Minha mãe é empregada doméstica/jardineira nessa casa de família, ela está desde novembro do ano passado sem receber seu salário, sua patroa diz que não está tendo condições de pagar, mas sua patroa tem muitos patrimônios, bens materiais e objetos valiosos que pode vender para o pagar e não vende! A patroa dela ainda tem a cara de pau de cobrar serviços prontos pela minha mãe sem ao menos lembar de paga-la. Sem contar a parte que na casa grande em que moramos nos fundos, vive um de seja filhos que sempre faz questão de nos ofender e humilhar o máximo possível. Se minha mãe entrar com um processo contra ela, qual a porcentagem dela ganhar? Obs: Moramos nos fundos de uma de suas casas num condomínio.

Respostas

    José Arnoldo Kenig Paganella

    José Arnoldo Kenig Paganella Quarta, 25 de novembro de 2015, 17h26min

    Olá Kathleen. Infelizmente, é impossível calcularmos as chances de alguém ganhar determinada demanda na justiça. Tudo vai depender de provas juntadas ao processo e de como isto auxiliará no convencimento de um juiz de direito. Quanto aos direitos que podem ser pleiteados, a senhora deve levar em conta que sua mãe tem, legalmente, diversos direitos que devem, invariavelmente, ser pagos pela sua patroa, como férias, horas extras, direitos previdenciários, etc; além de, indiscutivelmente, o salário pago em dia. Além disso, pode sua mãe requerer também danos morais devido às ofensas e humilhações que sofre. Sugiro que a senhora leve sua mãe para consultar um advogado ou defensor público, para que analisem a possibilidade de entrar com a demanda. Espero ter ajudado.