Olá amigos, boa tarde. Bom, vou contar um pouco da minha história e depois fazer umas perguntas. Quem puder ajudar, irei agradecer de coração. Sou recém formado, tenho OAB, porém, nunca tive prática na advocacia. Como se sabe, na faculdade não ensinam o dia a dia do advogado (como dar entrada no processo; pagar as custas e em que momento pagar; etc.). Tenho muita base no direito material, mas peco na parte da prática. Não encontrei livros que pudessem resolver meu problema, por isso recorri a este site. Percebi que estava com muitas dificuldades quando consegui meu primeiro cliente. No fórum, quando os servidores perceberam que não tinha muita prática, começaram a fazer várias perguntas técnicas... Creio que era para me testar. Então amigos, quando comecei a advogar (precisamente no mês de outubro desse ano), me deparei com várias dúvidas. Podem ser bobas para quem já é mais experiente, mas no meu caso estão se tornando um verdadeiro problema. Vamos a elas então:

1) Como disse antes, não tive prática na advocacia, então, como funciona os principais atos praticados no Fórum? Em outras palavras, quando dou entrada com minha inicial no Fórum, o que é importante eu, como advogado, saber para não passar "vergonha" (termos utilizados; etc.)?

2) Como funciona o pagamento das custas do processo? Em que momento elas são pagas?

3) Como estabeleço o valor da causa?

4) Quando protocolei minha inicial, o servidor perguntou o seguinte: "Dr., você vai querer cópias?". Ele se referiu às cópias do processo? Se sim, devo sempre exigir essas cópias?

5) O que os Advogados mais experientes aconselham estudar para adquirir essa prática na advocacia?

6) Se os Srs. possuem outros conselhos, por favor, compartilhem comigo. Com certeza irão receber em dobro.

Amigos, por enquanto, muitíssimo obrigado. Fiquem todos com Deus.

Respostas

    E

    Edilene Araujo Terça, 24 de novembro de 2015, 10h13min

    Compartilho das mesmas dúvidas...
    Desde já agradeço a quem puder dividir conosco a sua experiência.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    ?

    Desconhecido Terça, 24 de novembro de 2015, 20h37min

    Dr. Luciano Fidelis, muitíssimo obrigado pela ajuda e dicas. Infelizmente, não sei por qual motivo, os escritórios que fui não aceitaram fazer esse tipo de parceria. E em todos o argumento foi o mesmo: "Não temos vagas".
    Por isso recorri a este fórum. Enfim, obrigadão mesmo!!

    ?

    Desconhecido Segunda, 30 de novembro de 2015, 22h52min

    Mais alguém pode opinar?