Terminei minha faculdade e estava pagamento o FIES, quando fui demitida do meu emprego neste ano e estou com muita dificuldade de pagá-lo. Já tentei negociar na Caixa mas não existe acordo. Preciso diminuir o valor, pois vi notícias sobre Revisão do Valor ou alguma possibilidade de negociação como havia antigamente. [...]

Respostas

    Jus.com.br

    Jus.com.br Domingo, 22 de abril de 2007, 14h21min Editado

    Melhor Resposta segundo o Editor

    O Jus Navigandi já publicou material sobre o assunto:

    jus.com.br/peticoes/16755
    jus.com.br/peticoes/16642

    São duas minutas de petição inicial de ação revisional do FIES.

    F

    Funcho Segunda, 02 de abril de 2007, 12h55min

    Kilma,

    Não pague. Espere que a CEF vai propor a ação de execução, aí vc. se defende
    alegando anatocismo, tabela price e outros. Fica fria.

    E

    ELIANE KOPCHINSKI Segunda, 09 de abril de 2007, 13h05min

    O que fazer com os fiadores?

    O nome deles vai para o seraza em 2 meses aproximadamente sem o pagamento das parcelas.

    Tambem estou desempregada e anteriormente quando trabalhava , precisava de um dos dois empregos para pagar a parcela que no meu caso é de r$ 750,25 mensal.

    O que fazer?

    ME FORMEI EM 2004 E MESMO COM DOIS EMPREGOS VINHA PAGANDO O FIES COM DIFICULDADES, JA QUE PRECISAVA DE UM DOS EMPREGOS SÓ PARA PAGAR A PARCELA DE R$ 750,25. AGORA QUE ESTOU DESEMPREGADA OS MEUS FIADORES VEM SOFRENDO AMEAÇAS DE TEREM OS SEUS NOMES INCLUIDOS NO SERASA, PRECISO DE UMA SOLUÇAO URGENTE, OS JUROS SAO DE 9% E DEVO ATE 2011, NAO TENHO COMO PAGAR. ALGUEM PODERIA ME AJUDAR?
    OBRIGADA

    T

    Tissiana Domingo, 22 de abril de 2007, 13h44min

    Boa tarde! Também estou no mesmo barco.
    Me formei em 2005 e terminei de pagar as 12 primeiras parcelas de amortização no dia 10/04/2007, que era no valor de R$ 420,00, contudo já recebi a próxima fatura a vencer em 10/05/07 no valor R$ 330,00.
    Estive fazendo os cálculos e constatei que entre juros e parcelas já paguei o valor de R$ 6100,00 e minha dívida global é de R$ 23 mil, assim, pela lógica, ainda devo R$ 17 mil acrescidos dos juros. Porém, conforme dados da CEF, meu contrato encerrará em 10/06/2007, assim, ainda tenho 122 parcelas a quitar e me baseando no valor da primeira delas, de R$ 330,00, terei de pagar à CEF o montante de R$ 40.200,00, dessa forma desenbolsarei cerca de R$ 47 mil para quitar uma dívida originária de R$ 23 mil. Isso é um absurdo, pois pagarei mais que o dobro do valor. Eles estão encarando este contrato como um simples empréstimo, sendo que este dinheiro nunca passou por nossas maõs e trata-se de um incentivo aos estudantes carentes.
    Já estou providenciando um colega especialista pois não pagarei este valor em hipótese alguma, porém temos de resguardar os fiadores, eis que atrasei algumas parcelas e eu e meu fiador fomos inscritos no Serasa, então atentem pra isso.
    Se alguém tiver alguma orientação ou notícia a respeito, por favor socialize. pretendo estar sempre em contato aqui no fórum.
    Um grande abraço e vamos à luta pessoal, pra acabar com esse abuso!

    C

    Claudia Carvalho_1 Terça, 24 de abril de 2007, 6h46min

    Olá!
    Eu também estou enfrentando o mesmo problema da Tissiana. Me formei em 2005 e paguei nos primeiros 12 meses o valor de R$36,00 mensais. Ao final deste prazo, fui até a agencia da Caixa de minha cidade para saber qual seria o valor a ser pago na segunda etapa. Lá, fui informada de que o valor não ultrapassaria R$100,00. Qual não foi o meu susto, quando no próximo mês recebi uma cobrança de R$288,00. Fiquei apavorada, pois não tenho condições de pagar este valor mensalmente, e a meu ver a cobrança dos juros é abusiva, pois se olharmos no extrato que recebemos todos os meses para pagamento tem descrito lá um valor de amortização e outro valor de cobrança de juros, a cobrança de juros é quase igual ao valor do capital utilizado... somando tudo isso, o valor final será absurdo. E tem mais, se o Fies foi criado para facilitar a vida do estudante equanto o mesmo está na universidade, também foi feito para prejudicá-lo após o término do curso, se continuar assim, vamos nos formar e trabalhar só para pagar o financiamento estudantil.
    Tendo em vista que este valor será corrigido novamente em 12 meses, não sei o que fazer, pois já tentei negociar com a Caixa, mas eles nao aceitam negociação. Vejam bem, não estou me negando a pagar minha dívida, mas quero pagar o que for correto e não ser lograda pelo banco, que já tira de nós uma fortuna...
    Conheço pessoas, que depois de formadas, não pagaram uma única parcela do FIES e não tiveram seus nomes incluídos no SPC e SERASA e nem dos seus fiadores... feliz delas, mas tenho medo que o meu nome, bem como o de meus fiadores seja incluído nesses cadastros... e aí? o que farei?
    Espero que alguém me dê uma luz!!!
    Creio que se nos unirmos, conseguiremos bons resultados!!
    Manterei contato
    Abraços a todos

    A

    Adriano_1 Quarta, 25 de abril de 2007, 5h25min

    Amigos devedores do FIES.

    Estamos no mesmo barco (furado).
    Me formei em 2005 e vinha pagando, após formado, um valor de R$ 189,06 por mês, durante um ano; quando fui surpreendido pela cobrança que vence dia 10/05/2007 no valor de R$ 434,87.
    O problema não é nem pagar, mas os valores que nos são cobrados.
    Segundo meu extrato de cobrança, terei que pagar até dia 10/03/2015, isso é: 8 anos ou 94 meses mais precisamente. Dando um total de R$ 40.877,78, isso se for cobrado somente este valor mensal citado. Ainda nem falei no que já foi pago.
    Trocando em miudos, esse financiamento, lesa e muito o estudante tido como carente.
    O valor do meu empréstimo é de R$ 24.135,36, portanto quase o dobro terei que pagar.
    Fica uma situação difícil, pois o fato de se formar, conseguir um diploma, não é garantia de emprego para ninguém. Além do mais, muitos, como eu, tem família para sustentar (filhos, esposa, etc).
    É notório que o FIES esta se tornando um "problema" a mais para nós.
    Aqui no meu estado (Goiás) corre uma Ação Civil Pública que dispença os fiadores para novos contratos e exclui os já assinados. Pois o maior problema é o nome dos fiadores irem para o SERASA.
    Neste link consegue-se ver a ~Petição da Ação Civil Pública.
    http://www.prgo.mpf.gov.br/imprensa/not265-1.pdf
    Teve um desembargador (não me recordo) que disse que a educação é obrigação da União e ela quem deva ser o fiador dos estudantes.
    Certo tempo atrás (2003/2004) estava sob uma liminar a não exigência do fiador, pois bem: meu fiador foi a Caixa pedir que excluisse ele como fiador e oferecer outro fiador e a Caixa relatou que não seria necessário, pois a fiança não era mais exigida. Com isso meu fiador ficou despreocupado.
    Quando esta liminar foi caçada, voltou a constar como fiador os nomes deles, ou seja, a própria Caixa disse que não seria necessário ele pedir a dispença e nem trocar a fiança. Além do mais, nenhum aditamento consta assinatura dos fiadores e isso, ao meu ver, é irregular.
    o número da Ação Civil Publica é: 2005.35.00.005681-2
    entre no site: www.go.trf1.gov.br e façam a pesquisa.
    Gostaria de contato com todos que se encontram na mesma situação que eu.
    Meu e-mail é: [email protected]
    Peço que todos mantenham informados uns aos outros, pois estamos na mesma guerra e precisamos nos unir.
    Se alguem tiver novidades me envie por e-mail que manterei contato.
    Um abraço a todos,
    Adriano

    A

    Alysson 27083/CE Quarta, 25 de abril de 2007, 6h57min

    Entrei agora nessa barca de FIES
    Estou agora com medo
    quando li o contrato notei que não era nenhuma marravilha tao falada e buscada com tanto sacrificio. Mas por necessitar para conclussão de meu curso entrei.
    estou com medo pois o meu montante é de 36.000,00 imagino q pelas contas acima vou acabar tendo que pagar uns R$ 70.000,00
    Tem algo que possa fazer agora pra evitar tal absurdo?
    Alysson

    A

    Alexandre Rebouças Quarta, 25 de abril de 2007, 12h50min

    Pessoal, minha noiva se encontra na mesma situação que vocês. Ela se formou, pagava regularmente as parcelas do FIES e infelizmente ficou desempregada. Exatamente nesta mesma época em que ficou desempregada, o valor das parcelas dobrou. Pulou de R$200,00 para R$400,00. Consequentemente, ela parou de pagar o financiamento porque não tinha a menor condição para tal.
    Foi até a CEF para tentar negociar e não conseguiu nada, não fizeram acordo de jeito nenhum. A resposta que ela obteve foi exatamente esta: "Não está contente, entra na justiça!".
    Agora, quem entrou na justiça foi a CEF querendo cobrar todos os atrasados com juros e multas, dando um valor até o momento de quase R$ 25.000,00. Os fiadores já foram intimados à comparecer à uma agência da CEF para quitar a dívida, caso contrário, dentro do prazo de 1 mês terão os bens (que foram dados como garantia na assinatura do contrato) penhorados.

    Por favor, vocês sabem se existe algum movimento, alguma associação, algum grupo estudantil que já esteja brigando com CEF em prol de uma negociação pacífica, uma renegociação de dívida, etc ? Existe alguma repartição pública que possa ajudar todos nós na resolução destes problemas com o FIES ??

    Antecipadamente agradeço a atenção de vocês...

    Um grande abraço, Alexandre

    A

    Almir Filho Quinta, 26 de abril de 2007, 19h15min

    O importante é buscar soluções.
    Cabe uma ação revisional de juros, alegar contrato de adesão, pelo cdc anular algumas clausulas, tabela price anatocismo capitalização de juros, existem algumas ações inclusive disponiveis na internete q dão esperanças, me formei em 2005 e não vou perder tempo mesmo pq não dá para esperara inclusão dos fiadores no serasa, qualquer novidade postem ou então escrevam por e-mail- [email protected].
    Almir Londrina Pr

    T

    Tais Silva Terça, 15 de maio de 2007, 17h55min

    Olá,
    passo por situação similar, com um agravo: Nunca paguei uma só parcela do FIES, por exclusiva falta de condição, meu fiador é falecido, mas meu nome ja foi negativado. Como já citado acima, também conheço pessoas que nem se quer foram notificadas pela CEF, com relação ao FIES, enquanto me encontro nessa condição. Já tentei acordo, mas eles se recusam. Alguém tem uma luz???

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    Mais detalhes:

    Sou recém-graduada e fui usuária do FIES. Após 2 meses de conclusão do curso, recebi os boletos para pagamentos e não efetivei nenhum, até hoje. O meu fiador é falecido. Ao acionar a Caixa para acordo fui informada de que não há qualquer negociação, então estou seguindo sem os pagamentos por falta de condições, mas o meu nome foi negativado, o que vem me prejudicando.

    Alguns colegas, também alcançados pelo FIES, nem se quer foram notificados e, ainda outros ex-alunos entraram na justiça contra os juros abusivos da CEF.

    Quais as chances de conseguir resgatar o meu nome e obter algum sucesso nesta redução de juros e multas. Eu tenho o interesse de pagar, mas dentro das minhas condições. O PROCON seria o mais indicado ou a seria a justiça comum? POR FAVOR, PRECISO DE AJUDA!!!!!

    E

    Eliane_1 Quarta, 16 de maio de 2007, 11h50min

    Pessoal passei por este problema, desempregada!!!.
    Ja veio em casa a intimação que deveria pagar o valor de R$12,000 mil reais em 15 dias, absurdo né!!!Tentei fazer acordo com a CEF e o acordo deles foi me precionar a pagar ou senão meu único bem minha casa será penhorada.
    Entrei em desespero pois meus pais moram na casa e eles não tem culpa de nada, pois o único erro foi ter entrado nesse financiamento, pois nunca pensamos que podemos um dia ficar desempregados e ainda mais nunca imaginamos que nesta situação a CEF não faz nada nem mesmo aceita pagarmos o que podemos.
    Antes dos 15 dias para pagar a divida procurei a Defensoria Pública da União(Federal), onde é nomeado um defensor, hoje meu caso está na mão deles e agradeço a Deus por este defensor ter pegado meu caso.Agora aguardo o resultado e entrego nas mãos de Deus, pois a justiça dele é maior do que a dos homens!!!!.
    Abraço a todos!!!

    A

    Alexandre Michetti Quinta, 17 de maio de 2007, 11h17min

    Pessoal, minha namorada esta na mesma situação...

    Procurando na internet, achei uma notícia da Folha de S. Paulo de 04/07/03 sobre uma tentativa de obter anistia para os estudantes, vejam no link abaixo:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0407200322.htm

    Quem não tem conta no UOL pode ler aqui:
    http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/ensino_superior/id040703.htm#1

    Sei que a tentativa não deu certo, mas pelo menos da pra ver na noticia quem eram as pessoas que estavam tentando resolver essa situação, que no caso eram Beto Albuquerque (PSB-RS), José Dirceu e Cristovam Buarque.

    Bom, eu entrei no site do Beto Albuquerque onde tem um link para entrar em contato com ele. Enviei um email falando de nossa situação e perguntando se existe atualmente alguem no governo tentando resolver essa situação. Coloquei o link desse forum no email... se ele vai ler meu email ou entrar nesse forum isso eu não sei, mas pelo menos eu tentei :-)

    O link do Beto Albuquerque é o seguinte:
    http://www.betoalbuquerque.com.br/index.php?option=com_mosforms&Itemid=133

    Se por milagre eu tiver alguma resposta eu posto ela aqui.

    M

    Maria do Rosário Quarta, 06 de junho de 2007, 3h19min

    Milagre,meu amigo....só um milagre pode salvar,não só a nossa situação,mas o país...
    O que você pode pensar de um país que penaliza severamente quem ousa ser alguém???? Quando existe na constituição que a Educação é um dever do Estado e um direito do cidadão???? E você liga para assessoria da caixa e te dizem: " Sinto muito...a Legislação não permite negociação...é como se você tivesse financiado um carro" Pode parecer piada..mas nós ,infelizmente sabemos que não é.Eu fui fiadora da minha filha,formada em jornalisto em 2003...não tive condições de pagar...meu nome está negativado e não vou estranhar nem um pouquinho se me jogarem na rua....eu só vou ser mais uma debaixo da ponte..Que diferença isso faz para o nosso "Governo" ???? nenhuma...
    Já escrevi para o ministro da Educação...para o Mec..enfim para o execelentíssimo senhor presidente da República Luíz Inácio Lula da Silva....Nada...absolutamente NADA!!!!Eles estão muito ocupados com as CPIS....os escândalos que povoam as manchetes do Brasil....Bilhões e bilhoes que saem pelas cuecas...e vias menos exóticas...enquanto isso...vamos eu,você...nós esperando por um MILAGRE...Quem mandou ousar????? bem feito pra nós!!!!E pra eles porque eles vão ter que viver aqui ...

    A

    Adriano Roriz Fazzi de Alencar Arraes Terça, 12 de junho de 2007, 10h05min

    Amigos, já escrevi anteriormente meu relato sobre o FIES.

    Estou aqui para informa-los que pretendo e vou criar a Associação Brasileira dos Estudantes e Ex-estudantes Contratados ao FIES. Não sei ainda o nome, mas já estou correndo atrás.
    Vamos juntos nessa luta, pois o prejuizo é de todos.
    Uma das minhas teses é que o estudante pague somente o valor principal, e o Governo não cobre nenhuma taxa, juros, etc.
    Ou seja, que paguemos o que utilizamos e o Governo arque com sua parcela na Educação, pois é direito do cidadão e dever do Estado.
    Porque no ProUni não se cobra nada e no FIES sim? Sendo que smos todos considerados carentes???

    Me escrevam, me ajudem... Precisamos unir forças.
    Sou de Goiânia/GO.

    Meu e-mail é: [email protected]
    Msn: [email protected]

    Aguardo vocÊs....

    I

    Isabel Cristina S V Boas Quarta, 04 de julho de 2007, 12h01min

    Isabel Cristina
    Feira de Santana,Ba.

    Ola´pessoal
    Cada relato que leio fico assustada,o meu caso é um absurdo.Meu filho teve o Fies em 2001.1,e em 2003.1 foi cancelado por nao alcançar os 75% de aprovaçao,não teve defesa.Meses depois comecei a receber boletos de pagamento,até ai tudo bem pensei que teria só que devolver o investimento feito pelo governo,mais que nada,fui à CEF e me informaram que tenho que pagar até o final do contrato que será em 31.12.2008,um absurdo.Não quero pagar mai.Me orientem,pois estou com marido desempregado,e meu filho não ganha o suficiente para pagar.O mais triste é que diante dos acontecimentos êle ainda não pôde retomar seus estudos.Cabe salientar que a comissão do FIES nao teve e nunca terá boa vontade para resolver situações como está.Estouprecisando de orientação,quero dá um basta , e chega de exploração.Quem devo procurar.Posso mover uma ação indenizatória. Entrem em contato.

    Isabel
    [email protected]

    C

    CRVDS Domingo, 15 de julho de 2007, 16h51min

    Colegas, caso tenham interesse estou selecionando material para propor ação revisional em face da CEF, cujo objetivo é revisar o contrato do FIES.

    Enviem um e-mail para [email protected] e mandarei o material.

    Estamos juntos nessa empreitada!

    R

    ROGERIO COSTA_1 Quarta, 25 de julho de 2007, 6h42min

    Trabalho a 6 anos com ações revisionais discutindo juros e cláusulas abusivas. Pode fazer o cálculo em meu site: www.revisionais.com.br
    Atendemos todo Brasil, qualquer dúvida, mande-me um e-mail:
    [email protected] ou ligue (0XX51) 3361.2253 em horário comercial.

    http://www.revisionais.com.br

    R

    Rodrigo Mattos Quarta, 25 de julho de 2007, 7h59min

    Caros amigos, me preocupa muito esta situação. Estou na mesma enrascada que todos vocês, estou completamente perdido não sei como resolver. E pior, além de mim, minha esposa também foi usuária do FIES. Por favor me ajudem, preciso muito. Obrigado. Meu email: [email protected]

    E

    Everton Moreira Braga Segunda, 30 de julho de 2007, 18h02min

    Será que alguém neste país, algum destes grandes advogados milionarios nao podem nos dar esta ajuda juridicamente, pois todos que relatam sua historia aqui não tem a minima vontade de dar calote e sim de pagar o que justo. Estou desempregado e recebi neste mes um aviso que devo 13..... mil reais e estou em aberto uma parcela de 51 e 3 no valor de trezentos e poucos reais não sei o que faço tenho uma filha de 1 ano e 3 meses e moro de aluguel pois casa comprar na caixa ew só para rico mas isso não vem ao caso, vamos nos unir fazer alguma coisa vamos nos mexer tambem nao adianta ficarmos so naos queixando vamos ver nas eleiçoes agora quem vamos votar para "nos governar" vamos fundar alguma coisa sobre os devedores do FIES movimentar o país fazer camisetas, cartazes, panfletos distribuir em faculdades em data de inscrição deo FIES falar em rádios vamos colocar a boca no mundo nos somos este pais quem manda aqui somos nos vamos agir contra esta palhaçada que é o nosso ensino temos que pagar para se tornar gente para poder darmos uma vida digna a nossos filhos não que isso seja errado mas e obrigaçao do pais dar educação, saúde entre outras coisas.

    Desculpem, mas acho que temos que agir colocar a cara pra bater, não sou politico e nnão pretendo ser sou um cidadao indgnado com estes governantes que só falam e nao fazem nada.

    Um comentario PAN que coisa em quanta criança com fome, nos devenda a CAIXA e o governo federal gasta um absurdo para ganhar algumas medalhas de ouro quantos atletas tinha no total será que e mais que as pessoas que estão passando fome e querendo estudar, que coisa, o esporte tira gente da rua pois e e nos nada, porque nao investe emk mais universidade.

    Chegq ja me prolonguei muito.

    Obrigado por esta chance de desabafar, mas não vamos esquecer vamos movimentar isto, pois esta muito parado.

    [email protected]

    L

    Luiz Henrique Zanatta Terça, 31 de julho de 2007, 6h48min

    Pessoal, como tantos aqui sou mais passageiro no barco furado!! MInha divida é de 20 mil no FIES, mas estou desempregado e não tem 1 real no bolso pra pagar, até queria negociar pra tentar fazer alguma coisa, mas nem isso acontece. O duro que o meu fiador me jurou de morte se eu não limpar o nome dele do SERASA pelo amor de DEUS gente quem pode me ajudar??????? por favor me add no msn [email protected] (Se eu ainda estiver vivo!!)