Adquiri terreno em área rural de forma normal, porém, existe outro, vizinho ao meu, que está há 12 anos sem pagar IPTU. Tentei contactar/ encontrar o proprietário, sem sucesso. Paguei uma parte dos IPTUs atrasados, porém, estou em dúvida se pago o restante e basicamente "tomo posse" do terreno vazio ou o deixo VAZIO para o poder público, pois algumas cobranças atrasadas de IPTU já estão sendo cobradas pelo fórum da cidade a qual ficam localizados os terrenos. Pagando os IPTUs, após quanto tempo posso considerar que a situação está segura, ou seja, posso tentar a posse legal do terreno? Obs.: A principio não existe qualquer tipo de produção rural no local. São apenas terrenos em local de veraneio. Peço a orientação de vocês, pois não sei como resolver esta questão. Grato, JMAM

Respostas

    D

    Desconhecido Terça, 24 de março de 2015, 15h44min

    tem um lote perto da minha casa, com muro ,portão e um comodo no lote , nunca vi o dono indo la isso ja tem ums 8 anos mais ou menos ,ja teve ate ukm morador de rua morando la por alguns meses e foii embora por vontade propria . se eu pagar iptu,água e luz atrasados como faço pra dar entrada em usocapião ? alguem pode me ajudar ? obrigado!

    R

    Rafael F Solano Quarta, 25 de março de 2015, 0h08min

    Vc vai pagar luz e água porque será vc a consumir tais serviços, vc pagará IPTU porque é obrigatório de quem ocupa o espaço urbano pagar tal imposto (afinal, está usando o espaço urbano!), mas nada disso tornará o imóvel seu.

    Somente depois de pelo menos 5 anos de ocupação ininterrupta, de forma pacifica e sem oposição, é que vc poderá requerer a justiça o usucapiao, até lá se o algum dono exigir sua saida vc terá de sair, não importando qualquer benfeitoria por vc feita no terreno, nos anos e meses de IPTU pagos.

    Ci Tavares

    Ci Tavares Terça, 21 de abril de 2015, 15h34min

    Boa tarde. Moro em um imóvel que comprei junto com o pai do meu filho, sendo que o RGI( do terreno) está em nome dele, ele nunca residiu no mesmo, eu vivo à 24 anos no local, (n a casa térrea) e o apartamento em cima consideramos ser dele, está fechado. Pago o IPTU que estava atrasado desde que compramos, a luz está em meu nome, tenho um filho com ele de 24 anos.Que mora em outra cidade. Ele quer vender o imóvel, mas tem dívidas em nome dele e não tem como pagá-las, temos uma compradora que só compra se ele legalizar. Pergunto, qual a melhor opção para que eu tenha garantias, caso continue sem vender? Tenho receio tb que este imóvel seja penhorado devido às dívidas particulares em nome dele. Posso pedir usucapião e dar a parte dele?, demora muito? Desde já agradeço pela orientação

    B

    baby almeida Segunda, 08 de junho de 2015, 11h09min

    Moro em um apartamento a 26 anos fiz reforma paguei as contas em dia, como IPTU condomínio e DARF em 2013 entrei com o usucapião que o advogado deu inicio e não fez mais nada, umas das herdeiras descobriu apareceu não sei de onde me colocou para rua fiz b.o entrei com reintegração de posse que o advogado agora desistiu do processos .

    R

    Rafael F Solano Quarta, 10 de junho de 2015, 1h13min

    Se era alugado não tinha a menor chance mesmo de usucapião.

  • -1
    Neide Schiavo

    Neide Schiavo Quarta, 01 de julho de 2015, 13h57min

    Comprei uma casa aonde moro com meu marido e minha mãe de 85 anos,quando fomos registrar em cartório entrou em exigência,pois o inventário foi feito na Suécia,a dona é sueca,temos um documento dos filhos em sueco e traduzido em português por tradutor documentado,posso usar o uso capião,os imposto estão todos pagos e temos um documento de promessa de cpra e venda

    A

    angelica mello dos santos Terça, 17 de novembro de 2015, 16h52min

    estou morando em uma casa que foi dada pela minha sogra 3 anos e nao tenho documento que comprove que é dela legalmente ela ou eu pode entrar com o pedido de usucapião?

    C

    Carlos Areias Terça, 17 de novembro de 2015, 17h44min

    Prezados senhores Comprei uma casa de posse a 7 anos com 100 M², Esta casa foi comprada de um posseiro anterior que morou um ano na casa, Esse posseiro tambem comprou a casa de outro posseiro que morou 6 anos na casa. Vale ressaltar que tenho os documentos das tres posses Ocorre que aqui é uma vila de nove casas e atualmente só tem um herdeiro vivo.Os outros irmãos ( 8 ) morreram e não foi feito nenhum inventario. No tempo que estou morando na casa já fiz reformas, coloquei hidrometro, pago a Taxa de incendio, Tenho IPTU,etc... Gostaria de saber se posso entrar com ação de USUCAPIÃO, e se o herdeiro vivo pode ainda ingressar com uma ação de reintegração de posse contra mim. Apesar da posse ser mansa e pacifica, porem os filhos dele estão tentando força-lo a pedir reintegração de posse. Desde já agradeço a ajuda

    N

    neia Domingo, 06 de dezembro de 2015, 16h53min

    comprei meio lote a 26 anos atras eu era muito nova a dificuldade e a iguinorança me fez acreditar que a palavra valia mais doque um simples papel passando o tempo percebi que era importante ter algo que provasse que eu tinha comprado esse terreno fiz o contrato de compra e venda isso foi em 1992 que comprei em1996 fiz o contrato tem gente morando no lado mais ninguem me ajuda pagar os impostos quero fazer o desdobro mais tbem nao quer ajudar pagar fui atras e o advogado disse que vou ter que entrar com pedido de uso capeao me ajude preciso de ajuda pois estou sozinha nesta mais nao quero prejudicar a outra parte na prefeitura da cidade esta tudo no meu nome ....oque faço por onde começo preciso de estruçoes pois nao tenho dinheiro pra pagar um advogado no momento agradeço se algum ad: ler minha pergunta responda por favor

  • -1
    Sandra Mathias

    Sandra Mathias Terça, 07 de junho de 2016, 10h53min

    Em 2006 ganhei um terreno de boca pois estava em despejo de uma casa em que morei de acomodataria 2 anos e meio as sobrinha do Dono da casa mandou que eu entrasse de baicho da lona com trez crianças aí ganhei este terreno do meu antigo patrão era do sócio dele que tinha falecido e não tinha filhos e esposa só os irmãos que levaram o contrato de compra e venda e nunca aparecerão mais tenho uma promissória que está no nome do que morreu e o nome do corretor que vendeu não consegui pagar o epeteu pois não tenho documentos agora veio a corretora que era do antigo corretor já falecido também é elega que eu ivadi mais querem me vender o terreno que já está pago e correto só assim eles me dão o contrato de compra e venda pra que eu possa pagar o IPTU como posso saber se é certo pois o filho do antigo corretor que vendeu o terreno em 91 quer dez mil pra me passar a escritura no meu nome mais os direitos autorais estão com a primeira proposta quem tá sertã quem tá mentindo o que fazer ou eu entro com uso campeão a nossa que falei dis que a promissória não nada são dez anos morando aqui vi meus filhos crescer aqui minha filha já até casou que Fasso me dá um concelho por favor obrigada

    Adryano Santos

    Adryano Santos Quinta, 16 de junho de 2016, 13h50min

    oiboa tarde minha mae comprou um terreno com uma casa, ela tem o comprovante de recibo e venda do imovel, a antiga proprietaria cedeu um terreno que ela tomova conta a mas de 10 anos. desde lar pra car nos pagamos para limpar todo mes, total que esse terreno tem e de 25 anos sem proprietario a nao ser nos quero regularizar ele como fasso ele nao possui documento nenhum pois todos os terrenos nao possui escruturas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 16 de junho de 2016, 19h50min

    É preciso saber a quem realmente pertence a área, se no Cartorio do RGI não constar qualquer registro, vc terá de buscar a prefeitura, é bem provavel que seja área publica, e sendo publica, não vai poder sofrer usucapião, vcs apenas seguirão mantendo a posse, e nada impede que a prefeitura um dia exija a desocupação da área.

    A

    augusto Terça, 16 de agosto de 2016, 11h08min

    bom dia. moro em um terreno a 4 anos que adquiri de outra pessoa q morava no local. o terreno tem 8mil metros quadrados, e esta a margem de um rio dentro da cidade. eu moro no local. a distancia da rua ate no rio sao 130 metros. quero saber se posso usar usocapeao para registrar a area? como devo proceder e quanto vou gastar para isso? o processo é rapido? obs: tenho uma pequena empresa de prestacao de servico e tmb realizo tudo nessa area.

    V

    valdeci alves Segunda, 10 de outubro de 2016, 21h32min

    Boa noite, Moro em uma area de terra de mais ou menos 1600 m quadrados, ha 37 anos( nasci neste lugar), construi, casa, plantaçoes de banana,manga,abacate, cana e cerca de arame etc. Mas nao tenho documento porque ha mais de 40 anos meu pai cudava desse sitio e me criou neste lugar, ele morreu em 2010 e eu, continuo trabalhando para o sustento da minha familia neste sitio. Minha mae ainda mora comigo ha mais de 40 an0s nete lugar. Um fazendeiro disse que a terra é dele e quer que e saia, Em 2010 fui beneficiado com o programa 'LUZ PRA TODOS' mas o fazendeiro nao assinou para passar a rede eletrica na fazenda dele ja que onde eu moro é "ILHADO" pelas terras dele. Tenho o direito de ter a autorizaçao judicial de para conseguir a luz e trabalhar neste sitio e ter a posse como USUCAPIAO sem a interferencia desse Fazendeiro

    A

    Alisson Arnold Domingo, 16 de outubro de 2016, 21h38min

    Boa noite, tenho um tio que esta numa casa que foi comprada por contrato de compra e venda, mais nunca fizeram outros documento, ele tem um problema com um irmão esperto que ja tomou uma outra casa da família e vendeu para outras pessoas, agora esta de olho nessa que o meu tio mora com a mãe a 35 anos, aproximadamente tem 25 anos que so mora o meu tio e a minha avo, gostaria de fazer usucapião , porque os documentos são muito antigos e o 1 dono ja morreu a 18 anos, o que eu devo fazer pra ajudar o meu tio, porque esse irmão está só esperando minha avo fechar os olhos pra ele vim atormentar querendo parte na casa. me ajudem. minha avo esta muito debilitada. obrigado e me descupem

  • -1
    Marilene Trajano

    Marilene Trajano Sexta, 11 de novembro de 2016, 15h59min

    Olá, Tenho um terreno que mede: 9,50 de frente e 9,10 de fundos com 24,50 de comprimento. Fui tentar regularizá-lo na companhia de habitação da minha cidade e eles querem me cobrar um valor muito alto. Construir uma casa e moro há 12 anos. Nesse caso funciona o USUCAPIÃO? Por favor aguardo resposta.

    Jorge Miranda

    Jorge Miranda Segunda, 26 de dezembro de 2016, 20h56min

    Boa noite amigos,
    Gostaria de obter orientação seguinte: Comprei uma propriedade área rual com 40ha, o documento que eu tenho é uma Escritura Púbica de Cessão de Direitos Hereditários que foi passando de um comprador para outro eu sou o 3º nessa sucessão. Já procurei a família e não tem interesse em fazer o inventário, o seu antigo proprietário faleceu a 50 anos, o que devo fazer, posso entrar com uma ação de usucapião.

    Willian Moura

    Willian Moura Quinta, 19 de janeiro de 2017, 20h54min

    Moro. M de vinte anos. Em uma chácara o dono faleceu a quinze anos e nunca pagou o imposto eu cuidei fiz casa e putz meu cunhado para morar junto na chácara ele cuido e constitui família John ele quer fazer uso campeão de metade da chácara ISO pode e quanto tempo leva se quem entrou primeiro foi eu. Trabalhava pro dono ante dele morrer e depois que ele morreu ninguém nunca veio procurar mas por mim aí fiz um favor pro meu cunhado hu ele quer me tomar ' ele tem direito eu moro a mas de vinte anos ele 8

    Cristiano Reos

    Cristiano Reos Quinta, 16 de fevereiro de 2017, 14h40min

    Boa tarde! Comprei um terreno na zona urbana no contrato de compra e venda e a escritura está no nome de outra pessoa que já faleceu mais tenho todos os contratos de compra e venda desde q a a proprietária vendeu até mim. Já falei com os erdeiros dela e me disseram q o inventário já foi fechado e eles não tem.nada a reclamar do terreno pois foi vendido pela mesma em vida. Gostaria de saber como precede para passar para o meu nome a escritura.