G

    GLC Sexta, 07 de novembro de 2014, 9h43min

    Deve procurar um advogado para tentar uma pensão, contudo vai depender das possibilidades dele e sua necessidade, haja vista que esse direito só perdurará até os 24 anos.

    E

    Edic Sexta, 07 de novembro de 2014, 15h06min

    Cabe salientar que, se for concedida a pensão, é o juiz quem vai determinar o valor, o qual necessariamente não significa que será 50% de sua faculdade. Será de acordo com as possibilidades dele, pois ele tem outra família e, geralmente, não deve ultrapassar 20 a 30 % dos rendimentos dele.

    Felipe Sá

    Felipe Sá Terça, 25 de novembro de 2014, 13h47min

    Bom Dia. Eu gostaria que alguém respondesse esse meu caso de pensão.
    Eu estudo medicina fora do Brasil e vivo aqui com a pensão do meu pai. eu nao tenho nem um vinculo com ele, ele paga so por motivo de lei, so que esse ano ele marco um audiência dia 20 de janeiro de 2015 por motivo da pensão, ele quer para de paga a pensão. Eu ainda curso o 4 periodo de medicina ainda falta muito terminar o curso, ele tem por direito corta a pensão? eu ja tenho 22 anos e ele paga a pensão des dos meus 5 anos de idade, so que aqui nao tem como eu trabalhar porque o curso é integral, e minha mae nao tem condição de me manter aqui.. Será que eu perco o direito de pensão ? Obrigado

    G

    GLC Quinta, 27 de novembro de 2014, 16h42min

    Se tem 22 anos e faz faculdade,ele não vai conseguir a exoneração de pensão;

    Y

    yuri Quarta, 03 de dezembro de 2014, 13h29min

    Boa tarde,

    Bom sou pensionista do meu pai desde criança mais sempre ele atrasa, e minha mãe entra na justiça novamente, faço faculdade particular no período da noite e trabalho durante o dia, ele tem direito a exoneração da pensão ou ele ainda é obrigado a pagar a pensão ?
    Aguardo resposta.

    G

    GLC Sexta, 05 de dezembro de 2014, 12h55min

    Vai depender da sua necessidade, e se tem condições de se manter e pagar a mensalidade da faculdade. Se tiver mais de 24 anos há possibilidade de que adquira a exoneração.

    J

    Jane Quarta, 01 de abril de 2015, 15h12min

    Oi, meu companheiro tem uma filho que completou 18 anos em dezembro, ele ainda deve continuar pagando pensão. O filho dele não está trabalhando apenas está fazendo um curso técnico.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 01 de abril de 2015, 20h27min

    Curso técnico e superior garantem a continuidade da pensão após a conclusão dos 18 anos.

    B

    brc Sexta, 24 de abril de 2015, 20h31min

    a obrigaçao judicial é apenas da pensao, pagar faculdade por fora nao esta incluido...

    L

    Lorena Segunda, 11 de maio de 2015, 22h54min

    Gostaria de saber se meu pai é obrigado a pagar minha faculdade, já que sou de menor, porém trabalhou.
    No caso tenho que espera sai o resultado do vestibular para entra com o processo?

    R

    Rafael F Solano Terça, 12 de maio de 2015, 0h47min

    Lorena, é como já cansaram de aqui escrever: a pensão não tem de ser do mesmo valor da faculdade, pode ser bem menor ainda .

    Mesmo menor de idade ambos genitores tem obrigação de sustentar o filho, portanto, não precisa esperar entrar na faculdade, seu guardião deve recorrer a justiça para fixa-lo.

    E

    Evelin Sexta, 26 de junho de 2015, 15h16min

    Oi , é que eu entrei na faculdade agora já tenho 20 anos e meu pai quer parar de pagar pensão . Ele pode fazer isso ? Não tenho condições de pagar a faculdade .

    G

    GLC Sábado, 27 de junho de 2015, 10h00min Editado

    Se se encontra fazendo faculdade e não tem condições de se manter, ele não poderá deixar de pagar a pensão, que perdurará até aos 24 anos.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 09 de julho de 2015, 18h25min

    Evelin, não importa se vc não consegue pagar sua faculdade, a pensão não será paga no valor da faculdade.

    J

    Joseane Lopes Terça, 01 de setembro de 2015, 20h43min

    Boa Noite gostaria de tirar uma duvida o meu namorado paga pensão, a filha dele tem, 17 anos mais ja trabalha registrada eu gostaria de saber quando ela fazer 18 anos ele pode parar de pagar pensão, por ela esta trabalhando, por ela esta trabalhando muda alguma coisa.

    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de setembro de 2015, 21h19min

    Só muda se ela não estiver estudando ensino técnico ou faculdade.

    I

    ILUANA ANA CUSTODIO Sábado, 05 de setembro de 2015, 3h09min

    OLA..EU ENTREI COM UMA AÇÃO PEDINDO A PENSÃO PARA MEU FILHO DE 3 ANOS, MAS MEU E MARIDO TB TEM 2 FILHOS DO 1º CASAMENTO 1 TEM 8 ANOS E O OUTRO 18 ANOS ELE JA TRABALHA E AINDA RECEBE 1500,00 DE PENSÃO TODO MÊS. AGORA ELE RESOLVEU FAZER UM CURSO TECNICO GRATUITO SO PAGA CONDUÇÃO. ELE AINDA PODE CONTINUAR A RECEBER A PENSÃO.

    G

    GLC Sábado, 05 de setembro de 2015, 8h49min

    Se já trabalha não há por que o pai pedir a exoneração de pensão, vez que o filho já tem condições de se manter e ainda por cima o curso é gratuito.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 05 de setembro de 2015, 11h15min

    Iluana, seu filho completou 18 anos, ele agora é um adulto, senhor de seus atos, responsável por ele mesmo. Se ele não quer fazer um curso técnico ou de nivel superior ele não terá mais direito a pensão do pai, principalmente porque já trabalha.

    E

    edinaldo Quinta, 10 de setembro de 2015, 17h09min

    Dr. Dionísio
    Queria Saber o seguinte tenho um sobrinho com 22 anos, ele entrou na faculdade publica agora em 2015, só que a faculdade e dia todo, ele foi criado por mim, quando ele completou 18 anos ele entrou com reconhecimento de paternidade contra o pai dele, foi feito o exame de DNA e comprovou que ele e filho, só que pai dele morreu em 2008, agora estão fazendo o inventario já faz mais 3 anos, até agora não resolverão nada.
    O pai dele era Militar, a viuvá esta recebendo pensão.
    alem do meu sobrinho ele tem mais 2 filhas, elas estão recebendo pensão, são maiores de 18 anos, estão fazendo faculdade também.

    1 A minha Pergunta e seguinte se elas tem direito receber pensão mesmo sendo maiores de idade o meu sobrinho também tem não e isso.

    2 Pegunta quanto tempo leva para o juiz fazendo o inventario, porque o caso do meu sobrinho já faz 3 anos e até agora nada.

    Ele procura o advogado, só falar tem que esperar.