Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    M

    Marisa Quinta, 09 de outubro de 2008, 18h55min

    IVAN

    Não é o menor esforço, aliás se você frequentasse um curso a distância veria que a exigência é maior do que nos cursos presenciais. E mais, dos 13 cursos universitáiros avaliados pelo MEC, em sete os alunos que estudam a distância se sairam melhor do que os alunos que estudam na escola presencial. EU DISE AVALIAÇÃO OFICIAL DO MEC.

    Também, existe um tratato internacional, do qual o Brasil é signatário, onde os paises se comprometem a garantir educação de qualidade para todos. Imagine as dimenões territorias de Brasil, China, Australia e por aí vai, e me convença que não é uma boa idéia nós usarmos computadores e todo o aparato tecnológico para alcançarmos nosso pessoal.

    A propósito: Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, só para citar alguns, contam com educaçã a distância há muito tempo mesmo. Dá até para se frequentar daqui do Brasil, desde é claro que se domine a língua.

    Ainda, grandes empresas, que faturam muito, usam a educação corporativa a distância para treinamento de seus funcionários. E muitas empresas até valorizam o diploma a distância justamente pela dificuldade que é se sair bem nesses cursos.

    Agora, o que menos importa é se o curso é presencial ou a distância: vale o quanto o aluno se esforça. Ou nós não teriamos tantos acadêmicos de direito que não passam nos testes da OAB.

    Educação a distância veio para ficar, isso é imutável. O que me parece é que infelizmente pessoas preconceituosas (não estou falando que seja o seu caso, ou de alguém aqui do fórum), adotam a postura de não conheço e não gosto.

    Sou professora e dentro da minha área de atuação e conhecimento, consigo ensinar qualquer coisa pelo computador. E pelo método construtivista, porque EaD não se preza ao condutivismo, que ainda existe em muita escola presencial. Desde é claro, que o aluno queira aprender.

    Boa sorte

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Quinta, 09 de outubro de 2008, 19h16min

    Parabéns pra vc MARIA MARTA SANCHES, consegue ensinar qualquer coisa pela internet, mas se esquece que não é vc quem sabe se ensinou bem ou não, é o aluno que sabe se aprendeu ou não. Vamos crias advogados virtuais. Vamos nos trancar cada vez mais em casa, e desprezar o contato com as outras pessoas. Vc é professora? Entendo, aí realmente amplia e muito o mercado de trabalho pra vc, e alimenta ainda mais a indústria de diplomas.

    M

    Marisa Quinta, 09 de outubro de 2008, 19h30min

    Ivam

    Em nenhum momento eu te ofendi ou tratei com ironia. Se vamos apelar então ADEUS e boa sorte.

    R

    Railton Souza Quarta, 15 de outubro de 2008, 2h52min

    Sou professor de filosofia e trabalho em cursos de graduação em direito há anos. Sou plenamente à favor do curso de direito à distância. O critério será realmente o rigor nos procedimentos ditático-pedagógicos, procedimentais, avaliativos. Estamos passando por um interfase, entramos no ciberespaço. Por que o direito deve estar fora dessa nova realidade? A resistência de muitos nos faz pensar em reserva de mercado, poder e controle. Muitos que estão interessados são profissionais, graduados, com mestrados e tudo mais. Os desavisados, despreparados, aqueles que não sabem estudar, serão excluídos desse processo.

    D

    Dombrowski Quinta, 16 de outubro de 2008, 13h30min

    A medida cautelar do MEC, atendendo ao Ministério Público da Bahia, de SUSPENDER novas matrículas no EADCON acarreta uma preocupação muito grande sobre o sistema de educação a distância. Alguma coisa está errada, e nós, usuários do sistema devemos procurar saber o que está ocorrendo, para que não sejamos pegos de surpresa.

    J

    Junqueira Quinta, 16 de outubro de 2008, 15h50min

    O Eadcon, pelo que sei, tem uma penetração de norte a sul do Brasil. São, pelo que divulgam, perto de 200 mil alunos. Tem que ter uma estrutura muito bem organizada para atender essa demanda. Gostaria de saber mais detalhes dessa medida do MEC. Se possível, forneça-me o site para que eu possa acessar. Grato.

    D

    Dombrowski Quinta, 16 de outubro de 2008, 16h59min

    Eu tomei conhecimento do assunto através do Jornal do Tocantins, aí de Palmas. Aí, pesquisando na internet acessei no site abaixo, o qual sugiro:-
    http://angelorigon.blogspot.com/2008/09/mec-suspende-novos-alunos-na-eadcon.html

    A

    Andreia_1 Quinta, 16 de outubro de 2008, 18h36min

    Queria saber se alguem sabe se tem alguma faculdade que tenha direito a distancia.
    Depois de todas essas discusões.
    Obrigada
    Andreia
    [email protected]

    M

    Marcos Alberto Sexta, 17 de outubro de 2008, 10h21min

    Bom, conforme informado por telefone pela Ouvidoria da Unisul - Campus da Grande Florianópolis, Unisul Norte da Ilha e Unisul Virtual,
    confirmou que estarão lançando dentro de 1 mês o edital para o Curso de Direito à distância, com ingresso em 2009/I, primeiramente direcionado para os Servidores TJ-Tribunal de Justiça e também para os Militares do Exército e em segundo plano deverá ser aberto a todos.

    Obs.: Precisamos ficar antenados neste curso pq. será o primeiro do Brasil em IES do BRASIL.

    Forte abraço,

    G

    Glauco Ferreira Terça, 21 de outubro de 2008, 16h38min

    Gostaria de reforçar essa preocupação do Marcos de Blumenau para que observemos o curso EAD em Direito da Unisul. Parece que a intenção inicial do curso não é de ser oferecido para o público em geral. O interesse da Unisul está voltado para grupos corporativos.

    J

    Jisbake Goncalves Sexta, 24 de outubro de 2008, 10h10min

    Caros colegas, bom dia !

    Sou de Brasília e há anos busco a oportunidade de graduar-me em Direito à distância.

    Fui aluno do IESB e me decepcionei com o curso, o preparo dos professores e a estrutura da instituição. Cursei até o 3o. semestre.

    Minha área de atuação profissional (projetos de TI) não me permite ter um horário regular, devido a demanda dos clientes.

    Há alguns anos, mesclo trabalho presencial com trabalho à distância. E trabalhar em casa, não me prejudica em nada meu desempenho.

    Fiz minha inscrição hoje para cursar o BLIC, e gostaria de travar contato com outros alunos do BLIC ou de outros cursos à distância.

    Também estou à disposição para quem esteja interessado em EAD, sempre que puder ajudar.

    Quem quiser me adicionar no skype, por favor informe que vem deste fórum ou está relacionado ao BLIC. E, antecipadamente, peço desculpas se não responder na hora, posso estar trabalhando à distância :-))

    Posso dizer que o estudo à distância exige muito do aluno, que, assim como tudo o que fazemos, exige dedicação e disciplina.

    Afinal há muitas distrações longe da sala de aula.

    Mas, este aluno pode ser ainda mais eficiente do que um presencial, e vice-versa.

    Ou seja, o aproveitamento depende de cada um. Estar longe da sala de aula, pleo que vejo em vários estudantes de EAD, demanda que ele estude muito mais, já que tem que ter garantias de que cobriu todo o assunto, que na sala de aula o professor deixa claro aos aulos. Ele tem que acompanhar a evolução da turma.

    Abraços,

    Jisbake Gonçalves
    skype: jisbake1
    email: [email protected]

    J

    John Mcroe Quarta, 29 de outubro de 2008, 15h12min

    Prezados,

    Em busca na net pela graduação à distância em direito encontrei no site do MEC o seguinte INDEFERIMENTO de processo de revalidação de diploma estrangeiro de curso à distância (nos moldes deste BLIC):

    http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces129_06.pdf

    Abraços

    J

    John Mcroe Quarta, 29 de outubro de 2008, 15h12min

    Prezados,

    Em busca na net pela graduação à distância em direito encontrei no site do MEC o seguinte INDEFERIMENTO de processo de revalidação de diploma estrangeiro de curso à distância (nos moldes deste BLIC):

    http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces129_06.pdf

    Abraços

    C

    Carlão 50194/SC Quarta, 19 de novembro de 2008, 22h49min

    Bom, olá a todos, ja me perdoem pois escrevi rapidamente, quem quiser apresento minhas ideias... faço Administraçao por EAD, e já cursei diversas faculdades off line, todos nos sabemos que com puxões de orelha, os trabalhos saem melhores, porem esses puxoes não podem persistir por muito tempo, pois causam dependência ruim, todos os gerentes sabem como é chato e as pessoas não crescem sendo mandadas, e isso resulta em equipes que não vão conseguir alcançar o status de destaque e inovaçao, ou se chegarem, o alto desempenho não durará por muito tempo; o ead proporciona um ensino mais individual, ou seja, alem de diminuir os custos para se manter uma sala de aula, o Ead entrou para ficar, ele tem seus problemas, mas podem ser facilmente contornados, um dos principais foca na redução drástica dos custos, ou seja, em geral um professor de apoio por sala de aula, e um bunker localizado em região estratégica que realiza os esquemas de ensino baseados no MEC, e disseminados nos pólos conveniados.
    No nosso caso, COC, temos provas em sala de aula, provas eletrônicas com resultado após determinado espaço de tempo, somos cobrados a realizar os trabalhos normalmente feitos em sala de aula (complemento de nota), temos livros com o conteúdo resumido e focado (Não se gasta tempo anotando explicações do professor via power point), mas também temos esse sistema para quem queira. Porem também temos problemas relatados mais adiante.
    Neste caso, direito online, eu acredito que possa ser realizado de forma mais eficiente que o método que esta em uso atualmente, poderia-se criar regras mais rígidas de apoio ao estudante, disseminando-as aos outros cursos, ou seja, a OAB tem que aproveitar essa oportunidade para se destacar no país fortalecendo sua marca, melhorando o sistema que já se esta impregnando por diversas frentes, vantagens, inclusive a que meche com os bolsos e Política, pois o Brasil merece ter profissionais que por mérito próprio alcancem seus objetivos, porem não entendo como as pessoas podem confundir esforço com esforço, não entenderam? Esforço em sair do trabalho e ficar 4h e meia sentado..... vamos utilizar apenas essa frase, claro que há os porens, interação, brincadeiras, colegas, etc... esse esforço demanda 90h mensais em média, ok, agora vamos pegar metade dessas horas, ou seja, 45H e dividi-las por 20, da um total de 2,25h de estudo por dia, após ter jantado, descansado, interagido com a família, ou durante o período de almoço, ou mesmo, para quem queira, pegar um sábado e domingo inteiro estudando..., entre outros.
    Ora, varias pessoas brincam com a medicina, mas ela também possui matérias estritamente ou em parte teóricas, tomemos por exemplo uma farmacologia, imunologia, técnica cirúrgica(isso mesmo!), todo estudante que tem essa cadeira passa primeiro por um treinamento técnico teórica, porque não realiza-la por Ead?, que tal mesclarmos teoriaXEADXPratica? Porque não? Por exemplo, temos 1 ano de farmacologia básica, porque não deixar a parte pratica para o segundo semestre já com alunos preparados para tal? Uma vez lembro que aminha equipe matou um ratinho por asfixia por não saber a droga certa a aplicar, um antagonista, pois éramos insuficientemente preparados, e como conseqüência ganhamos um ponto negativo na media semestral; mas o ratinho morreu; onde estaria o erro?
    Com certeza os professores tem medo de perderem suas vagas, mas isso é apenas uma questão de realocagem, por exemplo, em geral são 6 professores por semestre... ok? Cada um deles vai em geral 2 vezes por semana na universidade, geralmente com 2 turmas ou mais diferentes, porque não diminuir o tempo de trabalho em prol de um ensino mais consistente; ou ainda, cada professor fica responsável por 1 sala por dia, perderiam seus empregos, acredito que não, cada um focado em suas especialidades. Isso ao meu ver resultaria em professores menos estressados, mais calmos para tirar duvidas das matérias, e focaria em um melhor relacionamento pessoal e familiar, pois como já dizia um antigo professor meu, estou aqui para tirar duvidas, o plano de aula esta no xérox.
    Aqui vai uma dica, professores sêniors, que tal deixar a parte mais chata para os tutores via imagem, e apenas tirarem as duvidas dos alunos? Em vez de irem a um centro todos os dias, reservem 2h por dia para explicações via chat, com horário pré definido, e aula 2X por semana, para tirarem as duvidas relacionadas ao direito. Muito mais eficiente. Bom desculpem minha maneira de escrever, com idéias jogadas, mas é que esse fórum me chamou muito a atenção, Obrigado, espero que esse pais prospere!!!

    C

    Carlão 50194/SC Quarta, 19 de novembro de 2008, 23h15min

    Ops, e-mail correto é [email protected], o word colocou acento onde nao devia! ;), eu acho uma discussao com um fundo de prosperidade, as faculdades poderiam convidar a equipe da OAB para assistirem as aulas online, e com apenas algumas ideias, melhorar esse sistema, implantando um projeto de melhoria e ampliaçao do sistema, saindo de patinho feio (no caso de nao concordarem com o EAD para cadeiras de direito) para o local de destaque brasileiro, onde todos vao querer entender como isso vai funcionar. Quem sabe dessa forma nao se tem um controle mais facil da qualidade das universidades, que tal pedir relatorios de desempenho aos polos, o proprio sistema de softwares se encarrega de resumir isso ao gaverno, a oab,.... acredito que em 1 min ele possa fazer isso, e aposentar o Provao? Que tal estabelecer metas de conhecimento?, em menos de 1 min, e a cada periodo de tempo os polos mandam o arquivo com chave de encripaçao... chaves gigantescas do sistema de votos eletronicos......ou mesmo por email seguro direto do sistema, juntem tudo e vcs tem o desempenho dos alunos cadeirados em menos de 1min, pesquisas instantaneas para base de argumentos de novas leis, ou seja la como queiram..!!! Leiammmm ideias... mais ideias.... "roubem" essas ideias pois quero velas implementadas em algum lugar, tenho melhores ainda!!!!!!!!!!!! ;)))))))))))

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Sexta, 21 de novembro de 2008, 15h42min

    Só que estou alertando mais uma vez. Quem quiser entrar nessa roubada de fazer Direito à Distância: vai perder tempo e não vai poder atuar na profissão. Abraços.

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Sexta, 21 de novembro de 2008, 15h42min

    Só que estou alertando mais uma vez. Quem quiser entrar nessa roubada de fazer Direito à Distância: vai perder tempo e não vai poder atuar na profissão. Abraços.

    C

    Cicero Ramos Chaves Domingo, 23 de novembro de 2008, 22h24min

    Pessoal sou alumo da universidade metodista de são paulo e faço curso na modalidade ead e é muito protudivo o curso, mas sim sou totalmente a favor do curso de direito ead porque tenho varios amigos meu que estuda na puc de campinas e me falou que o curso não tem muito aproveitamento porque é so bagunça, não é a universidade que vai fazer vc passar no exame da oab e sim vc que tem buscar aprimoramento, se alguém souber alguma facudade que ofereçe este tipo de curso por favor me avise pois tenho muito interesse.
    Att,
    Cicero campinas

    A

    ANILDO Domingo, 07 de dezembro de 2008, 19h33min

    Olá Marisa,

    Volte a postar suas mensagens no fórum. Elas vão ajudar a muitos, inclusive aos deselegantes ao defender seus pontos de vista.

    Anildo

    J

    J R OLIVEIRA Domingo, 07 de dezembro de 2008, 21h23min

    Olá!

    Alguem falou, -Direito a distância? é piada....

    Discordo, Piada é você não acreditar que pode fazer isso acontecer.

    Caros Colegas, sou Bacharel em Ciências Contábeis e, sinceramente, algumas pessoas que trabalham comigo e que estão no último ano do curso "Contábeis" na universidade federal, e... estão felizes porque estão aprendendo comigo. Portanto, sou totalmente a favor deste curso ser feito a distância, pois, quem procura o sistema EAd, são pessoas maduras e cientes do que querem.

    grato.