No caso de Quebra Contratual, por parte do locatário, o onus deve ser pago para a imobiliaria e o locador em alguma porcentagem X?

Por Exemplo: No caso do locatário reincidir o contrato de aluguel, a multa deve ser paga 50% para imobiliaria e os outros 50% para o locador. Ou a imobiliaria recebe apenas a porcentagem relativa a aquela que ela recebe mensalmente em cada alugueu, de 10% por exemplo. Obs.: No exemplo acima, não existe nada referente a este problema no contrato.

Respostas

    J

    Junior57 Segunda, 01 de março de 2010, 21h43min

    Vale a lei. A multa é indevida.

    M

    MS2010_Marcos Terça, 09 de março de 2010, 15h35min

    Milton, vi que você entende bastante desse assunto. Tenho uma pergunta e talvez você possa me ajudar.
    Fiz um contrato por tempo determinado (12 meses) e já cumpri.
    Renovei esse contrato por mais 12 meses (tempo determinado), contém cláusula de multa contratual, mas devo rompê-lo pois fui contratado de outra empresa para trabalhar em outra cidade.
    Cumpri apenas 4 meses da renovação, a questão é:

    Pago multa na quebra desse contrato? Minha situação se encaixa no art 4º da nova lei do inquilinato?
    Muito obrigado.

    J

    Junior57 Terça, 09 de março de 2010, 17h55min

    Houvesse permanecido prorrogado por prazo ineterminado, bastaria um aviso prévio de 30 dias. Como você renovou o contrato e agora irá rompê-lo, penso, de fato, que a multa rescisória é cabível, respeitada a proporção do quanto você deixou de cumprir, conforme determina o Código Civil Brasileiro. Boa sorte.

    M

    MS2010_Marcos Terça, 09 de março de 2010, 18h02min

    Imaginei isso.. muito obrigado pela ajuda.

    L

    Luar Quinta, 20 de maio de 2010, 0h25min

    Tenho um imóvel que em 09.02.2000 foi assinado um contrato de locação por 30 meses, no valor de R$ 350,00 que vigora até hoje. 1ª situação: minha mãe quem sempre controlou toda a situação do aluguel. Em 2006 tive conhecimento de um cheque no valor de R$ 1.000,00 para pagamento de aluguéis atrasados datado de 05.10.2003 que havia sido devolvido por falta de pagamento. Foi feita a cobrança do referido cheque e a partir daí dos aluguéis, 1º pagamento de aluguel recebido em 30.09.2006. 2ª situação: de outubro/2003 (data do cheque) a setembro/2006 não houve pagamento de aluguel, infelizmente por negligência nossa não foi cobrado do inquilino. 3ª situação: o reajuste do aluguel só foi feito agora, reajustado o valor para R$ 450,00 a partir de fevereiro/2010. 4ª situação: tive conhecimento de um processo com termo de penhora pelo Condomínio, o inquilino não pagou o condomínio desde 2000 quando entrou no imóvel, só começou a pagar a partir de setembro 2006 quando recomeçou a pagar o aluguel. 5ª situação: o imóvel já tem um processo de cobrança pelo Banerj. 6ª situação: o inquilino não tem intenção de pagar o débito do condomínio porque segundo ele, o imóvel já tem um processo de cobrança pelo Banerj. É certo ele fazer isso? 7ª situação: pela conversa que tive com a irmã do inquilino (na verdade, é ela quem mora no imóvel) ficou claro pra mim que ela está esperando o imóvel ir para leilão para ela tentar arrematar, quer dizer, definitivamente, ela não vai pagar nada, não vai honrar o contrato. Isso não caracteriza má fé da irmão do inquilino, ela é uma ilustre Advogada. 8ª situação: Ela, sendo advogada, está por dentro do que pode fazer. Já deu a entender que se quiser não paga nem o aluguel que está pagando atualmente e se eu quiser que ela saia, ela pode ainda demorar uns 3 anos pra sair do imóvel. Pergunto o seguinte: O que eu posso fazer para entrar com uma ação contra o inquilino para receber o valor do condomínio atrasado (de 2000 a 2006), o pagamento dos aluguéis de outubro/2003 a setembro/2006 e o pagamento do IPTU? Quero que ela saia do imóvel o mais rápido possível, é verdade que ela poderá ficar ainda mais 3 anos e sem me pagar? Posso entrar com uma ação de despejo? Posso pedir o imóvel para eu morar, uma vez que atualmente, moro com minha mãe em outra cidade? Ou pedir para minha sobrinha morar tendo em vista que ela estuda e trabalha agora na cidade onde está o imóvel? Obs.: Ela ainda teve a audácia de me oferecer um valor que representa um ano de aluguel para ela ficar com o imóvel, com todos os débitos, mas continuaria o imóvel em meu nome. Estranho, não posso negociar um imóvel que está em processo de penhora. Por que ela está me fazendo essa oferta?

    R

    rosvita schutz Terça, 26 de abril de 2011, 14h19min

    Olá, aluguei casa em bairro residencial, a 3 meses, na 3a casa após a minh,a tem um quitanda, onde combis entregam hortifrutis a partir das 4 da manha, com muito barrulho de arrancadas e aceleradas, impossivel dormi. Em maio deve iniciar a produção da Fazenda 4, na casa geninada a minha, trabalhos q se prorrogam madrugada a dentro(tb desconhecia este fato). Durante o dia a rua é MUITO tranquila Ja acionei o Psiu/Sp e tentei conversar, e nada. Existe forma de quebrar contrato sem pagar multa?

    R

    rosvita schutz Terça, 26 de abril de 2011, 14h20min

    Olá, aluguei casa em bairro residencial, a 3 meses, na 3a casa após a minh,a tem um quitanda, onde combis entregam hortifrutis a partir das 4 da manha, com muito barrulho de arrancadas e aceleradas, impossivel dormi. Em maio deve iniciar a produção da Fazenda 4, na casa geninada a minha, trabalhos q se prorrogam madrugada a dentro. Durante o dia a rua é MUITO tranquila (tb desconhecia este fato) Ja acionei o Psiu/Sp e tentei conversar, e nada. Existe forma de quebrar contrato sem pagar multa?

    E

    Eletrônica Quarta, 27 de abril de 2011, 14h07min

    Tenho um contrato que vence em MAIO, porém a dona do imóvel solicitou que desoculpe o mesmo.
    O vencimento é dia 05 de cada mês, eu saí do imóvel dia 20. Por se tratar da proprietária "pedir" o imóvel antes do prazo,
    devo pagar 15 dias? posso cobrar dela uma multa por pedir o imóvel antes do período contratual?

    J

    junior marques Segunda, 09 de maio de 2011, 16h32min

    minha esposa está com gravidez de risco, e moramos em um apartamento que é preciso subir escadas, e aqui perto tem muito barulho de som alto, gostaria de saber se nessas condições podemos sair sem pagar multa de quebra de contrato.

    J

    João Gomes:. Quinta, 14 de julho de 2011, 12h53min

    Boa tarde.
    Estava residindo em uma própriedade alugada e a dona do imóvel solicitou o mesmo verbalmente antes do termino do contrato,como eu estava pretendendo sair acatei o pedido e combinamos que não haveria cobra de quebra de contrato de ambas as partes mais logo após a minha saída a proprietária entrou com um processo com quebra de contrato,taxas não pagas tais como água,luz,telefone e insinuando que eu destrui sua propriedade e ela teve que reformar a mesma,sendo que no dia da retirada do meus móveis a casa foi limpada e jamais foi colocado um prego nas paredes o problema e que não tenho provas matériais para provar que ela solicitou o imóvel somente uma amiga que se encontrava na rêsidencia juntamente com minha esposa e o pessoal que me ajudou na mudança que podem constatar o estado do imóvel.O que devo fazer e será que com uma defesa consigo reverter a situação?
    Grato.

    L

    Lucas Sexta, 21 de novembro de 2014, 22h16min

    Boa noite... Queria saber sobre a quebra de contrato de aluguel antes de completar 1 mês: O que acontece?

    M

    mas Sábado, 22 de novembro de 2014, 4h37min

    O infrator deve pagar a multa pactuada.

    Cah Teixeira

    Cah Teixeira Quinta, 27 de novembro de 2014, 18h31min

    Aluguei uma casa que no caso o contrato vence daqui há 3 anos mas pretendendo fica na casa 4 mêses que no caso, pago por esse aluguei 790,00 no caso a multa sairia por quanto?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Nara Santos

    Nara Santos Terça, 21 de julho de 2015, 11h12min

    gostaria de saber ,tenho uma casa que foi alugada por um ano,contrato registrado em cártorio mais o inquilino quebrou o contrato,gostaria de saber se ele tem que pagar a multa que estava estipulada no contrato?ele deixou de pagar o aluguel ,ele quer que meu esposo de a ele um recibo que não deve nada pra ele isso pode ser?gostaria de uma resposta urgente por favor.

    E

    eveline Terça, 08 de setembro de 2015, 14h18min

    Aluguei uma casa que no caso o contrato vence daqui há 1 ano e meio mas pretendendo fica na casa 4 meses que no caso, pago por esse aluguel 750,00 no caso a multa sairia por quanto?

    Jonathan Rocha

    Jonathan Rocha Terça, 28 de junho de 2016, 18h10min

    Olá!
    Subloquei um imóvel comercial. Dentro do período de contrato, a proprietária vendeu o imóvel para outra pessoa. O atual proprietário tem interesse em locar o imóvel direto para mim. Como devo proceder com a pessoa que sublocou o imóvel para mim anteriormente?
    Obrigado.