Tenho uma dívida com o FIES, pois quando estudava não tinha condições de pagar meu curso. Agora, fui à Caixa Econômica, na tentativa de um acordo para sua quitação. No entanto, tive como resposta, que não é possível reparcelar meu débito, que atualmente está altíssimo, e que a dívida iria para execução caso o pagamento não fosse feito à vista. Então, como devo proceder??

Respostas

    A

    Alcides_1 Sábado, 03 de janeiro de 2009, 19h02min

    Bem pessoal, pelo visto ninguém conseguiu nada até agora, nem com os recursos.Que tal então processarmos a CEF por propaganda enganosa, lembro que existia um folder que dizia"UM DIA VOCÊ SAIRÁ DA FACULDADE" dando alusão de que seria fácil efetuar o pagamento do FIES.Deixo a vcs os comentários!!!

    B

    Bruna_1 Segunda, 05 de janeiro de 2009, 12h48min

    Olá, Heloísa!
    É bom que vc vá a sua agência, pois eles dão desconto sim para pagto à vista.
    Hj meu saldo devedor (multiplicando o número de parcelas faltantes x valor da parcela) é algo em torno de R$ 39.000,00 e fui à CEF e me informaram q seu eu fosse pagar à vista seria em torno de R$ 30.000,00.

    J

    Juliana Gonçalves Segunda, 05 de janeiro de 2009, 17h11min

    Bruna, agora mesmo liguei para CEF perguntando se haveria desconto caso eu quitasse a dívida restante integralmente, e a resposta foi negativa, disseram q se eu quisesse pagar a vista, seria o valor integral. Não tenho prestações atrasadas, mas neste mês terminou o prazo de amortização e a minha prestação passou de 269,82 para 791,59. Tô apavorada!! Queria dar um jeito de pegar minhas economias e me livrar dessa bucha! Como podem dar informações diferentes???? Poderia conseguir pra mim o telefone da sua agência onde contratou? Quero alguma luz! Obrigada...

    A

    anair Segunda, 05 de janeiro de 2009, 19h42min

    Tambem gostaria de alguma solução sobre o FIES, pois minha filha concluiu a faculdade e agora é que vou continuar a pagar o restante dos 50% do financiamento da CEF.
    Hoje fui a CEF para verificar como deveria proceder sobre o pagamento do FIES e quase caí de costas.
    Eles me disseram que não seria mais o mesmo valor que eu vinha pagando até então, que era de 50% do valor da parcela e sim que será mais ou menos o dobro.
    Aí veio minha dúvida...se eu pagava 50% do valor da parcela original pq é que dobra o valor da parcela? Isso é um absudo...um roubo...
    O que faremos caros colegas do FIES?
    Qualquer possível solução de como devemos proceder, me escrevam por favor...
    Obrigada!!!! (Meu email é: [email protected])

    A

    Alael Cristina Quarta, 07 de janeiro de 2009, 9h35min

    Oie Pessoal

    Pelo q estou vendo mtos de nós estamos com o msm pbm.

    O q esta me afligindo é q em meu boleto consta a infirmação de q pagarei 278,00 ate 2018

    È mta coisa... usei 14.000,00 e terei q pagar quase 60.000,00

    Acho isso um absurdo...

    Sera q nao podemos recorrer a ninguem

    Sei q usei, sei q terei q pagar mas ate 2018???? Poxa vida

    H

    HIDEKI Quarta, 07 de janeiro de 2009, 13h38min

    Fui solicitar quitação na CEF, tenho um débito de 30.000,00 e tenho que pagar 23.000,00. É ridiculo

    A

    alexandra_1 Quarta, 07 de janeiro de 2009, 13h59min

    Boa tarde, eu tinha o fies, terminei a faculdade em junho e em julho deibaixa, pagava 187,00 a faculdade, agora o fies ta me cobrando 434,00, não tenho como pagar esse absurdo e não tenho cópia do meu contrato, o q devo fazer?????

    P

    Paulo Fernando Kollet Quarta, 07 de janeiro de 2009, 16h55min

    Olá, também estou nessa. Hoje fui até uma agência da CEF da minha cidade para tentar alguma negociação das parcelas que deixei atrasar, todavia, não obtive êxito na minha tentativa. Fui informado que não há possibilidade de parcelar as parcelas em atraso, sendo que, ainda, a atendente informou-me que eu deveria começar a pagar a partir de agora e deixar as que atrasaram para trás, ABSURDO!!!! que senso de administração ela tem hein!!!

    Caso alguém tenha alguma novidade sobre esse assunto, mande-me por e-mail..

    [email protected]

    J

    Juliana Pires Quinta, 08 de janeiro de 2009, 11h16min

    Olá Pessoal!

    Estou precisando de um auxílio!
    Gostaria de pagar minha dívida do FIES, mas não há desconto nehum para quitar a dívida. Como devo proceder? Isto é um absurdo!

    Um abraço!

    L

    leonice Chaves Quinta, 08 de janeiro de 2009, 15h57min

    Pessoal tb fiz todas as tentativas possíveis para reverter essa situação de inadimplência.entrei judicialmente solicitando revisional e negociação, porém nada foi concedido. acredito que o jeito é continuar na luta entrando na justiça talvez assim, na luta coletiva possamos ter uma resposta positiva. Não creio que essa situação permaneça para sempre. A exemplo de outros financiamentos, devido as constantes inadimplencias tiveram q negociar.

    D

    Denis2 Sexta, 09 de janeiro de 2009, 0h09min

    Alael Cristina

    Você pagava 50,00 trimestralmente. Quantas prestações vc pagou de 278,00?
    Se foram de 1 até 12, te garanto que o valor vai mudar. Pelo que vc informa , pra menor.

    Qualquer dúvida [email protected]

    D

    Denis2 Sexta, 09 de janeiro de 2009, 0h14min

    Juliana Pires,

    Vc não obteve nenhum desconto para quitar seu FIES, porque o valor da dívida é atualizado diariamente. Ou seja: O juro que vc paga não está somado no total da sua dívida. Diariamente entra a parcela de juros do dia que é somada a sua dpivida. Logo não existe juro embutido. Se vc fizer um cálculo de quanto vc pagaria se continuasse pagando mensalmente, verá que o valor seria bem maior do que a CEF está lhe pedindo para liquidar o contrato hoje.

    D

    Denis2 Sexta, 09 de janeiro de 2009, 0h31min

    Juliana Gonçalves

    Dá uma olhada no comentário acima. Talvez ter ajude a entender porque vc e a Bruna tiveram informações diferentes. Se vc for a CEF e solicitar o valor da sua dívida, lhe darão o valor para liquidação naquele dia, pois ela é atualizada diariamente. Peça no mesmo momento para informarem o valor para liquidação no dia seguinte. Verás que ele aumentou.

    Qquer dúvida

    [email protected]

    F

    Flavia_1 Sexta, 09 de janeiro de 2009, 14h44min

    Gostaria de repassar e-mail recebido em que , acredito , ajudará a todos nós !
    Abraços e sucesso em 2009!
    Flavia

    Encaminhado pela colega Daniele Pellegrini

    Oi pessoal,

    hoje, em reunião com os assessores do Senador Critovam Buarque, eles me falaram sobre o PLS 530/07: Estabelece que só deve pagar o Fies o beneficiário que não for isento de pagar imposto de renda. Autor: senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
    Preparei uma carta, expressei os meus sentimentos e utilizei vários depoimentos que recebi por email, então, com certeza nessa carta encontrarão um pedacinho de vocês nela (em anexo).
    Falei que este projeto, ainda não é o suficiente, pois a prática do anatocismo pela CEF continuará e as pessoas continuarão pagando com a maior dificuldade, chegando a comprometer até 90%, caso a pessoa ganhe o mínimo para pagar o IR: R$ 1372,82, fora os descontos que vem na folha.
    Pedi explicação para que tantas diferenças na Lei, uma vez que todos que precisam do financiamento estudantil se encontram na mesma paridade e que fosse aplicado o Princípio da Isonomia, em relação à MP 141/03, o qual na lei fala que também nós temos esse direito. E que resolvessem, junto ao Secretário da Educação e à CEF.
    Eles me pediram um prazo de 10 dias, para dar alguma resposta, o importante é que eles enchegaram que nós temos direito de quitar com 90% de desconto. E falei que não adianta dar resposta negativa, dizendo que é por falta de verbas, pois provei que eles tem verba o suficiente até para nos isentar em até 100% da dívida.

    Eles vão dar todo apoio para que seja concedido o desconto de 90% para os adimplentes e 80% para os inadimplentes e também pediu para que organizássemos um manifestação no Congresso, com no mínimo 50 pessoas e lá estarão os repórteres acompanhando tudo. Para isso vou mandar fazer 50 camisetas, a serem distribuídos no local. Pois no Congresso, funciona mais à base de pressão. Caso não ocorra isso, eles interpretarão que não há urgência, que não tem ninguém ligando p/ isso.

    Como a LUTA é de todos nós, agora preciso da ajuda de vocês:

    1) Divulgar a Data da Manifestação: 03/03/2009 às 10h, em frente à rampa do Congresso. Façam cartazes e preguem nas faculdades. Reunam pessoas e se organizem para vir em grupo à Brasília. Por favor, assim que estiver tudo pronto, me avisem os números de pessoas que virão, para não fazermos feio na nossa manifestação. Não precisam ser exatamente beneficiários do CREDUC, basta que estejam nos apoiando.

    2) Vou precisar de uma pequena contribuição financeira de vocês para que eu possa publicar nos jornais daqui de Brasília e no O GLOBO sobre esta manifestação, encomendar faixas e as 50 camisetas (pelo menos), para mostrar que estamos fortes e organizados. Farei um orçamento e enviarei a todos. Lembrando que esta manifestação deverá ter caráter pacífico, uma vez que não será admitida nenhuma forma de agressão (física ou verbal) ou quebradeira. Como vai ficar caro fazer camiseta para todos, venham de camisa branca com uma faixa preta costurada no peito. Para os quiserem dar entrevista, será necessário a utilização da camiseta que mandarei fazer. Só preciso saber quem vai querer falar, para reservar.

    3) Peçam a todos (beneficiários do FIES, amigos e parentes), que enviem email e fax (para quem puder mandar os dois), com o texto abaixo, para cada um dos senadores que estão na lista de Comissão de Educação, Culturam e Esporte, que segue em anexo, pois o início da nossa manifestação vai começar hoje e dessa forma. Quanto mais correspondências chegarem a estas pessoas, maior será a pressão. Os assessores me pediram que este email e fax fossem uniformizados, então vcs mandarão o seguinte para cada senador da lista:

    por email - (anexar tb a carta que eu preparei):

    Prezado Senador(a):

    Peço à Vossa Excelência que pondere sobre a renegociação da dívida do FIES, conforme ocorreu com o CREDUC, aplicando, para os contratos firmados até 2006, o princípio da isonomia em relação à MP 141/03, que alterou o parágrafo 5° do art. 2° da Lei 10.260/01, o qual está bem claro que nos dá o direito de quitar com 90% de desconto se estiver adimplente e 80% inadimplente. A partir do dia 25 de junho de 2007, o FIES é regido pelos contratos novos, devido a aprovação do PLS 7701/06, não retroagindo aos contratos, cujos aditamentos ocorreram antes desta data .

    Segue em anexo a carta explicando tudo.

    Atenciosamente,

    Fulano de tal.

    -----------------------------------//-------------------------------------------
    Por fax: (somente este texto)

    Prezado Senador(a):

    Peço à Vossa Excelência que pondere sobre a renegociação da dívida do FIES, conforme ocorreu com o CREDUC, aplicando, para os contratos firmados até 2006, o princípio da isonomia em relação à MP 141/03, que alterou o parágrafo 5° do art. 2° da Lei 10.260/01, o qual está bem claro que nos dá o direito de também quitar com 90% de desconto se estiver adimplente e 80% inadimplente. A partir do dia 25 de junho de 2007, o FIES é regido pelos contratos novos, devido a aprovação do PLS 7701/06, não retroagindo aos contratos anterios. Assim reza a Lei 10260/01:

    MEDIDA PROVISÓRIA N° 141, DE 1o DE DEZEMBRO DE 2003

    Dá nova redação ao art. 2o da Lei n°10. 260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

    Art. 1° - O art. 2° da Lei n° 10.260, de 12 de julho de 2001, passa a vigorar com a seguinte redação:

    Art. 2º .....................................................................

    ..................................................................................................

    § 5° Os saldos devedores alienados ao amparo do inciso III do § 1° deste artigo e os dos contratos cujos aditamentos ocorreram após 31 de maio de 1999 poderão ser renegociados entre credores e devedores, segundo condições que estabelecerem, relativas à atualização de débitos constituídos, saldos devedores, prazos, taxas de juros, garantias, valores de prestações e eventuais descontos, observado o seguinte: (GRIFEI)

    I - na hipótese de renegociação de saldo devedor parcialmente alienado na forma do inciso III do § 1° deste artigo, serão estabelecidas condições idênticas de composição para todas as parcelas do débito, cabendo a cada credor, no total repactuado, a respectiva participação percentual no montante renegociado com cada devedor;

    ........................................................................................"(NR)

    Art. 2° Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 1° de dezembro de 2003; 182° da Independência e 115° da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

    Cristovam Ricardo Cavaltanti Buarque

    D. O. U., 02/12/2003

    Atenciosamente,

    Fulano de tal.

    ------------------------------ // ---------------------------------

    Conto com todos vocês nesta manifestação.

    Abraços,

    Daniela

    M

    MARCELO_DF Sexta, 09 de janeiro de 2009, 17h28min

    Oi Flávia teria como você me enviar uma cópia desse e-mail, pois também tenho fies e moro em Brasília e estou disposto a colaborar com a manifestação, grato. ([email protected])

    A

    Albérico Leite Segunda, 12 de janeiro de 2009, 10h05min

    Oi Flavia sou fiador de minha irmã que está desempregada e tb pago fies de minha esposa. Meu e-mail ([email protected]) me envie cópia do e-mail farei o possível para participar da manifestação.

    A

    Alael Cristina Segunda, 12 de janeiro de 2009, 16h57min

    Ola Denilson

    Eu paguei trimestralmente 50,00 depois paguei um ano o valor de 137,00 e agora foi pra 278,00 sera q ainda vai aumentar???

    Estou mto preocupada com isso

    M

    Manuela_1 Terça, 13 de janeiro de 2009, 17h51min

    Como faco para encaminhar esse e-mail aos senadores?? Por favor passem, fui beneficiadora do Fies, e a caixa nao faz nenhuma negociacao , nem com pagamento a a vista?? Absurdo

    V

    Vanessa da Silva Terça, 20 de janeiro de 2009, 22h01min

    Olá Flávia. Gostaria de saber como andam as coisas... Vocês fizeram a manifestação? Como eu posso acompanha a situação do projeto?

    Se puder, responda por aqui ou me envie um e-mail: [email protected]

    Obrigada!!

    Vanessa

    G

    Gleici Quinta, 22 de janeiro de 2009, 17h18min

    Olá!!! Bom como todos aqui eu tbm estou com problemas com o Fies, fui hoje a CEF com o valor das pacelas em atrazo para efetuar o pagamento...e tive uma bela surpresa...não posso fazer o pagamento, pois ´foi enviado para o juridico em 17/12/2008...e agora só posso fazer o pagamento do valor total da divida...mais nem mesmo esse valor eles me passaram, falaram que hoje o meu saldo devedor é de R$ 18.000,00, porem eles tem que calcular mais um monte de coisas para dar o valor real da minha divida!!.......logo que me formei meu saldo devedor era de 16.000,00, hoje o saldo é de 18.000,00 + um monte de coisas...eu realmente não sei o que fazer....a atendente me informou, tbm, que eu posso estar dando uma entrada e 40% do valor total e fazer o parcelamento do restante..mais como é este pacelamento...???em quanto tempo?? com que taxa???será que é verdade...estou esperando o telefonema da gerente para me passar o valor da divida...e as condições de parcelamento....quando tiver noticias...eu informo...

    DESSA MANEIRA VOU DEIXAR DE COMER PARA PAGAR ESSA M.... DE FIES!!!!!!!!