Olá! Moro em São Caetano do sul, na minha rua em frente de minha casa exite uma micro empresa que mexe com usunagem de eletroerosão, tem uma funilaria, um bar que é o dia inteiro ligado um som alto, e essa empresa e funilaria é de segunda a segunda barulho de seus maquinários o dia inteiro... eu moro em um sobrado, seria igual a apartamento, tem o segundo andar, se eu abrir a janela do meu quarto já estou na rua, meus vizinhos do mesma casa possuem dois cachorros, o vizinho da casa da frente que mora do lado da empresa e alugou sua garegem para a funilaria tem três cachorros, um outro vizinho q mora também do lado dessa empresa tem um cachorro e por fim, o outro vizinho que mora do lado tem um cachorro. Já imaginaram como é morar aqui, esses cachorros latem para a própria sombra, quando um late todos latem, o maquinário dessa empresa e funilaria é o dia inteiro e esse bar que é gritaria e som alto o dia inteiro, todos os dias. trabalhei por seis meses no horário das 16:40 até 1:30 da manhã e precisava repousar, mais com tudo isso acordava todos os dias 7:00hs da manhã devido a empresa e essa funilaria, por causa de tudo isso meu sono ficou ruim e estou fazendo tratamento, pois meu lado psicológico ficou abalado, com muito estress. Gostaria de saber se tem como processar esses iquilinos, a empresa, os que possuem cachorros,a funilaria e o bar? Bom, estou no aguardo e obrigado pela atenção1!!!

Respostas

    T

    Teni Quarta, 14 de julho de 2010, 0h36min

    Prezado Dr. Francisco Florisval Freire

    Estou passando por um problema muito semelhante ao do Wesley. O agravante é que meus vizinhos do andar de cima - barulhentos - são dissimulados e vingativos, pois todas as vezes que conversei com eles, o barulho ficou pior, como se estivessem me punindo por ter reclamado. Quando eu peço para o porteiro dar o recado, eles mentem e dizem que já estavam dormindo ou que estavam no computador, para parecer que eu estou reclamando a toa. Juro que aguento o máximo que posso.
    Ademais, estou gestante e não tenho conseguido dormir em paz.
    Gostaria muito que me ajudasse. É possível entrar com ação no juizado especial para que eles sejam obrigados a parar o barulho com um isolamento acustico? Como faço? O sr. possui uma petição (é esse o nome do documento) que posso usar, do tipo da noticia crime acima fornecida para o Wesley?
    Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo trabalho prestado a comunidade.

    G

    Guilhermme Sexta, 23 de julho de 2010, 22h27min

    Prezada Teni,
    tenho exatamente o mesmo problema que você, moro em um prédio, no terceiro andar, e os vizinhos que moram no apartamento de cima são extremamente barulhentos. Durante o dia não fazem quase nada e nem parece que mora alguém lá. Quando anoitece, no entanto, eles começam a falar alto, andar com toda força pelo chão, bater portas e receber dezenas de visitas. Não sei mais o que fazer, quando reclamo eles dizem que não fazem nada e acabam piorando os barulhos por pura vingança.
    Espero que nossos colegas do fórum possam nos ajudar de alguma forma.
    Se conseguir alguma coisa, Teni, entre em contato comigo, por favor, meu email é [email protected]
    Abraços a todos e boa sorte.

    L

    Leonardo de Aragão E Segunda, 11 de outubro de 2010, 22h55min

    • boa noite primeiramente, estou vivendo um dilema terrível pois tenho um vizinho que é barulhento e que o som dele me incomoda constantemente e o mesmo fechou um corredor comum de uma vila de apartamentos, pois o dele era o último e ele não pediu autorização a ninguém na qual trouxe um cachorro tipo pastor belga pos quase embaixo da minha janela, e ainda por cima trouxe um trio de gatos que constantemente miam e brigam tirando assim meu sossego, e fora as fezes e a urina do cachorro cujo o odor entra no meu quarto e a calha dele que esta entupida cheia de agua virando foco da dengue, também faz manifestações religiosas nesta pequena varanda na qual o som entra no meu quarto e as vezes vão alem das 22 horas e pedi várias vezes só para ele abaixar o som e prontamente nunca fez e acabei tendo um surto psicológico na qual nunca tive e agora pretendo procurar um tratamento e acabei gritando na qual falei o quanto eles me incomodavam e na parte da noite um deles veio falar comigo gritando me chamando de falso e dizendo que pode pedir ao juiz para impugnar os videos que gravei mostrando esta falta de consciencia isto quer dizer acabou a amizade, pois para mim ela já não existia mesmo. O que fazer? Abraços e muito obrigado pela atenção. Léo.
    S

    sandra raposo 2 Sexta, 04 de março de 2011, 8h48min

    oi. bom dia. gostaria de tirar umas duvidas. moro em um predio de 3 andares. o meu apartamento é no terceiro andar. tenho um vizinho que para o carro bem encostado as janelas do lado que moro. quando ele liga o motor. não conseguimos nem respirar de tanto que a fumaça fede. é uma verdadeira fabrica de poluição. o que devo fazer. obrigado e bom dia.

    S

    sandra raposo 2 Sexta, 04 de março de 2011, 8h49min

    para não. estacina.

    F

    fernandaefabio Domingo, 19 de junho de 2011, 23h02min

    O que posso fazer para resolver problemas de barulho com vizinhos barulhentos? Eles fazem barulho de madrugada, na hora em que "deveriam" estar dormindo, ou pelo menos respeitando aqueles que necessitam dormir! Eu e meu marido temos que acordar às 05:30 e não conseguimos dormir! Arrastam coisas, deixam coisas cair no chão, desfilam de salto alto, pulam, entre outros! Estes barulhos já estão prejudicado a minha vida profissional e minha saúde, já que passo noites mal dormidas. Já contactei a imobiliária responsável pelo apartamento mas NÃO adiantou, por isso o que posso fazer para que eu possa viver em paz no meu lar?

    B

    Bruna Okkerse Domingo, 20 de novembro de 2011, 20h43min

    Moro em São Paulo, no bairro de Pinheiros, em um prédio pequeno com três vizinhos. Uma delés é tranquilo, meu problema é com os outros dois.
    Os de cima tem uma filha criança que vive gritando e embora me incomode eu só tolero porque ela é pequena e geralmente é de dia. Mas os pais dela é que são terríveis. Ligam o som no fim de semana já às oito da manhã e depois disso ninguém mais dorme. Sei que é fim de semana e todo mundo quer relaxar, mas o descanso deles impede o meu, já que o volume é absurdo e o dia todo.
    Os vizinhos do lado moram em um apartamento bem pequeno e colado no meu quarto. Eles também adoram ligar o rádio no último volume e parece que as caixas acústicas estão dentro do meu quarto. Eles também gostam de começar cedo. Geralemente acordo com as vibrações na parede e já começo o dia estressada.
    E para completar a total falta de noção deles, meu prédio tem um hall, uma área comum que é de todos os moradores e dá acesso à todas as casas. A jenela do meu quarto dá para esse hall. O vizinho do lado gosta de colocar umas cadeiras lá e fazer reuniões familiares, cujos integrantes falam alto. Nem posso abrir porque se está quente fico fresca, mas com dor de cabeça.
    Sempre peço para abaixarem o som, mas uma hora depois lá está ele ligado de novo e na maior altura, e a reuniãozinha acontecendo debaixo da minha janela. Não tenho sossego para falar no telefone, escutar a minha música , estudar ou fazer qualquer coisa para me concentrar.
    O que faço? Falo com o proprietário, com os vizinhos, com a polícia, com um juiz...?

    Obrigada!

    M

    MARCOS AF BRAZIL Sexta, 07 de junho de 2013, 21h49min

    Não! O cidadão pode e deve agir embasado na Lei das Contravenções penais do Decreto-Lei 3.688/41. O Artigo 42 é claro quando diz que se o cidadão sentir-se incomodado no seu descanço ou no seu trabalho -- A QUALQUER HORA DO DIA, seja manhã, tarde, noite ou madrugada, deve acionar a polícia e esta poderá ou não efetuar prisão simples -- regime aberto ou não, de até quinze dias. Não me pergunte mais, pesquise. Grato.

    K

    KARINA PCDF Sexta, 16 de agosto de 2013, 23h41min

    Oi amigo manda pra mim tb por favor prpo meu e mail esse negocio..Meu e mail é [email protected] vizinhos em cima q arrastam moveis e jogam moveis e socam os pés ...E ai de mim se bater no meu teto pra reclamar, ai eles batem mais o pé e jogam mais moveis e arratam...Eles alegamq podem fazer barulho devido a lei do silencio q ele diz ser das 8 da manha as 10 da noite...Ocorre q eu voltei do hospital devido uma trombose com embolia pulmonar e estava com gravidez de risco, no qual perdi o bebe de tanto estresse causados por eles, pois tenho o laudo medico que diz q o bebe naum tinha problemas geneticos e foi por causas desconhecidas....Ja fizemos de diversos modos amigaveis ele continua a negar q é ele , mas no entanto qndo eu bato no meu teto ele responde agressivamente batendo no chaum dele....Estou passando por isso por quase 2 anos! Naum temos dinheiro pra advogados pagos mas preciso cessar esse inferno pois esqueci de citar q nas madrugadas tb ocorrem o mesmo moveis caindo arrastar de moveis e socação de pé....As 3 da manha e as vezes durando horas das 3 as 7 da manha, ta na cara q é provocativo os velhos e a neta doida ja vieram 2 vezes fazer barrraco na porta da minha casa, e se meu vizinho da frente naum a segurasse ela teria vindo em cima me bater!Por favor me deem uma luz...

    K

    KARINA PCDF Sábado, 17 de agosto de 2013, 0h56min

    Ola tem como mandar esse negocio crimnales no meu e mail tb.....Por favor obrigada..Meu e mail é [email protected]