Olá senhores, estou com uma dúvida. Meu vizinho entrou em contato comigo para fazer o muro, prometi arcar com as despesas de metade do material, porém, deixei claro que não poderia ajudá-lo naquele momento. Mesmo assim, sem a comunicação entre nós, ele fez o muro com os recursos dele, porém, ainda não rebocou do meu lado. Entrei em contato com ele e disse que para mais 2 meses à frente, poderia ajudá-lo, no que ele me apresentou um orçamento 3 vezes maior do que o inicial, e quando disse que não poderia aceitar aquele valor e iria cotar pessoalmente, ele me disse que não precisava mais de minha ajuda e que se eu precisasse de um muro, que fosse faze-lo, apesar de a todo custo entrar em acordo com o mesmo.

Pergunta: Ele tem a obrigação de rebocar do meu lado, visto que pela falta de reboco o muro pode vir a colocar em risco minha segurança? Se ele não o fizer, eu posso fazer o reboco, visto estar com a face voltada para minha propriedade? Se ele por má fé, se negar a fazer o reboco e não permitir que eu o faça, tem como recorrer a algum órgão?

PS: Ele foi construido inteiramente do lado do vizinho.. mesmo assim posso rebocar o muro?? Obrigado.

Respostas

    A

    aline Sexta, 24 de julho de 2015, 12h00min

    ola boa tarde estou com serio problemas com vizinho em relaçao ao muro .bem a 20 anos meu pai comprou essa residencia onde o proprietario disse que era todo murado realmente tinha muro ao redor da casa e com colunas pra dentro do meu terreno e meus vizinho nao tinham muro so este meu imovel so que quando meu pai foi contruir em cima do muro alegaram que nao podia pois pertencia a eles sendo que nao arcaram com nada na construçao entao fomos ao forum e la foi decidido que o muro ficaria na extrema nao pertencendo a nenhum dos dois(gostaria de saber como o juiz chegou nesta decisao ?)continuando esses dias eles queria construir em cima do muro fui reclamar entao fizeram uma parede bem encostada do mesmo e me fizeram reclamaçao sobre meu telhado que deveria apenas esta ate na divisa do muro entao permiti que tirassem as telahs que incomodavam ( eles tem esses direito?) por ultimo quando eles foram construir a frente do muro ao inves de colocarem na divisa botaram passando no muro por completo (e agora como devo recorrer disso? gostaria de ter a certeza se o muro é da extrema ou nosso?) me ajudem por favor

    Edivaldo Jonas Gonçalves

    Edivaldo Jonas Gonçalves Terça, 11 de agosto de 2015, 10h44min

    oi bom dia !eu tenho um grande problema com o meu vizinho dos fundos eu já fiz o meu muro por duas vezes e ele caio por culpa dele porque a agua de enxurrada entra no quintal deles e para da vazão na agua eles fazem buraco no meu muro assim me prejudicando agora o meu muro caio pela segunda vez e eles não estão querendo arcar com o meu prejuízo sendo que a agua invadi-o a minha casa destruindo tudo onde perdi moveis roupas e documentos e toda fez que chove a agua entra na minha casa quem eu devo procurar? E eles não querem fazer o muro porque eu não tenho mais condição e eles jogam lixo no meu quintal

    Viviane Maciel

    Viviane Maciel Domingo, 23 de agosto de 2015, 12h34min

    Boa tarde!
    No caso de muro de arrimo, qual o morador responsável por fazê-lo? O da casa de baixo, de cima ou ambos?

    N

    Nara Terça, 25 de agosto de 2015, 16h02min

    Boa tarde,

    Minha vizinha me procurou há uns anos atras e me pediu para dar jeito na metade do muro, pois ela já tinha feito a parte dela do muro..disse que naquele momento não tinha como arcar com muro, mas que poderia colocar uma cerca para dividir os terrenos. dai ela me fez a proposta de pagar o material que o marido dela fazia o muro. tirei um consignado pagando 3 vezes mais e dei todo o material que ela queria para um muro de 2 metros com vigas imensas e tal.. depois de um ano ela me procurou querendo me cobrar pela mão de obra também, sendo que não era esse o acordo. depois disso ela construiu em cima do muro a sua garagem usando as vigas de sustentação do mesmo para fazer a pre laje e não deixa eu colocar nada sobre o muro que ela derruba ou corta fora... eu posso pedir para que ela também desmanche a obra que fez usando o muro da minha parte que dei todo o material que me pediram para fazer pagando um valor quase de um terreno para faze- lo e ficar bom para as duas partes e hoje só pode ser usado por ela? Agradeço se puderem me ajudar

    A

    anna paula Quarta, 30 de setembro de 2015, 10h00min

    eu sou da seguinte opinião se vc quer rebocar o seu lado do muro faça um muro e reboque, pois o muro esta do lado do dele então o muro é dele, tenho problemas com minha vizinha de traz da minha casa ela nao quer ajudar a dividir os custos...nao quer ajudar a pagar mais quer usar o muro ? ai fica dificil né....

    R

    Rose Amiti Terça, 10 de novembro de 2015, 3h47min

    MORO EM UMA VILA DE CASAS NA QUAL A MINHA É A PRIMEIRA. QUANDO COMPREI IMOVEL PERGUNTEI AO ANTIGO
    PROPRIETARIO SE PODIA FAZER MEU MURO COM ENTRADA INDEPENDENTE, ELE ME GARANTIU QUE SIM. COMECEI A FAZER MEU MURO E LOGO EM SEGUIDA UM CASAL QUE TEM DE UM LADO DA VILA QUARTOS QUE ELES ALUGAM VEIO CHEIO DE MARRA PRA CIMA DE MIM. CONVERSA VAI CONVERSA VEM E APARENTEMENTE FICOU TUDO EM PAZ E CONTINUAMOS FAZENDO NOSSO MURO. SÓ NÃO FIZ COM PORTÃO TOTALMENTE SEPARADO POIS SE ASSIM O FIZE-SE EU NÃO IA TER ACESSO AO MEU RELOGIO DE LUZ. QUE FICA DO LADO DELES. E SE EU FOSSE TIRAR IA GASTAR MUITO DINHEIRO COM O MESMO. AGORA PASSADO MAIS DE UM ANO ELES VEM COLOCANDO TERROR PSICOLOGICO COMIGO E MEU MARIDO E COLOCANDO OS NOVOS VIZINHOS QUE COMPRARAM OS IMOVEIS DO MEU LADO CONTRA MIM E MEU MARIDO. DIZENDO QUE ELE VAI FAZER UM MURO FORA A FORA COM PORTÃO SÓ PARA LADO DELE E QUE OS OUTROS VIZINHOS DO MEU LADO RESOLVAM COMIGO COMO FICARAM A ENTRADA DELES. LEMBRANDO QUE; ESSES MESMOS VIZINHOS JÁ COMPRARAM SEUS IMOVEIS COM MEU MURO FEITO DENTRO DA MINHA SERVIDÃO SEM ATRAPALHAR EM NADA A ENTRADA DE NINGUEM E QUE ELES NÃO ESTÃO INCOMODADOS COM MEU MURO. E LEMBRANDO TBM QUE TODAS AS CASAS SÃO DE POSE. PERGUNTO EU: ESSE VIZINHO QUE NO COMEÇO RECLAMOU MAS DEPOIS DISSE TUDO BEM E DEIXOU PASSAR MAIS DE UM ANO PRA DIZER QUE VAI FAZER UM MURO DELE FORA A FORA COM ENTRADA SÓ DELE TEM O DIREITO DE ASSIM FAZER O MESMO????
    LEMBRANDO QUE ELE É POLICIAL E FICA USANDO SUA FARTA PARA NOS INTIMIDAR, PODE ISSO????
    PODE ELE COLOCAR OS VIZINHOS CONTRA A NÓS?????
    PODE ELE FAZER TERROR PSICOLOGICO????
    EU TENHO RGI DE TODO O TERRENO, SE EU ENTRAR NA JUSTIÇA TODOS DA VILA VÃO TER QUE LEGALIZAR SEUS IMOVEIS?????? E AQUELES QUE TIVEREM COM OBRAS FORA DO PADRÃO DE UMA VILA TEM QUE DERRUBAR? ENFIM, SÃO MUITAS DUVIDAS, QUEM PODE ME AJUDAR?????????
    ADIANTA EU FAZER UM BO DELE JÁ QUE ELE VIVE NOS PERSEGUINDO DENTRO DA VILA COM TODAS AS OBRAS QUE A GENTE COMEÇA A FAZER????? PARECE UM MILICIANO QUERENDO COLOCAR TERROR NA GENTE PRA GENTE SAIR DO NOSSO IMOVEL.
    AGUARDO UMA AJUDA.
    OBRIGADO.

    E

    Eli Domingo, 03 de janeiro de 2016, 20h29min

    Também tenho um problema a resolver... precisei fazer um aterro no meu terreno meu vizinho permitiu visto que também tem interesse em aterrar o seu terreno também. Bom em acordo foi feito no nosso porém por falta de recurso ainda não foi possível fazer na parte dele, então ele passou a máquina bem rente a divisa... e meu terreno ficou em risco de deslizamento... e agora o que fazer judicialmente?

    R

    Rosana Domingo, 31 de julho de 2016, 21h59min

    Dentro de um ano pode ingressar com ação no JEC ou no cível para que ele retire! não pode construir nem colocar churrasqueira a menos de meio metro do muro.

    Magno Jeferson

    Magno Jeferson Quinta, 03 de novembro de 2016, 13h12min

    Boa tarde , meu vizinho construiu sua casa colado ao muro e onde moramos tem declives e as casas debaixo estão mais baixas que as casas de cima e a casa dele açontece isso, devido ao fato da casa está colada ao chover a água infiltra na casa dele. De quem é a responsabilidade, nossa ja que a águai filtra no meu terreno e sai na casa dele ou dele que construiu os cômodos ccolados?

    M

    Marta Cardoso Quarta, 30 de novembro de 2016, 9h48min

    Bom Dia!

    Comprei um terreno com as medições 5x27, um terreno que tinha muitas complicações ( terra e aterros) , realizei o serviço de terraplanagem no terreno deixando nivelado para iniciar a fundação, A fundação foi realizada em toda a área a ser construida, o fato que o lote ao lado esquerdo de quem olha de frente ficou 1,20 mts a cima do meu, o que ocorre que devido eu ter realizado a terraplanagem começou a desmoronar a terra deste lote, neste lote tem uma construção não esta finalizada o meu medo e que com os desmouramento da terra essa construção venha a cair.

    Duvidas

    . Caso essa construção venha cair e minha obrigação arcar com todo prejuízo, visto que nesse lote não fiserão muro, simplesmente começaram a construir a casa no meio?

    . Estou querendo levantar o mais rápido possível a minha parede (divisa a este lote), mas essa parede servirá de muro e será a minha parede também. Fato é que essa parede será a mais cara da obra, devido o serviço que terei de realizar de Drenagem (canos de dreno ao lado da casa) para evitar infiltração futuramente, mais a questão de impermeabilização nesse muro (produtos Asfalto frio + lonas). Acontece que a Dona que a minha visinha quer continuar com sua obra e esta me apresando para fazer meu muro para que ela possa encostar a sua terra na minha parede. E certo o que ela quer eu faça? E certo eu ter que aceita que a terra do terreno dela fique enconstada na minha parede? O certo não seria ela realizar a fundação de seu muro e construção do muro dela e aí sim ela encostar a terra do lote na sua propria parede (muro)? Por Favor me ajude nessa questão. Estou num dilema muito grande e estão me apresando e não tenho como iniciar a construção do meu muro agora.

    Desde já agradeço

    Caso alguem possa responder e esclarecer minhas duvidas deixo meu email

    [email protected]

    Eduardo Chaves Líder Web

    Eduardo Chaves Líder Web Quinta, 15 de dezembro de 2016, 22h26min

    olá, tenho a seguinte duvida, meu apartamento é divisa com uma casa, ou seja, eu to no primeiro andar e meu vizinho esta no terreo, meu condominio é composto apenas por dois apartamentos no primeiro andar e lojas no térreo, não possui nenhum estatuto do condominio, pois todos nos damos muito bem e um respeita o outro, gostaria de saber se eu posso pintar essa parede que dá para o vizinho, com propaganda de empresa, no caso de informática, pergunto isso juridicamente falando, óbvio que perguntarei ao vizinho, até mesmo pq precisarei entrar no terreno dele para fazer tal arte.
    segue link no google maps para que entenda melhor a situação:
    https://goo.gl/maps/VNvdWXptTe72

    obs: respeitarei a questão de altura, pintando apenas na parte correspondente ao meu apartamento

    Genilson Guimarães

    Genilson Guimarães Domingo, 22 de janeiro de 2017, 11h02min

    Bom dia, Preciso de uma ajuda,
    Moro em um conjunto de casas geminadas, e que para fazer construnçao de muro ou levantar a casa os vizinhos teriam que negociar em fazer juntos em acordo ou cada um dividir o espaço da parte da frente ou fundos. A vizinha do lado esquerdo deixou a metade da diviza para mim e fez um muro na frente para ela e eu se contryir tenho eu que fazer a parte do fundo. a vizinha da direita usou o espaco de divisao de ponta a ponta e disse que qdo for construir vou ter que fazer outra parte toda sendo que o muro da divisao da casa que sao geminadas e um só? a mesma ate levantou um sobrado e eu se tiver que fazer vou perder espaco na frente e nos fundos O que devo fazer se o direito do uso e dos dois ?

    R

    Roberto Quinta, 02 de março de 2017, 10h59min

    Bom dia!
    Moro numa casa geminada e meu vizinho construiu em cima e com a obra rachou as parede da minha casa.
    E terá que mexer na tela de segurança que eu havia colocado na divisa do telhado.
    Ele teria que arcar com o prejuízo causado na minha propriedade?
    Obrigado

    J

    joceli Sábado, 11 de março de 2017, 21h11min

    ola,quero fechar meu patio,vou construir um muro na divisa,gostaria de saber se o vizinho e obrigado a fazer a metade do muro sendo q dois lados do meu patio pertence a ele sao 27mt de cada lado.