RIO 24 DE AGOSTO DE 2007.

OLÁ, BOA TARDE!

GOSTARIA DENTRO DO POSSÍVEL DE SABER COMO PROCEDER PARA FAZER O INVENTÁRIO DE UM ÚNICO IMÓVEL DEIXADO PELOS MEUS PAIS, JÁ FALECIDOS. QUERO SABER QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E SE POSSO FAZER PELO CARTÓRIO, PELA NOVA LEI. DESDE JÁ AGRADEÇO. MARISA

Respostas

    M

    MMM Terça, 04 de setembro de 2007, 17h24min

    Lendo essas discussões fiquei com duas dúvidas:
    1º Se o cônjuge do falecido não concordar em fazer o inventário?Podem as herdeiras(filhas) fazer via cartório?
    2ºSe o imóvel só tem promessa de compra e venda faltando o habite-se na época do falecimento do dono do imóvel paga- se multa? Ou seja só após o falecimento que se tem a Escritura definitiva, como fica a multa?

    M

    Milene Schiave de Castro - Advogada Terça, 04 de setembro de 2007, 17h30min

    Monica,

    se o conjuge não concordar, deve ser feita partilha de forma judicial.

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 04 de setembro de 2007, 17h32min

    Primeiro, não. Um dos requisitos não haver o desejo de todos, isso significa litígio ou recusa de via administrativa, eis que é uma faculdade pois é direito de todos o acesso ao judiciário.

    Segundo, essa não é multa relativa ao inventário, e sim imposto que seria pago independente de haver óbito, eis que nele pode ser cobrado multa resultante do atrazo no cumprimento de tal legalização.

    o inventário não depende de escritura definitiva de bens, os herdeiro tem o direito de ação.

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sexta, 07 de setembro de 2007, 8h24min

    Discussão encerrada.
    A pergunta original já foi respondida. As mensagens subseqüentes fugiram ao tema original da discussão.
    Para novas dúvidas, favor abrir nova discussão.