Olá amigos , será q alguem pode me ajudar ? Quero saber se é posivel corrigir o nome da minha filha na Cartidão de Nascimento , ela vai vai fazer um ano, e se chama Alyaha ,a escolha foi do pai , porém a minha escolha era q fosse Alyah( nós a chamamos assim) e agora ele tbm acha q deveria ter ficado do jeito q escolhi. Só q queremos saber se é complicado essa mudança e se o juiz autoriza q isso seja feito .O q queremos e apenas a retirada do ultimo "a" se seu nome.

Respostas

    G

    GLC Quarta, 19 de agosto de 2009, 15h31min

    Uill:
    Deves procurar o Cartório para tentar suprir o "U" pelo "W", com base no art. 110 da Lei 6 015. Caso não seja atendido o pedido, deves ajuizar em Juízo, aí então será necessário constituir um advogado. OK
    Boa sorte.

    J

    Jaime1 Quinta, 20 de agosto de 2009, 11h25min

    Por gentileza, uma ação de retificação de registro civil deve ser protocolada no Juiz da Vara Cível ???

    E como fico sabendo se o juiz deferiu esse pedido ???

    O cartorio me informa, devo procurar me informar ou o advogado recebe algum comunicado ???

    muito obrigado

    G

    GLC Segunda, 24 de agosto de 2009, 17h15min

    Jaime:
    O processo de retificação correrá na Vara Cível. O advogado será intimado para a sentença, daí ele ficará sabendo se o pedido foi favorável. Sendo favorável será expedido Mandado de Averbação para o cartório onde foi feito o registro.
    Abraços.

    D

    Dgeska Quinta, 27 de agosto de 2009, 11h56min

    Tenho 20 anos e quero muito consertar o meu nome. Minha mãe queria que meu nome fosse Dgessica, porém quando foi me registrar acabou ficando Dgeska, sendo que ninguem consegue pronunciar meu nome pois é completamente errado e sempre sou alvo de risos. Como faço para consertá-lo ou quem sabe colocar o nome normal Jéssica?

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Quinta, 27 de agosto de 2009, 14h52min

    DGESKA.

    No seu caso entendo ser possivel. Embora não traga constrangimento, fica claro que houve erro no momento do registro.

    O caminho é o citado nas varias respostas dessa discussão.. impetrar através de um advogado ação de retificação de registro civil.

    A ação sera processada no local onde mora e se não foi registrada nesse local, o Juiz em te concedendo sentença favoravel, mandara publicar no jornal local a alteração e mandara averbar a mudança em seu registro de nascimento no cartorio onde foi feito.

    Depois disso, é só pedir uma via, e de posse da sentença e do registro, alterar os demais documentos.

    boa sorte

    [email protected]

    D

    David Robel Domingo, 03 de janeiro de 2010, 16h19min

    Olá, gostaria de saber corrigir meu sobrenome, pretendo fazer a corração para retirar o passaporte bordo, gostaria muito de ser instruido minuciosamente sobre o assunto, pois seu completamente leigo para este tipo de assunto.ja sou maior de 18 anos, gostaria de saber onde ir? que documentos estar portandos em mãos.

    grato

    G

    GLC Segunda, 04 de janeiro de 2010, 0h05min

    Para corrigir o sobrenome deve juntar xerox dos documentos que estão corretos e constituir um advogado para a devida retificação, além das xerox do RG e CPF.

    A

    adriana Daniel Quinta, 07 de janeiro de 2010, 11h48min

    Gostaria de um esclarecimento pois minha mãe foi registrada em 1944 como Maria Ignez, em 1963 quando se casou, na certidao de casamento consta Maria Inez, pois bem, agora ela solicitou a 2ªvia do RG e o mesmo saiu como Maria Ignez, e a vida dela toda com documentações esta como Maria Inez, meu pai a 9 anos atras requereu a 2ªvia da certidao de casamento e a mesma esta com o nome de Maria Ignez, e agora a 2ªvia do RG da minha mãe consta Maria Ignez e todos os outros documentos,cartoes,conta bancaria,etc,consta Maria Inez.Por favor peço a gentileza de se alguem pudesse me dar uma orientação sobre o que será necessario fazer agora para regularizar essa situação.Desde ja agradeço e aguardo uma ajuda

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 07 de janeiro de 2010, 12h25min

    Na medida do necessário regularizar a documentação (substiruindo) para que passe a constar o nome Maria Ignez, o correto.

    G

    GLC Segunda, 11 de janeiro de 2010, 17h37min

    Prezada Adriana:
    Complementando as explicações do nobre Antônio Gomes, essa retificação se processará no próprio cartório, levando os docimentos que contenham IGNEZ e lá será feita a devida rertificação.

    Y

    Yuri-Ceará Terça, 16 de março de 2010, 11h03min

    Oi, Gostaria de saber se tem como eu corrigir meu nome no registro e nos outros documentos, meu nome que é: Deywyd Yury Lacerda de Melo, para: Deivid Yuri Lacerda de Melo. Quase ninguém consegue pronunciar meu nome da maneira correta devido a escrita que é erradissima. Fico grato pela ajuda.

    G

    GLC Quinta, 18 de março de 2010, 9h27min

    Prezado Yuri;
    Deves procurar o Cartório para retificar o registro, conforme estabele o art. 110 da Lei 6015, caso o Cartório não retifique então procures um advogado para solicitar o pedido em juízo.

    Abraços.

    D

    dalmasil Terça, 25 de maio de 2010, 10h54min

    Ola!
    Me separei judicialmente e mantive meu sobrenome de casada. Já separada tive uma filha que registrei só em meu nome pois o pai é desconhecido. Agora estou divorciada e retirei o sobrenome do meu ex marido. Gostaria de saber o que fazer para retirar o sobrenome do meu ex marido que ficou constando na certidão de nascimento da minha filha. obrigada

    G

    GLC Terça, 25 de maio de 2010, 10h59min

    Deve procurar o cartório munida do Divórcio para exclusão do sobrenome, além do RG e CPF.
    Boa sorte.

    K

    Kris Simões Terça, 22 de junho de 2010, 19h22min

    Meu nome é Krisleine e quero muito trocar meu nome.Na verdade seria só tirar o 'leine'.
    Já cheguei a chorar quando revelam meu nome a estranhos.É muito constrangedor pra mim ter que dizer meu nome as pessoas,algumas delas não conseguem nem segurar o riso.Tenho 18 anos agora, e moro em Corumbá,MS.Como faço pra mudar meu nome?

    G

    GLC Quarta, 23 de junho de 2010, 9h18min

    Deve procurar um advogado para requerer a retificação, portanto adianto que não será fácil, terá que provar que sofre constrangimento e vexame com o nome, haja vista que a Lei não permite mudança no prenome. A mudança depende muto do convencimento do MP e do Juiz.
    Abraços.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Quarta, 23 de junho de 2010, 9h19min

    kris.

    Voce esta no periodo em que é permitido a alteração do nome. Procure o cartorio e faça o pedido amparada pelo artigo 56 da lei 6.015/73.

    (voce pode ver na internet a lei e o artigo - basta usar um site de busca)

    Vá ao cartorio onde foi registrada e faça o requerimento para mudança.

    Tem que ir antes de completar 19 anos.

    boa sorte.

    R

    Rodrigo Médici Segunda, 26 de julho de 2010, 20h23min

    Bom dia. Gostaria de saber o procedimento que tenho que efetuar para a correção do meu nome e de minha família.
    Meu nome é RODRIGO MEDICI. Apesar de a grafia do registro de Nascimento e Casamento ser Rodrigo Medici, assino RODRIGO MÉDICI (com acento). Gostaria de saber como fazer para colocar o acento em meu nome, minha esposa e de meu filho (2 meses)

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Segunda, 26 de julho de 2010, 21h12min

    Seu caso esta amparado por uma recente alteração do artigo 110 da lei 6.015, para poder pedir a correção no proprio cartorio onde foi lavrado o assento do nascimento ou o casamento.

    Basta requerer administrativamente, com amparao na lei acima citado e abaixo transcrito:

    Art. 110. Os erros que não exijam qualquer indagação para a constatação imediata de necessidade de sua correção poderão ser corrigidos de ofício pelo oficial de registro no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, representante legal ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas, após manifestação conclusiva do Ministério Público.(Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    § 1o Recebido o requerimento instruído com os documentos que comprovem o erro, o oficial submetê-lo-á ao órgão do Ministério Público que o despachará em 5 (cinco) dias. (Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    § 2o Quando a prova depender de dados existentes no próprio cartório, poderá o oficial certificá-lo nos autos. (Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    § 3o Entendendo o órgão do Ministério Público que o pedido exige maior indagação, requererá ao juiz a distribuição dos autos a um dos cartórios da circunscrição, caso em que se processará a retificação, com assistência de advogado, observado o rito sumaríssimo. (Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    § 4o Deferido o pedido, o oficial averbará a retificação à margem do registro, mencionando o número do protocolo e a data da sentença e seu trânsito em julgado, quando for o caso. (Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    boa sorte.

    M

    Mel Pablina Sexta, 30 de julho de 2010, 14h53min

    oi,boa tarde! resentimente,descobrir que minha idade foi alterada pela minha mãe de criação(não sei do paradeiro da minha mãe biologica,parece ser falecida),meu pai biologico faleceu resentimente,o mesmo em vida me fersou isso e muitas outras coisas que me deixou em choque,(que não vem ao caso) desejo saber como posso organizar minha idade e nome,me chamam da Gabriela santos,apenas,mas minha mãe biologica desejava que eu me chamasse Gabriela Pablina Santos,quero muito resolver este problema,pois só assim,vou saber quem sou,mas não quero prejudicar minha mãe de criação,pois a amo muito, ela me explicou que fez isso,p/ que eu ficasse parecendo filha dela mesmo e que naquele tempo não era facil conseguir uma creche p/minha idade tenho por nascimento 19 anos,mas por certidão,completo em setembro 22 anos,isso e muitas outras coisas me acaretou uma depressão,estou melhorando,a perda do meu pai,quero recomeçar me sentir inteira.Bom minha mãe,na epoca fez outro registro,foi registrada um ano depois,do meu suposto nascimento,16 de setembro de 1988,ah!tem que nasci em Alagoas,estado de naturalidade da minha mãe,mas sou baiana,soterapolitana,essa são informações veridicas,por favor me ajude,não consigo conviver com mentiras,sinto-me como vive-se em um castelo de ilusões!
    até saber realmente quem sou prefiro que me chamem pelo meu nome artistico.
    MEL PABLINA.(MEL É APELIDO DE INFANCIA,E PABLINA, O SENHOR JÁ SABE!
    desde de já fico grata!
    bom final de semana!
    PS:MEU PAI FALECEU.05 DE JULHO DE 2010