havia como saber desta situação antes da curva. Tirei fotos que provam que o motorista da carreta não sinalizou na minha mão e tenho 2 familiares que estavam no meu carro que podem testemunhar que o carro da frente não havia ligado o pisca alerta. Eu não estava excedendo o limite de velocidade, até porque se eu estivesse a batida seria muito mais feia. Houve apenas amassados nas latarias, nenhum farol foi quebrado.

    Gostaria de saber se posso ser isentado de culpa, já que só pude avistar a situação após a curva, o que não foi suficiente para evitar a colisão. O fato do motorista da frente não ter acionado o pisca alerta não o faz ter culpa parcial? O motorista da carreta não deveria ter sinalizado as duas mãos? A carreta que estava subindo não agiu com imprudência?

    Muito obrigado!