Direito à aposentadoria por invalidez de alguém que morreu. Pensão por morte
Por favor me respondam, se após a morte de alguém que é aposentado por invalidez, alguém tem o direito de continuar a receber essa aposentadoria? Quem tem esse direito? como reinvindicá-lo?
daiane, se de fato seu pai está aposentado por invalidez sua mãe terá direito à pensão por morte dele. Terá de provar a união estável de forma documental. Uma prova é o seu nascimento em que consta na certidão de nascimento o nome dela como mãe e o de seu pai. Provas documentais outras como correspondências recebidas tanto no nome dela como no nome dele no mesmo endereço, declaração de imposto de renda em que sua mãe conste como dependente de seu pai, etc.
Olá, meu pai realizou uma união estável com uma mulher quando já estava separado da mesma no intuito da morte de deles, um dos dois pegar a pensão, gostaria de saber se isso caracterizaria fraude? Essa mulher teria direito a pensão, mesmo estando já vivendo com outro homem? Eu tenho provas que eles não estavam mais juntos sendo documental, testemunhal e outras provas mais, eu apresentando tais provas, ela ainda teria direito a alguma coisa?
Bem meu pai faleceu agora pouco, e ele era aposentado por invalidez, era casado e com migo tinha três filhos gostaria de saber se minha mãe teria direito alguma coisa , ou seja alguma pensão após a morte do meu pai. Resp: Tem direito à pensão por morte. No valor da aposentadoria por invalidez do falecido. Sendo como imagino a aposentadoria por invalidez paga pelo INSS a pensão será paga até ela falecer só se ela tiver 44 anos ou mais. Com idade menor a pensão é recebida por período que varia de 3 a 20 anos contados do óbito. E o que fazer se ela tiver ? Resp: Tem de pedir a pensão ao INSS. Para isto você deverá apresentar certidão de casamento, certidão de óbito, algum documento que identifique o falecido (CPF por exemplo, Carteira de Identidade, etc), documentos que identifiquem a pessoa que pede ao INSS (sua mãe) e outros documentos que o INSS pedir. Voce pode agendar atendimento para pedir o benefício pelo fone 135 do INSS ou procurar em www.previdencia.gov.br a opção agendamento de pensão por morte.