Uma pessoa foi vítima de estelionato em 2003. Ele vendeu o carro e o estelionatário passou um cheque furtado. Qdo a pessoa foi ao banco o carro já havia sido entregue e nunca mais conseguiu reaver o bem. Ele fez BO, comunicou ao Detran para que não realizasse a transferêcia do veículo... mais até hj nunca mais achou o carro. E agora a pessoa tem débitos do veículo em seu nome e o Detran não dá nenhuma baixa administrativa, só com autorização judicial. Que ação impetrar???

Respostas

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Quinta, 17 de dezembro de 2009, 8h24min

    Olá Piassi!

    Dúvidas:

    Qual a data de venda anotada no recibo?

    Qual a data de reconhecimento de firma do recibo?

    Qual a data de apresentação dos documentos no DETRAN para inicio da transferência?

    Qual a data de emissão do documento do veículo (já transferido para o seu nome)?

    Qual a data da infração anotada no Auto de Infração?

    No aguardo.

    Fernando.

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    I

    Igor Fonseca Quinta, 17 de dezembro de 2009, 15h50min

    Nos casos em que o veiculo foi vendido, e o vendedor não fez a comunicação de venda, por não ter a cópia do recibo e não ter mais contato com o comprador, existe um procedimento (pelo menos aqui no RJ) chamado "Informação de Venda" ou "Comunicação de Venda Especial", onde o DETRAN deixa as multas suspensas, até que o comprador transfira o veículo.

    Não resolve o problema, mas impede que o próprio DETRAN suspenda sua carteira por atingir mais de 20 pontos

    G

    guyl Segunda, 28 de dezembro de 2009, 2h30min

    olá,preciso de ajuda!! Vendi meu carro e nao comuniquei ao detran,pois o recibo ainda estava fechado em meu nome,mas fiz um recibo em cartorio com nome e data da venda com firmas reconhecidas das partes ..Agora as multas estao chegando em meu nome e o detran diz que nao aceita o documento registrado em cartorio.O que posso fazer? obrigado.

    S

    Suelen Maria Quarta, 03 de março de 2010, 22h35min

    Tive um relacionamento de varios anos, comprei um carro no meu nome p/essa pessoa
    trabalhar, isso a aproxte 5 anos, porem o relacionamento não deu certo, e o carro ficou
    com a mesma, possui multas em atraso. não tenho interesse em ficar c/o carro,quero apenas retirar do meu nome. Não pretendo prejudicar a pessoa e ela não tem condiçõ-
    de quitar a divida. O que devo fazer. aguardo uma breve resposta.
    Desde já agradeço.

    R

    Rebeca M Quinta, 05 de julho de 2012, 20h55min

    Vendi um carro sem fazer a transferência e também não entrei com a comunicação de venda no Detran, apenas entreguei o carro. Acontece que o carro está com 2 multas que verifiquei no Detran e não posso transferir para o novo proprietário. Estou preocupada, pois estou com 30 pontos na carteira e não sei como fazer, pois quero que as multas sejam pagas, pois sei que se eu fizer a transferência a pessoa pode ir deixando a multa rolar e como ficarão os pontos na minha carteira?. Estou tentando que ele pague essas multas para que eu possa fazer o procedimento de transferência. Acontece que ele mora em MG e eu no RJ e ele precisa estar presente para que eu faço esses procedimentos. O que posso fazer, como agir? Alguém pode me ajudar, por favor?

    W

    Wladimir Sales Quinta, 18 de outubro de 2012, 16h26min

    boa tarde, vendi meu carro em 2010, o comprador sabia das dividas que existiam no carro tanto de ipva como de multa, hoje recebi uma carta da receita federal dizendo que consta ipva atrazado e mutas. multas do ano de 2007 e do ano de 2010, total de multas( 318,00 reais) IPVA atrazado nos anos de: 2007 , 2008 , 2009 , 2011, 2012, total de PIVA ( 1.806 reais) , a unica documentação que tenho é uma xerox do documentode compra e venda com assinatura do comprador e foi registrado em cartório, mas é xerox preciso de ajuda para resolver essa situação . desde já agradeço pela ajuda

    R

    Ricardo.Santos Quinta, 31 de janeiro de 2013, 22h10min

    Nobre Luiz Matos e a quem possa responder, preciso de ajuda. Vendi meu carro quitado com contrato de compra e venda com fiador, tudo em cartório. A transferência somente após pagamento total do débito. Recebi a metade e a outra parte já encerrou o prazo e não recebo. O comprador está me enrolando. Ele tem o CRV e o dut em branco. Fui ao Detran requerer a 2via do dut e fui informado que o veículo estava alienado ao Bradesco. Não assinei e nem reconheci o Dut. Como proceder em ambas as situações? Grato, Ricardo Santos

    S

    savio Quinta, 29 de janeiro de 2015, 10h48min

    debito da minha moto placa byl 4369

    Genival Farias

    Genival Farias Terça, 03 de março de 2015, 8h19min

    vendi uma moto e o comprador nunca transferio. ele nunca pagou o ipva que soma quase 2.000 chega a cobrança .... o que devo fazer??

    Joao Kirch

    Joao Kirch Quinta, 23 de julho de 2015, 19h45min

    Troquei meu carro em uma revenda. Bem, ocorre que 8 meses depois de ter realizado o negocio, para minha surpresa, os correios entregaram em minha casa 6 multas, decorridas de uma acidente, no qual o terceiro fugiu do local do acidente, carro rebaixado, ipva nao pago, pneu careca, dentre outras.
    Gostaria de saber o que devo fazer????

    W

    Walter Gomes da Silva Segunda, 19 de outubro de 2015, 13h26min

    boa tarde estou com uma moto em meu nome ela foi vendida em 2004 e o estacionamento nao transferiu o veiculo e agora chegou 3 multas ja fiz o bloqueio via detran mas gostaria de recorrer as multas no orgao de transito em campinas ele me passaram um formulario gostaria de saber o que posso escrever e se á algum precedimento a mais que possa fazer para impedir de receber novas multas
    obrigado

    [email protected]

    H

    Helinton Araujo Sexta, 01 de janeiro de 2016, 5h06min

    Art. 270 - Transferência da propriedade de veículos automotores, por Julyver Modesto de Araujo
    O artigo 123, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que “Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando for transferida a propriedade”, sendo previsto, em seu § 1º, o prazo de trinta dias para que o novo proprietário adote as providências necessárias à efetivação desta obrigação legal.
    Não é, entretanto, a expedição do Certificado de Registro de Veículo atualizado, já no nome do novo proprietário, que demonstra a verdadeira propriedade sobre o veículo automotor; a própria leitura do artigo destacado nos possibilita concluir que a transferência da propriedade é anterior à atualização do registro, junto ao órgão executivo de trânsito do Estado de domicílio do interessado; ou seja, ainda que não haja a devida transferência, no cadastro de veículos do DETRAN, isto não significa que a propriedade não tenha sido alterada.
    Tal análise tem fundamento no artigo 1.226 da Lei nº 10.406/02, que instituiu o Código Civil: “Os direitos reais sobre coisas móveis, quando constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com a tradição”. Em outras palavras, podemos dizer que, diferentemente do que ocorre com bens imóveis, para os quais se exige a transcrição (registro da escritura, no Cartório de Registro de Imóveis), a propriedade (um dos direitos reais, relacionados no artigo 1.225 do CC) dos bens móveis (como os veículos automotores) é transferida por ocasião da realização do negócio jurídico, entre pessoas capazes e mediante forma prescrita ou não proibida em lei: transfere-se no momento em que ocorreu a entrega do veículo ao novo dono, mediante o pagamento ou promessa de pagamento, estabelecida contratualmente entre as partes interessadas.
    Podemos dizer, então, que a regularização do documento, no DETRAN, tem como finalidade apenas proporcionar o devido controle do órgão de trânsito, quanto aos dados do real proprietário (já que, em vista da tradição, nem sempre o nome que consta do banco de dados do DETRAN é o daquele que detém, efetivamente, a propriedade do bem). Temos, portanto, o proprietário de fato e de direito, que, nem sempre, coincide com o proprietário, para efeitos do Código de Trânsito Brasileiro, seja para imposição de penalidades, de responsabilidade do proprietário, ou para a correspondente expedição das notificações de trânsito.
    Ressalta-se que o novo proprietário que não providencia o atendimento à exigência de informar ao DETRAN a mudança do direito de propriedade sobre o veículo automotor comete uma infração de trânsito específica, prevista no artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro, sendo sujeito à penalidade de multa, no valor de R$ 127,69 e 5 pontos no prontuário. Se a multa for aplicada em decorrência de bloqueio por “falta de transferência”, constatada por agente de trânsito do órgão estadual durante a fiscalização de trânsito na via pública, o condutor ainda terá o Certificado de Licenciamento Anual do veículo recolhido, nos termos do artigo 270, § 2º, do CTB.
    O que muita gente não sabe é que, da mesma forma que o antigo proprietário tem esta obrigação legal, quem vendeu o veículo automotor também está sujeito às disposições do Código de Trânsito, devendo encaminhar ao órgão executivo de trânsito estadual (DETRAN) cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente datado e assinado, no mesmo prazo de trinta dias, a contar da venda do bem (artigo 134 do CTB).
    Neste caso, entretanto, não há qualquer sanção ao descumprimento da norma; a única consequência é que, enquanto não houver a comunicação, o DETRAN considerará o nome que consta em seus arquivos como sendo o do efetivo proprietário e, portanto, sendo o veículo multado, a ele caberá a responsabilidade pelas consequentes penalidades aplicadas.
    Quando da venda de um veículo automotor, destarte, alguns cuidados são essenciais, para que não ocorram desdobramentos indesejáveis ao antigo proprietário:
    - o primeiro deles é, justamente, o cumprimento do artigo 134, tão logo o veículo seja entregue a quem o adquiriu; independente deste providenciar a transferência dentro do prazo, o fato é que, enquanto o DETRAN não tiver esta informação, considerará o antigo proprietário como responsável pelas multas impostas ao veículo e, portanto, podem lhe ser computados pontos por infrações de trânsito cometidas, para as quais não tenha sido indicado o condutor (artigo 257, § 7º, do CTB);
    - além de enviar uma cópia autenticada do CRV, frente e verso, ao DETRAN, é importante ao vendedor que guarde consigo outra cópia, para eventual necessidade de comprovação do negócio jurídico realizado; e
    - enquanto não houver a comunicação ao DETRAN, o proprietário antigo deverá ficar atento se receber qualquer notificação da autuação, pois haverá a necessidade de preencher o formulário de indicação do condutor infrator e enviá-lo ao órgão autuador, juntamente com cópia da CNH do adquirente e sua assinatura, aposta ao formulário (se a comunicação já tiver sido realizada, o envio da informação é dispensável).
    Agindo desta maneira, mesmo que o novo proprietário demore para regularizar a transferência do documento no DETRAN, o vendedor não precisará se preocupar com possíveis multas impostas ao veículo que lhe pertencia; ainda que sua residência seja o local de recebimento das notificações expedidas (já que é o endereço que ainda constará do órgão de trânsito), a ele não caberá mais qualquer responsabilidade.

    São Paulo, 29 de fevereiro de 2012.

    JULYVER MODESTO DE ARAUJO
    MESTRE em Direito do Estado pela PUC/SP e ESPECIALISTA em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de SP; Capitão da Polícia Militar de SP, atual Chefe do Gabinete de Treinamento do Comando de Policiamento de Trânsito; Coordenador e Professor dos Cursos de Pós-graduação do CEAT (www.ceatt.com.br); Conselheiro do CETRAN/SP, desde 2003 e representante dos CETRANS da região sudeste no Fórum Consultivo por dois mandatos consecutivos; Presidente da Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito – ABPTRAN (www.abptran.org); Conselheiro fiscal da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP, representante eleito pelos funcionários, no biênio 2009/2011; Autor de livros e artigos sobre trânsito, além do blog www.transitoumaimagem100palavras.blogspot.com.

    Yuri Costa

    Yuri Costa Sábado, 23 de janeiro de 2016, 12h14min

    tenho um problema nao sei como resolver estou em brasilia mau carro foi roubado e recuperado porem furtarão o documento do veiculo que esta em nome do meu pai porem ele comunicou a venda pra mim so q meu dut esta em sao paulo na minha casa trancada e meu pai nao consegui emitir a segunda via do clrv oq eu faco o carro e de sao paulo e pra retirar o veiculo da dp presciso do documento do carro

    T

    Thamyres Terça, 16 de fevereiro de 2016, 10h16min

    Genteee alguém tem uma inicial sobre esse assunto???? To precisando urgente

    Liu Tavares Revoredo

    Liu Tavares Revoredo Segunda, 05 de dezembro de 2016, 12h55min

    Vendi o veiculo Gol Branco ano 1997 em 2001 (aproximadamente pois não lembro o ano certo), preenchi o recibo e fiz autenticação em cartório da penha, mas não tirei xerox, achando que o comprador fosse transferir para o seu nome. Resultado: Ele não o fez e agora o carro esta com muitos IPVAs e 20 multas para pagar em meu nome. Existe alguma forma que retire esse carro das ruas dando busca e apreensão para que não se agrave mais essa situação? Não tenho nenhum comprovante de venda e nem sei o nome e nem onde mora o comprador. Como resolver isso? Entrei com uma ação na justiça para dar B.A, mas o juiz não cedeu, pois não tinha nenhum comprovante de venda.
    Gostaria também de dar uma dica para que isso não ocorra com mais ninguém. Se o Detran estipulasse uma validade do documento de compra e venda preenchido e autenticado pelo cartório de 30 dias e apos esse prazo perdesse o valor, o carro ficaria com o Detran ou com o ultimo dono, podendo ele dar B.A do carro em qualquer delegacia, tirando esse veiculo das ruas, pois a pessoa pode tirar xerox do compra e venda autenticado e pode perde-lo ou ser roubado, antes de comunicar ao Detran a venda do carro, ficando na mesma situação que me encontro. Acredito que seja falha a regra atual aplicada.