M

    maria cristina vasconcelos Segunda, 20 de abril de 2009, 18h33min

    Dr. Eldo,
    Em 2003 tive um AVC hemorrágico que aposentou por invalidez. Antes, morava com uma pessoa havia 14 anos e trabalhava fora. Agora, sou separada e moro com minha mãe , por não pensão do meu ex-marido e não ter condições de sobreviver financeiramente sozinha.
    Minha mãe é funcionária federal aposentada e tem condições de me ajudar.
    MINHA PERGUNTA É SE ELA PODE ME DESIGNAR PENSIONISTA DELA, mesmo eu sendo aposentada por invalidez. Por certo, eu teria que escolher entre a minha aposentadoria e a pensão dela, se fosse o caso, não é?
    O senhor sabe como a minha mãe deve proceder e que documentos anexar no pedido?
    Ah, ainda tive um câncer de tireóide há pouco mais de dois anos. Gasto muito com saúde, sempre indo aos médicos.
    Obrigada e um abraço,
    Cristina

    C

    Carlos Quintiliano Quarta, 29 de abril de 2009, 20h01min

    Como eu posso comprovar vinculo de dependência econômica do filho maior para com a mãe, com o objetivo de receber pensão pós morte junto ao INSS?

    G

    genia Quarta, 26 de janeiro de 2011, 9h52min

    Vivo em união estável há 08 anos, o meu companeiro é aposentado por tempo deserviço e está com doença incurável, ele tem uma flha que já trabalhou com registro, casou com 17 anos e em pouco tempo divorciou-se, agora ela está tentando uma aposentadoria pois acham que ela é esquizofrênica, ela não quer mais trabalhar com registro. Sendo ela inválida para trabalhar, mas sendo divorciada tem direito á pensão do pai? Ela não mora com ele, e não é dependente do mesmo.