Boa tarde!!!!

Gostaria que me informasse sobre o adiantamento salarial: Existe um percentual minimo ou máximo, que o funcionário possa receber a titulo de adiantamento salarial?

O funcionário pode optar por não receber o adiantamento salarial? Se a resposta for positiva, a empresa deveria, ter uma declaração da opção do funcionário?

Eu, sei que no hollerith do funcionário não pode constar valor negativo, mas, pergunto, poderia o funcionário receber no quinto dia util de cada mês, valor, como por exemplo R$ 5,00 ( em virtude de ter recebido o seu salario do mês, em adiantamentos). Se isso acontece, há alguma punição para a empresa?

Existe alguma legislação sobre o assunto?

Aguardo resposta, e agradeço a atenção

Marina

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 21 de setembro de 2015, 19h10min

    Pode decidir não mais fazer se não estiver previsto em contrato e nem na CCT do Sindicato, mas deve avisar com 30 dias de antecedência.

    J

    Jacqueline Lopes Terça, 15 de dezembro de 2015, 12h41min

    boa tarde
    gostaria de saber se pode ser descontados valores nesse adiantamento mensal?
    pois a empresa do meu esposo vai dar ferias a eles dia 20/12 e quer descontar os dias parados nesse vale do dia 20 agora.

    R

    Rafael F Solano Terça, 15 de dezembro de 2015, 20h10min

    No vale não irão descontar os dias parados, o vale será sobre os dias efetivamente trabalhado. Suponho que a empresa pague as férias coletivas como manda a Lei, até 2 dias antes de seu inicio

    D

    dayane Terça, 13 de setembro de 2016, 8h31min

    Bom dia,
    Gostaria que me tirasse uma duvida.
    Trabalhei o mês de Julho completo em 01/08 sai de ferias 30 dias. Porem o meu chefe não tinha como me pagar as ferias e me informou que ia pagar em setembro. Me pagou o salario referente ao mês de julho e no dia 25/8 eles depositaram 1.000,00 que subtendi que era referente o adiantamento salarial pois trabalhei o mês de julho inteiro e recebo salario e adiantamento.
    Porem agora em setembro que era pra ele ter depositado 1.456,00 das ferias o mesmo me informou que quando entra de ferias não tem direito a adiantamento e que no dia 25/08 ele me pagou uma parte das ferias e no mês de setembro ele só depositou 456,00.
    Esta correto?

    R

    Rafael F Solano Terça, 13 de setembro de 2016, 11h50min

    Ele pagou o salário de julho todo?? É isso o que importa. É claro que não cabe adiantamento durante as férias!! Férias sáo férias, é uma licença remunerada, adiantamento de salário é quando se trabalha ou não recebia sua contraprestação, o salário!

    Ana Rapini

    Ana Rapini Segunda, 10 de outubro de 2016, 18h14min

    Boa tarde, a empresa que trabalho irá conceder adiantamento quinzenal o que não era de costume antes, porém neste adiantamento serão descontados o vale transporte, convênio médico e vale refeição, isto pode acontecer ?

    Laryssa General

    Laryssa General Quinta, 20 de outubro de 2016, 10h57min

    olá na minha empresa pagam o adiantamento todo dia 15 40% e dia 30 os 60%, sai de férias dia 17/10 e não recebi o adiantamento do dia 15/10 por contar mais de 12 dias de férias no mês, quando receberei o valor desse período de 30/09 a 16/10 ?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 20 de outubro de 2016, 13h28min

    O salário do MÊS de outubro vc deverá provavelmente receber dentro do prazo máximo legal, que é até o 5º dia util do mês subsequente.

    Davi Rocha Novais

    Davi Rocha Novais Quinta, 03 de novembro de 2016, 18h04min

    Boa noite? Eu trabalho em uma empresa que não paga adiantamento, eu queria saber se ela é obrigada fazer o pagamento dos funcionários no dia 30 ou 01 ou se ela tem até o 5° dia útil do mês para fazer o pagamento do funcionário.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 04 de novembro de 2016, 0h12min

    Davi, ficou mais do claro nos comentários acima que adiantamento não é imposto pela Lei, patrão dá se quiser.

    O pagamento do salário É no fim do mês, mas existe a tolerância que vai até o 5º dia útil do mês subsequente

    D

    DIEGO FORDINY Sexta, 09 de dezembro de 2016, 8h47min Editado

    Bom dia Paula,

    Uma vez concedido torna-se direito do empregado.

    Quando já existe tal adiantamento firmado e ordinário na folha de cada mês o profissional cria expectativas de recebimento e programa seus débitos de acordo com o ordenado.

    Não havendo possibilidade de extinção da parte do empregador, e sim apenas pela vontade de não receber do empregado.

    Observar CCT da categoria para analisar as obrigatoriedades e as ressalvas.

    Abraços

    Diego Fordiny